BRASMAR MERGULHO PROFISSIONAL, Recife - PE

R. Tomé Gibson, 368 - Pina, Recife - PE, 51011-480, Brasil
Recife - PE

Projeto Mar - - Toggle navigation Projeto Mar × AFUNDAMENTO DOS REBOCADORES SERVEMAR X, MINUANO E LUPUS O Projeto Mar conseguiu marcar um novo recorde mundial, afundando 03 rebocadores para formação de recifes artificiais, num só dia.
Em uma operação conjunta com a Marinha, IBAMA e diversos biólogos, destacando-se a Dra.
Kênia Valença, sob a coordenação de Joel Calado, instrutor e diretor da Empresa.
Os rebocadores foram limpos num processo de mutirão, utilizando-se os associados do Clubinho do Projeto Mar, gerenciados pelo nosso instrutor José Mário Lobo, que num só dia fizeram a limpeza geral dos mesmos com retirada de todo o material nocivo ao meio ambiente marinho, tendo em seguida o DE ACORDO do IBAMA e CPRH.
No dia 18 de janeiro de 2002, foram levados pelo rebocador Taurus, da Empresa Wilson Sons, incluindo seu representante e patrono do evento Sr.
Hélio Vaisman, até os locais dos afundamentos, onde cada um deles repousam até hoje.
Com a presença de um fiscal do IBAMA, um oficial da Capitania dos Portos a operação se completou no final da tarde com todo o sucesso e para a nossa grande alegria, todos ficaram em pé, e melhor ainda: SEM NENHUM ACIDENTE.
Após dois dias, fizemos o primeiro mergulho no LUPUS e já tinha alguns moradores, hoje temos milhões e já se formou um novo ecossistema marinho com uma biodiversidade para ser estudada pelos projetos, hoje já em estudo e com acompanhamento e aval da Dra.
Kênia Valença.
Levados pelo sucesso do projeto e incentivo do Fotógrafo e editor da Revista Scuba, Sr.
Sérgio Costa, o Projeto Mar promoveu o primeiro Simpósio Brasileiro Sobre Naufrágios Artificiais, que foi novamente sucesso no Hotel Recife Palace, no período de 26 a 28 de abril de 2002, onde concentrou-se mergulhadores de todo o Brasil e ainda personalidades como MAURÍCIO CARVALHO, especialista em naufrágios e palestrante, o fotógrafo e cinegrafista ARY AMARANTE, o Capitão dos Portos Comandante TESTONI, o Secretário de Turismo e o Presidente de EMPETUR, Oficiais do Corpo de Bombeiros, funcionários da Petrobrás e outros.
Hoje, após cinco meses, não dá para acreditar no que se pode ver em cada um deles, milhares de peixes moradores já habitam, passeiam e posam para fotos e filmagens, num visual impressionantemente belo e perfeito.
Só vendo para crer.
Os Rebocadores que passaram meio século a serviço da humanidade, hoje velhos e cansados, deixaram de sentir a dor de virarem vergalhões.
para descansarem no fundo das águas que tanto navegaram.
servir de abrigo e casa nova para milhares de peixes e ainda serem admirados por mergulhadores, onde serão fotografados, filmados e pesquisados.
com isso mantendo suas almas vivas e iniciando uma NOVA VIDA.
Joel Calado Fechar RECIFE A CAPITAL DOS NAUFRÁGIOS Com mais de 20 naufrágios conhecidos, dos quais 14 visitados frequentemente por mergulhadores de todos os níveis de certificação, Recife tem hoje um dos maiores parques de naufrágios mergulháveis do país, com suas águas claras e mornas, os mergulhos da costa recifense são um fascínio para os adeptos do mergulho autônomo.
Leia mais NAUFRÁGIOS ARTIFICIAIS O Projeto Mar realizou no dia 18 de janeiro de 2002, o afundamento simultâneo de três rebocadores, tudo feito de forma oficial e com as devidas autorizações da Marinha, da Capitania dos Portos e dos orgãos responsáveis pelo meio ambiente.
Leia mais NOSSO CLUBINHO Com intuito de horizontalizar a prática do mergulho, principalmente para os mergulhadores recém formados, o nosso clubinho do mergulho vem reforçando laços de amizades e proporcionando muitos momentos de lazer nos mergulhos dos grupos e todas a quintas-feiras, quando os membros se reúnem para um churrasco com cerveja na área de lazer da escola a quase quinze anos ininterruptos.
Leia mais

Localização como chegar a BRASMAR MERGULHO PROFISSIONAL