Escola Padre Braulinho, São Gonçalo dos Campos - BA

Av. Antonio Fernandes Oliveira, Nº12 - Lot. Deputado Murilo Leite, São Gonçalo dos Campos - BA, 44330-000, Brasil
São Gonçalo dos Campos - BA

Escola Padre Braulinho - - Escola Padre BraulinhoTRADIÇÃO E QUALIDADEDA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL quarta-feira, 16 de março de 2016 NOSSA HISTÓRIA.
Surgimento            PadreJosemir Dias Valverde, um sacerdote enviado para substituir Padre Bráulio Seixas quehavia falecido, era um padre muito voltado para as obras sociais.
Observandoque não havia em São Gonçalo uma escola especializada em pré-escola, resolveucriar uma.
Para isso realizou contatos com a Secretaria de Educação e Cultura doEstado da Bahia conseguindo assinar um convênio no qual o estado cederia asprofessoras.
Como havia na cidade um Posto Puericultura que estava desativado,Padre Josemir instalou ali uma escola infantil, a qual deu nome de Escola PadreBraulinho.
                Assim foi criada a primeira escola infantil de São Gonçalo dosCampos-BA no ano de 1964.
Suas primeiras professoras foram: Eliete MagalhãesOliveira, Eurides Mendes de Oliveira, Maria Helena Barreiros, Maria LéciaPedreira Lopes e Célia Barbosa de Cerqueira.
Porque PADRE BRAULINHO            Foiuma homenagem que Padre Josemir quis fazer a Padre Bráulio (Braulinho como erachamado carinhosamente pela sua família) ao saber que ele também preocupava-se muito com o trabalho social da cidade, principalmente quando se tratava de crianças.
Trajetória            QuandoPadre Josemir deixou a Paróquia, o convênio com o estado expirou e a EscolaPadre Braulinho fechou as portas.
            Passadoalgum tempo, a professora Maria José (Marizé), que fazia parte da Associação deProteção à Maternidade e a Infância, resolveu reabrir a escola para  alguns alunos bolsistas e aos que podiam pagar era cobrada uma taxa que servia para garantiras professoras e ajudar também na manutenção do Hospital Ignez Correa (antiga Maternidade), o que foi feitodurante um bom tempo.
Depois foi ficando difícil manter a escola nesses termos, porque a associação não podia arcar com as responsabilidades trabalhistas comotambém, projeto da época.
O Sr.
José Carlos de Lacerda pediu o prédio ondefuncionava a escola alegando que precisava do prédio que pertencia a prefeiturapara instalar outra atividade.
            Para que a escola não perdesse sua identidade etradição, Prós Marizé e Sônia Regina, que eram professoras da escola,resolveram alugar uma casa para instalar a escola e assumiram uma sociedade.
Outra vez não deu certo porque a escola tinha muitos bolsistas e o que eraarrecadado mal dava para gratificar as professoras, não sendo possívelregularizar a situação trabalhista.
            Sendo assim, para que não acabasse a tradição da escola, a pró Marizé reuniu asprofessoras e explicando a situação resolveu doar a Escola Padre Braulinho para o todo pessoal que trabalhava nela, inclusive o pessoal de apoio.
Eram elas: Rosemeire, Cecília, Cássia, Nalva, Maria Valdinéia e Maria Eufrosina, essa não ficou porqueadoeceu e logo se aposentou.
        Criou-seuma microempresa e essas jovens com muita união, empenho, dedicação ecompetência, continuaram com a Escola Padre Braulinho.
Em suas mãos ela prosperou,construíram uma sede própria, chegando ao que é hoje.
Uma escola referência quese preocupa com a educação do aluno na íntegra.
Assim a Escola Padre Braulinhocontinua mantendo a tradição e honrando cada vez mais o nome do patrono, graçasao empenho e a dedicação das suas proprietárias vigentes.
Símbolo              Pelofato da escola ter sido instalada inicialmente em um Posto de Puericultura queatendia às crianças, o fundador da escola associou o pato, animal de aparênciasensível e tranquila, a uma criança em desenvolvimento.
Como o patocresce, se desenvolve e aprende a viver sozinho, as crianças também crescemse desenvolvem conquistando as profissões desejadas, as mais diversas com afinco.
Assim também o patinhocarrega sob sua asa um diploma e na cabeça um chapéu de formando.
 Uma criança com conhecimento cria asas e conquista o mundo.
Nova Fase da Escola Padre Braulinho              Aosseis dias do mês de outubro de 1998 realizou-se, em fim, o sonho da inauguraçãodo prédio próprio da Escola Padre Braulinho.
            Aos05 anos de uma luta incessante, de muito sacrifício e doação total, conseguiram a concretização do ideal, graças evidentemente à ajuda de Deus a quematribuí-se a força que tiveram para construirmos a escola.
            Valeressaltar que além da doação de 04 lotes pelo prefeito da época, Dr.
TarginoMachado, e umas poucas promoções sem muito sucesso, a escola não recebeu nenhuma ajudade nenhum órgão público, político ou quaisquer outras pessoas.
Encontram sim, amigos colaboradores que pouco podiam fazer, mas que a força e o incentivoque deram muito ajudou.
            Chegoufinalmente o grande dia e como não podem deixar de ser uma festa de inauguraçãodurou uma semana e de propósito coincidiu com as comemorações da Semana daCriança.
A programação foi à seguinte:            Dia06 - Missa de ação de graças celebrada pelo monsenhor Hermenegildo de Castoranoum dos nossos grandes colaboradores com a participação de pais e convidados.
            Dia07 - Desfile de despedida, às 9 horas, acompanhada pela Banda da EscolaPolivalente, a Escola Padre Braulinho começou a desfilar pelas ruas da cidade.
Linda, colorida, alegre, flores, pássaros, árvores, enfeitaram as ruas dacidade.
As crianças alegres representando a primavera faziam sua despedida rumoà nova escola, onde deveria acontecer a inauguração oficial.
            Chegandoà escola, o coração de toda família Padre Braulinho, em seguida convidou o Sr.
AntônioBorges Carvalho (Tonhão) para abrir o portão da escola, ressaltando que aquelaera uma homenagem posta a um dos maiores colaboradores da escola.
Mestre deobra, pedreiro, e, sobretudo um grande amigo.
            Apósa inauguração foi servido lanche para todos os convidados, encerrando a grande festividade.
ANTES: DEPOIS: 2011 2014 2015  2016                                                                              Aguardem.
Postado porJoàs07:50Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestLocal:São Gonçalo dos Campos, São Gonçalo dos Campos - BA, Brasil Página inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euJoVisualizar meu perfil completoArquivo do blog

Localização como chegar a Escola Padre Braulinho