Diocese de Caetité, Caetité - BA

R. Barão de Caetité, 22, Caetité - BA, 46600-000, Brasil
Caetité - BA

DIOCESE DE CAETITÉ » Senhora Sant'ana - Senhora Sant'ana - AgendaComunicação AgendaComunicação Olá! Hoje é sábado, 29 de Dezembro de 2018 URANDI – SANTO ANTÔNIO27-12-2018Paróquia de Urandi: Reunidos em famílias preparando a vinda do SalvadorNotícias27-12-2018Entrevista: Representantes religiosos falam sobre intolerância religiosaArtigos25-12-2018“…não havia lugar para eles na hospedaria.
” (Lc 2, 7)IGAPORÃ – NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO24-12-2018Mais de 250 famílias são atendidas pelo Natal Solidário, em Igaporã; ação aconteceu em várias paróquiasHORÁRIO DE MISSA+ HORÁRIOSURANDI – SANTO ANTÔNIOParóquia de Urandi: Reunidos em famílias preparando a vinda do Salvador27-12-2018 | Por PASCOM/UrandiDurante os festejos do Natal, a Paróquia Santo Antônio de Urandi celebrou as profecias que descreveram o Messias, Aquele que alimentou a fé de Israel durante vários séculos, manifestando-se na humildade, pois Ele não veio como um poderoso, mas na fragilidade de uma criança, assim destacou o presidente das Celebrações, padre Alessandro.
Além disso, o padre enfatizou que o Natal deve ter um significado profundo na vida dos cristãos, pois o nascimento de Jesus nos ensina, primeiramente, a grande bondade de Deus, que envia seu Filho ao mundo para nos salvar.
E relacionou esse aspecto nos tempos atuais, onde as pessoas quase não experimentam mais o valor da gratuidade no Natal.
Vivem-se a conjuntura do natal pregado pelo comércio, onde as relações pessoais e o bem-estar são baseados na troca de presentes, ignorando assim, o verdadeiro sentido do Natal de nosso Senhor.
E na sequência, acolheu a imagem do Menino Jesus, com bênção do Presépio.
Padre Alessandro encerrou esse momento festivo externando sua gratidão, primeiramente a Deus pelas bênçãos concedidas, agradeceu também aos Grupos, Pastorais e Movimentos pela caminhada celebrativa em 2018, destacando que é necessário saber valorizar e apoiar aquelas pessoas que juntamente com ele tornam-se esses momentos de orações mais alegres.
Desejou a todos um Natal repleto de paz e amor.
E como ato de catequese solidária, convidou as crianças para fazerem juntamente com ele à entrega de brinquedos as crianças menos favorecidas economicamente, brinquedos estes, ofertados por crianças durante as Celebrações da Missa das Crianças e no decorrer da Novena de Natal.
Tags: famílias ∞ Paróquia de Urandi ∞ Salvador COMENTENotíciasEntrevista: Representantes religiosos falam sobre intolerância religiosa27-12-2018 | Por PASCOM DiocesanaEm entrevista, divulgada nesta quarta-feira (26), pelo Jornal do Sudoeste, na internet, o padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza, pároco da Paróquia São Geraldo Majella, em Guanambi, e outros representantes de religiões, falaram sobre o tema intolerância religiosa.
O Site da Diocese reproduz, na íntegra, as entrevistas.
Confira!***Por Natália Silva, Gisele Costa, Fellipe Lima e Cássio Bastos/Jornal do SudoesteA violência religiosa tem tomado proporções dentro das diferentes crenças e gerado uma luta diária contra atos que vão desde palavras até a destruição de Igrejas, Terreiros e Templos em todo o Brasil.
Embora não haja registros recentes na região de abrangência do JS, no Estado da Bahia, este ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, o número de assentamentos de intolerância religiosa quase que dobrou em relação a 2017.
Os dados da Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, do último dia 30 de outubro, apontam a notificação de 36 casos de intolerância religiosa através do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.
Em 2017 foram 21.
Dois casos chamaram a atenção e ganharam repercussão nacional, ambos relacionados a religiões de matriz afrodescendentes.
No último dia 26 de agosto, em Juazeiro, na região do Vale do São Francisco da Bahia, o Terreiro Ilê Abasy de Oiá Gnan foi apedrejado durante todo o dia.
Sessenta e cinco dias depois, no dia 30 de outubro, em Salvador, as paredes brancas do muro que cerca um dos mais antigos e tradicionais Terreiros de Candomblé do mundo, a Casa de Oxumarê, foram pichadas com referências a religiões cristãs.
A intolerância religiosa é um assunto importante porque fere um dos principais direitos universais do homem: o direito às liberdades fundamentais de todos, sem distinção de raça, sexo, idioma, religião ou pertencimento.
Ela é caracterizada, portanto, pela cerceamento das liberdades individuais e coletivas, pela discriminação, exclusão, ofensa, coerção e demais tipos de violência simbólica e física contra seguidores de uma crença ou religião.
Sobre o assunto (intolerância religiosa), o JS, nesta Edição Especial, entrevistou quatro líderes religiosos da região: Padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza (Guanambi), o Pastor Alexsandre Barbosa Santos (Macaúbas/Ibipitanga), a presidente da Associação Espírita Maria de Nazaré, Adriana Amaral da Silva (Guanambi) e Nurcia Caires da Silva, ex-dirigente do Centro de Umbanda Maria Conga de Angola (Brumado), que falaram sobre o tema intolerância religiosa e destacaram as relações inter-religiosas e como essa questão tem sido tratada.
Confira os principais trechos das entrevistas: Leia mais »Tags: Entrevista ∞ intolerância religiosa ∞ religiosos ∞ representantes COMENTEArtigos“…não havia lugar para eles na hospedaria.
” (Lc 2, 7)25-12-2018 | Por Pe.
Eutrópio Aécio de Carvalho SouzaDivulgaçãoAo celebrarmos o Natal, talvez não atentamos ao fato de que Maria grávida e José, depois de uma longa viagem, de Nazaré, na Galiléia, até Belém, na Judéia, depararam com a triste realidade de não serem acolhidos.
Não encontraram alguém que se sensibilizou pela situação em que se encontravam.
Sim! O Filho de Deus experimentou no seu nascimento a falta de solidariedade, de compaixão e de humanidade!Não há como não remetermos ao nosso hoje.
“Não há lugar…” para tantos “Josés”, “Marias” e para o próprio Jesus na nossa sociedade e “sua organização”… São tantos irmãos e irmãs descartados por motivações sociais, econômicas, políticas, étnicas e religiosas…São crianças abusadas, abandonadas e exploradas de tantas formas; são jovens, sem esperança e sem perspectiva de vida; são mulheres vítimas da violência doméstica e do machismo; são homens sem trabalho ou forçados a um subemprego; são idosos abandonados ou mal-cuidados, são o que não tem acesso à saúde, à educação, às diversas políticas públicas…são tantos e tantas que vivem à margem, vítimas do preconceito e da intolerância, sentindo, inclusive, que na Igreja não há lugar para eles… sentindo abandonados até mesmo por Deus…Na noite de Natal, há uma outra grande notícia: Ele nasceu e se fez, desde aqui, solidário aos que “não tinham ou não tem lugar”… O Filho de Deus também não “encontrou lugar” para ele na Belém agitada e cheia daqueles dias…seus pais como imigrantes não foram acolhidos! Aliás, “ele encontrou lugar somente no meio dos animais”, no local destinado para estes! Os humanos tantas vezes não reconhecem ou não querem reconhecer o seu semelhante…Muitos chegam até considerar “alguns humanos” menos humanos que os outros!Na noite de Belém, Deus entrou na nossa história…não totalmente acolhido, não plenamente convidado, não suficientemente reconhecido…mas, ainda assim, ele, teimoso, veio morar no nosso meio!E então: “Há lugar para ele?” Ou será que terá que pedir ao “boi e ao jumento”, mais uma vez, a manjedoura emprestada???*Pe.
Eutrópio Aécio de Carvalho Souza é pároco da Paróquia São Geraldo Majella, em Guanambi-BA.
Tags: Artigo ∞ Natal COMENTEIGAPORÃ – NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTOMais de 250 famílias são atendidas pelo Natal Solidário, em Igaporã; ação aconteceu em várias paróquias24-12-2018 | Por PASCOM DiocesanaFoto: Pe.
Paulo Henrique Neves de SouzaPelo quinto ano consecutivo, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Igaporã, realizou, na manhã deste domingo (23), o natal solidário.
A ação social, realizada no Colégio Estadual da cidade, é organizado pelas pastorais e movimentos da paróquia, com o objetivo de oferecer uma manhã de lazer, encontro e oração para as famílias carentes.
Durante a manhã, várias atividades foram realizadas, entre elas palestra, momentos de oração e falas de representantes de sindicatos e organizadores do Natal Solidário.
Agentes de saúde ofereceram serviços como medição de pressão e glicemia.
Cabeleireiros e cabeleireiras também participaram da ação oferecendo cortes de cabelos gratuitos.
Teve também apresentação do Terno de Reis da comunidade Zelotes.
As famílias beneficiadas receberam roupas e cestas básicas, que foram arrecadadas pela paróquia.
 Ao final, um almoço foi servido para mais de 250 pessoas.
O Natal Solidário foi realizado em diversas paróquias da diocese.
Em Malhada de Pedras, 170 crianças receberam brinquedos, roupas e calçados.
O dia de solidariedade começou com a Santa Missa, presidida pelo administrador paroquial, padre Edson Rocha.
Teve também café da manhã, brincadeiras e muita animação com as crianças.
Depois da entrega dos presentes, um almoço foi servido às famílias beneficiadas com a ação social.
Um gesto pequeno, mas de amor e que faz toda a diferença neste natal.
Igaporã Malhada de Pedras Tags: Igaporã ∞ Natal Solidário COMENTEDIOCESEEncerradas atividades deste ano do Seminário Propedêutico, em Caetité22-12-2018 | Por PASCOM DiocesanaEncerramento das atividades do Propedêutico, em Caetité.
No último dia 14 de dezembro, no Centro de Treinamento para Líderes (CTL), em Caetité, aconteceu a Missa de encerramento das atividades do Seminário Propedêutico em 2018.
A celebração foi presidida pelo bispo dom Carvalho e contou com a participação dos assessores, professores, amigos, religiosas, seminaristas,  OVM e familiares dos seminaristas, além de alguns padres do clero diocesano.
O propedêutico tem o objetivo de assentar sólidas bases para a vida espiritual e de favorecer o maior conhecimento de si para o crescimento pessoal (RFIS 59).
Com vista à iniciação e ao amadurecimento, o seminarista é iniciado na vida sacramental e litúrgica, na recitação da liturgia das horas, formações específicas sobre a fé cristã e a vida fraterna.
Além disso, o propedêutico é uma etapa prévia e preparatória para os estudos filosóficos e teológicos.
O seminário não é apenas um edifício, mas uma comunidade formativa, com o objetivo de continuar a formação dos discípulos de Cristo iniciada no Batismo.
A partir de agora, os seminaristas iniciaram a próxima etapa da formação, o discipulado, no Seminário Arquidiocesano N.
Sra.
Da Vitórias, em Vitória da Conquista.
Tags: Propedêutico ∞ Seminário COMENTEDIOCESEECC na diocese – Posse de equipes dirigentes, reflexão, avaliação e planejamento de ações19-12-2018 | Por ECC / Diocese de CaetitéEm passado recente, perdemos o filósofo, professor e sociólogo Zygmunt Bauman que nos ensinou dizendo: “compreender é saber como seguir adiante”.
É este saber num mundo de memórias fluidas e superficiais que estamos perdendo e não sabemos como prosseguir.
Ele lembra que a mudança de bases sólidas de conhecimento e informações para a cultura do imediatismo, do prazer, da individualização, da identificação e rápida obtenção da felicidade, em todas áreas tem levado a um empobrecimento do conhecimento do ser humano.
Ninguém consegue com poucas palavras, dizer o significado completo da ENTREGA DE CRISTO NA CRUZ.
Ninguém consegue meditar CRISTO NA CRUZ e imprimir no seu coração emocional as carinhas dos emojis (choramingas, alegres ou tristes) ou as mãos indicando positivamente em acordo (likes) ou em desacordo (dislikes).
Pedimos desculpas pela longa descrição dos fatos, mas se faz necessária para que no futuro, ao fazermos algum relato histórico, não apareçam apenas as carinhas de emojis ou os polegares em acordo ou desacordo.
Agradecemos o espaço que a PASCOM nos proporciona, para fazer memória das atividades do ECC na Diocese.
Leia mais »Tags: Diocese ∞ ECC COMENTEURANDI – SANTO ANTÔNIOParóquia de Urandi celebra Sacramento da Crisma19-12-2018 | Por Idalina Gonçalves/PASCOM UrandiFoto: Jonas Souza/PASCOM UrandiA Comunidade Católica da Paróquia Santo Antônio de Urandi participou no último final de semana da Celebração Eucarística presidida pelo bispo dom José Roberto da Silva Carvalho e concelebrada pelo padre Alessandro Alves, momento em que o nosso pároco, alegremente, acolheu os 148 jovens e adultos, que receberam a Unção do Sacramento da Crisma, junto ao bispo Dom Carvalho.
Durante a celebração, dom Carvalho destacou e agradeceu a dedicação e zelo do padre Alessandro, juntamente com os catequistas que orientaram e conduziram os confirmados até o Sacramento da Crisma, isto é, preparando-os.
E ao final, o bispo ratificou a necessidade de continuar com essa importante atitude da Igreja Católica, que é levar com alegria os ideais cristãos, por meio da preparação para receber os Sacramentos, em que estes visam o crescimento espiritual e, consequentemente, um mundo melhor e uma sociedade mais justa e fraterna.
Tags: Crisma ∞ Sacramento ∞ Urandi COMENTEDIOCESEEm Assembleia, Pastoral da Juventude elege nova coordenação diocesana19-12-2018 | Por PJ DiocesanaEntre os dias 07 e 09 de dezembro foi realizada, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité, a Assembleia Eletiva da Pastoral da Juventude (PJ) Diocesana.
Na ocasião foi definida a nova coordenação para a PJ diocesana.
O Evento foi organizado pelos atuais coordenadores Clébia, Fernando e Narla, João Paulo (in memoriam).
Além da coordenação, estavam presentes o padre Lauro Ferreira, assessor das juventudes diocesana, Irmã Josiane Horta, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, a assessora da PJ no Nordeste 3, Hiane Arruda, também da Arquidiocese de Vitória da Conquista e articuladora da Região Pastoral 4 (RP4), Nicole, Diocese de Jequié e secretária Regional do Nordeste 3 e os jovens representantes da PJ.
A assembleia começou com a acolhida e a apresentação geral dos participantes.
Também foi exibido o filme “O Anel de Tucum”.
No dia seguinte, Hiane realizou uma mística e a Ir.
Josiane Horta apresentou aos presentes o que é a Identidade da PJ, utilizando os recursos de vídeo e dinâmicas para apresentar o tema, obtendo sucesso em sua palestra, pois conseguiu a atenção e a participação dos jovens coordenadores de base.
A Irmã conclui a sua fala e abre o espaço para a coordenação geral fazer as suas prévias antes da votação.
Narla apresentou o Estatuto da PJ e coloca as normas necessárias que os novos coordenadores devem seguir, fazendo as alterações que o público achou necessárias, além de mediar a organização das metas para o triênio, havendo em seguida a votação eletiva para a nova coordenação da Pastoral da Juventude Diocesana sobre a liderança do Pe.
Lauro.
Através da maioria dos votos, definiu-se que, Edimilson Novais (Cordeiros-Ba) assume o papel de coordenador, Rodrigo Almeida (Tremedal-Ba) como vice coordenador, Rafene (Ibitira-Ba) secretária e Jéssica Silva Souza (Caetité-Ba) tesoureira.
Além disso, a coordenação, ainda em vigor, vão assessorá-los até inicio do serviço em janeiro de 2019 prosseguindo até 2022.
O evento finalizou-se com a celebração da Santa missa, presidida pelo padre Lauro.
Tags: Assembleia Diocesana ∞ PJ Diocesana COMENTEMORTUGABA – SÃO JOSÉVem aí o Renascer 2018 em Mortugaba19-12-2018 | Por Zé Padre/PASCOM MortugabaDivulgaçãoO Renascer 2018 acontecerá nos dias 22 e 23 de dezembro na quadra poliesportiva da Praça Balbino Coelho, em Mortugaba.
Haverá atrações musicais, apresentações de teatro e dança.
A espiritualidade estará presente através de pregações e adoração ao Santíssimo.
O evento contará com a presença dos pregadores Jairo de Condeúba e Simone Neto de Jacaraci.
O Renascer é uma realização da Renovação Carismática Católica (RCC) de Mortugaba.
Venham e traga sua caravana!Tags: Mortugaba ∞ Renascer 2018 COMENTERIACHO DE SANTANA – NOSSA SENHORA DA GLÓRIAEm Riacho de Santana, fiéis se emocionam na celebração de 4 anos do falecimento de padre João Zancchetta19-12-2018 | Por PASCOM/Riacho de SantanaFiéis se emocionam na Celebração da Missa de 4 anos do falecimento de Pe.
João ZancchettaFoi celebrada nesta segunda-feira (17), às 16h, na BR 430, a Santa Missa do 4º ano de falecimento de padre João Zancchetta.
E na oportunidade foi inaugurado o Memorial, no local do acidente, em sua homenagem.
Dom Armando, bispo da Diocese de Livramento, foi o celebrante e concelebraram os padres Izaías Afonso e Lely Almeida, pároco e vigário, respectivamente, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Riacho de Santana e também o padre Paulo Henrique Neves, da Paróquia de Igaporã e padre Samuel, da Diocese de Livramento.
Houve grande participação da comunidade de Riacho de Santana, Igaporã e Matina.
Mais de 200 pessoas, que muito admirava padre João.
Dom Armando relembrou as virtudes de padre João e, ao final, leu uma mensagem de Dom Conrado, bispo de padre João, da Diocese da Itália.
Durante a celebração, muitas homenagens foram prestadas ao sacerdote.
Joaquim Nogueira agradeceu pelo trabalho prestado durante os anos vividos em nossa Paróquia.
Foi lida uma mensagem por representantes da paróquia de Matina e pelo Secretário de Educação, Igor, de Riacho de Santana.
E padre Izaías também prestou sua homenagem lendo uma mensagem de agradecimento e reconhecimento.
Padre João partiu, mas viverá para sempre em nós, na força do seu testemunho de fé.
Tags: 4 anos ∞ Falecimento ∞ Padre João Zancchetta ∞ Riacho de Santana COMENTEPágina 1 de 9012345.
102030.
»Última »Agenda DiocesanaParóquiasMais LidosArquivos Arquivos Selecionar o mês dezembro 2018 novembro 2018 outubro 2018 setembro 2018 agosto 2018 julho 2018 junho 2018 maio 2018 abril 2018 março 2018 fevereiro 2018 janeiro 2018 dezembro 2017 novembro 2017 outubro 2017 setembro 2017 agosto 2017 julho 2017 junho 2017 maio 2017 abril 2017 março 2017 fevereiro 2017 janeiro 2017 dezembro 2016 novembro 2016 outubro 2016 setembro 2016 agosto 2016 julho 2016 junho 2016 maio 2016 abril 2016 março 2016 fevereiro 2016 janeiro 2016

Localização como chegar a Diocese de Caetité