E.E. Barão de Melgaço, Cuiabá - MT

Alunos serão remanejados para reforma da Escola Estadual Barão de Melgaço - Notícias - mt.
gov.
br - - Pular para o conteúdo Tudo Este site Secretarias Órgãos Imprensa Fale Cidadão Serviços Voltar Alunos serão remanejados para reforma da Escola Estadual Barão de Melgaço Imprimir Alunos serão remanejados para reforma da Escola Estadual Barão de Melgaço Medida temporária visa segurança e saúde da comunidade escolar.
Chuvas causaram danos na cobertura da escola, que sofre com infestação de pombos.
Unidade passará por reforma geral.
Viviane Saggin | Seduc-MT Chico Valdiner/Gcom-MT A | AOs 446 alunos da Escola Estadual Barão de Melgaço, em Cuiabá, serão remanejados temporariamente para a Escola Estadual Nilo Póvoas.
A medida visa a segurança e saúde da comunidade escolar, já que uma vistoria da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) classificou a situação da escola como um problema de saúde pública.
A unidade, construída da década de 1970, receberá reforma geral e adequações e, após esse período, os estudantes retornarão ao prédio.
 O anúncio oficial foi feito durante reunião com a gestão da escola, na tarde desta quarta-feira (19.
10), pelo secretário adjunto de Gestão Educacional e Inovação, Túlio Cesar Turíbio.
Ressaltou que técnicos da pasta apontaram que a unidade está em situação de insalubridade devido à danificação parcial da cobertura da escola, ocasionada pela forte chuva da semana passada e a infestação de pombos, considerada praga urbana.
“O problema aqui não se restringe apenas à estrutura física, mas existe também o risco de saúde de toda comunidade escolar, desde uma simples alergia de pele aos sérios problemas de respiração e, até mesmo, afetar o sistema nervoso central”, alertou Turíbio, mencionando que a solução do problema será realizada em parceria com órgãos competentes.
Ele destacou ainda que as secretaria adjuntas de Gestão Educacional e Inovação e de Estrutura Escolar darão total apoio à gestão da escola para que a mudança seja feita o mais rapidamente possível e de forma adequada.
“Estamos à disposição da gestão da escola para discutir e orientar sobre as questões relacionadas à mudança e forneceremos toda a logística necessária”, afirmou o adjunto.
Reforçou, ainda, que o mais importante em todo esse processo é a saúde dos alunos e dos professores.
EsclarecimentosA diretora da unidade, Lucy Barbosa da Silva, informou que na tarde desta quinta-feira (20.
10) ocorrerá uma reunião com a comunidade escolar, pais, alunos, professores e representantes da Seduc-MT, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Segurança Pública, entre outros.
“A intenção é comunicar a decisão, informar os procedimentos e esclarecer dúvidas”.
A coordenadora pedagógica da escola, Albimarcia Spíndola, relatou os graves problemas de estrutura e da infestação das aves e assegurou que a retirada dos alunos e professores do local é urgente, porém, é necessário fazer um trabalho de convencimento e esclarecimentos aos pais e responsáveis.
A professora Maria Alice Silva de Souza mencionou que tem passado por problemas de saúde, apresentando alergias e irritações pelo corpo.
“Não podemos comprometer mais o ano letivo de nossos alunos.
É necessário retirá-los para que sejam realizadas as interferências necessárias”, garantiu.
RemanejamentoDurante o encontro, a técnica de Atendimento a Gestão Escolar da Seduc-MT, Erinéia Rodrigues de Amorim, observou que uma reunião entre as equipes gestoras das duas unidades escolares deve ser agendada em breve, para que seja alinhado o uso do espaço.
“É uma situação excepcional, portanto o importante é atender os alunos.
Neste aspecto, a parceria entre duas escolas é fundamental”.
Consultada, a diretora da Escola Estadual Nilo Póvoas, Márcia Bretas, confirmou que a unidade escolar passa por pequenos reparos, pintura e adequações para receber os estudantes e a equipe gestora da EE Barão de Melgaço.
“São oito salas, climatizadas, disponibilizadas para atendê-los, além de toda a estrutura necessária, como banheiros, refeitórios, quadra, entre outros”, constata.
A Seduc-MT também está realizando a retirada de materiais inservíveis do local para que o ambiente fique ainda mais organizado.
  Compartilhe esta notícia Busca Busca Tudo Este site Editorias Agronegócio e Agricultura Familiar Ação Social Cidades Ciência e Tecnologia Comunicação Concurso Público Cultura Detran Economia e Finanças Educação Esporte e Lazer Geral Indústria e Comércio Infraestrutura e Logística Justiça e Direitos Humanos Meio ambiente Planejamento e Gestão Política e Governo Procon Relações internacionais Saúde Segurança Pública Trabalho e Emprego Turismo Associação e Sindicato da Construção apoiam Fundo de Estabilização Fiscal Diálogos com segmentos da economia continuam antes que proposta seja enviada à Assembleia Luzia Araújo | Gcom-MT .
Ler mais sobre Associação e Sindicato da Construção apoiam Fundo de Estabilização Fiscal » Conjuv discute fortalecimento de políticas públicas para juventude Guilherme Blatt | Gcom-MT A | A O Conselho da Juventude (Conjuv) se reuniu pela primeira vez com o governador do Estado, Pedro Taques,.
Ler mais sobre Conjuv discute fortalecimento de políticas públicas para juventude » Mato Grosso apresenta atrações turísticas em Portugal Seadtur-MT A | A Mato Grosso participa, a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro, da BTL – Feira Internacional de Turismo de.
Ler mais sobre Mato Grosso apresenta atrações turísticas em Portugal » Polícia Civil desarticula quadrilha envolvida em roubos de chácaras e veículos PJC-MT | PJC-MT A | A Uma quadrilha que atuava em roubos de chácaras e veículos foi desarticulada pela Delegacia Especializada de.
Ler mais sobre Polícia Civil desarticula quadrilha envolvida em roubos de chácaras e veículos » Curso de gestão ambiental capacita corpo técnico de prefeituras O curso oferecido pela Sema é gratuito e tem inscrições abertas até o dia 14/03 Fernanda Nazário | Sema-MT .
Ler mais sobre Curso de gestão ambiental capacita corpo técnico de prefeituras »

Localização como chegar a E.E. Barão de Melgaço