Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manuel Zink, Campinas - SP

Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro, Campinas - SP, 13010-142, Brasil
Campinas - SP

Cultura > Governo | Prefeitura Municipal de Campinas - -   In?cio  >   Governo  >   Cultura  >   Bibliotecas  >   Biblioteca Pública Municipal "Prof.
Ernesto Manoel Zink" Biblioteca Pública Municipal "Prof.
Ernesto Manoel Zink" Foi fundada em 15 de setembro de 1946, na gestão do Prefeito Joaquim de Castro Tibiriçá, quando o Grêmio da Escola de Biblioteconomia da Universidade Católica, hoje PUC Campinas, tendo à frente a Sra.
Laura Bierrenbach de Castro Vasconcelos e o professor Ernesto Manoel Zink, realizaram uma campanha junto à população e reuniram inicialmente um acervo de 2.
139 volumes.
Assim, inaugurou-se uma biblioteca pública circulante e infantil, mais tarde ampliada e denominada Biblioteca Pública Municipal.
Inicialmente, foi situada em três salas de um edifício na rua Barão de Jaguara e depois, em 25 de maio de 1947, mudou-se para o Teatro Municipal "Carlos Gomes", demolido em 1965.
Em 29 de dezembro de 1959 ,mudou-se para a rua Dr.
Quirino, nº 1687 e, em janeiro de 1966, para a Av.
da Saudade, nº 1004, no então prédio da Secretaria de Educação e Cultura.
Em 15 de setembro de 1971, pelo Decreto nº 3911, do Prefeito Orestes Quércia, a biblioteca recebe o nome de Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”.
Em 09 de janeiro de 1975, por meio do Decreto Municipal 4.
460, do Prefeito Lauro Péricles Gonçalves, o Município de Campinas recebe uma doação de Roque Melillo que permite comprar um terreno e construir o prédio onde hoje está situada a biblioteca e o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” – MACC.
Endereço Avenida Benjamin Constant, nº 1.
633 – Centro – CEP 13010-142 (ver mapa de localização) Telefone (19) 2515.
7091 E-mail biblioteca.
zink@campinas.
sp.
gov.
br Horário de Funcionamento De 2ª a 6ª feira, das 9 h às 17 h Chefe da Biblioteca “Prof.
Ernesto Manoel Zink” Suze Elias Servi?os Empréstimo de Livros Os livros dos acervos circulante e infantil poderão ser emprestados pelo período de 15 (quinze) dias.
Para isto, é necessária a carteira do usuário, que poderá ser obtida na própria biblioteca, mediante a apresentação dos seguintes documentos em nome do usuário ou dos pais ou do responsável legal: Menores de 14 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal, munidos da cédula de identidade e do CPF, para obtenção da carteira de usuário.
Pessoas não residentes em Campinas, mas que possuam vínculo empregatício ou escolar na cidade, devem trazer comprovante da empresa em que trabalham ou da escola em que estudam.
Rede Wi-fi Campinas Digital Rede Gratuita da Prefeitura Municipal de Campinas que funciona dentro da Biblioteca Pública Municipal “Prof.
Ernesto Manoel Zink” e no Paço Municipal.
Para mais informações, clique aqui.
Acervos Acervo de Pesquisa Permanente Encontram-se livros e materiais para consulta e estudo no local, como enciclopédias, dicionários, livros de diversos assuntos e a coleção encadernada dos Diários Oficiais do Município de Campinas.
Acervo Circulante e Infato-Juvenil Encontram-se livros e materiais de empréstimo com acesso livre.
São livros de vários gêneros e assuntos, com títulos considerados best-sellers.
O período de empréstimo é de quinze dias com carteira de usuário.
Acervo de Campinas e Coleções Especiais Neste acervo, agrupam-se material considerado de valor especial, histórico e algumas raridades.
Seu acesso é restrito e controlado para sua preservação.
A consulta é local, sob supervisão.
Com o acervo sobre Campinas, está se formando uma coleção que remeta à cidade, além da reunião das publicações de autores nascidos ou radicados aqui.
Esta coleção está organizada pela autoria das obras.
Com as coleções especiais, o objetivo é reunir obras de carácter geral, de valor cultural, que possuam curiosidades e especialidades, obras antigas, edições limitadas e esgotadas, comemorativas, fac-similares, personalizadas, com encadernações luxuosas, obras ilustrativas, entre outras.
A coleção está dividida em grandes assuntos, tais como Arte, Obras do Século XIX, Instituições, Infantis, Artesanato, Culinária, Biografia, Mundo, Brasil, Literatura, Atlas, Genealogia, Solano Trindade, Dicionários, entre outros.
Nessa sala podem ser consultadas, também, as publicações da biblioteca do Gabinete do ex-Prefeito Magalhães Teixeira, doadas à biblioteca, mapas gerais e de Campinas, fotografias e o Jornal Movimento encadernado.
Acervo da Hemeroteca A Hemeroteca de Campinas reúne uma rica coleção de recortes de artigos de jornais, organizados por assuntos relacionados ao Município de Campinas.
Nela podem ser encontrados artigos e notícias publicadas ao longo do tempo de existência da Biblioteca que compõem um diverso panorama de informações para fazer história.
Acervo de Periódicos e HQs O acervo de Periódicos e HQs é disponibilizado para consulta e leitura local.
É composto por jornais e revistas de assuntos diversos, histórias em quadrinhos, livros de charges, tiras e mangás.
São realizadas, também, exposições temáticas e relacionadas ao acervo, assim como eventos como o Dia Nacional do Quadrinho nas Bibliotecas.
Quem foi Ernesto Manoel Zink Filho de Carlos Christovam Zink e de Sophia Maria Müller Zink, Ernesto Manoel Zink nasceu em 13 março 1905, em Campinas, SP.
Estudou na Alemanha para ser professor.
Casou-se com Margarida Vosgrau em 29 de dezembro de 1927, tendo com ela três filhos, Esther Zink (1929), Egon Ernst Zink (1931) e Eduardo Zink (1936).
Por volta de 1930, assumiu a direção da Escola Rio Branco, o que gerou muita discórdia com o tio Gotthilf Sihlerf.
Foi um dos fundadores da Sociedade Harmonia, cujos bailes e festas marcaram época na colônia alemã de Campinas.
Fundou e foi professor do curso de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Começou a organizar a biblioteca da UNICAMP, mas não pôde completar o trabalho: torcedor fanático da Ponte Preta, aos 04 de abril de 1971, durante uma partida de futebol no Estádio “Moisés Lucarelli”, em Campinas, SP, faleceu, vítima de um enfarte.
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.
885.
242/0001-40 Prefeitura Municipal de Campinas - ? Todos os direitos reservados Paço Municipal Avenida Anchieta, nº 200 - Campinas - SP - CEP: 13.
015-904 - PABX: (19) 2116-0555 CNPJ: 51.
885.
242/0001-40

Localização como chegar a Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manuel Zink