Associação Comercial de Palmeira dos Índios, Palmeira dos Índios - AL

R. Adolfo Pinto, 135 - Centro, Palmeira dos Índios - AL, 57601-030, Brasil
Palmeira dos Índios - AL

Palmeira dos Índios recebe curso de Agentes da Paz – Fecomercio Alagoas - - Close LegislaçãoProdutos e ServiçosImprensaPublicaçõesCursos e EventosContribuição Sindical Pesquisar por: Fecomercio Alagoas Fecomercio Alagoas LegislaçãoProdutos e ServiçosImprensaPublicaçõesCursos e EventosContribuição Sindical Fecomercio Alagoas > Notícias > Palmeira dos Índios recebe curso de Agentes da Paz Notícias 19 de novembro de 2012 Palmeira dos Índios recebe curso de Agentes da Paz A cidade de Palmeira dos Índios discute, entre os próximos dias 21 e 23, a construção da cultura da paz.
A iniciativa faz parte do projeto Agentes da Paz, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), e leva à cidade o Curso de Formação em Cultura da Paz e Não violência, uma realização em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) e com o apoio do Sindilojas Palmeira.
Um dos facilitadores do curso, Fábio Rogério explica que a iniciativa tem como objetivo disseminar a cultura da paz ao trabalhá-la com lideranças comunitárias e profissionais da área da educação que, após o curso, estarão aptos a disseminar esses conhecimentos em suas comunidades.
Mas o curso não é restrito apenas a educadores e lideranças comunitárias: quem tiver interesse em ser multiplicador pode participar.
”Ao falar sobre a educação para a paz, iremos levar nossa experiência desenvolvida nos municípios por meio de projetos na área da educação e fomentar a questão de que cada um pode ser multiplicador da paz.
A cultura da paz é um processo de construção e, para transformar a violência em paz, é preciso que haja consciência de que cada um pode fazer sua parte”, enfatiza Rogério.
O facilitador acrescenta, ainda, que a busca pela transição para paz também envolve questões que, direta ou indiretamente, estão ligadas à redução da violência, a exemplo do fortalecimento do aparelhamento policial e a atuação da justiça.
Expectativa De acordo com Amaro Jorge, diretor de Mobilização e Sensibilização da Sepaz, a iniciativa de disseminar os valores associados à paz surgiu após a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamar a Declaração sobre uma Cultura de Paz, a qual foi compactuada com todos os governos.
“Como Alagoas é um estado violento, surgiu essa necessidade de trabalhar a cultura da paz.
Num primeiro momento trabalhamos a Região Metropolitana para, em seguida, atuar nos municípios com predisposição para a cultura da paz, como é o caso de Palmeira dos Índios, que já tem um programa de educação para paz nas escolas.
A expectativa é alcançar todos os municípios e contribuir para a redução da violência”, analisa.
O diretor explica que a proposta é atingir todos os segmentos na disseminação dos valores ligados à paz e que serão feitas avaliações nos municípios envolvidos com a finalidade de comparar os índices de violência após o desenvolvimento do programa.
Numa segunda etapa, será implementado um projeto na área de resolução de conflitos.
Inscrições Os interessados podem se inscrever gratuitamente na sede do Sindilojas Palmeira.
O curso acontece de 21 a 23 de novembro, das 18h às 22h, e tem vagas limitadas; por isso a importância da inscrição antecipada.
As aulas serão ministradas no auditório da OAB – Seccional Palmeira dos Índios (houve mudança de local para possibilitar um maior número de vagas) e os participantes receberão um certificado.
Entre os temas a serem desenvolvidos estão violência e não-violência, como a violência pode ser reduzida ou evitada, princípios da não violência e voluntariado e desenvolvimento da paz.
Para Darlan Lima, gerente administrativo do Sindilojas, “é importante a participação de todos na implantação da cultura da paz e formação de agentes.
Teremos a discussão de temas que sempre levantam questionamentos, como a violência infantil e o desarmamento.
O debate e a reflexão são grandes aliados no combate à violência”, argumenta.
Informações: (82) 3421-2106 Deixe uma resposta Cancelar resposta O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *Nome * E-mail * Site Comentário Acesso rápido Fale conosco Dúvidas, críticas ou sugestões? Entre em contato conosco.
Podcast Ouça aqui o que foi notícia da Fecomércio nas rádios.
Vídeos Confira nossos assuntos e ações que repercutiram na mídia.
Convenção Coletiva Conheça as normas deste importante instrumento.
Emissão da Guia Sindical Pague em dia a sua contribuição.
Instituto Fecomércio Entenda o cenário econômico com nossas pesquisas.
Folha Fecomércio Fique por dentro das notícias e ações do Sistema Fecomércio.
Certificação Digital Adquira o seu e garanta segurança no ambiente virtual.

Localização como chegar a Associação Comercial de Palmeira dos Índios