Cemitério São Francisco de Paula, Rio de Janeiro - RJ

R. de Catumbi, 120 - Catumbi, Rio de Janeiro - RJ, 20251-440, Brasil
Rio de Janeiro - RJ

Cemitério e Crematório São Francisco de Paula - - Tel: (021) 3217-0345 | (021) 3283-5706 Toggle navigation Como chegar Fale Conosco Cemitério e Crematório São Francisco de Paula Bem vindo ao cemitério São Francisco de Paula.
Valorizamos o respeito e a dignidade em nossos serviços com o objetivo de fornercer toda assistência e acolhimento ao nossos visitantes.
Clique aqui e conheça nossa história × Cemitério do Catumbi | A Origem A história do Cemitério da Ordem de São Francisco de Paula tem seu inicio na primeira metade do século 19.
Na época era hábito o sepultamento nas Igrejas e suas dependências.
Contudo, com o desenvolvimento da cidade essa prática passou a atacar a qualidade de vida da população, por infligir preceitos sanitários, sendo assim proibida por lei.
Ao tempo que era impedido o sepultamento, a Ordem Terceira de São Francisco de Paula mantinha ao lado do templo um espaço destinado a enterrar os despojos dos irmãos.
Contudo o número de funerais aumentava cada vez mais, de maneira que o espaço ocupado pelas catacumbas se tornava restrito e tal situação, aliada ao aspecto pertinente à salubridade pública, fez com que a administração da Ordem cogitasse com urgência como solução para o problema.
Ainda assim, a tarefa não foi uma das mais fáceis.
Embora, essa metida permitisse remover os restos mortais que jaziam nas catacumbas, facilitando ainda a construção de novas sepulturas que seriam destinadas aos irmãos, inúmeras percalços ocorreram.
Responsável pela tarefa o Irmão Corretor Manoel Pinto da Fonseca e completada com os Irmãos Mesários – Manoel Machado Coelho e Dr.
Luís Fortunato de Brito, a qual, em sessão da Mesa, de 2 de Março de 1849, comunicava que havia encontrado uma chácara na Rua do Catumbi, nº 22, que possuía um espaço que viabilizasse a construção do cemitério.
O terreno avaliado em trinta e cinco contos de réis, acrescido de sete contos para despesas complementares foi adquirido pela própria comissão que se pôs como responsável pelo pagamento mesmo sem a aprovação da Ordem, que não vivia uma situação financeira que comportasse a compra.
Com isso, era fundado o primeiro cemitério extramuros na cidade, pois até o aquele momento existia somente o São Francisco Xavier, no Caju, construído dez anos ates e pertencente à Santa Casa de Misericórdia.
Estabelecido, cabia agora pedir a autorização do Governo Imperial para a criação do Cemitério da Ordem de São Francisco de Paula.
Coube, então, ao Ministro do Império Visconde de Monte Alegre que consultasse a autoridade competente – a Imperial Academia de Medicina – e esta designasse uma comissão que estudasse a avaliasse o caso.
Essa comissão aprovou, na sessão de 11 de Março daquele mesmo ano, à aquisição do terreno com as seguintes resoluções:* Decretar fundos para atender o pagamento, já que se possuía uma pequena quantia em caixa, sendo ela arrecadada pelos mesários e benfeitores; * Autorizar a Mesa Definitória a manda levantar a planta do terreno e conseguir a licença para as obras;* Aplicar anualmente nas obras do cemitério, depois de pago o terreno, os excedentes da receita da Ordem até a quantia de doze contos de réis.
Em 2 de abril de 1849, o Ministro Visconde de Monte Alegre enviava à Ordem o aviso aprovando a criação do Cemitério e mais tarde, 19 de Outubro, a planta para a construção, bem como o regulamento no qual introduzira algumas modificações.
Nesse mesmo período foi cogitada a divisão do terreno para a venda para outras Ordens que pretendessem criar seus cemitérios.
Entretanto, essa ideia não ganhou força, visto que, com o passar do tempo, seria necessário a Ordem maior espaço para sepultar ás vitimas da epidemia de febre amarela que assolava a cidade.
Fechar Estrutura e Serviços Nossas capelas possuem salas de repouso, toalete privativos, ar condicionado e sistema independente de acesso.
Contamos também com uma central de serviços funerários com Jazigos pérpetuos e ossários de familía com atendimento 24 horas.
Velorios 24 horas, sistema de cameras e Internet Wifi.
Faq - dúvidas Como faço para realizar uma exumação? A exumação ocorre três anos após o sepultamento.
A família deve se manifestar até 30 dias depois dessa data para a guarda dos restos mortais, cremação ou transferência para outro cemitério.
O horário para exumação é de segunda à sexta, das 8h às 10h, em dias úteis.
No caso de exumação para outro cemitério, o responsável terá que trazer uma declaração comprovando que há um local para a transferência dos restos mortais.
Meu desejo é ser cremado(a), como proceder? Para realizarmos a cremação de uma pessoa é necessário que esta tenha deixado o desejo registrado em vida.
O documento deve ter a firma do requerente e das testemunhas reconhecidas, além de ser registrado em cartório de títulos e documentos.
Para baixar o modelo clique aqui.
E a cremação de restos mortais, como fazer? Para a cremação de restos mortais é necessário abertura de processo e autorização dos familiares do falecido.
Favor entrar em contato com o crematório pelos telefones 25022141/22934583 ou pessoalmente de segunda à sexta das 8h às 17h Quadro de Avisos Sepultamentos Diarios Dia 19/01/2018 Sepultamento Dia 19/01/2018 Como chegar Rua do Catumbi, 120 - Catumbi, Rio de Janeiro Fale Conosco Entre em contato conosco.
Endereço: Rua do Catumbi 120 - 20.
251-440 - Catumbi - RJ Tels: (21) 2502-2141 / 2293-4583 / 3217-0345 / 3283-5706 Email: administracao@cemiteriodocatumbi.
com.
br Nome Email Telefone Assunto Mensagem Enviar

Localização como chegar a Cemitério São Francisco de Paula