Departamento de Informática da UFPB, João Pessoa - PB

Universidade Federal da Paraíba - Conj. Pres. Castelo Branco III, João Pessoa - PB, 58051-900, Brasil
João Pessoa - PB

Departamento de Informática — UFPB - - Departamento de Informática — UFPB Menu GraduaçãoEngenharia de ComputaçãoMatemática ComputacionalAtividades Extra-CurricularesPós-GraduaçãoInfraestruturaServiços OnlineContato Search Search this site: Inscrições Abertas em Concurso para Professor Efetivo - Diversas Áreas Submitted by valeria on Thu, 02/09/2012 - 18:58  Concursos para o Centro de Informática da UFPB Estão abertas de 06 de Fevereiro a 06 de Março de 2012 as inscrições para concursos públicos de provase títulos para 6 vagas de Professor Assistente Nível I e Professor Adjunto Nível I,ambos com Dedicação Exclusiva, lotados no Centro de Informática da UFPB, em João Pessoa - PB.
Áreas de Concentração: Análise Numérica - Adjunto - 2 vagasSimulação - Adjunto - 1 vagasEquações Diferenciais - Adjunto - 2 vagasRobótica - Assistente - 1 vagaInformações Detalhadas em http://www.
di.
ufpb.
br/~concursos/ Professores e alunos do Centro de Informática desenvolvem seu primeiro circuito integrado Submitted by admin on Mon, 03/26/2012 - 09:34 O Departamento de Informática do Centro de Informática da UFPB, através dos seus laboratórios de pesquisa LASID e LASIC, desenvolvem o seu primeiro circuito integrado com alta escala de integração VLSI (Very Large Scale Integration).
O chip, denominado BSMILC (Biological Signals and Medical Images Lossless Compressor) – Compressor Sem Perdas de Sinais Biológicos e Imagens Médicas tem como objetivo comprimir sinais biológicos e imagens médicas sem perdas, através de modelo adaptativo e contextual baseado no algoritmo PPM (Prediction by Partial Matching), código Gray e codificação aritmética, implementado em hardware.
O circuito possui 600.
000 transistores, quatro (4) níveis de metal, área de 26,7 mm2 e fabricado com tecnologia de 0,35 µm.
  As aplicações do circuito estão voltadas para uso na fabricação de qualquer equipamento portátil para monitoramento e armazenamento de sinais biológicos e/ou imagens médicas durante grandes períodos de tempo, devido às características de compressão sem perdas efetuada pelo chip, possibilitando aquisição de grandes volumes de sinais garantindo maior precisão no diagnóstico médico.
O projeto foi desenvolvido sob a coordenação do Prof.
José Antonio Gomes de Lima, com participação dos pesquisadores Prof.
Antônio Carlos Cavalcanti e Prof.
Leonardo Vidal Batista de acordo com a chamada do Programa Brazil-IP 2008, usando a metodologia BVM (Brazil-IP Verification Methodology).
Foram responsáveis pelo desenvolvimento os alunos Yuri Gonzaga Gonçalves da Costa, Bruno Maia de Morais, Daniel Marques, Igor Gadelha, João Janduy Brasileiro e Lucas Lucena Gambarra.
Dezesseis amostras do chip foram recebidas, após fabricação e testadas com êxito, comprovando o sucesso da metodologia que prevê, entre outros procedimentos, a prototipagem em FPGA antes da fabricação.
Segundo o Prof.
José Antonio o projeto tem grande relevância para a UFPB e para o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Centro de Informática, pelo domínio da metodologia de projeto de circuitos integrados, visando atender à demanda de projetistas de circuitos integrados no país.
Nesse particular, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reconhece a existência dessa demanda e a UFPB passa a ser um membro do grupo com domínio dessa tecnologia.
Professor do Centro de Informática recebe Título de Cidadão Pessoense Submitted by admin on Fri, 03/09/2012 - 18:12 O Centro de Informática parabeniza o Prof.
João Carlos Rodrigues Pereira pelo Título de Cidadão Pessoense.
O professor universitário João Carlos, natural de Areia - PB, será agraciado, na noite desta sexta-feira (09), com o Título de Cidadão Pessoense, uma propositura do vereador Benilton Lucena.
Centro de Ciências Exatas e da Natureza — Universidade Federal da Paraíba

Localização como chegar a Departamento de Informática da UFPB