Empório Verde, Curitiba - PR

R. Antônio Vivaldi, 114 - Fazendinha, Curitiba - PR, 81330-280, Brasil
Curitiba - PR

EMPÓRIO VERDE - Rua Arnaldo Thá, 825 - Fazendinha Curitiba - - Empório Verde quinta-feira, 17 de setembro de 2015 Saiba como preparar o chá da alegria Gostosas, nutritivas, medicinais e muito baratas: Globo Repórter mostrou como as ervas e especiarias fazem diferença na culinária e na saúde.
Chá da alegria Ingredientes: - Sálvia - Hortelã - Camomila - Endro - Chá verde - Erva doce - Canela - Semente de mostarda - Tomilho - Alecrim Beba à noite Obs: Se não está acostumado com essas especiarias, a Universidade de Viçosa indica que seja feita uma avaliação para evitar contra-indicações.
Grupo da Universidade de Viçosa: proceliacos.
ufv@gmail.
com Facebook: proceliacos FONTE.
: http://g1.
globo.
com/globo-reporter/noticia/2015/09/saiba-como-preparar-o-cha-da-alegria.
htmlPostado porEmpório Verdeàs05:55Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sábado, 12 de setembro de 2015 OS BENEFÍCIOS DOS PRODUTOSAçafrão – Usado na culináriae nas confeitarias.
A raiz tem efeito diurético e digestivo.
Açúcar Demerara é obtido a partir decana de açúcar, através de um processo especial, que não utiliza aditivosquímicos para o branqueamento e a clarificação.
Possui coloração mais escura eé levemente mais úmido do que o açúcar branco já que preservará uma película de“mel” em volta dos cristais de sacarose tem fácil diluição e não altera ossabores da preparação.
Açúcar DemeraraOrgânico, fabricado de cana de açúcar orgânica, através de um processo decentrifugação.
Tem um sabor muito suave que o Mascavo.
Esse açúcar serve parapessoas que querem deixar de usar o açúcar refinado.
Tem o mesmo aspecto doaçúcar cristal comum.
Açúcar Mascavo – Tem cor marrom esabor parecido com rapadura moída.
É rico em cálcio, ferro, potássio e diversasvitaminas.
Não passa pelo processo de refinamento e, como qualquer açúcar édesaconselhável para diabéticos.
Agar Agar – É extraído dealgas marinhas que, por assimilarem grande quantidade de minerais na água,tornam-se ricas em fosfato, iodo e sais minerais.
É bastante rico fibras vegetais,que atuam na regularização das funções intestinais, proporcionando um suaveefeito laxante.
Por isso, é comumente utilizado em dietas com baixo teorcalórico, auxiliando nos regimes de emagrecimento.
Esta gelatina é muito maissaudável, rica em sais minerais.
É uma mucilagem que provêm de algas marinhasvermelhas e o sabor é ótimo, neutro.
Só um pouco do pó já rende bem.
Alecrim – Usado como Temperoe Chá.
Aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico,estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômagos e azias,restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental.
Tambémé bom para tosses, bronquites e problemas respiratórios.
Usando externamente ebom para limpar feridas principalmente de diabéticos e pessoas que temdificuldades de cicatrização.
Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de SeteSangrias e Dente de Leão.
Amaranto – O grão de amarantopossui cerca de 15% de proteínas, cuja qualidade biológica pode ser comparada àdo leite, já que à rico em lisina, um aminoácido essencial e limitante emoutros cereais.
Também apresenta alto teor de fibras solúveis em comparação aoutros.
Em relação às gorduras, o amaranto possui alta percentagem de ácidosgraxos insaturados, considerados essenciais.
O amaranto pode ainda serutilizado como fonte de zinco, fósforo e cálcio, elemento pouco encontrado emvegetais e além de ser uma alternativa de consumo para quem tem doença celíaca,desencadeada por uma proteína presente no trigo, já que não foi verificada nenhumareação adversa à sua ingestão.
Amendoim – Rico em proteínas.
Também rico em anti-oxidante e representam uma fonte significativa doresveratrol, uma substância com potencial efeito retardador do envelhecimento.
Anis Estrelado – De origem chinesaesta planta da família das Magnólias, é rica em óleos aromáticos depropriedades curativas usadas no preparo de medicamentos e doces.
Sendo muitoutilizado para amenizar problemas respiratórios e sintomas de gripes.
Artemísia – Bom para o sistemanervoso, anemia, fraqueza em geral, fígado; provoca menstruações suprimidas,afecções uterinas; elimina gases; combate a verminose (chá das flores).
Nãopode ser utilizada por lactantes.
Arroz Integral – O grão de arroz éconstituído por casca, película, germe e endosperma, sendo que as vitaminas eos minerais estão concentrados na película e no germe.
O arroz integral éaquela que mantém todos os nutrientes dos grãos.
Pois dele se retira somente acasca, diferente do arroz refinado(branco), formado apenas pelo endosperma dogrão que contém basicamente amido.
O arroz integral é uma excelente fonte defibras, proteínas, minerais e vitamina do complexo B, que são essenciais para obom funcionamento do nosso organismo.
Aveia (em flocos) – Este cereal énutritivo e rico em cálcio, ferro, proteína, vitaminas, carboidratos e fibras.
A fibra solúvel presente na aveia, a chamada b-glucana, é responsável por partedas vantagens nutricionais do consumo deste alimento.
O tipo de aveia quepossui maior quantidade de b-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocose farina de aveia.
Estudos demonstram que o consumo de glicemia(açúcar nosangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressãoarterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestinopreso).
Além disso, as fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, quetem como resultado uma maior saciedade.
Aveia (em farelo) – O farelo de aveiaé a casca que envolvem o grão de aveia.
É constituído basicamente por fibrassolúveis que contribuem para a redução do colesterol ruim, auxiliam nometabolismo da glicose(no controle dos níveis de açúcar no sangue) e contribuipara a perda de peso, pois favorece uma maior saciedade.
Banchá – Assim como o cháverde, é feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis, consideradoatualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides: substânciasantioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis peloenvelhecimento celular precoce.
Também está comprovado que o chá verde ajuda adiminuir as taxas de colesterol e a ativar a defesa do organismo (sistemaimunológico).
Seu consumo regular ajuda a prevenir alguns tipos de câncer,artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas.
Camomila – Delicada eornamental, a camomila ainda apresenta boas propriedades medicinais, seu chá edigestivo e sedativo.
Na forma de compressas e aplicado sobre a pele, suavizainflamações e irritações.
O tradicional chá de camomila é reconhecido como umrelaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados portensão nervosa, como insônia, dores de cabeça, etc.
Na cosmética seus poderessão conhecidos há mais de 4 mil anos.
O chá natural é usado para realçar o tomdourado dos cabelos louros.
Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dosolhos.
Canela – Auxilia na reduçãodo açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol, com efeitos benéficos paradiabéticos.
Carqueja – É ótima paraafecções hepáticas, reumatismo, diarréias, cálculos biliares, inflamações dasvias urinárias, má digestão, para promover o equilíbrio e o funcionamento defígado, pâncreas e baço.
É também boa para diabetes, é emagrecedora, promove arápida desintoxicação do fígado no caso de ingestão em demasia de bebidasalcoólicas.
Combate a anemia e a inapetência em convalescentes.
Chá Branco - O chá brancocontém alegadamente propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção docancro do cólon e maior quantidade de antioxidantes que outros chás.
Entretodos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis,entre outros antioxidantes.
Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicaislivres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Chá Verde - consideradoatualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides: substâncias antioxidantesque ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimentocelular precoce.
Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir astaxas de colesterol e a ativar a defesa do organismo (sistema imunológico).
Seuconsumo regular ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, artrose, aterosclerosee outras doenças degenerativas.
Chapéu de couro – Contra moléstiasda pele, reumatismo, artritismo, sífilis, afecções dos rins e bexiga;depurativo do sangue.
Ajuda a baixar a pressão alta.
Evita a arteriosclerose.
Orizoma triturado usa-se aplicação sobre hérnia.
Coentro – Utilizado comotempero e como planta medicinal possui propriedades digestivas, calmantes eexternamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos.
Cominho – Usado como condimentoé praticamente como o anis.
É carminativo (combate os gases), diurético,estomocal, provoca o mênstruo.
Em cataplasma faz desinflamar os seios e ostestículos.
Cravo - da - Índia – Excitantearomático; alivia dor de dente, digestivo, nas fraquezas sexuais; contra gases,promove fluxo menstrual.
Dente de Leão – Usado desde aantiguidade nas doenças do fígado e dos rins; depurativo do sangue e melhora osangue fraco, o apetite, combate gases intestinais, prisão de ventre; curaferidas (o leite), câncer da bexiga; benéfica contra o diabete; seu suco tomadoem água é um vantajoso fortificante dos nervos, do cérebro e das vistas; ricoem vitaminas e sais minerais.
Da raiz torrada se faz um saudável café.
Erva Cidreira – Sedativo; faz suar;combate gases intestinais; tosse, perturbações urinárias, histerismo; tomá-locom muita freqüência enfraquece a pessoa.
Erva de São João – Bom para anemia,cólicas menstruais, digestivo.
Não pode ser usado por lactantes.
Erva-Doce – É um vegetal ricoem celulose, substância muito importante para o bom funcionamento dosintestinos.
Por suas propriedades alcalinizantes, funciona como expectorante.
Éainda estimulante Niacina.
O Cálcio e o Fósforo, atuam no organismoconjuntamente participando da formação dos ossos e dentes, impulsos nervosos.
ANiacin é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função ajudar a digestão,além de estimular o apetite.
Ervilha – As ervilhaspertencem a família das leguminosas.
A maior parte da sua produção destina-seao fabrico de rações para animais e apenas uma pequena parte é usada naalimentação humana.
Dependendo da variedade existem ervilhas de váriascores(verde , a mais comum e conhecida, verde amarelado, castanho) tamanhos eformas(a maior parte são redondas.
A sua pele pode ser lisa ou enrugada.
O seuconteúdo em fibra é importante para facilitar o trânsito intestinal, impedir aabsolução de colesterol e ácidos biliares pelo organismo, promover saciedade emelhorar o metabolismo da glicose.
Extrato de Soja – Também conhecidocomo leite de soja, é elaborado a partir de grãos de soja moídos edesidratados.
Fonte de proteína de alto valor biológico, sendo recomendado parapessoas que possuem intolerância a lactose ou para incorporar na sua dieta umalimento saudável e nutritivo.
Pode também ser utilizado no preparo de bolos,biscoitos, vitaminas, pães, mingaus, sobremesas e sopas.
Farinha de Arroz – A farinha de arrozé obtida a partir dos grãos selecionados de arroz integral, tostado eposteriormente moído.
A farinha de arroz contém carboidratos complexos, é fontede fibras e proteínas.
Farinha de Bananaverde – Retarda a absorção da glicose.
Melhora a prisão de ventre.
Promovesensação de saciedade e diminui a fome.
Farinha de Glúten – Farinha de trigocom alto teor de glúten, resultando em maior valor protéico e menor quantidadede carboidratos, comparados com farinha de trigo.
Pode ser utilizada emsubstituição a farinha de trigo.
Farinha de Maracujá – Ajuda a controlara taxa de glicose.
Aconselhável para os organismos propensos a diabetes ediabéticos.
Farinha de Soja – Produto de altovalor nutritivo, obtido a partir da moagem de grãos de soja, selecionados edesengordurados.
Possui alto teor de fibras, proteínas e baixo teor degorduras, utilizada para o enriquecimento protéico de pães, biscoitos, massas eno preparo de alimentos destinados aos diabéticos e celíacos.
Feijão Azuki – É um alimento degrande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro,potássio, zinco, fibras solúveis e vitamina do complexo B.
Para além depropriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros.
Auxiliana formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado paradisfunções renais, hipertensão e diabetes.
Os japoneses utilizam na preparaçãode doces com sabor suave.
Na alimentação vegetariana é o integrante principalde feijoadas ou chili, por ser leve e saudável.
Também é usado na preparação desopas e saladas.
O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo umacombinação nutricional completa.
Feijão Branco – O feijão branco émais uma opção deliciosa para o cardápio da família brasileira.
Perfeito paraacompanhar carnes e peixes.
Também pode ser utilizado em sopas ou saladas.
Feijão Fradinho – O aroma e sabor dofeijão fradinho são acentuados e por isso mesmo, nas suas preparações, ele é oingrediente principal.
Este grão era denominado pelos africanos como feijão deolho negro.
Com o cozimento este hilo preto se solta do grão juntamente com acasca.
As preparações com este feijão sempre são deixados de molho.
Feijão Preto – O feijão preto éconsiderado um grande aliado ao combate ao estresse.
Fibra de Soja – É um alimentofuncional, rico em fibras alimentares, fonte de proteína e ferro.
Sempreadicionada, ao leite, sucos, vitaminas, sopas, biscoitos e farofas.
Fibra de Trigo – Sabemos que asfibras desempenham ação importante na nossa alimentação, como meio de evitar asdoenças degenerativas modernas: Câncer de cólon e reto, ataques cardíacos,diverticulite, obesidade, varizes, hemorróidas, prisão de ventre, diminuicolesterol, previne problemas das coronárias, elimina excesso de gordura, etc.
Sabemos também que a fibra de trigo é rica em nutrientes: proteínas, vitaminasdo complexo B, e muitos minerais importantes à nossa saúde.
O seu uso érecomendável para todos e em especial, os diabéticos, visto que as fibrasimpedem a formação dos açúcares provenientes dos amidos.
Modo de usar: Criançascom menos de 10 anos, uma colher de chá três vezes ao dia junto com asrefeições.
Quem come muito amidos é aconselhável aumentar esta dosagem.
Flocos de centeio - O centeio é umcereal rico em nutrientes e de fácil digestão.
Excelente para o reequilíbrio doaparelho digestivo e circulatório.
Os flocos podem ser usados em sopas, caldose na confecção de pão.
Valor energético: 280kcal/100g.
Flocos de cevada - Os flocos decevada podem ser usados em sopas, caldos, para confecção de pão.
Ideal para aalimentação infantil.
Rica em vitamina B1 e niacina.
valor energético:334kcal/100g.
Funchi Seco – Na medicinatradicional chinesa sele é utilizado para tonificar a energia(QI) de váriosórgãos como: pulmão, estômago, baço, pâncreas, rins e fígado, por isso ele éutilizado para: Aumentar a defesa do organismo contra agressõesambientais(weQI).
Prevenção de doenças cardiovasculares controle de obesidade.
Geléia Real (Regeneração celular)– Foi comprovado cientificamente que o envelhecimento humano inicia-se nosistema nervoso central denominado mesencéfalo.
A geléia real contémsubstâncias que atuam nesta região desacelerando o processo de degeneraçãocelular e retardando o envelhecimento.
A ação conjugal de todos os elementosnela encontrados combate outros fatores secundários no processo deenvelhecimento, como radicais livres e o stresse, regenerando as células econtribuindo para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo e para umperfeito equilíbrio orgânico.
• Ação Anticancerígena (ácido 10)hidroxidecenioco possui ação anticancerígena comprovada, auxiliando naprevenção e combate ao câncer.
Esta substância e bastante eficaz como cicatrizantepossuindo também propriedades antibióticas.
Em casos de queimaduras e outraslesões da pele podemos aplicar a geléia real diariamente no localproporcionando resultados mais rápidos e eficaz.
• Fertilidade edistúrbio sexual – A geléia real contém as principais substâncias formadoras desemens(zinco e aminoácidos).
Apresenta bons resultados no tratamento deimpotência sexual.
Atua na regularização dos ciclos hormonais femininos,diminuindo os sintomas da menopausa e normalizando os ciclos menstruais.
• Vigor físico –Aumenta a reserva de nutriente no organismo, elevando seu desempenho nasatividades físicas diária.
Diminui o stresse e a fadiga, proporcionando maiordisposição física rapidez de raciocínio.
• Função orgânica –Auxilia na regularização das funções do sistema nervoso, cardiovascular,aparelho digestivo e respiratório, fígado e rins.
• Tratamento de pele– Renova as células cansadas da pele sendo indicadas no tratamento de prevençãoa acnes, espinhas, rugas e linhas de expressão.
Pode ser aplicada como máscarafacial, deixando agir por 60 minutos ou em repouso durante a noite.
Estimula ocrescimento dos cabelos, revitalizando toda estrutura capilar e auxiliando aformação da queratina.
• Uso pediátrico –Complementa a alimentação.
Contribuindo para o desenvolvimento físico e mentaldas crianças.
Normalizando o apetite auxiliando o tratamento de raquitísmo,anemia e crianças com crescimento insuficiente.
• Outros benefícios –Regulariza seu metabolismo energético.
Auxiliando o tratamento de úlceras,diabetes, pós operatório de câncer e outras doenças degenerativas.
Gengibre - Estimula asatividades gástricas, celebrais, e exerce pronunciada ação sobre os órgãoreparatórios e o aparelho genital.
Usado em dispepsias, cólicas, flatulência,rouquidão, bronquites e catarros.
Gergelim – As sementes degergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor:lipídos (ou gorduras), mais ou menos 52%, praticamente todos eles constituídospor ácidos graxos insaturados, o que lhes confere uma grande eficácia naredução do nível de colesterol no sangue.
Entre as gorduras, encontra-se alecitina, que desempenha um papel importante no nosso organismo.
E componenteessencial do tecido nervoso, também se encontra no sangue, no sêmen e na bílise intervém na função das glândulas sexuais.
Germen de Trigo – É uma importantefonte de vitamina E, a energia da vitalidade e do rejuvenescimento: protegenosso organismo da exposição aos poluentes atmosféricos.
Atua eficazmente naprevenção das doenças cardiovasculares e nos distúrbios do aparelho reprodutorpor seu alto teor de fibras e outros agentes importantes é aconselhável tambémpara diabéticos.
Não é um medicamento mas sim, um alimento que promove a saúdetotal.
É indicado na alimentação das crianças, jovens e adultos.
Também de açãoeficaz contra os radicais livres e preventivo de vários tipos de câncer.
Poderoso auxiliar do desenvolvimento das crianças.
Ginkobiloba – É indicado paraproblemas circulatórios e de clinicos das funções mentais, possui forte açãoneuro protetora, inibe a agregação plaquetária, aumentando o fluxo sanguíneo nocérebro e a transmissão nas fibras nervosas, combate eficazmente os radicaislivres.
Muito usado no tratamento de desordens mentais associadas aoenvelhecimento.
Usando também no tratamento de impotência sexual masculina devidoa melhora nos problemas circulatórios, também favorecendo a recuperação dedecline os das funções mentais.
Melhora a microcirculação, a memória e odesempenho cerebral.
Coadjuvante nos tratamentos da circulação arterial, tambémrecomendado nos casos de vertigem, cefaléia, dificuldade de concentração, perdade memória e diminuição da capacidade auditiva e intelectual.
É dos maiorespreventivos contra as doenças provenientes do avanço da idade.
Melhora amemória e a concentração, beneficia a memória, o funcionamento cerebral, agindocom eficiência nos distúrbios de atenção, muito útil nos casos de fadigaintelectual.
Combate varizes e outras doenças venosas.
Como fototerápico éindicado no tratamento de microvarizes, úlceras varicosas, cansaço das pernas,artrite dos membros inferiores, atua na circulação arterial, venosa e capilar,agindo na insuficiência vascular periférica.
Combate a labirintite, otite eoutros problemas auditivos.
Age na circulação do ouvido interno e médio,combatendo perda da capa-cidade auditiva, vertigens e labirintites.
Beneficia osistema cardiovascular.
Com o avanço da idade, um dos fatores sanguineos maiscomuns é o aumento da viscosidade do sangue, fazendo o coração ter maistrabalho em bombeá-lo, com o uso regular ginkobiloba você terá maior fluidez,ajudando também no fluxo cerebral.
Melhora a nutrição e o metabolismo dascélulas cerebrais.
Capaz de melhorar a memória e a concentração.
Anti agreganteplaquetário, vasodilatador, ativante da circulação e antioxidante.
Usado paracefaléias, vertigens, labirintite, perda da memória e atua prevenindo oenvelhecimento precoce.
Ginseng – Muitas dasutilizações históricas do ginseng, particularmente como tônico, relacionam coma sua capacidade de ampliar a função das glândulas adrenais e melhora asreações contra uma variedade de tipos de stresse.
O ginseng é definido como umadaptôgeneo, isto é, protege contra a fadiga física e mental, proporcionaresistência não especifica contra o stresse, normaliza um estado anormalcausado por algum excesso ou deficiência em fatores fisiológicos.
Numerososestudos demonstram que o ginseng possui uma capacidade de melhorar a atolerância do ser humano a condições de extremo stresse(calor, ruídos,movimento, aumento de carga de trabalho, exercício, descompressão), aumenta aprontidão mental e o débito de trabalho e melhora a quantidade do trabalho sobcondições de stresse e o desempenho atlético.
Granola – Produto completoindicado para reforço alimentar.
Rica em proteínas e sais minerais, ferro, cálcio,fósforo, vitaminas A, D e do complexo B.
Ajuda a combater a fadiga e regula ointestino.
Grão de Bico – Leguminosa lotadade triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina asubstância que traz sensações agradáveis.
Como felicidade e bem estar.
E esse ésó um dos seus atributos, atribuem o alto teor protéico a uma combinação deaminoácidos, boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas.
Ele acumulafitoestrógenos e por isso já começa a ser usado em terapias de reposiçãohormonal na menopausa Guaco – Contra reumatismo,albuminúria, nevralgias, dá xarope contra tosse, gripe, contra mordedura decobra, cicatrizante, calmante em geral.
Guaraná em pó – Apresenta-se comofator estimulante devido à presença da cafeína, que vai atuar ao nível dosistema nervoso central.
Devido as suas propriedades adstringentes o guaraná éexcelente remédio nas diarréias, gases, disenterias e hemorragias.
Recomendadocontra a arteriosclerose, nevralgia e enxaqueca.
Para estes fins usa-se oguaraná em pó.
O guaraná também tônico, revigorante, estimulante ereconstituinte, levantando a força dos depauperados.
Também usado nas infecçõese como desinfetante.
Externamente possui propriedades cicatrizantes.
Obs.
Crianças, mulheres gestantes ou que amamentem, cardíacos e hipertensos devemevitá-lo Hibisco – Flor avermelhada,com sabor semelhante ao morango, tem efeito laxante sem cólicas, melhora adigestão, aumenta a diurese e acalma os nervos.
Lecitina de Soja – É obtida da sojacrua, é um conjunto químico orgânico chamado fosfo-lipídio, muito rico emfósforo, colina e inositol, elementos essenciais ao funcionamento normal docorpo humano.
Vital na prevenção e no tratamento de doenças do coração e namanutenção do organismo.
A lecitina ajuda a dispensar os depósitos gordurosos eo colesterol em certos órgãos vitais do nosso organismo, ocupando um papelimportante na metabolização e transporte das gorduras pela corrente sanguínea,componente importante da parede celular dos nervos e do cérebro.
Contémsubstâncias que são vitais a todas as células, protege o fígado, rins,imprescindível nos regimes de emagrecimento e promove a saúde da pele.
Alecitina colabora na redução e normalização do nível de colesterol no sangue econtribui para o aproveitamento da vitamina.
A lecitina fortalece a memória eprevine o envelhecimento precoce.
Levedo de Cerveja – É um fermentoinativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção decerveja.
É uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas,com a vantagem de não possuir colesterol e gorduras, característicos dasproteínas de origem animal.
O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas,fibras e vitaminas.
Rico em vitaminas do complexo B.
Não possui colesterol egordura.
Contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas.
Linhaça Dourada – E bem mais difícilencontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios.
Geralmente é importada do Canadá.
Seu sabor e mais suave do que o da escura,quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.
Linhaça Marrom – Seus nutrientesbásicos(carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podemdiminuir o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo pode proporcionaraumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Estãopresentes proteínas, fibras alimentares e ácido graxos polinsaturados (ômega 3e ômega 6) que lhe conferem a propriedade de alimento funcional.
A semente delinhaça é a mais fica fonte de ômega 3 existente na natureza.
Também esta sendoestudada outras funções como: auxiliar no combate à acne, auxilia no equilíbriohormonal amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa, auxilia namodulação do sistema imunológico, auxilia na diminuição do risco de aterosclerose,auxilia no controle de glicemia, regulariza a função intestinal.
Manjericão – Contra gasesintestinais e do estômago, excitante, tônico, digestivo, nas fraquezas,cozimento das raízes serve para estancar o sangue.
Manjerona – Indicado contrafraqueza dos músculos e nervos.
Abre o apetite, atua contra cólicas ereumatismo.
Também é antiespasmódica, na dilatação do estômago, insônia, gasese nos resfriados.
Mel – alimento rico enatural, utilizado como energético, melhorando o desempenho físico e mental;também utilizado como adoçante natural, fortalecendo o sistema imunológico.
Melissa – Veja também apalavra "Capim-cidreira".
Afecções do estômago, nervos insônia,dores, desmaios, palpitações do coração, resfriados, contra gases; folhas secascolocadas sobre as pálpebras aliviam a dor.
Missô – Excelente pararecuperar a saúde física e mental, fonte de proteínas vegetais e minerais, bompara a digestão, eficaz na reconstituição da flora intestinal.
Noz Moscada - Digestiva,estimulante, contra gases; elabora-se um ungüento contra o reumatismo.
Óleo de Gergelim – Possui elevadopoder nutritivo, tônico nervino, consumido no mundo inteiro como alimento.
Paraas mulheres tem efeitos abortivos e em geral é laxativo.
Raramente ficarançoso.
Aplica-se nas dores reumáticas e tumores.
Orégano – Abcessos,nevralgia, asma, bronquites(catarro), dentes(cárie e dor), depurativo,estômago(digestão difícil), menstruações(difícil e dolorosa), resfriado,reumatismo, torcicolo, inflamações na boca, falta de apetite, traqueíte, tossecatarrais, enjôos, flatulências, arrotos, condimento e aromatizante.
Pode serusado como repelente de insetos.
Pau-Tenente – Indicado em males do estômago ediabete, baixa taxa de açúcar do sangue, também age contra a malária e febreamarela.
Lavar a cabeça com o chá, elimina piolhos.
Páprica – As variedades sãoutilizadas de acordo com um condimento mais ou menos picante.
O sabor depáprica é devido ao óleo essencial composto por hidrocarbonetos, ácidos gordose ésteres, além de vitamina C.
Pimenta-do-Reino – Estimulante forte,tônica; sudorífica; afecções do estômago e febres, em gargarejos junto comlimão é contra a inflamação das amígdalas.
Pimenta Preta – quando moído, édenominado Pimenta do Reino.
Estimulante forte, tônica; sudorífica; afecções doestômago e febres, em gargarejos junto com limão é contra a inflamação dasamígdalas.
Pólen de Flores – O pólen de floresé o elemento reprodutor masculino de vegetais, colhido cuidadosamente dasflores, pelas abelhas.
A sua coloração depende da espécie vegetal por elavisitada.
É o principal alimento protéico das abelhas, sendo amplamenteutilizado como energizante, fortificante, regulador das funções intestinais edietéticas.
O pólen e um alimento biorregulador, esta denominação decorre do fatode que o pólen presente nas flores, após coletado, transportado e armazenadopela abelha melífera já não é exatamente o mesmo produto que estava na planta,porque esta agregado de um pouco de néctar, algumas enzimas digestivas.
Própolis - Antibióticonatural, não tóxico e de ação imediata.
Tem poder cicatrizante e de imunizaçãodo organismo.
Combate a gripe, resfriado, gastrite, e afecções respiratórias.
Erecomendado na higiene bucal, combate a aftas, mal habito gengivite.
Própolis Spray - Combate asafecções da garganta, irritação da faringe, laringe, amídalas, aftas, mauhálito, ronquidão e tose.
Proteína de Soja – Proteína de SojaMédia - Proteína de Soja Grossa – Produto pré cozido que provêm de grãos desoja processados.
Fonte de proteínas, ferro, cálcio e sais minerais combaixíssimo teor de gordura.
Substitui a carne em molhos, almôndegas,estrogonofe, recheios e sopas.
Quínua ou Quinoa, como também econhecida, é um grão originário da Bolívia e com alto teor nutritivo.
Para ter umaidéia, o grão possui proteínas de alta qualidade, baixo teor de colesterol,além das grandes quantidade de vitaminas e minerais presentes.
O sabor é leve,semelhante á soja e a cada dia conquista espaço na mesa dos brasileiros.
Podemos destacar também a quantidade de fibras presente.
As fibras colaboramcom o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol eglicemia no sangue, entre duas outras funções importantes para o organismo.
Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma aspessoas com intolerância ao glúten, a doença chamada celíaca, podem desfrutardeste alimento.
Sal marinho – Constituído decloreto de sódio, obtido por evaporação da água do mar.
É uma alternativa maissaudável ao sal refinado, que geralmente contém aditivos como os iodetos(usados como suplemento alimentar) e agentes antiaglomerantes.
Salsa - Riquíssima emvitaminas e sais minerais com ferro; por isso, recomendada aos anêmicos, fracose nervosos; abre o apetite; boa para a memória, favorece a digestão, tanto asfolhas como a raiz.
Sálvia – Desta erva, antesde Cristo, já se dizia: "De que pode morrer o homem tendo um pé de salva àsua porta?" Com as folhas prepara-se um chá e toma-se quente, contragripes, resfriados, todo tipo de febres, problemas digestivos, gasesintestinais, dor nos membros; estimulante dos nervos; aumenta a capacidadeintelectual; cólicas menstruais, deficiências cardíacas, debilidade sexual,deficiências ovarianas, fortalece o útero, anti-abortiva , reguladora da tensãoarterial, tem ação sobre o pâncreas em caso de diabete.
Fumando as folhassecas, alivia a sobre o pâncreas em caso de diabete.
Fumando as folhas secas,alivia a tosse asmática e esfregando com suas folhas os dentes os branqueia efortalece as gengivas; esfregam-se também as folhas no espinhaço das criançasretardatárias ou se lhes dá banhos com o cozimento de salva.
Com seu suco,fabricam-se pomadas que se aplicam em úlceras, feridas, varizes e toda classede paralisias.
Apreciado condimento.
Semente de Girassol – Riquíssima emgordura poli-insaturada, que ajuda no controle do colesterol e malescardiovasculares.
É muito rica em nutrientes como vitaminas E, D e do complexoB, selênio, fósforo e potássio.
Possui função antioxidante, recomendada paracãimbra.
Rica em magnésio, bom para osteoporose.
Semente de Abóbora – Rica em vitaminaA, previne doenças como a degeneração macular.
Rica em potássio que auxilia nocontrole da pressão arterial.
Rica em vitamina E, que combate o envelhecimento.
Suas fibras funcionam bem contra a prisão de ventre.
Sene – Possuipropriedades purgativas, laxativas, depurativas e febrífugas, tomando-se o chádas folhas.
Uma colher de suco das folhas, tomada três vezes ao dia, ajuda aeliminar as manchas do corpo.
É planta abortiva.
Seu uso forte não érecomendado na gravidez.
Soja - Repositor naturalde hormônios, combate a osteoporose.
Possui agentes anti-cancerígenos, age comoanti-oxidante.
Rica em proteínas, hidratos de carbono, minerais – sódio,potássio, cálcio e fósforo, vitaminas A, D, E, F e complexo B.
Stevia - Não possui valorcalórico, atua como calmante sobre o sistema nervoso, é diurética, tonifica osistema vascular, indicada contra a pressão alta, insônia, depressão, fadigacerebral, estimula as funções digestivas, favorece a eliminação de toxinas e docolesterol.
As índias a usavam para evitar a gravidez.
Sucupira (semente) - A sucupira é umaplanta do Cerrado tradicionalmente conhecida pelos seus efeitosantiinflamatórios e de combate à dor.
energético, anti-sifilítico, contémalcalóides empregados no tratamento de febres, reumatismo, artrite,inflamações, dermatoses.
Tahine – Possui vitaminas,cálcio e proteínas.
Tomilho – Antis-sépticopulmonar e renal, drenador do organismo, emenagogo, balsâmico, diurético,estomáquico, estimulante, excitante, sudorificas, desinfetantes, protetor dointestino, vermífugo, antiespasmódigo.
Indicado para astenias, fermentação,úlceras, ato-nias digestivas, afecções pulmonares, asma, infecções intestinais,flatulência e coqueluches.
Trigo em Grão – O trigo está entreos cereais mais consumidos no mundo.
Ele é rico em proteínas e fibras, queestimulam o sistema gastrointestinal, além de contem vitaminas do complexo B eminerais como ferro, cálcio e magnésio.
Urucum - Tem bom efeito nosmales do coração, prisão de ventre, hemorragias, afecções do estômago, comoexpectorante e males do peito.
É contra veneno da mandioca brava, antídoto doácido cianídrico.
Os índios o usam para se pintar e, com isso, se defendercontra picadas dos mosquitos.
Unha de Gato – Analgésico,antiinflamatório, antimutagênica, antioxidante, antiproliferativa, antitumoral,antiviral, cito protetora, citostática, citotóxica, depurativa, rética,hipotensiva, imunoestimulante, imunomodulatória, indicada para artritel,intestino, problemas digestivos.
Vinagre de Maçã - Indicado no regimede emagrecimento.
Ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo.
Agiliza o metabolismo, eliminando o excesso de gordura acumulada no corpo.
auxilia na redução do colesterol e promove o bom funcionamento do intestino.
Fontes das Informações: 1.
   Franceschini Filho,Sérgio – Plantas Terapêuticas – Organização Andrei Editora Ltda.
, 2004.
2.
   Landecke, Germinal -“Vida e Saúde” - Germinal Landecke (Naturalista e Professor de Reeducação deSaúde).
3.
   Rotman, Dr.
Flávio –A cura popular pela comida – Editora Vozes, 1984.
Wikipédia – EnciclopédiaLivre – www.
wikipedia.
orgPostado porEmpório Verdeàs07:39Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Página inicialAssinar:Postagens (Atom)Arquivo do blogQuem sou euEmpório VerdeVisualizar meu perfil completo

Localização como chegar a Empório Verde