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ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade - - Capítulos Artigos e NotíciasAssocie-se Capítulos Artigos e NotíciasAssocie-se SOBRE A ALAP A ALAP – Associação Latino-americana de Publicidade é uma entidade sem fins lucrativos que congrega agências de Comunicação, Digital e de Design; e Comunicadores com atuação em países da América Latina e nações de lingua portuguesa e espanhola.
Esta associação tem por finalidade o desenvolvimento, a profissionalização e intercâmbio de informações e experiências do mercado da indústria da publicidade latino-americana.
SÃO OBJETIVOS   Últimas Notícias 30 de novembro de 2017 PROPAGANDA PREMIADA DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS By admin / Artigos *João FirmeLouvável a iniciativa da primeira-dama do RS, senhora Maria Helena Sartori, de contratar uma agência de propaganda para idealizar um concurso de trabalhos voltados à prevenção da violência ou ao “bulling” nos colégios.
Este tema da cultura faz parte do Prêmio de Criatividade Profissional e Estudantil da 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris, dia 29 de maio de 2018, na Embaixada do Brasil.
A melhor peça publicitária dessa área receberá o cobiçado Galo de Gramado Paris.
Lembro de meu pai, criado por família alemã de Panambi,RS, onde trabalhou na “roça” até conseguir emprego de “tuco” na Viação Férrea, e da mamãe, que contava que fui salvo por leite de mãe preta.
Ela dizia que eu deveria rezar sempre para Nossa Senhora Aparecida, que a  ajudou em sua fé a minha sobrevivência e convivência como “guri”, com deficientes visuais e altistas descendentes de nações de Chopin, São Francisco de Assis e do Paizinho Russo no colégio Visconde de Rio Branco de Santa Rosa de Lima.
Com a triste 2ª Guerra Mundial se instalou a violência com a caça às “bruxas” principalmente aos coleguinhas germânicos e italianinhos, e muitas vezes ” peleava”e apanhava por eles, ao ponto de um dia ter chegado em casa com hematomas e meu pai se armou e foi ao colégio se oferecer para exercer a guarda voluntária.
Parabéns grande senhora Maria Helena Sartori pela feliz iniciativa.
Acreditemos no Brasil.
Pela Pátria, morremos na esperança.
      * Publicitário e Jornalista 23 de novembro de 2017 PROPAGANDA PARA EVITAR A MORATÓRIA By admin / Artigos         *João FirmeO que disse em Porto Alegre, Rodrigo Maia, foram verdades nuas e cruas sobre o que vai acontecer se não corrigirmos os rumos da Previdência e da Justiça do Trabalho foi sublinhado pelo erro do governo não ter recorrido à Propaganda para  conhecimento público da importância das reformas para a continuidade do crescimento da economia,caso contrário vamos para o fundo do poço com “super- inflação” e veremos de costas o Clube de Paris e o FMI.
  Entrevistamos e convidamos juristas internacionais para virem participar de Seminários em Gramado e Passo Fundo entre  os quais, Rafael Caldeira da Venezuela,ex-presidente do país de Simon Boiliviar  que foi um dos redatores mais avançados em Justiça do Trabalho no tempo em que  Getúlio Vargas sancionou a lei da nossa Justiça do Trabalho até então,uma das melhores do mundo e por isso permancem na constituição;  o peruano Montenero Baca, estudioso de leis sociais trabalhistas e amigo de Alcione Niederauer Correa,Juiz do Trabalho em Passo Fundo em 1973 e das mãos dele recebemos nosso diploma   de Ciências Jurídicas e Sociais da UPF;  Francisco Arrazures de Santiago do Chile, Silvio Vioti de Buenos Aires, Oscar Arias da Costa Rica(prêmio nobel da paz e duas vezes presidente da república costarricense)), e os grandes juristas brasileiros:  Vitor Russomano e  Coqueijo Costa que “arrasaram” em Gramado no Seminário de Direito do Trabalho da América Latina, idealizado pelo Juiz José Brunes, presidente do TRT da 4ª Região, quando éramos Juiz Classista substituto da 5ª Turma e fomos o relações públicas do evento por designação.
Sobre a Previdência, o BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico, desembarcou em Porto Alegre em agosto de 2004,com o  médico sanitarista Tomas Engler e  na ARI-Associação Riograndense de Imprensa firmou convênio com  ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade para conscientizar as agências de propaganda da América Latina e do Caribe para criarem anúncios de responsabilidade social(cultura,arte,saúde,sustentabilidade ambiental, desing e artes gráficas, prevenção às drogas, valorização do idoso,liberdade de imprensa, propaganda de Bem Público e de Criatividade Política).
Idealizamos o Prêmio Universitário Internacional de Gramado,paralelo ao Festival de Gramado de 2005 e o primeiro tema  foi do BID , Valorização do  Idoso na Sociedade, pois o Brasil será até 2020 o país que terá a maior população de aposentados com saúde e o Chile e o Uruguai estão  no nosso caminho.
O vencedor, um jovem da Universidade Uniara de Marília conquistou do júri,o  Galo de Ouro e 1 mil  500 dólares entregues´pelo médico Panamenho,Tomas Engler.
 O anúncio foi de  Jornal.
A FAMECOS/PUCRS recebeu Galo de Ouro na mídia de Rádio.
Na reunião fechada em Gramado com o médico,diretor do BID em 2005 com dirigentes de Sindicatos de Agências ele nos disse que a Previdência com aposentadoria entre 50 e 60 anos será a causa do empobrecimento de muitas nações latino-americanas.
 Com referência ao que o deputado do DEM,Rodrigo Maia afirmou da Justiça do Trabalho foi uma reprise da conferência do ministro dos TST,Gelson de Azevedo que assistimos na Associação de Dirigentes Cristãos  na última quinta-feira de outubro quando   enfatizou com simplicidade e autenticidade que toda lei é ambígua e a transformação que defendia é dentro de uma nova realidade requerida pela sociedade para que o país tenha  desenvolvimento e os empresários mais segurança jurídica.
 Na  constituição  continuam todos os direitos dos trabalhadores,disse ele.
 Para quem não sabe, o ministro Gelson é de uma linhagem de publicitários,pois seu pai foi diretor financeiro por mais de 30 anos do Correio do Povo e somos  testemunho quando éramos presidente do Sindicato das Agências de Propaganda  no RS, da sua preocupação com as pequenas agências que perdiam o direito de veicular por atraso de pagamento das faturas dos anunciantes.
  Trabalhamos juntos com o seu irmão Gilberto que foi fundador da Texto & Arte Propaganda e mais tarde Juiz Classista numa das Juntas de CJT  de Porto Alegre  e ainda vive praticamente sem visão pelo dibetis  e glaucoma.
Gilberto de Azevedo, ex-colega da 5ª Turma do TRT que nos ajudou  em Acórdãos, palestrou dia 9 de junho num evento paralelo pela manhã no Festival Gramado no dia 9 de junho e ouvimos dele que o autor do projeto da Transformação é o jurista Ives Gandra, presidente do TST, acrescentado: “Pelas ideias de acompanhar os fatos sociais para a realidade do julgamento, fui incumbido pela JT para estudar na França e na Espanha para dirigir depois que aprovada a lei  a Escola da Magistratura onde terei que dar aulas para colegas magistrados e recusei o cargo de diretor,preferindo ficar como co-criador.
” -Na transformação, teremos o Enunciado que vale para centenas de ações e a redução da sucumbência dos honorários advocatícios encargo do empregador que  passará pelo valor da causa apurada em sentença após o parecer do  perito quando o pedido envolver horas extras,”horas “in itineri” e equiparação salarial.
Os empresários condenados pela JT e que não podem mais prosseguir empreendimentos porque as negativas são positivas recebem a lição que serve para novos: todo contrato de compra e venda de uma empresa tem que constar um cláusula de responsabilidade a partir da data da compra e assim serão salvos de reclamatórias de antigos empregados.
O empresário que faz o bem é o que humaniza a empresa.
        *Publicitário e Jornalista 16 de novembro de 2017 FESTIVAL DE GRAMADO EM PARIS By admin / Artigos *João FirmeEm princípio no dia 29 de maio de 2018, o Ano do Bem, acontecerá na capital francesa na Embaixada do Brasil, a 2ª Edição Extra do Festival de Gramado Paris “petit” Seminário e  premiação de Peças Publicitárias de Responsabilidade Social.
As agências de propaganda do mundo que inscrevem peças sociais pelo site da ALAP www.
alap.
com.
br de janeiro a 15 de maio de 2018 e que forem contempladas receberão o Galo de Gramado Paris de Ouro, Prata e Bronze, os quais   poderão ser entregues na cidade luz no dia da Edição Extra do Festival de Gramado ou no encerramento do 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade, dia  25 de outubro no Plaza São Rafael Hotel,Porto Alegre.
A ALAP quer repetir o sucesso da primeira edição no dia 23 de setembro de 2004 na Embaixada do Brasil que teve as presenças do ex-governador Germano Rigotto, ministros Mauro Salles e Gilberto Gil.
As agências de propaganda poderão concorrer com anúncios da mídia impressa(jornais,revistas e outdoors), eletrônica(cine/tv, rádio e web) sob os temas de responsabilidade social voltados à Educação, Cultura, Arte, Saúde,  Sustentabilidade Ambiental, Design e Artes Gráficas, Música e Talentos, Prevenção às Drogas, Valorização do Idoso na Sociedade, Propaganda de Liberdade de Imprensa e  Propaganda Criativa Política.
O presidente da 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris é Sergio Gordilho, CEO de criação da Agência Africa que presidiu o Festival de Gramado nos dias 7,8 e 9 de junho de 2017.
O patrono escolhido é o Willy Haas Filho, diretor de negócios da Rede Globo de Televisão e dois palestrantes estão confirmados: Gelson de Azevedo, ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho que é Patrono da ALAP e diretor da Escola da Magistratura que ensina a transformação da Justiça do Trabalho e o jornalista  David Coimbra.
Informações na ALAP – alap@terra.
com.
br – (51) 32225222 – 98065222 *Publicitário e Jornalista           

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