Biblioteca estadual estevão de mendonça, Cuiabá - MT

Estevão de Mendonça: Maior Biblioteca do Estado de MT - Noticias - MT - - Pular para o conteúdo Entrar Estevão de Mendonça: Maior Biblioteca do Estado de MT Estevão de Mendonça: Maior Biblioteca do Estado de MT Ajustar tamanho do texto: +|-| Normal A Biblioteca Pública Estadual foi criada em 26 de março de 1912, no governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques.
Leva o nome do notável escritor e historiador, e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça.
  A Biblioteca Pública Estadual foi criada em 26 de março de 1912, no governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques.
Leva o nome do notável escritor e historiador, e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça.
MISSÃO   I - Reunir e preservar o patrimônio literário e cultural, a memória do Estado e apoiar o ensino, oportunizando o acesso ao livro e a leitura;  II – Fornecer acesso à informação para a Comunidade;  III – Incentivar o hábito da leitura e da pesquisa;  IV – Desempenhar as funções socioculturais, oportunizando o acesso à inclusão Digital e o contato com o universo do conhecimento;  V – Interiorizar a política de apoio técnico e qualificação profissional às Bibliotecas Municipais; VI – Promover intercâmbio de publicações;  VII – Expor e divulgar as novas aquisições;  VIII – Integrar-se com outras bibliotecas, proporcionando intercâmbio cultural, Recreativo e informacional.
  Além do seu acervo de aproximadamente 90 mil livros distribuídos em acervos didáticos, de literatura regional e outros, a Biblioteca possui duas amplas salas de leitura, um telecentro com o seu programa de inclusão digital, uma videoteca, auditório com 44 lugares, uma sala de obras raras, de Mato Grosso, de braile, infanto-juvenil e literatura.
  O Governo do Estado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) restaurou o Palácio da Instrução, tornando o local um genuíno Centro de Difusão Cultural, ponto de encontro de estudantes, intelectuais, pesquisadores e curiosos, ampliando significativamente seu público alvo.
Sendo a maior Biblioteca Pública do Estado, ela é o órgão central do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que coordena todas as outras bibliotecas públicas municipais do Estado.
  Visite-a   Localizada no Palácio da Instrução - a Rua Antonio Maria nº 151 em frente a Praça da República, Centro – Cuiabá-MT.
Cep 78.
005-440  Telefones: 65 – 3613-9233 / 9235 / 9240  E-mail: bibliotecaestadual@cultura.
mt.
gov.
br   Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h.

Localização como chegar a Biblioteca estadual estevão de mendonça