Escola Canto Dos Pássaros, Cabo Frio - RJ

R. Paraná, 1001 - Palmeiras, Cabo Frio - RJ, 28911-220, Brasil
Cabo Frio - RJ

Escola Canto dos Pássaros | A melhor escola de Cabo Frio! - - Clique aqui para acessar a página de matrículas Institucional Um dia tive um sonho… Criar uma escola onde todos fossem felizes, respeitados, amados e principalmente iguais.
O sonho era que cada aluno fosse visto, tivesse um nome e fosse reconhecido como um ser único, criador, crítico, independente e capaz de transformar seu pequeno mundo onde cada um tem responsabilidades.
Quando entrei na educação, pela porta do teatro, aprendi que era possível usando de muito amor, amizade e cumplicidade ajudar esses meninos.
Agora, tantos anos depois, o meu sonho é realidade.
Mesmo em um mundo com tanta violência, desamor, drogas, ironias, desrespeito.
contribuímos, com certeza, para que cada um deles sejam pessoas melhores.
Eu sozinha não poderia realizar esse sonho.
Somos uma equipe que acredita que ele é possível e que exerce a difícil arte de sair do conforto do que “já se sabe”, jogar muitas certezas fora para buscar, encontrar, vivenciar novas possibilidades.
Sempre recomeçar e inovar.
A beleza da minha vida hoje é saber que o sonho é o Canto dos Pássaros – Uma escola em constante mudança, acompanhando seu tempo.
  Medinha Fundadora e diretora Ex-alunos Primeiro Ver Mais Depoimentos Segmentos Oficinas 21 setembro, 2014 Oficinas Previous project Next project Close project OFICINASEducação Infantil e Ensino Fundamental I Formado por uma equipe multidisciplinar, entusiasmada, criativa e com excelente qualificação para o trabalho.
Um programa educativo complementar à escolaridade que se dedica para a construção da autonomia dos alunos.
Um ambiente acolhedor e adequado à contemporaneidade, constituído por um leque diversificado de horários e de atividades com linguagens nas áreas culturais, corporais, artísticas, tecnológicas, etc.
, as quais consideramos que estão em conformidade com os 4 pilares da educação da UNESCO para o século XXI.
Um espaço onde todos estão convidados a ensinar e a aprender, a sonhar e a realizar, onde as crianças se desenvolvem fazendo, abrindo suas mentes com diversões produtivas.
Além disso, planejado para proporcionar momentos em que os alunos jogam bola, trocam figurinhas, desenham e brincam.
Há também  o banho, o almoço e até aquela soneca gostosa entre um turno e outro.
Tudo isso acontece sob os cuidados de uma professora de turma e uma auxiliar, além dos professores especialistas das oficinas.
Nosso propósito e semear contentamento no alunos, nas famílias e em todos nós.
Para isso, procuramos interpretar as necessidades, as expectativas e os desejos de cada família como se fossem os nossos e esperamos atendê-los com afeto, prontidão e zelo.
 Enfim, o Período Integral do Canto é assim: pura felicidade! Programa Bilíngue Cultura Inglesa 21 setembro, 2014 Programa Bilíngue Cultura Inglesa Previous project Next project Close project Programa Bilíngue Cultura InglesaEducação Infantil e Ensino Fundamental ICom um mundo cada vez mais globalizado, muitos pais questionam qual a melhor idade para seu filho aprender uma segunda língua.
Nosso cérebro tem uma capacidade imensa de adaptação e pode aprender qualquer idioma.
Quanto mais cedo formos expostos a uma segunda língua, melhor será nossa pronúncia e distinção dos fonemas.
A exposição da criança a mais de um idioma ao mesmo tempo aumenta o número de conexões cerebrais, ajuda na criatividade e raciocínio rápido.
Crianças pequenas alcançam uma pronúncia sem sotaque com mais facilidade, por isso é importante expor a criança à oralidade da língua.
Dessa forma, ela aprenderá por meio de vivências e experiências.
O Programa Bilíngue da Escola Canto dos Pássaros coordenado e realizado pela Cultura Inglesa se baseia na criação de uma estrutura na qual o conhecimento da segunda língua é adquirido simultaneamente com o da língua materna, conservando o que já foi anteriormente adquirido.
Contempla de Creche III ao 5º Ano do Ensino FundamentalCarga horária 5 horas semanais de aulas bilíngues, sendo 1 tempo de aula diário de imersão total no idioma inglês, ministradas por professores fluentes, altamente capacitados na didática do idioma.
Ambiente As salas são exclusivas para o curso e ambientadas para o Programa Bilíngue.
Quais são as atividades do Programa Bilíngue?CENTERS Utilizada em diversos países, os alunos são divididos em grupos e realizam atividades diversas dentro de um tempo determinado pela Teacher.
SMART BOARD & IPADs APPLE Lousa interativa e Ipads utilizados para atividades diversas como Quiz, Song Lyrics, Escrita, Games etc.
CIRCLE TIME Momento no qual os alunos formam uma roda sentados no chão e conversam.
Essencial nas aulas, pois é quando acontece a maior interação entre eles e os teachers, que denominamos de “Real Life Conversation”.
SCIENCE CLASS Aulas que fazem os alunos vivenciarem novas experiências fora do contexto literário, ampliam o vocabulário de forma mais divertida e proporcionam situações de conversação.
COOKING CLASS Nesta aula os alunos cuidam de outro aspecto da língua, o paladar.
 Eles aprendem novas palavras e desenvolvem atividades com receitas deliciosas, de forma divertida e que estimulam a ampliação do vocabulário.
GEOGRAPHY CLASS Aprender inglês é a primeira barreira a ser passada para se conhecer outros países e culturas.
Na aula de geografia, os alunos são convidados a localizar os países, conversar sobre e eles e ainda reforçam o conteúdo que estão aprendendo no Fundamental I.
MATH CLASS O material didático também apresenta exercícios matemáticos.
ensinados de forma lúdica, visando o raciocínio lógico e a expansão do vocabulário.
VIDEO SESSIONS Assistindo a filmes e séries sem legenda ou tradução, os alunos se ambientam com a nova língua e trabalham a interpretação e ampliação do vocabulário.
OUT OF THE CLASSROOM Nas aulas passeio, os alunos descobrem a nova língua fora da escola.
Seja no mercado, na praça ou no parque, a interação torna o aprendizado mais divertido e dinâmico.
MATERIAL UTILIZADO Cultura Inglesa USD 21 setembro, 2014 USD Previous project Next project Close project http://www.
usdiploma.
com.
br/pt-BR/bem-vindo-a-usd Educação Infantil 10 outubro, 2013 Educação Infantil Previous project Next project Close project A Educação Infantil é o primeiro segmento da Escola Canto dos Pássaros, atende as crianças de 1 a 6 anos de idade, contemplando a sua primeira infância.
Neste segmento o trabalho está voltado para o encantamento, para o mundo do faz de conta: uma pedra ganha vida e reis e rainhas transitam pelo pátio.
A rotina das atividades se desenvolve respeitando as características de cada faixa etária e a necessidade específica de cada turma.
O trabalho de Arte-Educação acontece buscando desenvolver a capacidade criadora que cada criança possui, através da exploração com diversos materiais e o reaproveitamento de embalagens que seriam descartadas.
Temos a cesta da fruta que vai para casa às sextas-feiras e retorna na segunda- feira.
A fruta que a criança traz é explorada de diversas maneiras, cor, tamanho, forma, cheiro, gosto e ao final é saboreada por todos.
O primeiro semestre acontece dessa forma.
Já no segundo semestre a cesta da fruta deve vir com uma escultura confeccionada pela família, e aqui na escola ser apreciada, questionada com os tipos de frutas usados e logo após, degustada pelas crianças.
Buscando ampliar uma alimentação saudável.
As terças-feiras acontecem o Trânsito/Ateliê, alternando uma semana para cada um.
A proposta do Trânsito é de que através de um rodízio as professoras passem por diferentes turmas e desenvolvam uma atividade.
A cada ano é selecionado a linguagem.
No Trânsito já abordamos artistas plásticos, músicos clássicos estrangeiros e brasileiros, escritores e assim a cada ano objetivamos ampliar o universo cultural das crianças.
O Ateliê já é outra dinâmica, a turma é dividida em 6 grupos e cada aluno vai para um Ateliê selecionado, alternando também para que passem por todos.
Os Ateliês são: OVD (Oficina da Vida Diária), Psicomotricidade, Era Uma Vez, Música, Ecologia e Teatro.
Os professores previamente se organizam, preparam o material e o espaço para realizar a atividade com um grupo misto de crianças.
Essas atividades são desenvolvidas das 14h às 15h, às terças-feiras.
As crianças têm aula de Educação Física uma vez por semana, com duração de 50 minutos.
O professor utiliza meio tempo na quadra com atividades psicomotoras e meio tempo na piscina com atividades aquáticas, quando o tempo está favorável, geralmente no início e no fim do ano.
Na sexta-feira temos o Dia do Brinquedo e da Fantasia, as crianças podem vir fantasiadas e trazerem um brinquedo de sua preferência.
A professora escolhe o local e oferece um tempo para que as crianças brinquem com seus brinquedos.
Nesse tempo, é estimulada a troca de brinquedos, o empréstimo e aí são observadas as relações que se estabelecem entre os pares.
Ainda na sexta-feira é realizado o Teatro no fim do dia, onde os alunos se reúnem na quadra e assistem à apresentação da turma específica.
No início do ano é montado um calendário com um rodízio entre as turmas para o espetáculo do Teatro.
Cada turma escolhe o tema e a linguagem que deseja apresentar.
Há uma grande diversidade: música, jogral, contação de história, representação, poemas, rimas, brincadeiras cantadas, etc.
Atualmente, iniciamos o projeto do Teatro dos Pais, que acontece uma vez por mês e com uma determinada turma.
A dinâmica das aulas se desenvolve considerando sempre a abordagem do que foi discutido em sala, do que foi descoberto, e/ou do que foi trazido pela criança de casa.
Apesar de o professor ter o seu plano de curso específico daquela faixa etária, ele deverá sempre considerar, oferecer recursos e instigar a curiosidade do seu aluno pela busca de informações sobre o assunto.
Assim, a cada ano é um novo ano na mesma turma, pois os interesses de um grupo sempre são diferentes de outro.
Os alunos são vistos como seres únicos, com habilidades e necessidades específicas, devendo o professor ter esse olhar atento para o atendimento individualizado.
Ensino Fundamental I 08 outubro, 2013 Ensino Fundamental I Previous project Next project Close project A Escola Canto dos Pássaros traz no Ensino Fundamental I o caminho que  leva a uma nova construção do humano.
Nesse sentido, nossa proposta pedagógica defende um ensino de qualidade, onde as diferenças existentes entre as crianças são reconhecidas e valorizadas, sem nenhuma discriminação, para que assim, todas as crianças sejam trabalhadas e respeitadas, levando em conta seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos.
Trabalhamos com uma pedagogia própria, a Pedagogia do Ser, que sente, que age e que não vive sozinho no mundo.
Refletimos a nossa ação educativa junto às teorias de Rosseau, Decroly, Piaget, Freinet, Montessory, Paulo Freire, Herbert Read, Lowenfeld, Morin, Perenoud, entre outros.
Buscamos a formação de um ser humano mais autônomo, seguro e feliz.
Nesta abordagem as crianças são trabalhadas como indivíduos que pertencem a grupos sociais, portanto, cooperativas, críticas, criativas, autônomas e responsáveis.
 Aprendemos a aprender juntos, Professores e Alunos conectados em uma grande rede de saberes.
A partir de abordagens do dia-a-dia e dos conteúdos programáticos vamos construindo a aprendizagem, a partir da diversidade de trajetórias das caminhadas.
Nosso objetivo é levar a criança a explorar tudo que está em sua volta e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor.
A identificação e apropriação do conhecimento com o objeto de estudo é essencial para o crescimento intelectual do aluno.
O ambiente (sala de aula e outros espaços) deverão proporcionar uma identificação com esse objeto de estudo bem como todos aqueles que estão envolvidos.
Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do nosso papel na sociedade.
Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade.
Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender.
Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola.
Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos, no verdadeiro comprometimento da formação do ser humano como cidadão crítico e consciente da importância do seu papel na sociedade.
 A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Paulo Freire Ensino Fundamental II 07 outubro, 2013 Ensino Fundamental II Previous project Next project Close project Criatividade, Qualidade, Acompanhamento e Crescimento.
É o que buscamos nesse segmento.
Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de  criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos.
Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado no segmento anterior e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial.
São enfocadas a interpretação de textos, a Redação e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar, criticar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo.
Ao longo desse processo, são importantes como suportes e desencadeadores: Ensino Médio – 1º e 2º anos 07 outubro, 2013 Ensino Médio – 1º e 2º anos Previous project Next project Close project Criatividade, Eficiência, Qualidade e ResultadoProcuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.
O objetivo no 1º e 2º anos é trabalhar o universo cognitivo, fazendo transparecer todo o potencial de cada aluno.
Como em todos os segmentos do Colégio, há ênfase na Interpretação de Textos, Redação e na interdisciplinaridade, pontos indispensáveis para o alcance do pleno desenvolvimento da capacidade de cada um.
Para que os objetivos de nossa proposta pedagógica sejam plenamente satisfeitos, contamos com: Ensino Médio – 3º ano 07 outubro, 2013 Ensino Médio – 3º ano Previous project Next project Close project Criatividade, Eficiência, Qualidade e ResultadoProcuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.
No 3º ano, trabalha-se todo o conteúdo do Ensino Médio, visando ao fortalecimento do aspecto cognitivo de cada aluno e, assim, prepará-lo para prestar o exame Vestibular.
Cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida, inclusive quanto à escolha da universidade que irá cursar.
Durante a semana, todas as matérias são vistas com enfoque na Interpretação de Textos e na interdisciplinaridade.
É um trabalho integrado, que se fundamenta, por um lado, em aulas ministradas de forma a propiciar um estudo eficiente e, por outro, numa infra-estrutura que dê o suporte necessário para que cada aluno tire suas dúvidas e, cada vez mais, desenvolva o seu potencial.
Como pontos diferenciais no trabalho com os alunos do 3º ano, temos:Com isso e mais, contando com uma equipe de Professores altamente qualificados, o Canto mantém-se firme em sua proposta, inovador em relação aos recursos utilizados, responsável por administrar um ensino de excelência e formando não só alunos preparados para alcançar seus objetivos, como cidadãos que possuem valores como justiça e companheirismo.
São vencedores para a vida.
Pré-vestibular 07 outubro, 2013 Pré-vestibular Previous project Next project Close project Criatividade, Eficiência, Qualidade com Resultado!No Curso Canto, o aluno tem a oportunidade de aprender ou reforçar todo o conteúdo do Ensino Médio com uma equipe de alto nível técnico, atuando integradamente a outras equipes, que funcionam como suporte em relação à fixação dos conteúdos ensinados e preparo geral dos alunos.
As aulas de cada disciplina são semanais e todo o programa do Ensino Médio é abordado em sala.
Com material didático do sistema de ensino pH, adaptado anualmente pela equipe de Coordenadores, o Curso Canto consegue acompanhar todas as alterações que envolvam programas e tendências das diversas bancas de Vestibular, sendo sempre inovador em suas propostas e pioneiro em relação a métodos e recursos didáticos utilizados.
Para auxiliar na sedimentação dos conteúdos aprendidos em sala, cada aluno recebe semanalmente uma coletânea de exercícios de cada uma das disciplinas cursadas (CPs), que devem ser resolvidos e que são corrigidos por monitores.
Os monitores também o auxiliam, em caso de dúvidas, em horários previamente determinados.
Com isso, cria-se mais uma forma de exercitar conceitos e aumenta-se em muito o número de questões às quais cada aluno tem acesso, pois tais exercícios complementam o extenso material de treinamento já existente nas apostilas.
Ao longo do ano, acontecem preparações específicas para cada tipo de avaliação existente no Vestibular.
Algumas delas já estão planejadas e outras, em função de qualquer mudança que porventura ocorra na dinâmica das provas, podem ser implementadas a cada ano, em função da nova LDB e da utilização da interdisciplinaridade como ponto de partida para a análise do conhecimento básico para quem pretende ingressar em um Curso Superior.
Sendo assim, seja para os exames de qualificação da UERJ, seja para a prova do ENEM ou para as provas discursivas ou específicas, o Canto está sempre na frente, preparando, orientando e auxiliando seus alunos, viabilizando o excelente resultado que todo ano é obtido, tanto em relação à colocação, como em relação ao percentual de alunos aprovados para as melhores universidades do país.
Além do serviço Pré-Vestibular, o Curso Canto ainda possui o S.
O.
S.
, que trabalha com aulas particulares individuais ou para pequenos grupos, atendendo a alunos de quaisquer instituições de ensino.
Esse serviço é de grande eficácia quando se trata do resgate de um conteúdo não-assimilado ou da sedimentação de um ponto específico de alguma disciplina e pode envolver conteúdos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Superior.
Tendo como lema que só através da criatividade, da eficiência e da qualidade se pode chegar à excelência nos resultados, o Canto consegue atender com indiscutível destaque a quem procura um ensino de alto nível técnico, com uma equipe de professores e monitores extremamente qualificados e uma infra-estrutura capaz de fazer com que os sonhos e objetivos de cada aluno sejam alcançados, mostrando que acreditar nos próprios sonhos, no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.
Projetos       Oficinas 21 setembro, 2014 Oficinas Previous project Next project Close project OFICINAS Educação Infantil e Ensino Fundamental I   Formado por uma equipe multidisciplinar, entusiasmada, criativa e com excelente qualificação para o trabalho.
Um programa educativo complementar à escolaridade que se dedica para a construção da autonomia dos alunos.
Um ambiente acolhedor e adequado à contemporaneidade, constituído por um leque diversificado de horários e de atividades com linguagens nas áreas culturais, corporais, artísticas, tecnológicas, etc.
, as quais consideramos que estão em conformidade com os 4 pilares da educação da UNESCO para o século XXI.
Um espaço onde todos estão convidados a ensinar e a aprender, a sonhar e a realizar, onde as crianças se desenvolvem fazendo, abrindo suas mentes com diversões produtivas.
Além disso, planejado para proporcionar momentos em que os alunos jogam bola, trocam figurinhas, desenham e brincam.
Há também  o banho, o almoço e até aquela soneca gostosa entre um turno e outro.
Tudo isso acontece sob os cuidados de uma professora de turma e uma auxiliar, além dos professores especialistas das oficinas.
Nosso propósito e semear contentamento no alunos, nas famílias e em todos nós.
Para isso, procuramos interpretar as necessidades, as expectativas e os desejos de cada família como se fossem os nossos e esperamos atendê-los com afeto, prontidão e zelo.
  Enfim, o Período Integral do Canto é assim: pura felicidade! Programa Bilíngue Cultura Inglesa 21 setembro, 2014 Programa Bilíngue Cultura Inglesa Previous project Next project Close project Programa Bilíngue Cultura Inglesa Educação Infantil e Ensino Fundamental I Com um mundo cada vez mais globalizado, muitos pais questionam qual a melhor idade para seu filho aprender uma segunda língua.
Nosso cérebro tem uma capacidade imensa de adaptação e pode aprender qualquer idioma.
Quanto mais cedo formos expostos a uma segunda língua, melhor será nossa pronúncia e distinção dos fonemas.
A exposição da criança a mais de um idioma ao mesmo tempo aumenta o número de conexões cerebrais, ajuda na criatividade e raciocínio rápido.
Crianças pequenas alcançam uma pronúncia sem sotaque com mais facilidade, por isso é importante expor a criança à oralidade da língua.
Dessa forma, ela aprenderá por meio de vivências e experiências.
O Programa Bilíngue da Escola Canto dos Pássaros coordenado e realizado pela Cultura Inglesa se baseia na criação de uma estrutura na qual o conhecimento da segunda língua é adquirido simultaneamente com o da língua materna, conservando o que já foi anteriormente adquirido.
Contempla de Creche III ao 5º Ano do Ensino Fundamental Carga horária 5 horas semanais de aulas bilíngues, sendo 1 tempo de aula diário de imersão total no idioma inglês, ministradas por professores fluentes, altamente capacitados na didática do idioma.
Ambiente As salas são exclusivas para o curso e ambientadas para o Programa Bilíngue.
Quais são as atividades do Programa Bilíngue? CENTERS Utilizada em diversos países, os alunos são divididos em grupos e realizam atividades diversas dentro de um tempo determinado pela Teacher.
SMART BOARD & IPADs APPLE Lousa interativa e Ipads utilizados para atividades diversas como Quiz, Song Lyrics, Escrita, Games etc.
CIRCLE TIME Momento no qual os alunos formam uma roda sentados no chão e conversam.
Essencial nas aulas, pois é quando acontece a maior interação entre eles e os teachers, que denominamos de “Real Life Conversation”.
SCIENCE CLASS Aulas que fazem os alunos vivenciarem novas experiências fora do contexto literário, ampliam o vocabulário de forma mais divertida e proporcionam situações de conversação.
COOKING CLASS Nesta aula os alunos cuidam de outro aspecto da língua, o paladar.
 Eles aprendem novas palavras e desenvolvem atividades com receitas deliciosas, de forma divertida e que estimulam a ampliação do vocabulário.
GEOGRAPHY CLASS Aprender inglês é a primeira barreira a ser passada para se conhecer outros países e culturas.
Na aula de geografia, os alunos são convidados a localizar os países, conversar sobre e eles e ainda reforçam o conteúdo que estão aprendendo no Fundamental I.
MATH CLASS O material didático também apresenta exercícios matemáticos.
ensinados de forma lúdica, visando o raciocínio lógico e a expansão do vocabulário.
VIDEO SESSIONS Assistindo a filmes e séries sem legenda ou tradução, os alunos se ambientam com a nova língua e trabalham a interpretação e ampliação do vocabulário.
OUT OF THE CLASSROOM Nas aulas passeio, os alunos descobrem a nova língua fora da escola.
Seja no mercado, na praça ou no parque, a interação torna o aprendizado mais divertido e dinâmico.
MATERIAL UTILIZADO Cultura Inglesa USD 21 setembro, 2014 USD Previous project Next project Close project http://www.
usdiploma.
com.
br/pt-BR/bem-vindo-a-usd Educação Infantil 10 outubro, 2013 Educação Infantil Previous project Next project Close project A Educação Infantil é o primeiro segmento da Escola Canto dos Pássaros, atende as crianças de 1 a 6 anos de idade, contemplando a sua primeira infância.
Neste segmento o trabalho está voltado para o encantamento, para o mundo do faz de conta: uma pedra ganha vida e reis e rainhas transitam pelo pátio.
A rotina das atividades se desenvolve respeitando as características de cada faixa etária e a necessidade específica de cada turma.
O trabalho de Arte-Educação acontece buscando desenvolver a capacidade criadora que cada criança possui, através da exploração com diversos materiais e o reaproveitamento de embalagens que seriam descartadas.
Temos a cesta da fruta que vai para casa às sextas-feiras e retorna na segunda- feira.
A fruta que a criança traz é explorada de diversas maneiras, cor, tamanho, forma, cheiro, gosto e ao final é saboreada por todos.
O primeiro semestre acontece dessa forma.
Já no segundo semestre a cesta da fruta deve vir com uma escultura confeccionada pela família, e aqui na escola ser apreciada, questionada com os tipos de frutas usados e logo após, degustada pelas crianças.
Buscando ampliar uma alimentação saudável.
As terças-feiras acontecem o Trânsito/Ateliê, alternando uma semana para cada um.
A proposta do Trânsito é de que através de um rodízio as professoras passem por diferentes turmas e desenvolvam uma atividade.
A cada ano é selecionado a linguagem.
No Trânsito já abordamos artistas plásticos, músicos clássicos estrangeiros e brasileiros, escritores e assim a cada ano objetivamos ampliar o universo cultural das crianças.
O Ateliê já é outra dinâmica, a turma é dividida em 6 grupos e cada aluno vai para um Ateliê selecionado, alternando também para que passem por todos.
Os Ateliês são: OVD (Oficina da Vida Diária), Psicomotricidade, Era Uma Vez, Música, Ecologia e Teatro.
Os professores previamente se organizam, preparam o material e o espaço para realizar a atividade com um grupo misto de crianças.
Essas atividades são desenvolvidas das 14h às 15h, às terças-feiras.
As crianças têm aula de Educação Física uma vez por semana, com duração de 50 minutos.
O professor utiliza meio tempo na quadra com atividades psicomotoras e meio tempo na piscina com atividades aquáticas, quando o tempo está favorável, geralmente no início e no fim do ano.
Na sexta-feira temos o Dia do Brinquedo e da Fantasia, as crianças podem vir fantasiadas e trazerem um brinquedo de sua preferência.
A professora escolhe o local e oferece um tempo para que as crianças brinquem com seus brinquedos.
Nesse tempo, é estimulada a troca de brinquedos, o empréstimo e aí são observadas as relações que se estabelecem entre os pares.
Ainda na sexta-feira é realizado o Teatro no fim do dia, onde os alunos se reúnem na quadra e assistem à apresentação da turma específica.
No início do ano é montado um calendário com um rodízio entre as turmas para o espetáculo do Teatro.
Cada turma escolhe o tema e a linguagem que deseja apresentar.
Há uma grande diversidade: música, jogral, contação de história, representação, poemas, rimas, brincadeiras cantadas, etc.
Atualmente, iniciamos o projeto do Teatro dos Pais, que acontece uma vez por mês e com uma determinada turma.
A dinâmica das aulas se desenvolve considerando sempre a abordagem do que foi discutido em sala, do que foi descoberto, e/ou do que foi trazido pela criança de casa.
Apesar de o professor ter o seu plano de curso específico daquela faixa etária, ele deverá sempre considerar, oferecer recursos e instigar a curiosidade do seu aluno pela busca de informações sobre o assunto.
Assim, a cada ano é um novo ano na mesma turma, pois os interesses de um grupo sempre são diferentes de outro.
Os alunos são vistos como seres únicos, com habilidades e necessidades específicas, devendo o professor ter esse olhar atento para o atendimento individualizado.
Ensino Fundamental I 08 outubro, 2013 Ensino Fundamental I Previous project Next project Close project A Escola Canto dos Pássaros traz no Ensino Fundamental I o caminho que  leva a uma nova construção do humano.
Nesse sentido, nossa proposta pedagógica defende um ensino de qualidade, onde as diferenças existentes entre as crianças são reconhecidas e valorizadas, sem nenhuma discriminação, para que assim, todas as crianças sejam trabalhadas e respeitadas, levando em conta seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos.
Trabalhamos com uma pedagogia própria, a Pedagogia do Ser, que sente, que age e que não vive sozinho no mundo.
Refletimos a nossa ação educativa junto às teorias de Rosseau, Decroly, Piaget, Freinet, Montessory, Paulo Freire, Herbert Read, Lowenfeld, Morin, Perenoud, entre outros.
Buscamos a formação de um ser humano mais autônomo, seguro e feliz.
Nesta abordagem as crianças são trabalhadas como indivíduos que pertencem a grupos sociais, portanto, cooperativas, críticas, criativas, autônomas e responsáveis.
 Aprendemos a aprender juntos, Professores e Alunos conectados em uma grande rede de saberes.
A partir de abordagens do dia-a-dia e dos conteúdos programáticos vamos construindo a aprendizagem, a partir da diversidade de trajetórias das caminhadas.
Nosso objetivo é levar a criança a explorar tudo que está em sua volta e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor.
A identificação e apropriação do conhecimento com o objeto de estudo é essencial para o crescimento intelectual do aluno.
O ambiente (sala de aula e outros espaços) deverão proporcionar uma identificação com esse objeto de estudo bem como todos aqueles que estão envolvidos.
Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do nosso papel na sociedade.
Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade.
Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender.
Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola.
Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos, no verdadeiro comprometimento da formação do ser humano como cidadão crítico e consciente da importância do seu papel na sociedade.
  A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
Paulo Freire Ensino Fundamental II 07 outubro, 2013 Ensino Fundamental II Previous project Next project Close project Criatividade, Qualidade, Acompanhamento e Crescimento.
É o que buscamos nesse segmento.
Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de  criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos.
Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado no segmento anterior e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial.
São enfocadas a interpretação de textos, a Redação e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar, criticar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo.
Ao longo desse processo, são importantes como suportes e desencadeadores: Ensino Médio – 1º e 2º anos 07 outubro, 2013 Ensino Médio – 1º e 2º anos Previous project Next project Close project Criatividade, Eficiência, Qualidade e Resultado Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.
O objetivo no 1º e 2º anos é trabalhar o universo cognitivo, fazendo transparecer todo o potencial de cada aluno.
Como em todos os segmentos do Colégio, há ênfase na Interpretação de Textos, Redação e na interdisciplinaridade, pontos indispensáveis para o alcance do pleno desenvolvimento da capacidade de cada um.
Para que os objetivos de nossa proposta pedagógica sejam plenamente satisfeitos, contamos com: Ensino Médio – 3º ano 07 outubro, 2013 Ensino Médio – 3º ano Previous project Next project Close project Criatividade, Eficiência, Qualidade e Resultado Procuramos a todo momento incutir em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.
No 3º ano, trabalha-se todo o conteúdo do Ensino Médio, visando ao fortalecimento do aspecto cognitivo de cada aluno e, assim, prepará-lo para prestar o exame Vestibular.
Cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida, inclusive quanto à escolha da universidade que irá cursar.
Durante a semana, todas as matérias são vistas com enfoque na Interpretação de Textos e na interdisciplinaridade.
É um trabalho integrado, que se fundamenta, por um lado, em aulas ministradas de forma a propiciar um estudo eficiente e, por outro, numa infra-estrutura que dê o suporte necessário para que cada aluno tire suas dúvidas e, cada vez mais, desenvolva o seu potencial.
Como pontos diferenciais no trabalho com os alunos do 3º ano, temos: Com isso e mais, contando com uma equipe de Professores altamente qualificados, o Canto mantém-se firme em sua proposta, inovador em relação aos recursos utilizados, responsável por administrar um ensino de excelência e formando não só alunos preparados para alcançar seus objetivos, como cidadãos que possuem valores como justiça e companheirismo.
São vencedores para a vida.
Pré-vestibular 07 outubro, 2013 Pré-vestibular Previous project Next project Close project Criatividade, Eficiência, Qualidade com Resultado! No Curso Canto, o aluno tem a oportunidade de aprender ou reforçar todo o conteúdo do Ensino Médio com uma equipe de alto nível técnico, atuando integradamente a outras equipes, que funcionam como suporte em relação à fixação dos conteúdos ensinados e preparo geral dos alunos.
As aulas de cada disciplina são semanais e todo o programa do Ensino Médio é abordado em sala.
Com material didático do sistema de ensino pH, adaptado anualmente pela equipe de Coordenadores, o Curso Canto consegue acompanhar todas as alterações que envolvam programas e tendências das diversas bancas de Vestibular, sendo sempre inovador em suas propostas e pioneiro em relação a métodos e recursos didáticos utilizados.
Para auxiliar na sedimentação dos conteúdos aprendidos em sala, cada aluno recebe semanalmente uma coletânea de exercícios de cada uma das disciplinas cursadas (CPs), que devem ser resolvidos e que são corrigidos por monitores.
Os monitores também o auxiliam, em caso de dúvidas, em horários previamente determinados.
Com isso, cria-se mais uma forma de exercitar conceitos e aumenta-se em muito o número de questões às quais cada aluno tem acesso, pois tais exercícios complementam o extenso material de treinamento já existente nas apostilas.
Ao longo do ano, acontecem preparações específicas para cada tipo de avaliação existente no Vestibular.
Algumas delas já estão planejadas e outras, em função de qualquer mudança que porventura ocorra na dinâmica das provas, podem ser implementadas a cada ano, em função da nova LDB e da utilização da interdisciplinaridade como ponto de partida para a análise do conhecimento básico para quem pretende ingressar em um Curso Superior.
Sendo assim, seja para os exames de qualificação da UERJ, seja para a prova do ENEM ou para as provas discursivas ou específicas, o Canto está sempre na frente, preparando, orientando e auxiliando seus alunos, viabilizando o excelente resultado que todo ano é obtido, tanto em relação à colocação, como em relação ao percentual de alunos aprovados para as melhores universidades do país.
Além do serviço Pré-Vestibular, o Curso Canto ainda possui o S.
O.
S.
, que trabalha com aulas particulares individuais ou para pequenos grupos, atendendo a alunos de quaisquer instituições de ensino.
Esse serviço é de grande eficácia quando se trata do resgate de um conteúdo não-assimilado ou da sedimentação de um ponto específico de alguma disciplina e pode envolver conteúdos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Superior.
Tendo como lema que só através da criatividade, da eficiência e da qualidade se pode chegar à excelência nos resultados, o Canto consegue atender com indiscutível destaque a quem procura um ensino de alto nível técnico, com uma equipe de professores e monitores extremamente qualificados e uma infra-estrutura capaz de fazer com que os sonhos e objetivos de cada aluno sejam alcançados, mostrando que acreditar nos próprios sonhos, no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.
Estude no Canto No Canto o aluno é estimulado a desenvolver plenamente suas potencialidades no sentido de não só adquirir informações, mas vivenciar o que está aprendendo.
  O aluno questiona, cria e raciocina, solidificando sua personalidade e sua capacidade de escolha.
  Por esse motivo, o Canto é atualmente reconhecido como a escola de Cabo Frio com os maiores índices de aprovação no ENEM e nos Vestibulares mais concorridos do país.
O sucesso dos nossos alunos, nesses exames, é reflexo de um pedagógico que potencializa as qualidades do aluno e realiza projetos diferenciados em cada um dos segmentos, despertando maior interesse pelas atividades.
Desenvolvemos o raciocínio lógico e a capacidade de leitura e interpretação, o que leva o aluno a alcançar níveis mais profundos de entendimento, diferenciando-o dos demais alunos.
Fale Conosco Escola Canto dos Pássaros Dúvidas? Sugestões? Preencha o formulário.
Em breve entraremos em contato com você.
Endereço: Rua Paraná 1001, Palmeiras, Cabo Frio - RJ Telefone: (22) 2645-0016 Dúvidas? Sugestões? Preencha o formulário.
Em breve entraremos em contato com você.
Seu nome * Seu email * Seu telefone * Assunto Sua mensagem * ✔ MENSAGEM ENVIADA COM SUCESSO

Localização como chegar a Escola Canto Dos Pássaros