Escola Ticos - Unidade 2 - Berçário, São Paulo - SP

Rua Fiandeiras, 777 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04545-005, Brasil
São Paulo - SP

ESCOLA TICOS - A Escola Ticos está comemorando 35 anos de experiência e dedicação exclusiva à Educação Infantil, e se destaca como uma empresa que preza um ambiente alegre e acolhedor para receber as famílias de nossas crianças e apresentar um trabalho de excelência, formando uma grande família.
Escola Ticos - Berçário e Educação Infantil Unidade 1 - Elvira Ferraz - Educação Infantil de 2 anos a 5 anos Unidade 2 - Fiandeiras - Berçário de 3 meses a 2 anos Unidade 3 - Dr.
Sodré - Berçário e Educação Infantil de 3 meses a 5 anos - ESPAÇOS RESTRITO BERÇÁRIO QUEM SOMOS INFANTIL CONTATO O PRAZER DE  BRINCAR E APRENDER CONTINUE LENDO SAIBA MAIS SOBRE NOSSA ESCOLA NOSSO DIA-A-DIA É pensado para proporcionar um ambiente alegre, acolhedor e para  garantir as condições necessárias de estimular com entusiasmo, o brincar, nesta fase da infância e de forma concreta exercitar sua criatividade, potencial e favorecer  o desenvolvimento integral.
Nossa equipe é multidisciplinar e dispõe de conhecimentos específicos para garantir atenção individualizada com total consciência que isto requer disposição, carinho e dedicação.
Assim sendo, cada ponto é cuidadosamente pensado e tratado com a devida importância.
As refeições são um momento agradável, no qual mostramos a importância de uma alimentação balanceada, com cardápio adequado e apetitoso.
A higiene é completa e cria hábitos importantes e saudáveis, na rotina diária.
A rotina de atividades é descrita semanalmente, para o controle e organização de toda equipe e consta da agenda individual, que será anotada nos aspectos gerais da rotina, de forma mais detalhada até 3 anos e semanal a partir daí.
Buscamos constantemente integrar família e escola, através da agenda diária, com os informativos dos eventos, reuniões, festas comemorativas e relatórios.
Estamos disponíveis por telefone para as questões emergenciais.
Marcamos conversas com a coordenação para as dúvidas nas fases e rotina com os pais, sempre que houver necessidade e contamos com reuniões gerais que tratam dos temas da educação infantil.
NOSSOS PROJETOS Os projetos são uma forma rica e divertida de trabalhar os diversos conhecimentos e consolidar a percepção do mundo a sua volta, com o objetivo de despertar e desenvolver na criança a vontade de aprender e a buscar o conhecimento.
Mobilizar as crianças para um tema é algo motivador, faz com que se sintam valorizadas e contam com o grande interesse e curiosidade de todos do grupo.
É a oportunidade de cada um trazer a suas vivências e aprender com o outro.
Os temas sempre representam uma questão comum a todos e estão ligados a situações atuais.
Nas pesquisas vamos pedir a ajuda aos pais, que vão interagir com a escola, através da criança e contribuir com o aprendizado de cada tema escolhido, como por exemplo: um animal escolhido para pesquisa, o reino vegetal e o meio ambiente e assim por diante.
A realização dos projetos passa por várias etapas de trabalho.
A primeira delas é sempre levantar quais são os conhecimentos prévios das crianças.
Depois de socializar o que já sabem e o que desejam aprender, isto é, as dúvidas que possuem, conduzimos o projeto na direção do interesse da Turma.
Na etapa seguinte serão somados os conhecimentos pesquisados em livros, internet e outros meios apresentados por todos.
Ao final dos projetos é possível avaliar o que aprenderam, pois a participação certamente contagia a todos, se envolvem com a resolução de problemas de diversas naturezas e são atraídos em sua curiosidade natural pelas informações e descobertas.
Tudo isso somado ao caráter lúdico que a educação infantil possui e o entusiasmo da construção coletiva.
35 ANOS DE EXPERIÊNCIA A Escola Ticos está comemorando 35 anos de experiência e dedicação exclusiva à Educação Infantil, e se destaca como uma empresa que preza um ambiente alegre e acolhedor para receber as famílias de nossas crianças e apresentar um trabalho de excelência, formando uma grande família.
A criança vivenciará, na maioria das vezes, sua primeira experiência social, tão importante para sua vida futura.
O convívio diário com educadores e os amigos de forma lúdica, o estimulo aos aspectos cognitivos e suas capacidades, o zelo aos aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais das fases da vida de cada criança, garantem todo o processo de desenvolvimento integral dos 03 meses aos 05 anos, são objetivos que nos realizam e nos mantêm focados em aprender cada vez mais.
Nossa metodologia e a forma que a conduzimos, consolida a mais importante conquista para a vida escolar: do brincar ao prazer em aprender.
Para nós, o importante é cumprir o que se promete e priorizar a felicidade da criança.
Com um ambiente facilitador e cuidadosamente planejado, a criança é atendida e cuidada com qualidade em suas necessidades, desenvolvendo uma relação de confiança que possibilita brincar, exercitar sua curiosidade e vivenciar diferentes papéis sociais com tranquilidade, alegria e equilíbrio.
Assim as aprendizagens serão significativas, a partir do interesse da criança, que exercitará todo seu potencial e capacidade, será desafiada a pensar, descobrir e experimentar, explorando todo mundo a sua volta.
QUEM SOMOS Sou educadora por opção, e acredito que educar uma criança é o caminho para uma vida saudável e feliz.
Participar com carinho desta fase da infância é um ideal e desafio diário, que me realiza e faço com entusiasmo.
  Motivada pela maternidade e vontade de trabalhar com o desenvolvimento infantil na psicologia, idealizei a fundação de uma empresa familiar com o apoio de meu marido.
Movida por este ideal de oferecer às crianças na Educação Infantil, uma escola alegre, criativa, para viver e ser feliz.
Respeitando a infância e as diferenças individuais, estimulando o desenvolvimento saudável de todo seu potencial, e assim passar do brincar ao prazer em aprender.
Só tenho a agradecer aos educadores que me acompanharam nesta jornada de 35 anos e aos pais pelo carinho e confiança… Rosangela Torrezan Giembinsky Diretora, psicóloga de formação Como educador procuro atuar e somar no sentido de garantir o desenvolvimento da criança para os desafios deste século.
  Durante a maior parte de minha vida, juntamente com minha esposa; me dedico à fundação, manutenção e administração da Escola Ticos, uma empresa familiar, hoje com 35 anos, 03 unidades; dirigidas também por nossas filhas, e ainda tenho muitos outros planos.
Paralelamente como mantenedor da Escola Ticos, e por força dos tempos contemporâneos me tornei um cidadão multidisciplinar, trabalhei com Comércio Exterior, presidi a ONG de intercâmbio “Partners of the Americas - São Paulo/Illinois” como voluntário, além de ser Artista Plástico.
Eduardo Henrique Giembinsky Mantenedor, professor de matemática e biólogo de formação Hoje me sinto realizada, posso ver as conquistas que são resultado de toda dedicação da nossa equipe na qualidade do trabalho apresentado na educação infantil.
  Fui a primeira aluna da Escola Ticos, e inspiração para os meus pais criarem uma escola de educação infantil.
Cresci dentro desse ambiente escolar.
Me formei em administração de empresa na Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP.
Trabalhei em outras empresas na área administrativa, mas em 2003 apresentei um projeto de novas ferramentas de gestão e comunicação para a nossa escola e assim voltei para esse ambiente que é tão acolhedor.
Sou mãe de duas filhas e muito feliz e realizada no meu trabalho.
Tenho muito orgulho em fazer parte desta equipe que atua com muita competência, carinho e se coloca aberta aos novos aprendizados para contribuir cada vez mais na educação das "nossas" crianças e que estas se tornem “grandes” e felizes cidadãos.
Natalia Torrezan Giembinsky Diretora Financeira, administradora de formação Sou muito feliz na organização dos projetos para educação infantil, e me realizo no contato direto com nossas crianças, gosto muito das salas de aula.
  Minha história começa como aluna da Escola Ticos, me formei em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC – SP, e desde então ingressei na área de educação infantil.
Iniciei como professora em escola bilíngue, também tive classe de alfabetização, sendo um total de 15 anos como professora e coordenadora pedagógica.
Sou muito feliz com a minha profissão e fico muito orgulhosa de ver o resultado do nosso trabalho no desenvolvimento e alegria das nossas crianças.
Daniela Torrezan Giembinsky Kobinger Coordenadora pedagógica, e pedagoga de formação Adoro vivenciar o dia-a-dia da Escola em todos os aspectos, acompanhar o desenvolvimento das crianças e promover um bom relacionamento entre todos.
  Sou administradora de Empresas de formação, e atuo na administração da Escola Ticos há 25 anos e me realizo diariamente trabalhando nesta área.
Busco receber e acolher as famílias que nos procuram; passar nossa filosofia e estabelecer uma relação de confiança e parceria entre a Escola, Famílias e Equipe.
Vivenciar a organização da rotina, dos eventos, promover um espaço criativo e especial para o dia de nossas crianças.
  Acompanhar o desenvolvimento e crescimento de nossas crianças, cuidar da organização, comunicação e bem-estar de todos, me faz sentir realizada.
Célia Regina Giembinsky Gerente administrativa, e administradora de empresas de formação Amo minha profissão, este ano completo 27 anos de trabalho na Educação Infantil, e todos os dias ainda continuo aprendendo com meus “pequenos” …   Iniciei minha formação com o curso de magistério.
Depois me formei em pedagogia com habilitação em Orientação e Administração escolar.
Me especializei em "psicomotricidade para bebês” e hoje faço consultoria de educação internacional, considerando as diferenças culturais e metodologias.
  Educar é um desafio diário e precisa ser feito com carinho e dedicação, acredito que   devemos pensar ainda mais em como educar nossas crianças nos dias de hoje, onde "TUDO PODE" e não existe o mesmo investimento em valores… temos que investir mais em educação para que nossos pequenos se tornem "Grandes Cidadãos”.
Maristela F.
Fialho Bastos Diretora escolar, professora, orientadora e administradora escolar de formação Me sinto realizada em meu trabalho, atuando na área da enfermagem até  a pedagogia, e sempre pensando no bem estar das nossas crianças.
  Eu me graduei em enfermagem, nasci no interior e vim morar em São Paulo decidida a especializar-me e concluir minha pós-graduação.
Comecei a trabalhar na Ticos em 2009, como responsável pelos cuidados físicos dos bebês, a princípio.
Terminei minha pós-graduação e continuei a me especializar em minha função na parte do berçário, pois me apaixonei pela Educação infantil.
Me sinto realizada em meu trabalho, decidi dar continuidade em minha formação, com foco em minhas funções e trabalho, hoje concluindo minha segunda graduação, dessa vez em Pedagogia.
Atualmente estou trabalhando como coordenadora na Unidade da Ticos III, fiz parte da equipe de fundação desta unidade e estou muito feliz! Mayra Teixeira Giembinsky Coordenadora, concluindo pedagogia, formada em enfermagem com pós-graduação Tenho por princípio a dedicação, a responsabilidade em minha função e a busca do conhecimento e atualização constante.
  Estou fazendo parte da equipe Ticos em 2015, e tenho muito prazer e satisfação pessoal em minhas funções de receber os pais e as crianças, administrar a escola e poder contribuir para a qualidade de vida das crianças que convivemos no dia a dia.
Sou mãe, e acredito na importância de acompanhar e participar da rotina escolar  e todo  o processo de desenvolvimento na educação.
Admiro o pioneirismo das mulheres-professoras que constroem a história da Educação Infantil.
A minha vida profissional foi sempre pautada em muita dedicação, responsabilidade e conhecimento.
  Carla Andreza A.
L.
Thomé Gerente administrativa, advogada de formação Atuar com seriedade e dedicação, investindo na formação constante.
  Fui aluno do Ticos na primeira unidade, na Rua Elvira Ferraz, entrando no berçário.
  Em 2015 volto a fazer parte dessa história, agora como integrante da equipe, e podendo apresentar toda minha formação e capacidade para somar a esta grande família que é o Ticos.
Atuo no setor administrativo e financeiro em todas as unidades.
  Porém, posso dar meu depoimento que a melhor parte do meu trabalho é ver os “pequenos” sorrindo em suas brincadeiras e atividades todos os dias! Cauê Torrezan Klemenc Técnico Administrativo e Gestor Empresarial Participar do cotidiano das crianças, contribuir para seu desenvolvimento sendo mediador desta fase tão importante e cheia de surpresas, é uma experiência singular.
  Sou licenciada em pedagogia, com habilitação para educação infantil.
Trabalho na Escola Ticos há 10 anos e tive o privilégio de acompanhar quase todas as turmas, desde o Berçário até a Turma 5.
Sempre focando o desenvolvimento individual das crianças e buscando viabilizar a socialização, não apenas com o grupo, mas com todos da escola.
Procuro trabalhar em parceria com a equipe, sempre trocando informações e experiências.
É muito prazeroso poder sentir de perto a emoção de cada descoberta, dos questionamentos, das hipóteses e de poder perceber o quanto aprendo com cada um.
Esta convivência me proporciona muita satisfação e a certeza de que escolhi o caminho certo.
Reijane Batista Almeida Marques Professora e Auxiliar de coordenação, pedagoga de formação SOMOS APAIXONADOS PELO QUE FAZEMOS E POR QUEM CUIDAMOS.
Clique na foto e saiba mais sobre alguns dos profissionais que fazem parte da Escola Ticos BERÇÁRIO Nosso Berçário foi montado com muito amor e carinho… Espaços tranquilos e aconchegantes.
Adoram os desafios.
Muitas novidades… Hora do banho.
Rotina tranquila… Vários estímulos… Espaço organizado… Estimulo constante na conquista de independência e espaço.
? ? SAIBA MAIS SOBRE NOSSO BERÇÁRIO Este período, de 0 a 2 anos, envolve 3 fases de desenvolvimento: Os primeiros cuidados de 03 a 09 meses: Espaço acolhedor, com estímulos apropriados à esta fase delicada do desenvolvimento, com área de lazer e um solário arejado, para garantir o banho de sol e a vivência em espaço externo.
A mamãe pode amamentar seu bebê com conforto e comodidade no horário que for necessário.
A fase de 10 meses a 01 ano: A criança conquistou o engatinhar e necessita de mais espaço para interagir com o meio em que vive e conquistar o andar e o movimento independente.
Já interagindo com seus amigos de forma lúdica e muito mais ativa, aproveita dos momentos de história, música e jogos diversos.
A partir da conquista do andar até 2 anos: Os desafios e a socialização acontecem de forma espontânea; as brincadeiras e estímulos diários vão enriquecer sua rotina, aulas de musicalização e jogos livres desenvolvem a percepção sensorial e rítmica.
A comunicação da criança é cada dia mais intensa e seu vocabulário ampliado.
  Equipe de Profissionais A equipe é multidisciplinar, com profissionais experientes e focados, de diversas áreas de formação: administração escolar, pedagogia, psicologia, enfermagem, com cursos específicos de berçaristas e primeiros socorros da Cruz Vermelha.
A atualização constante garante a qualidade do trabalho e cuidados especiais, com profissionalismo que vão garantir o carinho e dedicação integral.
Todos são conscientes da importância dos cuidados básicos no inicio da vida do bebê, considerando toda sua individualidade e as necessidades de cada um.
Espaços de Estimulação Os espaços são amplos, coloridos e arejados, com espelhos para estimulação, e brinquedos adequados à faixa etária que ajudam a desenvolver a curiosidade dos nossos “pequenos”.
Todos os brinquedos são higienizados diariamente, pois estão vivenciando a fase oral onde tudo é levado a boca.
Os funcionários e visitas usam sapatos apropriados para se locomover nos ambientes internos de uso das crianças.
  Rotina A rotina das crianças pode ser acompanhada pelos pais no sistema de Webcam, este é um serviço opcional liberado mediante uma senha.
Nossa agenda é personalizada a rotina é anotada diariamente; seguimos as orientações dos pais e pediatras.
O berço para a hora do sono é de uso individual e os materiais de higiene pessoal, toalha e roupa de cama são trazidos de casa.
  Alimentação Atenderá a orientação dos pais, podendo ser trazida de casa ou fornecida pela escola, seguindo um cardápio balanceado e elaborado por nutricionista.
  Horário Horário flexível dentro do período das 07:30 ás 18:30 de 2ª a 6ª-feira com período integral (até 11hs), semi-integral (até 07hs) e 1/2periodo (até 05hs).
A escola funciona normalmente em janeiro e julho sem custo adicional, fechando apenas na última semana de recesso do ano.
Ambientes especialmente projetados para criar um espaço tranquilo e seguro, capaz de atender crianças dos 03 meses aos 02 anos; respeitando o ritmo e individualidade de cada um, e ao mesmo tempo proporcionando a oportunidade de brincar e estimular todo potencial de cada criança.
Temos especial cuidado com toda a equipe, promovendo um ambiente familiar e acolhedor.
As monitoras são experientes, com cursos de formação específicos e atualização constante.
Temos uma enfermeira que acompanha diretamente o dia a dia dos bebês e as prescrições de medicamentos.
A equipe de recepção e coordenação está em tempo integral atuando para garantir uma rotina saudável e tranquila, manter o contato com as famílias e estabelecer uma relação de confiança em nosso trabalho.
INFANTIL CARINHO E DEDICAÇÃO PROFISSIONAIS PARA UMA ROTINA ALEGRE E CRIATIVA.
SAIBA MAIS SOBRE NOSSAS TURMAS DO INFANTIL Nossas turmas serão de 12 crianças por sala, onde o principal critério é a idade cronológica, sendo denominadas de Turma 2, Turma 3, Turma 4 e Turma 5.
Os conteúdos e temas dos projetos serão explorados de acordo com a fase do desenvolvimento do grupo.
Todos terão a oportunidade de aprender e construir seus conceitos, respeitando as individualidades com liberdade, criatividade e entusiasmo.
  Oferecemos: Atividades físicas que trabalham os movimentos de forma natural, estimulando a disciplina espirito de equipe e a cooperatividade.
Atividades propostas: Capoeira, Ballet e Natação (escola conveniada).
Musicalização e expressão na educação infantil tem o objetivo de favorecer a comunicação e expressão, autoestima, a socialização e o desenvolvimento pelo gosto e senso musical das crianças dessa fase.
Aulas de Inglês ajudam a ampliar o universo do conhecimento de que existem outras línguas e culturas, proporcionando novas possibilidades de comunicação e expressão através de atividades lúdicas, músicas e histórias.
O ambiente é planejado para ser alegre e descontraído e assim contribuir com as vivências diárias, que envolvem diferentes aspectos: Atividades Livres - Os estímulos estão sempre presentes nas brincadeiras livres realizadas em diferentes pátios, com recursos ideais para a criança exercitar a criatividade, criar novas formas de explorar os brinquedos e espaços, através de vivências concretas e um exercício diário de autonomia e independência para ação com liberdade e alegria.
Espaços para representação e expressão - O espaço previsto para as histórias contadas diariamente através de livros, personagens, fantoches e outros modos de representação, geram momentos agradáveis, que remetem ao mundo imaginário, e dão a oportunidade de passar valores fundamentais como respeito, tolerância, solidariedade, além de expressar sentimentos ao representar as vivências sociais, que contribuem para o desenvolvimento emocional.
  Artes visuais Atividades de artes visuais, com materiais e recursos variados à disposição, proporcionam o exercício da criatividade, a representação do pensamento, a expressão de sentimentos e a integração dos aspectos sensitivos, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos do desenvolvimento emocional.
  Atividades programadas Estão previstas dentro da rotina e envolvem conceitos e estímulos adequados a cada fase da criança.
Estas vão mostrar o entendimento individual da criança e suas percepções, de todo conteúdo; na socialização, no uso da linguagem, da matemática e do conhecimento do mundo a sua volta e demonstrar o que está sendo desenvolvido e capacidades pessoais.
  Atividades diferenciadas São introduzidas a partir da evolução da criança em suas capacidades básicas, como a musicalização, a capoeira, o ballet, a natação.
que vão reforçar todo aprendizado diário, com uma abordagem específica dentro das várias áreas do desenvolvimento, como por exemplo: o movimento e a percepção corporal, expressão musical, a comunicação e capacidades linguísticas, o desenvolvimento emocional e social… Com grande satisfação afirmamos que nestes 35 anos contribuímos para o desenvolvimento de cada aluno, com entusiasmo formando uma grande parceria com as famílias.
O alicerce é reforçado a cada ano com o carinho e a dedicação dos nossos profissionais na construção de uma rotina alegre e criativa.
Nossa proposta é sócio-construtivista, seguimos entre outras formas pedagógicas a concepção Reggio Emilia na educação infantil, que nos fortalece a acreditar que a criança deve ser estimulada a ser protagonista ativa na construção do conhecimento.
Ela será estimulada a aprender através do brincar e assim descobrir e conhecer o mundo a sua volta.
O conhecimento será um processo e  alcançá-lo  depende das interações sociais e vivências  diárias.
Os projetos e atividades são elaborados a partir do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, que é um conjunto de orientações pedagógicas para contribuir com práticas educativas de qualidade que promovem e ampliam as condições necessárias para o desenvolvimento integral.
Assim, as atividades envolvem conceitos de linguagem oral, comunicação e escrita, raciocínio lógico matemático, solução de problemas que serão apresentadas como desafios, proporcionando conquistas, através das experiências durante a rotina, e nesta fase da infância de forma lúdica e com experiência contextualizadas e concretas.
Ballet, sempre uma apresentação linda e delicada.
Capoeira, um projeto que todos adoram.
Feira do livro onde cada criança apresenta o seu.
Espaço de artes faz parte da rotina.
Momentos de muita ação e diversão… Brincadeiras livres e criativas.
Roda de música e expressão é uma atividade alegre.
Passeios externos e o contato com os animais.
Atividades com plantas e sua observação.
Alimentação na escola é uma delícia… Momentos de descontração com jogos de montar.
Aprendem com a exposição das atividades dos amigos.
? ? UNIDADE 1 - ELVIRA FERRAZ EDUCAÇÃO INFANTIL DE 2 A 5 ANOS   Rua Elvira Ferraz, 308 Vila Olímpia - São Paulo, SP CEP 04552-040 (11) 2501.
7209 (11) 3845.
7394  Envie sua mensagem  Adicione este endereço a sua agenda NOSSOS ESPAÇOS 3 UNIDADES CUIDADOSAMENTE PLANEJADAS.
UNIDADE 2 - FIANDEIRAS BERÇÁRIO DE 3 MESES A 2 ANOS   Rua Fiandeiras, 777 Itaim Bibi - São Paulo, SP CEP 04545-005 (11) 3842.
8013 Envie sua mensagem Adicione este endereço a sua agenda UNIDADE 3 - SODRÉ BERÇÁRIO E EDUCAÇÃO INFANTIL DE 3 MESES A 5 ANOS   Rua Doutor Sodré, 191 Vila Nova Conceição - São Paulo, SP CEP 04535-110 (11) 3044.
2226 Envie sua mensagem Adicione este endereço a sua agenda UNIDADE 1 - ELVIRA FERRAZ INFANTIL (2 A 5 ANOS) UNIDADE 2 - FIANDEIRAS BERÇÁRIO (3 MESES A 2 ANOS) UNIDADE 3 - DR.
SODRÉ BERÇÁRIO E INFANTIL (3 MESES A 5 ANOS) Tanque de areia.
Fachada da Unidade 1 - Elvira.
Espaços lúdicos.
Organização.
Sala de atividades.
Desafios no brincar.
Quintal.
Espaço para jogos e atividades livres.
Sala de atividades.
Pátio interno.
Espaço de brincar livre.
? ? Área externa de lazer.
Sala de brincar livre.
Espaço de atividades livres.
Sala de estimulação dos bebês.
Quarto para o soninho.
Banheiro.
Fachada Unidade 2 - Fiandeiras.
? ? Fachada da Unidade 3 - Sodré.
Pátio externo.
Sala de atividades.
Refeitório.
Pátio externo.
Espaço de brincar.
Cantinho da história e de descanso.
Espaço de brincar.
Banheiro.
Quarto de descanso.
Sala de estimulação dos bebês.
Sala de atividades.
? ? mailto:fiandeiras@escolaticos.com.br ENTRE EM CONTATO Para mais informações, por favor, preencha os campos deste formulário: ESCOLA TICOS 35 ANOS DE EXPERIÊNCIA BERÇÁRIO EDUCAÇÃO INFANTIL  3 UNIDADES PARA MELHOR ATENDÊ-LO AGENDE UMA VISITA

Localização como chegar a Escola Ticos - Unidade 2 - Berçário