EE de Montalvania, Montalvânia - MG

Pca Hiparco, 80 - Centro, Montalvânia - MG, 39495-000, Brasil
Montalvânia - MG

Montalv?nia - Site Oficial - - SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALV?NIA WWW.
MONTALVANIA.
COM.
BR Role para baixo       montalvania@montalvania.
com.
br (77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265  Previs?o do tempo  01 Março de 2018Montalv?niaTempo no momento.
Montalv?nia hoje, m?xima de 35? e m?nima de 20?.
Sol com algumas nuvens.
N?o chove.
Sensa??o: 30? Umidade: 44% Press?o: 1015 hPa Vento: 10 km/h Atualizado ?s: 10:33h (hor?rio de Bras?lia)Fonte: www.
climatempo.
com.
br  Pol?cia  26 Fevereiro de 2018VEREADOR ? SUSPEITO DE ALICIAR MENORES PARA COMPRAR DROGASO vereador Arnoldo Francisco Flores, Nan? (PTB), de 53 anos, foi filmado comprando drogas em uma ?boca de fumo?, na cidade de Montalv?nia, no Norte de Minas Gerais.
As imagens, que circulam nas redes sociais mostram o parlamentar recebendo um embrulho na m?o de um rapaz, enquanto conversava com outra pessoa.
De acordo com informa??es colhidas pelo portal Folha do Vale, o parlamentar ? acusado de aliciar menores para buscar na cidade de Cocos, na Bahia, desde 2013.
A Pol?cia Civil de Montalv?nia abriu um inqu?rito para apurar o fato.
A equipe do portal Folha do Vale n?o localizou o vereador para prestar os esclarecimentos.
O espa?o fica ? disposi??o do vereador.
  Fonte: folhadovale.
net  Pol?cia  23 Fevereiro de 2018APREENS?O DE DROGASDurante Opera??o Batida Policial a Guarni??o PM, recebeu uma den?ncia via 190, de que o autor R.
A.
D.
S estaria comercializando drogas na margem do Rio Coch?, localizado na Rua Arist?teles, S/N, Bairro Novo Horizonte.
A equipe de militares realizou a abordagem em 8 individuos, por?m 2 autores conseguiram evadir.
Ap?s cerco/bloqueio um dos autores que evadiu foi localizado e ao proceder a abordagem, foi encontrado em seu poder uma por??o de subst?ncia esverdeada semelhante a maconha, sendo que o autor confessou que comprou a droga e que o restante da droga estava escondida em uma ?rvore, dentro da casa de um Jo?o de barro.
Autor foi preso em flagrante.
Material apreendido: maconha prensada (barra/tablete)R$50,00 em dinheiro;Autor ? o material encaminhados ? Delegacia de Plant?o.
Equipe: Sgt J?nior, Cb Gilson, Cb Paiva e Sd Chagas.
 Rede  23 Fevereiro de 2018PREFEITURA CONVOCA A SOCIEDADE PARA A CRIA??O DE UMA REDE DE CUIDADOS DE PREVEN??O AO SUIC?DIOOs n?meros s?o assustadores: a cada 45 minutos um brasileiro morre v?tima do suic?dio, mal que em todo o mundo mata mais que as guerras.
Para alertar a popula??o sobre o problema e criar uma rede de cuidados ?s pessoas com transtornos emocionais e mentais, assim como todo e qualquer cidad?o que necessite de uma conversa, de se abrir para amenizar e tentar encontrar uma solu??o para os problemas que fa?am como que ele tenha vontade de acabar com sua pr?pria vida, a Secretaria Municipal de Sa?de vem realizando uma mobiliza??o no intuito de criar uma rede de cuidados, numa parceria do Poder P?blico (Secretarias de Sa?de, Assist?ncia Social e Educa??o, PSF?s, Conselho Tutelar), e diversos setores da sociedade como Escolas, Igrejas, imprensa, Pol?cia Militar e outros.
A segunda reuni?o para ouvir propostas e definir estrat?gias aconteceu na noite desta quarta-feira (21) e contou com grande participa??o popular.
Todos se mostraram interessados e dispostos a fazer parte dessa rede que pretende salvar muitas vidas em nossa cidade.
A ideia, de acordo com a psic?loga Adriana Frota, ? tra?ar estrat?gias para desenvolver um trabalho de forma conjunta e construir uma rede de cuidados para oferecer amparo, apoio e seguran?a ?s pessoas sem motiva??o para viver, perdidas na atual situa??o ca?tica em que vivemos.
Cada setor apresentou propostas para fazer parte das estrat?gias e ficou definido um comit? para analis?-las e come?ar a agir.
De acordo com a Organiza??o Mundial de Sa?de ? OMS, pelo menos 90% dos casos de suic?dio podem ser prevenidos, desde que existam condi??es m?nimas para oferta de ajuda volunt?ria ou profissional.
Antes de uma pessoa tentar suic?dio ela apresenta v?rios sinais como isolamento, tristeza ou agressividade, entre outros, e todos precisam ficar atentos a qualquer mudan?a de comportamento para poder ajudar.
Por isso a import?ncia do compartilhamento de informa??es e a constitui??o desse espa?o.
?s vezes, a fam?lia n?o sabe quais s?o esses sinais e acredita que ? besteira, quando a pessoa est? precisando de ajuda.
? ? preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informa??es ligadas ao tema para que todos possam ajudar.
O cuidado com portadores de transtornos mentais ? tarefa de toda a sociedade, por isso sua discuss?o n?o pode se restringir aos muros dos ?rg?os de sa?de, disse a psic?loga.
Se voc? deseja participar desta Rede de cuidados para a melhoria da qualidade de vida da popula??o de nossa cidade, procure a Secretaria de Sa?de e seja mais um colaborador.
Fonte: ASCOM  Pol?cia  22 Fevereiro de 2018MONTALV?NIA - TR?FICO IL?CITO DE DROGASNo dia 22 de fevereiro a Pol?cia Militar apreendeu subst?ncia il?cita e prendeu indiv?duo por tr?fico de drogas em Montalv?nia.
Durante averigua??es, militares perceberam que um indiv?duo, residente na Rua Verdi, no Bairro Guarabira em Montalv?nia-MG, estaria comercializando drogas il?citas.
Diante da suspeita, a guarni??o deslocou ao citado endere?o onde em contato com o indiv?duo P.
R.
F.
, 32 anos, este franqueou a entrada da guarni??o PM na resid?ncia para averigua??o.
  Durante as buscas foi encontrado um tablete de substancia semelhante ? pasta de coca?na, pesando aproximadamente 84 g (oitenta e quatro gramas), que se encontrava dentro de uma gaveta no guarda-roupas.
  Diante dos fatos, o suspeito P.
R.
F.
foi preso em flagrante e encaminhado ? Delegacia de Pol?cia Civil juntamente com a subst?ncia il?cita e demais materiais apreendidos.
 Sa?de  21 Fevereiro de 2018FEBRE AMARELAMinistro revela que Minas lidera casos de febre amarela "porque n?o fez a li??o de casa"O ministro da Sa?de, Ricardo Barros, disse que o governo estuda a possibilidade de vacinar todo o Brasil contra a febre amarela.
Explicou que a medida dever? ser avaliada melhor ap?s o encerramento deste ciclo da doen?a, que ocorrer? em junho.
  DISPON?VEISO ministro disse que h? vacinas dispon?veis para todos os brasileiros que ainda n?o receberam uma dose.
"Vamos avaliar agora a vacina??o para o Brasil ".
Ainda vamos estudar, mas podemos tomar essa decis?o".
  RECOMENDA??OAtualmente, apenas parte do Brasil ? ?rea de recomenda??o permanente de vacina??o.
Outra parte passou a ter a recomenda??o devido aos novos casos.
  LI??OO ministro lembrou que Minas lidera o n?mero de casos porque ?n?o fez a li??o de casa?, assim como no ?ltimo surto entre o fim de 2016 e o in?cio de 2017.
As declara??es de Barros foram feitas durante entrevista, ontem, ao programa Roda Viva, da "TV Cultura.
 Rio Coch?  20 Fevereiro de 2018PROJETO DE ARBORIZA??O PROMOVE A PRESERVA??O DO RIO COCH?Alunos da FUCAM e moradores de Juven?lia (MG) e Montalv?nia (MG) se unem para proteger o subafluente do Rio S?o Francisco.
Por meio de uma iniciativa do Centro Educacional do Carinhanha - CEC/FUCAM com professor e alunos do Curso T?cnico Agropecu?rio, o projeto ?Salve o Rio Coch?? est? dando um novo rumo ao rio Coch?, atrav?s da produ??o de mudas de diversas esp?cies que v?o colaborar na preserva??o do curso d??gua.
  Com a nascente localizada em Janu?ria (MG), o rio Coch? ? um afluente do rio Carinhanha e subafluente do rio S?o Francisco, e passa pelas cidades de Juven?lia e Montalv?nia, no Norte do estado.
Conscientes da import?ncia do Coch? para toda a regi?o, os alunos do curso t?cnico come?aram a produzir mudas de ?rvores para serem plantadas na encosta rio, ao longo de 150 km de extens?o, visando evitar as eros?es causadas pelo desmatamento do solo.
A meta dos alunos do curso ? garantir 5 mil mudas entre Ip?s, Jenipapos e Bambus.
Dentro do Curso T?cnico em Agorpecu?ria realizado na FUCAM, s?o aprendidas diversas t?cnicas de preserva??o ambiental de baixo custo.
Muitas dessas t?cnicas s?o aplicadas na pr?tica e est?o mudando a realidade das comunidades do entorno, j? que oferecem benef?cios que atendem problemas ambientais reais da regi?o que sofre a escassez dos recursos naturais.
Estudante do curso t?cnico e morador de Juven?lia, Julivan Alves Moreira, 48 anos, se sente satisfeito com os novos conhecimentos que est? adquirindo durante as aulas.
?Me senti muito honrado em fazer parte desta equipe.
O curso pra mim est? sendo muito enriquecedor por ser algo destinado ao meio ambiente,? concluiu Julivan, que participa do Curso T?cnico em Agropecu?ria desde setembro de 2017.
Montalv?nia ? o munic?pio em que mora Jos? Bittencourt Martins, 51 anos, outro colaborador do projeto ?Salve o Rio Coch??.
Mais conhecido como Z? da Farm?cia, antes mesmo de conhecer o projeto j? tinha o plano de alertar os moradores que vivem no entorno do rio para preservarem suas encostas.
Sempre preocupado com a preserva??o do rio, Z? conseguiu, atrav?s de comerciantes, fazendeiros, das prefeituras de Montalv?nia e Bonito de Minas, doa??es de arames e madeiras para proteger a encosta do Coch?.
O comerciante tamb?m realiza arrecada??o de recursos atrav?s de mobiliza??o pelas redes sociais e venda de rifas.
?Esse amor ? eterno.
Esses movimentos deveriam ter acontecido h? muitos anos atr?s.
Eu tomei essa iniciativa de acordar o povo?, contou o colaborador.
Texto: Gabrielly CoelhoFoto: NUCOM e Jos? Bittencourt Martins  PIS/Pasep  19 Fevereiro de 2018PISPIS-Pasep de nascidos em mar?o e abril come?a a ser pago hoje para quem tem conta na Caixa ou Banco do Brasil.
Os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econ?mica Federal que t?m direito ao abono PIS-Pasep v?o receber o dinheiro antes dos que n?o t?m conta nas institui??es.
  CONTAPara quem tem conta no Banco do Brasil os pagamentos come?am hoje.
Os que s?o clientes da Caixa recebem amanh?.
  MAR?O/ABRILNeste 8? lote - que ? referente a 2017-2018, ano-base 2016 - est?o os nascidos em mar?o e abril (PIS) e os que t?m final de matr?cula 6 e 7, no caso do Pasep.
Quem n?o ? cliente dos 2 bancos vai poder sacar os valores a partir de quinta-feira.
As retiradas podem ser feitas at? dia 29 de junho.
 Hor?rio de ver?o  15 Fevereiro de 2018GOVERNO DIZ QUE VOLTAR? A DISCUTIR SE ACABA COM HOR?RIO DE VER?OO hor?rio de ver?o terminar? ? meia-noite de s?bado, quando os moradores das regi?es Sudeste, Sul e Centro-Oeste do pa?s ter?o que atrasar o rel?gio em uma hora.
Para este ano, o governo diz que voltar? a discutir se mant?m ou n?o o hor?rio de ver?o.
  EFIC?CIAO fim do hor?rio de ver?o chegou a ser estudado no ano passado pela Casa Civil da Presid?ncia da Rep?blica, que criou grupo de trabalho para avaliar a efic?cia da medida.
  NEUTRALIDADEO assunto passou a ser discutido ap?s estudo do Operador Nacional do Sistema El?trico (ONS) e do Minist?rio de Minas e Energia concluir que esta pol?tica p?blica traz efeitos ?pr?ximos ? neutralidade? com rela??o ? economia de energia el?trica.
  REDUZIDOIndependentemente da decis?o do governo sobre o hor?rio de ver?o neste ano, uma coisa j? est? certa: ele ser? reduzido em 15 dias, come?ando em 4 de novembro, um fim de semana ap?s o fim do 2? turno das elei??es presidenciais, que est? marcado para 28 de outubro.
 Hor?rio de ver?o  14 Fevereiro de 2018HOR?RIO DE VER?O TERMINA NESTE DOMINGOMoradores de 10 estados e DF devem atrasar o rel?gio em 1 hora.
Em vigor desde outubro do ano passado, o atual hor?rio de ver?o vai acabar a meia-noite do pr?ximo domingo, 18 de fevereiro, quando os rel?gios devem ser atrasados em uma hora.
ATRASOCom o fim do hor?rio, a maioria dos estados do Brasil volta a ter o mesmo hor?rio.
As exce??es s?o o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rond?nia, que ficam com uma hora de atraso em rela??o a Bras?lia.
O Oeste do Amazonas e o Acre ficam com 2 horas de atraso com rela??o ? capital federal.
MENORO pr?ximo hor?rio de ver?o ser? menor por causa das elei??es.
O governo editou decreto definindo que a edi??o 2018/2019 come?ar? em 4 de novembro deste ano, um fim de semana ap?s o fim do 2? turno das elei??es presidenciais, que est? marcado para 28 de outubro.
O objetivo ? evitar atrasos na apura??o dos votos e na divulga??o dos resultados das elei??es.
 Juven?lia  07 Fevereiro de 2018CHUVAS DEIXAM ESTRADAS DA ZONA RURAL DE JUVEN?LIA INTRAFEG?VEISAs fortes chuvas que ca?ram no munic?pio de Juven?lia, no Norte de Minas Gerais, nas ?ltimas 72 horas, deixaram algumas estradas vicinais do munic?pio praticamente intrafeg?veis.
Segundo leitores do portal Folha do Vale, o trecho de 48 quil?metros da sede ao distrito de Porto Agr?rio, foi o mais atingido e ficou sem condi??es de trafegabilidade.
Uma m?quina da Prefeitura, que realizava servi?o de manuten??o na vicinal quase foi engolida.
Conforme informa??o dos moradores da regi?o de Porto Agr?rio, choveu mais de 120  mil?metros.
Fonte: folhadovale.
net  Rally  07 Fevereiro de 2018Rally da Solidariedade.
 Janu?ria  05 Fevereiro de 2018PREFEITO CRIA CARGO PARA PRIMEIRA-DAMAVanessa Borborema assume Secretaria de Governo em Janu?ria, pasta que n?o existia at? o final do ano passado.
Dois decretos assinados no prazo de alguns minutos pelo prefeito de Janu?ria, no extremo Norte de Minas, Marcelo F?lix Alves de Ara?jo, o Dr.
Marcelo, foram o que bastou para fazer um up-grade na carreira da primeira-dama do munic?pio, Vanessa Alves Borborema.
Por meio do decreto 4.
056, publicado h? um m?s, no dia 2 de janeiro, o prefeito Marcelo exonerou 10 secret?rios municipais, al?m da procuradora-geral do munic?pio, Renata Magalh?es Ruas, o coordenador-geral de Controles Internos, Adair J?nior Mendon?a Machado, e a pr?pria mulher, Vanessa Borborema, que ocupava, desde o in?cio do mandato, o cargo de assessora de gabinete.
Com a mesma caneta, em ato cont?nuo, Dr.
Marcelo passou o jameg?o no decreto 4.
057, em que reconduziu ?s suas fun??es os mesmos 10 secret?rios e, surpresa, nomeou a primeira-dama Vanessa Borborema para o cargo de secret?ria de Governo do Munic?pio de Janu?ria, pasta que n?o existia na estrutura anterior.
Entre um decreto e outro, o assessor de comunica??o social, Marcelo Rodrigues do Nascimento, mudou de status e assumiu o cargo de gerente de comunica??o.
  Entre os secret?rios renomeados, est? M?rcia F?lix Alves de Ara?jo, secret?ria do Desenvolvimento Social e irm?o do prefeito, como indica o sobrenome.
Janu?ria, que atravessou duras crises pol?ticas nas duas ?ltimas d?cadas, agora estreia a novidade do nepotismo com a mulher e irm? do prefeito de turno em cargos da alta administra??o local.
Decretos sequenciais assinados pelo prefeito mostram promo??o de primeira-dama de assessoria para secret?ria de Governo.
  N?o ? crime nomear as esposas para os governos dos seus maridos.
Marcela Temer e Carolina de Oliveira Pimentel t?m cargos nas estruturas da Presid?ncia da Rep?blica e do Governo de Minas, respectivamente.
Carolina Pimentel chegou a ocupar o cargo de secret?ria do Trabalho, mas depois foi exonerada pelo marido e governador Fernando Pimentel.
Se n?o ? ilegal, a nomea??o de parentes n?o passa pelo crivo da moralidade.
Em extensa nota enviada ao Em Tempo Real, em que aproveita para fazer o balan?o do primeiro ano da sua gest?o (?ntegra ao final do texto), o prefeito Marcelo F?lix diz que a nomea??o da primeira-dama n?o gera despesas extra para o munic?pio e que ? resultado de um projeto de reestrutura??o administrativa e organizacional da m?quina p?blica local aprovada pela C?mara de Vereadores em dezembro do ano passado, quando os cargos do primeiro escal?o foram reduzidos de 15 para os atuais 13 ocupantes.
A reforma administrativa, segundo a nota, transformou a extinta Secretaria Municipal de Tributos em Ger?ncia de Tributos e fez a fus?o das secretarias de Finan?as e Planejamento em sua pasta, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.
A Assessoria de Comunica??o Social atende agora pelo nome de Ger?ncia de Comunica??o Social.
Pela reestrutura??o, o antigo Departamento de Meio Ambiente foi absolvido pela Secretaria de Agricultura.
O prefeito explica que a C?mara de Vereadores ainda n?o aprovou a cria??o do cargo para a primeira-dama Vanessa Borborema.
Por enquanto, apenas a reestrutura??o foi aprovada.
A primeira-dama passa a receber a partir de agora R$ 7,2 mil, que ? o valor dos subs?dios pagos aos secret?rios municipais, conforme lei municipal aprovada no final de 2016.
S?o cargos de livre nomea??o, diz prefeito "N?o criamos novos cargos e sim promovemos uma reestrutura??o, que promoveu redu??o de despesas em detrimento, inclusive, da grave crise financeira", diz o prefeito em resposta ao questionamento do Blog sobre qual seria a justificativa para se criar mais uma secretaria no momento de crise econ?mica vivida pelo pais e o munic?pio de Janu?ria.
O prefeito explica a nomea??o de Vanessa, que ? formada em enfermagem, em raz?o de hist?rico de "bons servi?os prestados a administra??o p?blica, principalmente na cidade de Lontra, onde, entre outros cargos, coordenou a aten??o prim?ria [? sa?de] daquele Munic?pio, tendo reconhecidamente prestado relevantes servi?os".
Marcelo F?lix argumenta que a nomea??o levou em conta "somente o crit?rio de Vanessa ser a primeira-dama.
H? nepotismo em Janu?ria? "Fiz diversas consultas a diversos ?rg?os e amigos que militam no mundo jur?dico, alguns ocupando atualmente relevantes cargos junto ao TJMG [Tribunal de Justi?a de Minas Gerais], em Belo Horizonte, e me foi dito que n?o configura nepotismo em detrimento das mesmas ocuparem cargos de secret?ria ou similar, ou seja, de agentes pol?ticos, sempre de livre e ampla nomea??o", reponde o prefeito.
  Fala Dr.
Marcelo: "Prezado Luis Cl?udio Guedes, ? com imenso prazer que venho por meio deste responder aos questionamentos feitos por vossa senhoria com rela??o a reestrutura??o administrativa realizada no final do ano passado.
Quero come?ar dizendo que estou sempre ? disposi??o para esclarecer qualquer d?vida e fico imensamente satisfeito pela sua transpar?ncia em solicitar as informa??es.
Entre tantos outros, um dos maiores objetivos da Administra??o que estou a frente e que a popula??o me confiou com uma vota??o maci?a ? dar total transpar?ncia a TODOS os atos, isto posto, passo a esclarecer:Janu?ria encontrava-se em desordem administrativa ? anos como ? do conhecimento de todos.
Em 2008 por ocasi?o de uma auditoria do TCE/MG os t?cnicos deste egr?gio Tribunal de Contas encontraram irregularidades na cria??o de cargos comissionados do Munic?pio, impetrando uma ADIN (A??o Direta de Inconstitucionalidade) que culminou com a extin??o de grande parte destes cargos, ficando assim o Munic?pio prejudicado e impossibilitado de realizar e prestar servi?os de qualidade.
Assumi um Munic?pio que possui problemas dos mais s?rios que se pode imaginar, e Vossa Senhoria que j? acompanha sabe do que estou falando e n?o se faz necess?rio ficar aqui repetindo e reclamando, pois, tinha uma ?pequena? no??o do que enfrentaria e foi para isto que lancei minha candidatura, s? n?o imaginava que o problema era imensamente maior do que pensava, mas desde o primeiro dia venho enfrentando-os dando o melhor de mim e conto com uma equipe extremamente dedicada e imbu?da em dar o melhor de si na busca de fazermos o melhor para Janu?ria, mesmo com tantos problemas, entre tantos outros com uma d?vida de mais de 150.
000.
000,00.
Diante disto, enfrentei de frente e de cabe?a erguida alguns monstros que afligiam Janu?ria, como por exemplo, a inadimpl?ncia junto aos Governos do Estado e Federal, conseguindo a regularidade de todas as certid?es, o que nos permitiu celebrar importantes conv?nios no final deste ano.
Negociamos o d?bito com o Prevjan que ultrapassava a cifra de 75.
000.
000,00 e nenhum outro gestor teve coragem de enfrentar, fazendo sim o contr?rio, ou seja, deixavam de repassar e faziam a d?vida crescer.
Enfim, estamos ?organizando a casa? e ? sabido que diante da heran?a que recebemos isto n?o ocorre de um dia para o outro, leva tempo e ? preciso ter coragem para tomar algumas medidas impopulares, o que infelizmente alguns gestores n?o tiveram coragem, talvez preocupados com quest?es pol?ticas, o que n?o ocorre nesta administra??o.
Depois das negocia??es de grande parte das d?vidas, decidimos por come?ar a realizar a reestrutura??o administrava conforme relatado acima.
Fizemos um estudo detalhado e enviamos projeto de Lei ? C?mara Municipal no final do passado propondo tal reestrutura??o.
Possu?amos 15 cargos de 1? escal?o quer seja: Assessoria do Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral, Controladoria Interna, Assessoria de Comunica??o Social, Secretaria Municipal de Administra??o Patrim?nio e Recursos Humanos, Secretaria Municipal de Finan?as, Secretaria Municipal de Planejamento e Controle Or?ament?rio, Secretaria Municipal de Tributos, Secretaria Municipal de Sa?de, Secretaria Municipal de Educa??o, Secretaria Municipal de Obras e Servi?os P?blicos, Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Agricultura.
O Projeto de Lei enviado ? C?mara foi amplamente discutido e debatido e aprovado por unanimidade como tantos outros, pois, implantamos um novo m?todo em Janu?ria, todos os projetos s?o discutidos em conjunto com os nossos Nobres Edis em reuni?es p?blicas e obviamente abertas, com a presen?a muitas das vezes com minha presen?a e todas ?s vezes com os t?cnicos e Secret?rios respons?veis pelos projetos e vale aqui ressaltar o brilhante trabalho dos nossos Vereadores sempre comprometidos e imbu?dos no bem de Janu?ria independente da sigla partid?ria.
Tal projeto foi votado e transformou-se na Lei n?2.
530 de 08 de dezembro de 2017 que ?Disp?e sobre a Reestrutura??o Administrativa e Organizacional da Prefeitura Municipal de Janu?ria? que entre principais pontos passamos a descrever.
Dos 15 (quinze) cargos de primeiro escal?o passamos a ter 13 (treze) quer seja; Assessoria de Gabinete do Prefeito passou a ser Secretaria Municipal de Governo; Procuradoria Geral do Munic?pio permanece; Controladoria Interna permanece; As Secretarias Municipais de Planejamento e Finan?as foram unificadas, recebendo a nova nomenclatura de Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento; Secretaria Municipal de Administra??o permanece; Secretaria Municipal de Sa?de; Secretaria Municipal de Educa??o; Secretaria Municipal de Turismo e Cultura; Secretaria Municipal de esportes e Lazer; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Transportes; Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente; Verificamos que na mesma Lei o Munic?pio passou a ter somente 04 (quatro) n?veis de cargos em comiss?o, quer seja; Secret?rios ou similares; Ger?ncia; Departamento; Divis?o E as principais mudan?as nos cargos de primeiro escal?o foram os seguintes:Extin??o da Secretaria Municipal de Tributos, sendo transformada em Ger?ncia de Tributos; Extin??o da Assessoria de Comunica??o Social, sendo transformada em Ger?ncia de Comunica??o Social; Altera??o na nomenclatura de Assessoria de Gabinete para Secretaria Municipal de Governo; Fus?o das Secretarias de Finan?as e Planejamento, sendo transformada em Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento; E o departamento de Meio Ambiente passou a pertencer a Secretaria Municipal de Agricultura, desmembrando-se do Turismo.
Lembrando que tais mudan?as provocaram economicidade e n?o aumento de despesas.
Quanto aos valores dos subs?dios dos Secret?rios ? R$7.
200,00 (sete mil e duzentos reais) bem como dos vereadores e como determina a Lei foram votados pela C?mara no final do ano de 2016.
Vale ressaltar ainda, que n?o foram votados os cargos, somente a estrutura, a Lei criando os Cargos o que n?o incidir? em aumento de despesas ser? ainda enviada ? C?mara.
Dando continuidade aos seus questionamentos:?Qual ? a justificativa para se criar mais uma secretaria quando o ideal seria o oposto, em raz?o da grave crise econ?mica vivida pelo seu Munic?pio.
? Entendo que as explica??es foram dadas acima, ou seja, n?o criamos novos cargos e sim promovemos uma reestrutura??o que promoveu redu??o de despesas em detrimento inclusive da grave crise financeira muito bem apontada.
?Qual era o sal?rio da primeira-dama como assessora do seu gabinete e quanto ganha os secret?rios municipais em Janu?ria?? O subs?dio da Primeira-dama Vanessa Alves Borborema que ocupava o Cargo de Assessora do Gabinete e atualmente ocupa o cargo de Secret?ria de Governo tendo a nomenclatura alterada e as atribui??es aumentadas, permanece o mesmo dos demais Secret?rios, quer seja, R$7.
200,00 (sete mil e duzentos reais).
?A cria??o da nova pasta foi aprovada pela C?mara Municipal?Conforme informei acima n?o foi criada ?nova pasta? apenas alteramos a nomenclatura e foi aprovada pela C?mara, Lei n?2.
530 de 08 de dezembro de 2017, cuja c?pia segue anexo.
?Quais s?o as credenciais (acad?micas e curriculares) que justificam a nomea??o de Vanessa?? Vanessa ? formada em enfermagem, p?s graduada, e possui um hist?rico de servi?os prestados a Administra??o P?blica, principalmente na Cidade de Lontra, onde entre outros cargos, coordenou a Aten??o Prim?ria daquele Munic?pio tendo reconhecidamente prestado relevantes servi?os e reconhecida por toda a popula??o daquele Munic?pio, portanto, n?o foram somente os crit?rios de ser a primeira dama que levaram a sua nomea??o.
?Qual ? o grau de parentesco com a Secret?ria de Desenvolvimento Social, M?rcia F?liz Alves de Ara?jo? Filha, m?e ou irm?? M?rcia ? minha irm?, formada em Fisioterapia e tamb?m j? prestou servi?os junto a GRS de Janu?ria.
O crit?rio de escolha deve-se ao fato de termos sidos criados em um dos Bairros mais ?carentes? de Janu?ria, quer seja, Vila S?o Domingos e ela sempre teve muita preocupa??o com as quest?es sociais e as desigualdades.
Com rela??o a quest?o sobre o Nepotismo:Fiz diversas consultas a diversos ?rg?os e amigos que militam no mundo jur?dico, alguns ocupando atualmente relevantes cargos junto ao TJMG em Belo Horizonte e me foi dito que n?o configura nepotismo em detrimento das mesmas ocuparem cargos de Secret?ria ou similar, ou seja, de Agentes Pol?ticos, sempre de livre e ampla nomea??o.
Espero ter atendido aos seus questionamentos a contento, e coloco-me a inteira disposi??o para esclarecer qualquer d?vida, aproveito para convid?-lo a fazer uma visita a Janu?ria, ser? um imenso prazer receb?-lo".
AttDr.
Marcelo F?lix Alves de Ara?jo Prefeito Municipal de Janu?ria.
Fonte: http://www.
luisclaudioguedes.
com.
br  Juven?lia  16 Janeiro de 2018SA?DEPrefeitos de Malhada e Juven?lia firmam parcerias na ?rea da Sa?deO prefeito de Juven?lia, no Norte de Minas Gerais, R?mulo Marinho Carneiro (PT) e o prefeito de Malhada, Valdemar Lacerda Silva Filho, Dezin (MDB) firmaram parcerias na ?rea da Sa?de P?blica, na manh? desta ter?a-feira (16), com o objetivo de melhorar o atendimento dos pacientes mineiros em Malhada.
Conforme R?mulo, o Hospital S?o Geraldo, atende cerca de 100 pacientes do distrito de Porto Agr?rio, por m?s.
?Foi firmado uma parceria entre os dois munic?pios, que beneficiar? centenas de pessoas.
N?s conversamos sobre as prioridades do munic?pio e definimos algumas medidas imediatas?, ressaltou Carneiro.
Segundo Dezin, h? anos que pacientes do distrito de Porto Agr?rio, s?o atendidos no Hospital S?o Geraldo.
?Fiquem muito feliz em firmar essa parceria que vai beneficiar o povo?, disse Dezin.
Dezin ainda afirmou que uma das prioridades da Prefeitura de Malhada ? a ?rea da Sa?de.
Ele disse que h? uma grande press?o na Sa?de P?blica e por isso a necessidade de se firmar parcerias.
Participaram da reuni?o: os secret?rios Luciano Dias Gomes, Adriano Barbosa, M?rcia Marinho, o diretor do Hospital S?o Geraldo Jimmy Klawston S.
Mendes e vereador Jazon Alves de Lima (PT).
Fonte: folhadovale.
net  Pol?cia  15 Janeiro de 2018MOTOCICLETA RECUPERADA.
Ap?s v?rias dilig?ncias e levantamento de informa??es das den?ncias, a Pol?cia Militar de Montalv?nia consegue recuperar uma motocicleta que havia sido furtada na sexta-feira, dia 12 de janeiro, no Bairro Novo Horizonte.
  Est? sendo realizado o rastreamento dos autores que j? foram identificados.
Equipe:Sgt SoaresSgt PauloSd Andrei  Juven?lia  15 Janeiro de 2018CAOS NA SA?DECaos na sa?de de Juven?lia: pacientes fazem peregrina??o em busca de atendimento m?dico na Bahia.
Os moradores do distrito de Porto Agr?rio, no munic?pio de Juven?lia, no Norte de Minas Gerais, fazem uma verdadeira peregrina??o em busca atendimento m?dica, no munic?pio baiano de Malhada.
Conforme alguns pacientes relataram ao portal Folha do Vale, eles viajam a barco cerca de 30 minutos, em busca dos primeiros atendimentos no Hospital Municipal S?o Geraldo.
A reportagem do portal Folha do Vale esteve na ?ltima sexta-feira, 12 de janeiro, no distrito para ouvir os moradores.
Alguns pacientes disseram que nunca foi negado o atendimento no Hospital S?o Geraldo, entretanto eles s?o questionados pelo m?dico  da unidade de sa?de de Porto Agr?rio.
Segundo os moradores, uma m?dica atende no PSF do distrito, mas falta medicamento.
Os exames pedidos pela m?dica n?o s?o marcados em Juven?lia, ent?o eles procuram os servi?o de sa?de no estado da Bahia.
Pacientes da sede do munic?pio afirmaram, que muitas vezes s?o atendidos na cidade de Feira da Mata, munic?pio refer?ncia na sa?de.
?Alguns exames s?o agendados em Guanambi pela secret?ria de Sa?de de Malhada.
Isso ? uma vergonha.
Esse atendimento deveria ser feito em Juven?lia.
Nossa salva??o ? Malhada, nossa sa?de n?o existe?, comenta dona Francisca.
Internada no Maria Pereira Costa (Dona Quinha), em Carinhanha, dona Helena disse que sente vergonha.
?O povo baiano ? muito hospitaleiro, n?o fazem cara feia para servir o povo mineiro?, disse dona Helena.
Um balan?o feito pelo portal Folha do Vale mostra que pelo menos tr?s pessoas s?o atendidas no Hospital S?o Geraldo, diariamente, totalizando cerca de 60 pessoas por meses.
Em contato com o gestor de Juven?lia, R?mulo Marinho Carneiro (PT), ele afirmou que o atendimento em Malhada, ter? que continuar devido ser o Hospital mais pr?ximo.
?Sabendo disso, j? estive em conversando por telefone com amigos da prefeitura de Malhada, como tamb?m com o prefeito Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin), onde ficou acertado que irei naquele munic?pio para fazer alguns ajustes de parceria?, disse Carneiro.
O secret?rio Municipal de Sa?de de Malhada, Ginaldo Gomes (Naldin), disse que n?o pode negar o atendimento, mas o munic?pio de Juven?lia precisa colaborar.
? O secret?rio Municipal de Sa?de de Malhada, Ginaldo Gomes (Naldin), disse que n?o pode negar o atendimento, mas o munic?pio de Juven?lia precisa colaborar.
?A secret?ria  Municipal de Sa?de de Juven?lia foi avisada h? quase dois meses, mas n?o tive nenhuma resposta?, disse Naldin.
Naldin lembrou que em abril de 2011, o ent?o prefeito Ant?nio Marinho de Matos (Toninho Marinho), hoje vice-prefeito, foi pessoalmente ao munic?pio firmar uma parceria.
  Nota enviada pelo prefeito R?muloO distrito de Porto Agr?rio est? tendo por parte do munic?pio toda aten??o poss?vel, principalmente na sa?de.
Acontece, e que os recursos financeiros a cada dia que passa, s?o diminu?dos em rela??o aos repasses para o munic?pio.
  Sabendo disso, eu solicitei dos nossos deputados, emendas parlamentares para suprir as demandas na sa?de, onde estaremos sendo atendidos com um milh?o de reais para a sa?de em 2018, atrav?s de emendas indicadas pelos deputados Gabriel Guimar?es, e Paulo Guedes.
Assim estaremos resolvendo todas as demandas reprimidas.
  Sobre as pessoas que est?o solicitando o Hospital de Malhada, no qual aqui eu agrade?o a aten??o daquele munic?pio, isso ainda ter? que continuar devido ser o Hospital mais pr?ximo.
Sabendo disso, j? estive em conversa por telefone com amigos da prefeitura de Malhada, e tamb?m com o prefeito Dezinho, onde ficou acertado que irei naquele munic?pio para fazer alguns ajustes de parceria.
Afirmo que este contato pessoal ainda n?o aconteceu, devido est? aguardando da minha contabilidade todo fechamento com metas cumpridas, e ?ndices do ano de 2017, que ter? fechamento at? dia 15 de Janeiro.
Ap?s, estarei partir do dia 17 pr?ximo, procurando minha vizinha cidade de Malhada para tentar fazer um terno de coopera??o na sa?de, assim como temos no Hospital de Montalv?nia, e em Manga.
  Mandamos para Porto Agr?rio em meu primeiro dia de servi?o, uma m?dica para esta realmente residindo no munic?pio, e creio que isso acrescentou em muito para aquela comunidade, acontece que estamos com algumas defici?ncias no atendimento por parte de alguns funcion?rios, situa??o que ser? resolvida neste ano que se inicia.
Primeiro ano foi muitos projetos, agora em 2018 ser?o v?rias execu??es, como: Campo Gramado e iluminado, ?gua tratada at? junho deste ano, e o cal?amento que j? est? em andamento.
Sem contar do Gin?sio que inauguraremos em breve.
Reformaremos o PDF, reformaremos a quadra esportiva, iremos finalizar a reforma do col?gio municipal.
 Fonte: folhadovale.
net  Pol?cia  15 Janeiro de 2018ATIVIDADES DE PREVEN??O.
A Pol?cia Militar de Montalv?nia em conjunto com o Grupamento Especializado, monta uma opera??o de preven??o e combate a explos?o de caixas eletr?nicos.
As atividades de preven??o, repress?o qualificada e demais a??es, aliadas ao efetivo empenho de esfor?os por parte da Pol?cia Militar geram resultados positivos e eficazes no enfrentamento a associa??es / organiza??es criminosas que atuam contra institui??es financeiras em Minas Gerais.
As opera??es est?o intensificadas e manter?o constante monitoramento em nossa regi?o.
 Juven?lia  13 Janeiro de 2018PREFEITO DE JUVEN?LIA N?O CONCORRER? ? REELEI??O EM 2020.
H? pouco mais de um ano administrando o munic?pio de Juven?lia, no Norte de Minas Gerais, o prefeito, R?mulo Marinho Carneiro (PT), ter? menos de tr?s anos para preparar seu sucessor.
Para os mais c?ticos, Carneiro ter? que percorrer um longo caminho para tentar fazer seu sucessor,diante de uma cen?rio nada animador.
Segundo um advogado consultado pelo portal Folha do Vale, como Carneiro foi empossado prefeito em 2013, n?o tem mais reelei??o de acordo a legisla??o vigente.
Em julho de 2013, depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cassou o mandado do prefeito Expedito da Mota, Peu (DEM), ele ficou no cargo por quase 30 dias.
Conforme pessoas ligadas ao gestor, o presidente da C?mara de Vereadores, Luiz Freires Sirqueira (PRB), pode ser uma op??o, j? que ele seria o vice de Carneiro, mas foi substitu?do pelo ex-prefeito Ant?nio de Matos Marinho, Toninho Marinho (DEM).
Fonte: folhadovale.
net  Economia  10 Janeiro de 2018PAGAMENTO DOS SERVIDORESGoverno confirma escala de pagamento dos servidores mineiros em janeiro, com prioridade para seguran?a e parte da sa?de.
O governo de Minas confirmou, em nota, que est? mantida a escala de pagamento de janeiro dos servidores com in?cio sexta-feira.
  SEXTASegundo o governo, os servidores do estado receber?o a 1? parcela de at? R$ 3 mil na sexta-feira.
A 2? parte, para quem ganha de R$ 3 mil a R$ 6 mil, ser? depositada em 23 de janeiro e a 3?, para quem recebe acima deste valor, no dia 30.
  PREVISTACom rela??o ao 13?, a 1? parcela est? prevista para ser paga em 19 de janeiro, a 2? parcela em 19 de fevereiro, a 3? em 19 de mar?o, e a 4? em 19 de abril.
  DUASSomente para os servidores da seguran?a e de parte da sa?de, o 13? sal?rio ser? pago em duas parcelas.
A 1? parcela foi paga em 26 de dezembro e a 2? ser? quitada em 19 de janeiro, quando as outras categorias come?ar?o tamb?m a receber.
 Seguran?a  06 Janeiro de 2018ATEN??ODica.
Considerando que Seguran?a P?blica ? dever do Estado direito e RESPONSABILIDADE DE TODOS, orientamos a todos os propriet?rios/condutores de motocicletas que, ao estacionarem seus referidos ve?culos, os travem e, ao chegarem em casa, estacionem em garagens, lotes, quintais ou at? mesmo dentro de casa.
  Vamos dificultar ao m?ximo as a??es criminosas.
Lembrem-se a seguran?a de seus bens, tamb?m ? sua responsabilidade.
Denuncie! 181 ou 190.
Policia Militar de Montalv?nia  Hospital Cristo Rei   06 Janeiro de 2018PROSUS HOSPITAL CRISTO REI recebe deferimento de forma definitiva ? ades?o ao PROSUS de acordo com Lei n? 12.
873.
Em buscas de melhorias para a institui??o e para oferecer um atendimento de mais qualidade para as popula??es de Montalv?nia e Juven?lia, a administradora Sandra Maria Pimenta e o contador F?bio Borges da Funda??o de Sa?de de Montalv?nia - Hospital Cristo Rei, participaram de v?rias reuni?es de capacita??o para desenvolver o Plano de Viabilidade Econ?mico-financeira promovido pela Secretaria de Aten??o a Sa?de/MS em parceria com o Hospital S?rio Liban?s na cidade de S?o Paulo SP, junto com outros 10 hospitais filantr?picos do Brasil.
  Gra?as ao empenho da administradora Sandra Pimenta e do contador F?bio Borges foi deferido de forma definitiva a Ades?o ao PROSUS da Funda??o de Sa?de de Montalv?nia , conforme publicado no Di?rio Oficial da Uni?o em 29/12/2017,Edi??o:249,Se??o:1,p?gina 127.
O PROSUS ? um programa de fortalecimento das Entidades Privadas Filantr?picas que atuam na ?rea da sa?de de forma complementar ao SUS.
O PROSUS prop?e atuar em duas frentes: a principal delas ? aumentar o incentivo para o atendimento SUS.
Quem aderir ao programa ter? incentivo em dobro.
A proposta ? que essas institui??es troquem d?vidas por amplia??o do atendimento SUS, destacou o ministro da Sa?de, Alexandre Padilha.
  ?Outra grande vantagem ao aderir essa nova estrat?gia ? que, al?m de poder zerar suas d?vidas, as entidades filantr?picas receber?o certid?es que permitem realizar novos conv?nios com o Minist?rio da Sa?de e tamb?m contratar empr?stimo junto a institui??es financeiras caso necess?rio?.
?Empenho ? uma for?a motivadora que exerce uma cont?nua dedica??o e lealdade aos prop?sitos de uma equipe?.
( Helgir Girodo)  Mobiliza??o  06 Janeiro de 2018CIDADE LIMPAPrefeitura promove campanha ?Cidade Limpa.
Cidade Segura? para combater o mosquito Aedes aegypti.
Com a chegada do per?odo chuvoso e a eleva??o da temperatura os locais prop?cios para o mosquito Aedes aegypti se desenvolver se multiplicam e a popula??o deve se mobilizar para eliminar os focos.
Pensando nisso a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sa?de e Setor de Vigil?ncia Ambiental, em parceria com o Setor de Limpeza Urbana, Setor de Obras e com o apoio da popula??o, lan?ou a campanha ?Cidade Limpa.
Cidade Segura? para promover a??es de limpeza das ruas, lotes, com?rcios e resid?ncias da sede, dos distritos e das comunidades rurais, para deixar o munic?pio livre do mosquito transmissor de doen?as como Dengue, Chikungunya e Zika V?rus.
Nos dias 27 e 28 de dezembro de 2017, a campanha aconteceu no distrito de Pitarana.
Foram realizadas visitas educativas com entrega de panfletos, elimina??o de focos do mosquito e recolhimento de futuros criadouros em todos os domic?lios desta localidade.
De acordo com o coordenador do Setor de Vigil?ncia Ambiental, S?lvio Alves Pereira, todas as vias p?blicas do distrito foram limpas, totalizando 25 focos eliminados nas resid?ncias, 02 ca?ambas de recipientes que servia de criadouros do mosquito, 08 ca?ambas de entulho, 02 ca?ambas de galhos e 03 ca?ambas de terra provenientes da limpeza do campo de futebol.
De acordo com o coordenador, uma inspe??o semanal de dez minutos ? suficiente para eliminar os criadouros dom?sticos, que representam por cerca de 80% do total.
? N?o s? a chuva, mas tamb?m a temperatura, que come?a a aumentar fazem com que o Aedes aegypti prolifere com mais facilidade.
Quando tem chuva aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura sobe, aumenta a velocidade do seu desenvolvimento, explicou S?lvio.
Fa?a a sua parte, evite focos de prolifera??o do mosquito e ajude a sua localidade a ficar livre das doen?as transmitidas por ele.
Fique ligado no dia em que o mutir?o de limpeza vai estar em sua rua e recolha todo o material que pode ser criadouro do mosquito.
Vamos juntos manter nossa cidade longe do mosquito Aedes aegypti.
Lembre-se: ?Cidade Limpa.
Cidade Segura.
? SECOM  Pol?cia  02 Janeiro de 2018PRODUTO/FURTO RECUPERADO.
Durante patrulhamento e incans?veis dilig?ncias, a Guarni??o PM conseguiu informa??es necess?rias para chegar at? a resid?ncia do autor e recuperar diversos materiais que foram produtos de um furto ocorrido em uma casa no dia 31/12/17.
Foram recuperados: 01 colch?o de solteiro,  01 liquidificador, 01 batedeira, 01 cole??o de DVD?s para manicure e diversos utens?lios de cozinha.
Guarni??o PM: Cb Ronnie e  Cb Jair.
Esse trabalho s? foi finalizado com sucesso devido ?s den?ncias da popula??o.
Colabore, pois juntos somos mais fortes.
Disque 181 ou 190.
Pol?cia Militar 242 anos com voc?, por uma Minas Gerais mais segura!  Pol?cia  02 Janeiro de 2018MONTALV?NIA EM A??OApreens?o de arma de fogo Durante patrulhamento na madrugada do dia 02 de janeiro de 2018, a Guarni??o PM abordou um indiv?duo em atitude suspeita conseguindo apreender armamento de fogo.
 2 espingardas 1 simulacro de arma de fogo Guarni??o: Cb JairSd FiuzaSd Chagas Sd Andrei  Economia  29 Dezembro de 2017SAL?RIO M?NIMO Sal?rio m?nimo vai subir 17 reais, a partir do dia 1?.
Passar? de 937 para 954 reaisO sal?rio m?nimo dos brasileiros vai aumentar 17 reais em 2018 e passar? a ser de R$ 954,00 a partir do dia 1? de janeiro, segunda-feira.
O decreto que reajusta valor do sal?rio m?nimo foi assinado hoje pelo presidente Michel Temer.
  MENORO sal?rio m?nimo atual ? de R$937,00.
O valor divulgado ? R$ 11 menor do que o previsto inicialmente no or?amento de 2018, aprovado no Congresso, no valor de R$ 965.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Localização como chegar a EE de Montalvania