Dora Brasil Arquitetura, Salvador - BA

Avenida Tancredo Neves, 1632 - Torre Norte, sala 1702 - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-020, Brasil
Salvador - BA

Dora Brasil Arquitetura | Nosso Propósito é Valorizar a Vida! - - Dora Brasil Arquitetura Nosso Propósito é Valorizar a Vida! Ir para conteúdo ← Posts anteriores “Arquitetura deveria trazer benefícios a cada ser humano deste planeta” Publicado em janeiro 12, 2018 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança Esta citação, com a qual concordamos, foi da Arquiteta mexicana Tatiana Bilbao.
Em verdade, temos visto a Arquitetura bastante distanciada de sua essência maior, que vem ser a criação e o aprimoramento do espaço construído para o ser humano, levando em consideração seus hábitos (habitat), estilo de vida, suas referências, a ergonomia (pessoas altas e baixas possuem demandas diferenciadas, por exemplo),  anseios funcionais e orçamento.
Projetar um Habitat para o ser humano requer investigação minuciosa dos aspectos psicológicos, vivenciais, estéticos, ancestrais, enfim, seus valores de Vida.
Uma abordagem energética também pode ser associada, especialmente para compatibilizar vibrações do local com as energias dos seus usuários.
A Ergonomia, aplicável a qualquer atividade humana, também precisa ser levada em consideração na Arquitetura (especialmente na Arquitetura de Interiores), visando a adequação das partes da construção ao usuário, nas suas atividades.
Este conceito pode ser associado a outro, de imensa importância: o Desenho Universal, cujos sete princípios tornam os ambientes utilizáveis indiferenciadamente, preservando a inclusão de todos os seres humanos, portadores ou não de necessidades especiais, ampliando o conceito básico das dimensões-padrão de espaços e mobiliário, adotadas para um corpo.
“O conceito de Desenho Universal se desenvolveu entre os profissionais da área de arquitetura na Universidade da Carolina do Norte – EUA, com o objetivo de definir um projeto de produtos e ambientes para ser usado por todos, na sua máxima extensão possível, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência.
O projeto universal é o processo de criar os produtos que são acessíveis para todas as pessoas, independente de suas características pessoais, idade, ou habilidades.
Os produtos universais acomodam uma escala larga de preferências e de habilidades individuais ou sensoriais dos usuários.
A meta é que qualquer ambiente ou produto poderá ser alcançado, manipulado e usado, independentemente do tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou sua mobilidade.
”   (Carletto, Ana Claudia et Cambiaghi, Silvana – Desenho Universal – Um conceito para todos)Funcionalidade remete à concepção do espaço adequando-o à função a que se destina: cozinhar, dormir, trabalhar, relaxar, socializar, enfim…  O Desenho Universal está muito atrelado à funcionalidade, oferecendo parâmetros para o dimensionamento preciso do espaço, sem desperdícios de área ou confusão no design.
Num programa necessidades para o projeto de Arquitetura, os cômodos ou ambientes deverão atender aos anseios funcionais de quem vai utilizá-lo.
A adoção de referências ancestrais à Arquitetura preserva os aspectos socioculturais da pessoa, permitindo a perpetuação dos valores familiares.
Recordações de parentes e/ou amigos,  lembranças de viagens, cultivo de plantas, livros ou de objetos de arte, traduzem a essência de quem vai interagir no ambiente.
Em relação à Arquitetura, tais ambientes precisam ser previstos no projeto.
Definir um projeto arquitetônico com tantas nuances é uma verdadeira equação!Sem falar no atendimento à legislação para o licenciamento da edificação, da definição básica estrutural, dos materiais a serem utilizados, do conforto térmico e acústico e do orçamento da obra.
Agora imagina só uma coisa: como é que um projeto arquitetônico pode ser deixado de lado, já que envolve tantas peculiaridades?Se analisarmos com calma, e verificarmos que um projeto executivo de Arquitetura custa cerca de 2% do valor da obra pronta, é inconcebível não contratar um Arquiteto para que os seus sonhos sejam realizados por completo.
Traga esse benefício pra perto de você.
Experimente!DB  Compartilhe à vontade!Curtir isso:Curtir Carregando.
Publicado em Arquitetura, obras, reforma, Sociedade, Sustentabilidade, Vida! | Deixe um comentário Paz e Amor em 2018! Publicado em dezembro 26, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança Compartilhe à vontade!Curtir isso:Curtir Carregando.
Imagem | Publicado em dezembro 26, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança | Marcado com 2018, amor, ano novo, ética, energia, google, prosperidade, qualidade de vida | Deixe um comentário Arquitetura e Design: e por que não? Publicado em dezembro 19, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança Os aspectos do “bom Design” são perfeitamente aplicáveis a um “bom projeto de Arquitetura”, simplesmente porque abordam temas universais da qualidade.
Profissionais de Arquitetura imbuidos do compromisso com um resultado aprimorado do seu trabalho, levam em consideração todos esses aspectos, justamente pela amplitude conceitual que envolve um bom projeto.
Perceber os anseios do cliente, suas inquietações, sua vibração pessoal e daqueles que compartilham o lugar, já é o ponto de partida principal.
A compreensão deste universo definirá, em grande parte, o êxito do produto e sua razão de ser.
Funcionalidade é essencial: sem ela, o projeto fica sem sentido.
Da mesma maneira, aspectos estéticos são igualmente importantes, para proporcionarem bem estar através da harmoniosa composição das partes e dos seus detalhes.
A escolha do sistema construtivo e dos materiais num projeto arquitetônico define aspectos ambientais (materiais ambientalmente amigáveis, produção de resíduos, consumo energético, custo final da obra e o “payback” posterior), além da integração do edifício à paisagem, harmonizando-os.
Um projeto de Arquitetura deve ser único e eterno, dentro da sua concepção.
Precisa ter a pitada de personalização do Arquiteto que o criou, uma “impressão digital” que atravesse gerações, sem modismos.
Acreditamos numa Arquitetura assim: integral e íntegra, do começo ao fim, como um bom Design.
DBCompartilhe à vontade!Curtir isso:Curtir Carregando.
Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário Licença Simplificada – Corpo de Bombeiros da Bahia Publicado em dezembro 4, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança A Vida depende do fogo.
Mas a destruição da Vida também pode depender dele…Nossos serviços visam a Preservação e a Valorização da Vida.
Assim, atuamos com seriedade e responsabilidade, prestando assessoria do início à conclusão do processo.
Do levantamento cadastral à instalação física dos dispositivos, acompanhamos de perto cada etapa, para que os anseios do cliente sejam atendidos.
Nesta publicação, oferecemos projetos de proteção contra incêndio, com vistas ao licenciamento de empreendimentos no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Se você possui pendência neste assunto, consulte-nos.
Mas antes, preencha o formulário em anexo, para termos noção do porte e atividade do seu empreendimento.
Grata pela confiança! DBClique aqui e responda ao nosso Formulário!Compartilhe à vontade!Curtir isso:Curtir Carregando.
Imagem | Publicado em dezembro 4, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança | Marcado com avcb, bombeiro, corpo de bombeiros, incendio, licenciamento, prevenção, prevenção contra incêndio, segurança | Deixe um comentário O Mundo das Maravilhas Publicado em outubro 23, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança Dentro do nosso propósito de “Valorizar Vidas”, está o compromisso de disseminar temas que devolvam às pessoas a esperança de um mundo melhor, mais humanizado, alegre, justo e bom para se viver!Assim, iniciativas como esta do Google Co.
ilustram a real possibilidade para se transformar sonhos em realidade, através da comunhão entre imaginação e tecnologia: a realidade virtual (RV).
Certamente, em pouquíssimo tempo, teremos as novas gerações habilitadas a utilizarem tais ferramentas tecnológicas em prol da realização de sonhos grandiosos, pelo progresso da Humanidade.
Assistam ao filme a seguir, com o coração e a mente pura de uma criança!Adoraria ter comentários!!DBhttps://www.
google.
com.
br/intl/pt-BR/about/stories/826-valencia-uses-virtual-reality-tilt-brush-to-bring-ideas-to-life/Compartilhe à vontade!Curtir isso:Curtir Carregando.
Publicado em Arquitetura, Sociedade, Vida! | Marcado com amor, google, humanidade, ideias, realidade virtual, vida | Deixe um comentário Vamos tornar o mundo mais criativo? Publicado em outubro 6, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança Diante do nosso propósito de “Valorizar Vidas”, vamos apresentar uma série de maneiras para transformar o mundo em que vivemos em um lugar mais criativo e agradável para se viver.
Dentro do nosso escopo profissional, temos várias ferramentas para tornar isso possível:Contudo, para que a “Valorização da Vida” passe a ser premissa em nossa sociedade, precisamos torná-la um aspecto intrínseco da nossa Cultura, através da EDUCAÇÃO.
As novas gerações precisam começar a ser sensibilizadas a valorizarem a inteligência natural, antes da inteligência artificial (AI).
Válido e necessário nos dias atuais, diante de tamanha profusão de informações, que mecanismos artificiais, com capacidade de processamento infinitamente maior que o cérebro humano, venham a ser utilizados para aprimorar o conhecimento, gerando ferramentas para que a humanidade obtenha maior qualidade de vida.
Contudo, nenhum algorítmo matemático consegue se equiparar à imaginação e à criatividade, tampouco à emoção dos seres humanos.
E o ponto de partida para o desenvolvimento desses atributos exclusivamente humanos é a leitura, especialmente desde a tenra idade.
  Contar estórias na infância estimula a imaginação já tão fértil das crianças, levando-as a criar cenas e situações peculiares, que abrem horizontes fantasiosos e desenvolvem a criatividade ao longo de toda a vida.
Este passa a ser o diferencial do ser humano: a imaginação, a criatividade.
A Inovação, tão valorizada atualmente como um diferencial em qualquer processo, tem início na infância, nas cabecinhas imaginativas, cujo desenvolvimento começa com estórias e livros infantis.
Um mundo mais criativo vai depender do tempo que as famílias  dediquem às interações com as crianças, trazendo a elas momentos de leitura ou audição de estórias, complementadas com bate-papos sobre a interpretação dos textos.
Neste exercício, os núcleos básicos de toda sociedade se fortalecerão, passando a ser igualmente um modo de transformação positiva do mundo.
A partir desse momento, os profissionais do futuro terão uma nova consciência do valor da Vida, e seus propósitos enquanto seres humanos serão mais dedicados ao bem comum, através da cultura, segurança e bem estar de todos.
O vídeo a seguir traz explicações de quem conhece esse assunto!“Imagine um mundo em que cada pessoa no planeta tenha acesso gratuito à soma de todo o conhecimento da humanidade.
”—Jimmy Wales, Fundador da Wikipédia(DB)Compartilhe à vontade!Curtir isso:Curtir Carregando.
Publicado em Sociedade, Vida! | Marcado com AI, arquitetura, criança, educação, estória, humanidade, imaginação, incêndio, infância, inovação, inteligência artificial, itau, leitura, ler, meio ambiente, segurança, sociedade, transformação, vida, wikipedia | Deixe um comentário Nikola Tesla: um visionário que acreditava na Magia do Universo, inspirando a humanidade.
Publicado em setembro 28, 2017 por Dora Brasil Arquitetura, Sustentabilidade e Segurança As profecias de Nikola Tesla sobre o futuro da humanidadelospecchiodelpensiero / 15 horas atrásAbaixo está um artigo interessante sobre algumas das suas previsões sobre o que aconteceria ao mundo:Os  smartphones  estão agora na ordem do dia: somos capazes de controlar aparelhos com a ajuda deles, somos capazes de acessar a Internet, chamar um táxi ou assistindo filmes.
 Mas nem sempre foi esse o caso.
 E há um século, parecia uma ficção científica.
Mas não para o famoso inventor  Nikola Tesla .
 Em 1926, ele disse: ” O homem vai levar o telefone no bolso, ele pode se comunicar instantaneamente com os outros, ver e ouvir as cerimônias de abertura dos presidentes assistindo beisebol e finais ao vivo como se estivessem lá “.
Mas a realidade não era assim.
 Tesla descreveu um telefone móvel capaz de transmitir vídeo e áudio uma vez que o telefone fixo havia sido inventado.
 O telefone fixo foi inventado em 1876 por  Alexander Bell  e sua invenção teria levado ao estabelecimento da empresa de telecomunicações  AT & T,  um verdadeiro colo.
Alexander Graham Bell  faz a primeira ligação entre Nova York e Chicago, Estados Unidos da América, 12 de março de 1876.
O sino está falando com ThomasNão foi até 1973, quando o engenheiro Martin Cooper da Motorola apresentou o seu primeiro celular.
 O primeiro serviço móvel apareceu apenas em 1983.
O primeiro  smartphone,  IBM Simon, foi lançado em 1994, mas a verdadeira revolução viria com o lançamento da Apple em 2007.
Nikola Tesla foi um grande visionárioOutros artigos e entrevistas no passado confirmaram que  Tesla  olhou para o futuro e suas implicações.
 Neste artigo,  Tesla  expressou sua opinião sobre o futuro da humanidade, pelo menos até 2100, e apareceu, pense em 1935 na revista  Liberty  .
Este artigo é único porque o físico fez muitas previsões sobre como as vidas das pessoas estarão na Terra e o que acontecerá, revelando-a ao jornalista  George  Sylvester Viereck  em um de seus artigos mais apreciados.
A humanidade teria conhecido um futuro brilhante, polvilhado com certos problemas que seriam resolvidos de uma forma ou de outra.
 Nikola  acreditava que a raça humana era purificada e que os pedófilos, estupradores, criminosos ou aqueles que não possuíam um nível adequado de inteligência seriam eliminados.
 Esta previsão deve ocorrer até 2100 e é muito estranha, porque foi comparada muitas vezes com afilosofia de vida de  Hitler.
Tesla também previu que a humanidade enfrentará o problema da poluição, e apenas a criação de agências especializadas e gastando bilhões de dólares, este problema seria resolvido.
” Em quase todos os progressos em engenharia elétrica e rádio, podemos rastrear a centelha do pensamento de Nikola Tesla ” –  Ernst FW Alexanderson ”“O maior benefício vem do desenvolvimento técnico que leva à unificação e harmonia, e a transmissão sem fio entra nesta linha.
 Através deste sistema, a voz humana pode ser reproduzida em todos os lugares e as fábricas fornecerão energia off-shore das usinas hidrelétricas; os aviões virarão a terra sem parar e a energia do sol será controlada para criar lagos e rios para darem origem aos grandes desertos.
“-  Nikola Tesla .
Outra idéia em que  Tesla  acreditava ser a relação entre educação e militares.
 ” Se no início do século passado, a humanidade gastou duas vezes na educação sobre as armas, o futuro visto pela Tesla visionária, a maior parte do dinheiro vai para a produção de armas … ”Isso ocorre porque a educação é deixada em algum lugar da lista, lidando com coisas importantes em quase todas as nações do mundo.
 Em comparação, o orçamento para os militares aumentou dramaticamente e a guerra tornou-se uma prioridade para a humanidade.
Mais previsões meteorológicas de Tesla:A comunicação será realizada imediatamente com um dispositivo de bolso simples.
 Os aviões voarão sem pilotos, movidos por terra através de ondas de rádio.
 Muita energia será transmitida sem fio.
 Os terremotos serão cada vez mais frequentes.
As áreas temperadas serão muito quentes ou muito frias.
 E a maioria dessas coisas já aconteceu.
As descobertas que Tesla viu no futuro da humanidade ajudariam a sociedade a elevar seus padrões de vida.
 A saúde será colocada no primeiro plano e medidas de higiene obsessiva serão tomadas.
Por exemplo, Tesla acreditava que apenas os pobres beberiam água não purificada ou comeriam alimentos descontrolados.
 O envolvimento das mulheres em novas áreas de ação, a usurpação gradual pela liderança masculina, o  desaparecimento  da sensibilidade feminina, a  educação do instinto materno, tudo isso causaria miséria.
” Meu cérebro é apenas um receptor, no Universo existe um núcleo do qual recebemos conhecimento, força e inspiração.
 Eu não penetrei nos segredos desse núcleo, mas eu sei que existe  “.
  –   Nikola TeslaFonte: matrizdisclosurepor HackthematrixCompartilhe à vontade!Curtir isso:Curtir Carregando.
Publicado em Arquitetura, Meio Ambiente, Sociedade, Vida! | Marcado com 2100, avião, educação, eletricidade, energia, física, físico, filosofia, futuro, Graham Bell, guerra, humanidade, máquina, Nikola Tesla, poluição, previsões, raça humana, rádio, smartphone, telefone, Terra, terremotos, Tesla, transmissão sem fio, visionário | 2 Comentários ← Posts anteriores A música acalenta a Alma.
Nocturne No.
1 In B-flat MinorNocturne No.
2 In E-flat MajorNocturne No.
3 In B Major, Op.
Nocturne No.
4 In F Major, Op.
Nocturne No.
6 In G minor, Op.
Nocturne No.
7 In C-sharp MinoNocturne No.
8 In D-flat MajorNocturne No.
9 In B Major, Op.
Nocturne No.
10 In A-flat MajoNocturne No.
11 In G Minor, OpNocturne No.
12 in G Major, OpNocturne No.
13 in C Minor, OpNocturne No.
14 in F-sharp MinNocturne No.
15 in F Minor, OpNocturne No.
16 in E-flat MajoNocturne No.
17 in B Major, OpNocturne No.
18 in E Major, OpNocturne No.
19 in E Minor, OpNocturne No.
20 in C-sharp MioNocturne No.
21 in C Minor, OpNocturne No.
5 In F-sharp Majo Dora Brasil Arquitetura Site no WordPress.
com.
Dora Brasil Arquitetura Site no WordPress.
com.
Publicar em Cancelar Enviar para oendereço de e-mail Seu Nome Seu endereço de e-mail Cancelar Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail! Verificação de e-mail falhou, tente novamente Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.
%d blogueiros gostam disto:

Localização como chegar a Dora Brasil Arquitetura