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Notícias Curso de Direito recebe Paulo Ricardo Schier para Aula Magna 21 de março de 2018 Na noite de 20 de março ocorreu a tão esperada Aula Magna do curso de Direito, ministrada pelo Professor Paulo Ricardo Schier, Doutor e .
Na noite de 20 de março ocorreu a tão esperada Aula Magna do curso de Direito, ministrada pelo Professor Paulo Ricardo Schier, Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra.
Foi uma noite importante não só para o curso de Direito, mas também para a própria Faculdade CNEC Joinville, pois a Aula Magna foi realizada no Teatro CNEC Joinville e além de contar com a presença de acadêmicos da própria FCJ, recebeu estudantes de outras IES – haja vista que a entrada era gratuita e aberta ao público.
O evento iniciou com a declamação de um poema jurídico, interpretado pelos acadêmicos Tiago Heuchling (voz) e Manoel Matheus Nitsche (piano).
Na sequência, discursaram a Diretora Geral da FCJ, Professora Loucissie Sant-Ana; e a Coordenadora do curso de Direito, Professora Flávia Balduino Brazzale.
Por fim, os egressos Ana Catarina de Alencar e Leandro Dirschnabel foram convidados a subir ao palco para falar um pouco de suas carreiras, assim como também dar dicas de estudo aos futuros graduados.
A Aula Magna contou também com a participação do Professor e Doutor Mauricio Mesurini da Costa, que compôs a mesa diretiva e fez suas contribuições ao final da fala do Professor Schier.
Por falar nisso, foram quase 2 horas de muito aprendizado, nas quais o Professor Schier abordou a questão do direito nos dias atuais, bem como o desafio de conciliar esta nova realidade social/cultural/de gênero às leis impostas pela Constituição Brasileira de 1988.
A Faculdade CNEC Joinville agradece por esta rica oportunidade de ter em nosso campus alguém tão ilustre e tão perspicaz em suas colocações.
Obrigado, Professor Schier! Saiba mais sobre o palestrante:Paulo Ricardo Schier é Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná.
Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra (Centro de Democracia e Direito Humanos do IGC, Ius Gentium Conimbrigae).
Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia do Centro Universitário UniBrasil.
Professor Convidado da Universidade de Wroclaw (Polônia).
Professor de Direito Constitucional do UniBrasil.
Professor de Direito Constitucional no Instituto de Pós-Graduação em Direito Romeu Felipe Bacellar, na Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST) e na Academia de Direito do Centro Europeu.
Pesquisador do NUPECONST (Núcleo de Pesquisas em Direito Constitucional), vinculado ao Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).
Desenvolve pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Direitos Fundamentais e Condições Materiais da Democracia.
Membro Honorário da Academia Brasileira de Direito Constitucional.
Membro Fundador da Academia Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC).
Autor dos livros: Filtragem Constitucional, editora Sergio Fabris; Direito Constitucional (anotações nucleares), editora Juruá e Comissões Parlamentares de Inquérito, editora Lumen Juris.
Co-autor dos livros: Direito Público Sem Fronteiras, pela editora Universidade de Lisboa.
Interesses Públicos versus Interesses Privados, pela editora Lúmen Juris; Entre Brasil e Polônia: um debate sobre direito e democracia, pela Editora Lumen Juris; Vinte Anos da Constituição Federal de 1988, pela editora Lumen Juris; A constitucionalização do direito: fundamentos teóricos e aplicações específicas, pela editora Lúmen Júris; Direitos Humanos e Democracia, pela Editora Forense, dentre outros.
Possui vários artigos científicos publicados nas mais importantes revistas de direito público do país.
É advogado militante (Sócio do Escritório Schier & Queiroz Barboza Sociedade de Advogados), parecerista e consultor jurídico de diversos Municípios do Estado do Paraná e de Santa Catarina.
Foi Membro da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Paraná de 2007 a 2015.
É membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/Pr.
Membro do Conselho Editoral de diversos periódicos científicos.
                          VER NOTÍCIA Conheça os aprovados no Exame da Ordem 2017 28 de fevereiro de 2018 A Faculdade CNEC Joinville, em nome de todos os Docentes que integram o Curso de Direito desta instituição manifesta CONGRATULAÇÕES .
A Faculdade CNEC Joinville, em nome de todos os Docentes que integram o Curso de Direito desta instituição manifesta CONGRATULAÇÕES pela APROVAÇÃO NO EXAME DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA em 2017, para: Adriano Roberto Köhler DamasioAldo Jaison De SouzaAlexandre AguiarAline Urbano MarcelinoAmanda Carolina NemerAmanda Piske CostaAna Claudia Dos Santos FernandesArivan Nascimento GrunerBianca Ferreira SchubertBruna da Silva CordeiroBruna Ramos De Oliveira SantosBruna Roberta de BorbaCamila Silveira BasilioCaroline BonikoskiCleide Cardoso Moretoni RieperDaiane Cristine Dos SantosDaiane Da Luz PereiraDaniel ScreminEliane Cristina MartinsEmerson Tiago dos SantosFelipe Gustavo NitscheFernanda da Silva Casa GrandeFernanda FurtadoFilipe RibeiroFrancielly Cristina LopesFrancine Gabriele RechGabriela DuarteGabriela Thamires KotschellaGustavo Zacarias Da RosaJaqueline Rafaela KozerskiJoão Paulo AragãoJoice Graziela Marques Messias DouradoJúlia FlôresJuliano Dos Santos De OliveiraLuís Felipe da Silva SimõesKaren Cristina MixeskiKarol Da CostaLarissa Carvalho PratesLauro Felipe RaizerLetícia da SilvaLetícia Polato MarinhoLuan MariniMaria Aparecida de CarvalhoMarcio da RochaMarlon BrittoMicheli Lara Leite AviNara Regina do RosárioOliver FagionatoPâmela de Souza GonçalvesPaola SoaresPaulo ChavesPierchandre Luciano da CunhaRafael da Conceição InácioRaffael Zabbot RosárioRamon Marques MedeirosRicardo Antônio ArinsRomulo Dos SantosSamantha Cristina BirckholzSteffani Cecyn MoussaThaís Regina HoerningThuan Montenegro de OliveiraValquiria Cristina de Carvalho VER NOTÍCIA O Jantar apresenta: O Boteco 21 de novembro de 2017 O ano não poderia terminar sem a realização de um dos projetos mais aguardados pelas turmas do primeiro ano de Administração e Ciências .
O ano não poderia terminar sem a realização de um dos projetos mais aguardados pelas turmas do primeiro ano de Administração e Ciências Contábeis: O Jantar, que este ano seguiu a temática de um dos estabelecimentos mais brasileiros que existe, o legítimo boteco.
Idealizado pela professora Cristina Nogueira, na disciplina Gestão das Organizações, O Jantar é uma forma muito prazerosa de fazer com que os acadêmicos exerçam na prática as funções de um administrador, ou seja: planejamento, organização, direção e controle.
Para isso, os alunos são selecionados e ocupam um organograma base, dando início a um restaurante.
Em seguida, aplicam os conceitos que receberam em sala, interagem através da comunicação, dos processos entre as áreas e vivenciam a prática organizacional, como um laboratório.
A apresentação ocorreu no dia 18 de novembro (sábado) e contou com os seguintes convidados/avaliadores: os coordenadores Vanderlei Schadeck (Administração) e Ricardo Juvenal (Ciências Contábeis), os professores Cristina Nogueira, Zelindo Petri, Josiane Gattis e Beatriz Schulze, além da coordenadora pedagógica, Déborah Jocham.
Os alunos capricharam na decoração, com itens que lembravam realmente um boteco.
O cardápio ficou por conta de um prato de frios como entrada e, na sequência, contou com petiscos bem brasileiros: frango a passarinho, mandioca frita e batata frita e mistão (porção composta por coração de frango, calabresa, isca de carne e isca de frango).
E como todo boteco brasileiro, não poderia faltar cerveja e samba ao vivo para acompanhar.
“Durante todos esses anos do O Jantar, a devolutiva sempre foi positiva, no que tange a necessidade, praticidade, criatividade, planejamento, organização e eficácia no aprendizado aplicado.
Mas esta turma em especial superou todas as expectativas, fazendo uma ambientação perfeita, com a temática ‘Turma do Boteco’, oferecendo um serviço impecável, com samba ao vivo, diversão, cuidado e muita dedicação”, afirma a professora Cristina Nogueira.
Parabéns, acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis! Vocês mostraram que local agradável, comida boa e gente feliz são o segredo para um boteco de sucesso!                          VER NOTÍCIA GABARITO VESTIBULAR 2018/1 21 de novembro de 2017 .
QUESTÃOALTERNATIVA01C02A03B04D05A06D07A08B09D10E11C12E13B14E15C16D17C18C19E20B  VER NOTÍCIA Semana Jurídica aborda os desafios do Direito Penal nos dias de hoje 17 de outubro de 2017 Nos dia 09, 10 e 11 de outubro o Teatro CNEC foi palco do evento mais esperado do ano no calendário acadêmico de Direito: a XII Semana .
Nos dia 09, 10 e 11 de outubro o Teatro CNEC foi palco do evento mais esperado do ano no calendário acadêmico de Direito: a XII Semana Jurídica.
Organizado pelos membros do Centro Acadêmico Paulo Henrique Wendt, o evento trouxe como tema “Os desafios do Direito Penal moderno”.
A escolha não se deu por acaso já que atualmente o Sistema Prisional vem passando por uma grave crise.
Para isso o evento contou com nomes de peso da área penal, que propiciaram um debate extremamente enriquecedor: Dr.
Ricardo Calderon (advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional) – Palestra “Efeitos Civis da Lava Jato”Dr.
Gustavo Alberine Pereira (mestrando em Ciências Criminais pela PUC/RS, especialista em Direito Penal pela ICPC, professor de Processo Penal no Centro Universitário Integrado do Brasil - UniBrasil.
Atualmente integrante do Tribunal de Ética da OAB/PR e da comissão da advocacia criminal) – Palestra “A colaboração premiada como instrumento de defesa”Dr.
Rogério Greco (renomado doutrinador penal brasileiro) – Palestra “Sistema Prisional no Séc.
XXI”Dra.
Karen Schubert (juíza de Direito da 5ª Vara Cível, diretora do Foro de Joinville e atuante em vários tribunais de Júri) e Dr.
Ricardo Paladino (promotor de Justiça lotado na 7ª Promotoria e atuante em vários tribunais de Júri) – Painel “Casos de Júri”)Dr.
Vinicius Manuel Garcia (defensor público na área criminal) – Palestra “Soberania dos vereditos x duplo grau de jurisdição.
Análise da jurisprudência dos Tribunais Superiores e TJ/SC nos crimes dolosos contra a vida”Dr.
João Marcos Buch (juiz de Direito da Vara de Execução Criminal do Fórum de Joinville) – Palestra “Alternativas Penais e o Enfrentamento da Cultura de Encarceramento em Massa” Além dos acadêmicos da FCJ e de outras faculdades de Direito, prestigiaram o evento autoridades, patrocinadores, professores e cidadãos com interesse no evento, totalizando aproximadamente 600 pessoas a cada noite.
A Semana Jurídica se mostrou um evento de grande profundidade reflexiva, com ótimos temas e palestrantes.
Destes, o que obteve grande repercussão foi a palestra do Dr.
Rogério Greco sobre o Sistema Prisional e a corrupção.
Mas as palestras não foram o único destaque do evento.
A XII Semana Jurídica contou também com um projeto artístico criado pelo próprio Centro Acadêmico, o D.
A.
C.
– Direito, Arte e Cultura.
A iniciativa trouxe apresentações artísticas e culturais ligadas ao Direito e teve como auge a apresentação da banda “Acordes para liberdade", cujos integrantes são detentos da Penitenciária Industrial de Joinville.
Na avaliação do Presidente do Centro Acadêmico, Tiago Heuchling, o evento não só foi um sucesso, como também comprovou que a dedicação do grupo foi fundamental para a realização de algo tão complexo: “Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento de alto nível realizado pelo Centro Acadêmico.
A organização e o cuidado com os mínimos detalhes foram de tirar o chapéu.
Parabéns a todos do Centro Acadêmico Paulo Henrique Wendt”.
                                    VER NOTÍCIA Gestão Comercial promove painel sobre gestão em tempos de superação 4 de setembro de 2017 Na noite de 31 de agosto, o anfiteatro ficou lotado para receber o painel “Estratégias de Gestão em Tempos de Superação”.
O evento foi .
Na noite de 31 de agosto, o anfiteatro ficou lotado para receber o painel “Estratégias de Gestão em Tempos de Superação”.
O evento foi organizado pela professora Cristina Nogueira e os alunos do segundo semestre de Tecnologia em Gestão Comercial, como uma ação prevista na disciplina Mudança e Cultura Organizacional.
A ideia era trazer profissionais de diferentes segmentos, mas que tivessem em comum o fato de terem superado os desafios diante de um cenário com diversas mudanças econômicas, políticas e sociais.
Assim, o Painel recebeu os seguintes profissionais:  Para mediar o debate, foi convidado o jornalista Jacson Carvalho: Formado em Jornalismo e está cursando Pós-graduação em Marketing Político.
Atualmente é diretor do Jornal Nosso Bairro e do Portal Agora Joinville.
É também apresentador do programa Cidade News, na TV da Cidade.
Jacson tem experiência no exterior, tendo sido editor-chefe do Jornal North News em Toronto, Canadá, onde cobriu diversos eventos como: terremotos, furacões, Olimpíadas de Inverno de Vancouver e também atuou diretamente nas séries de reportagens do Ocupe Wall Street.
Além de jornalista, também é autor do livro Foca Vermelha, relatos de um repórter policial, cujo lançamento será ainda este ano.
Os assuntos debatidos no Painel variaram entre vivências pessoais e também profissionais, num clima alegre, simples e descontraído.
 O evento contou ainda com a grande participação do público, em sua maioria acadêmicos, que fizeram perguntas através do Whatsapp.
Além do debate, foi apresentado um case de sucesso em empreendedorismo: Legusta Empanadas.
                VER NOTÍCIA Ética, moral e princípios norteiam a CNEC Cidadania 2017 17 de agosto de 2017 No momento em que o cenário político-econômico do Brasil reflete insegurança e incertezas, a discussão sobre ética, moral e princípios .
No momento em que o cenário político-econômico do Brasil reflete insegurança e incertezas, a discussão sobre ética, moral e princípios vem à tona e, não por acaso, se tornou o tema da CNEC Cidadania deste ano.
Para isso, uma rica programação de atividades foi pensada para os diversos públicos, tanto do Colégio, quanto da Faculdade.
Confira algumas delas:      Os alunos das 2ª anos do Ensino Médio produziram uma apresentação sobre os diversos tipos de drogas.
Foram discutidas as causas e consequências dentro de olhar científico e sob a orientação da professora de Química.
 Os alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental escreveram poemas sobre ética, valores e princípios, os quais foram expostos nas mesas da cantina para que todos tivessem acesso à leitura.
Alguns textos também foram escolhidos para serem lidos no intervalo no dia 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante.
 Os alunos do 9º ano, orientados pela professora de Artes, montaram duas peças teatrais que foram apresentadas na forma de ensaio aberto.
Após a apresentação foi realizada uma discussão sobre os temas abordados.
 A Rádio Jovem PAN trouxe três Youtubers para conversar com os alunos do Ensino Médio sobre o que motivou a criação de canais, as dificuldades, roteiros, monetização, ética e valores neste tipo de mídia.
 Os alunos dos 6º e 7º anos produziram móbiles com palavras mágicas ligadas à ética, moral e valores.
Estes móbiles foram expostos no eixo de entrada da instituição.
 Durante a semana, os professores debateram em sala os seguintes temas: Ética e o Meio Ambiente (Ciências, Química e Biologia); Ética na Vida Pessoal e Pública (Sociologia); Atletas de Valores (Educação Física); Honestidade (Filosofia) e Senciência: um princípio para lidar com animais (Ciências).
 No Ensino Fundamental II, foi realizado um simulado em que os textos das questões foram relacionados aos estudos, debates e trabalhos sobre ética, valores e princípios.
 Na FCJ ocorreu a primeira edição do TED HALL, uma roda de conversa com alunos para debater temas de interesse coletivo.
O evento discutiu sobre empreendedorismo social e contou com a participação de Roberto Pascoal, que falou sobre a OMUNGA, cujo objetivo é bem semelhante ao da CNEC: desenvolver pessoas através da educação, num compromisso social.
 A exposição foi realizada nas paredes do hall da FCJ e abrangeu quadros de artistas apoiadores da OMUNGA, os quais ilustram o sertão brasileiro e a África.
 Palestra feita em conjunto com o NEFE – Núcleo de Estudos Família e Escola, direcionada aos pais e responsáveis, ministrada por Mario Cesar da Silveira, pai de uma ex-aluna e autor do livro “a.
C/d.
C – Antes da Carolina/Depois da Carolina”.
A palestra tratou dos paradigmas, atenção e presença dos pais na vida dos filhos, construindo e ensinando princípios e valores.
                     VER NOTÍCIA CNEC Joinville realiza com sucesso o simulado de evacuação de emergência 7 de agosto de 2017 Segurança é um assunto que está, mais do que nunca, na pauta da CNEC Joinville.
Tanto que no dia 04 de agosto, a Comissão Interna de .
Segurança é um assunto que está, mais do que nunca, na pauta da CNEC Joinville.
Tanto que no dia 04 de agosto, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA realizou o simulado de evacuação de emergência.
A ação ocorreu nos três períodos (matutino, vespertino e noturno) e foi organizada pela CIPA com coordenação do Responsável Técnico em Segurança do Trabalho, Prof.
Fernando Bade.
Ao tocar a sirene, rapidamente todos os professores conduziram seus alunos pelos caminhos já pré-estabelecidos pela rota de segurança.
Com os pequenos da educação infantil, foram utilizados dois recursos diferenciados: para os bebês que ainda não dominam o caminhar, foi utilizado o carrinho de passeio no transporte.
Já para as crianças que caminham, mas requerem cuidados, foi empregada uma corda na qual elas puderam segurar enquanto andavam.
Não houve pânico, nem corre-corre ou empurrões.
Em menos de 4 minutos, todos os alunos, professores e funcionários já se posicionaram no ponto de encontro: quadras descobertas (alunos do Colégio Elias Moreira e setores próximos) e estacionamento da FCJ (alunos do ensino médio do Colégio Elias Moreira, alunos e funcionários da FCJ).
O simulado foi um sucesso, parabéns a todos os envolvidos! A ideia é que o simulado ocorra novamente no futuro, uma vez que se trata de um treinamento que todos precisam ter conhecimento total.
                                              VER NOTÍCIA Acadêmica de Contábeis é bronze em Concurso de Mascote do CECOP 4 de agosto de 2017 É com muita satisfação que anunciamos que a acadêmica Sarah Jane Maes da Silva foi uma das vencedoras do Concurso Cultural do Mascote .
É com muita satisfação que anunciamos que a acadêmica Sarah Jane Maes da Silva foi uma das vencedoras do Concurso Cultural do Mascote contra Pirataria do CECOP/SC – Conselho Estadual de Combate à Pirataria.
A entrega do prêmio ocorreu no dia 03 de agosto e contou com a presença de autoridades do CECOP e da AMPESC.
Sarah concorreu com mais de 30 participantes de todo o estado e foi uma das selecionadas pelo comitê de avaliação do concurso.
Como prêmio recebeu um cheque no valor de R$ 2.
000,00.
Seu mascote, uma águia segurando uma lupa, é inspirado na bandeira de Santa Catarina, já que a ave está presente na bandeira.
Além disso, o fato de segurar uma lupa simboliza a luta de desvendar a pirataria.
Por fim o cadeado, presente na camisa vestida pela águia, é a referência ao CECOP, cuja missão é bloquear e impedir a pirataria.
Segundo Sarah, quando soube que havia sido uma das escolhidas ficou em êxtase: “Nossa, a sensação é incrível!!! Eu estava muito ansiosa pelo resultado e acreditava que poderia estar entre os primeiros colocados, pois gostei muito do resultado do desenho.
É um sentimento de realização e de conquista, pois concorri com o estado todo.
No momento do resultado foi uma explosão de sentimentos! Muita alegria mesmo.
Não só pelo prêmio, mas pelo alcance do objetivo!”E nós também, Sarah, ficamos felizes demais por você e por todo o esforço em criar o mascote, que ficou ótimo! Mais do que justa a premiação!    VER NOTÍCIA Calouros de Ciências Contábeis promovem várias ações sociais 28 de junho de 2017 O Projeto Integrador rendeu grandes frutos no curso de Ciências Contábeis.
Isso porque os calouros conseguiram pôr em prática não .
O Projeto Integrador rendeu grandes frutos no curso de Ciências Contábeis.
Isso porque os calouros conseguiram pôr em prática não apenas 1, mas 4 projetos voltados a crianças, idosos e gestantes.
As ações aconteceram no início de junho e beneficiaram as seguintes entidades: CEI Juarez Machado (bairro Petrópolis), Campanha AME Jonatas, Casa de Repouso Idade Feliz (bairro Bom Retiro) e Casa da Amizade (bairro América).
Divididos em grupos, os acadêmicos ficaram responsáveis em levantar as realidades e necessidades da instituição escolhida, identificando as carências existentes, o perfil socioeconômico da comunidade e que impactam na instituição.
Baseado da coleta de dados no local, os acadêmicos elaboram o planejamento da ação social e do trabalho formal.
O primeiro grupo desenvolveu um painel para contação de histórias com fantoches, em parceria com a empresa Compact Elétrica e Automação Industrial – que ajudou a custear o material.
O objetivo era conceber um espaço que atendesse a necessidade de estimulação da leitura e da criatividade.
E, além dele, os acadêmicos presentearam o CEI com livros infantis e fantoches.
A entrega do presente foi acompanhada por uma peça teatral encenada pelos próprios acadêmicos, cujo tema era a importância de obedecer aos pais.
O segundo grupo promoveu 2 ações sociais.
A primeira foi uma ação entre amigos de Páscoa para angariar fundos ao menino Jônatas Henrique Openkoski, que sofre de atrofia muscular espinhal (AME).
Além disso, o grupo se dispôs a realizar uma festa junina dentro da casa de repouso, com direito a comidas típicas e dança.
Cada idoso recebeu um chapéu para sentir-se convidado a participar da festa e a acolhida foi completa, pois os acadêmicos fizeram questão de conversar com cada um dos residentes da casa e saber um pouco mais da vida de cada um.
Foi um momento muito especial, pois os idosos (muitos abandonados pela família) sentiram-se muito bem em ter alguém que se importasse com eles.
Por fim, o último grupo realizou a entrega de kits de higiene pessoal e donativos infantis para as gestantes da Casa da Amizade.
Os kits foram arrecadados através do apoio de algumas pessoas e da contribuição de algumas empresas.
Além disso, os acadêmicos fizeram o sorteio de alguns brindes e ofereceram um delicioso lanche às gestantes.
Para a professora Édina Francini Simão Hack – uma das responsáveis pelo Projeto Integrador da FCJ, “com certeza, esta prática está atrelada à proposta de promover desafios que permitam tanto aos acadêmicos quanto aos docentes refletirem e moverem-se em busca de tornarem-se seres humanos melhores.
Como salienta Celso Vasconcelos, o processo de educação (humanização) ocorre quando há engajamento e participação em busca de uma transformação da realidade que não está atrelada somente à sala de aula”.
Parabéns, aos acadêmicos de Ciências Contábeis! São 4 exemplos de ações a serem cultivadas por todos nós!                              VER NOTÍCIA Calouros de Direito incentivam a doação de sangue, órgãos e medula 20 de junho de 2017 Para encerrar o ciclo dos Projetos Integradores deste ano, os acadêmicos de Direito desenvolveram ao longo deste semestre uma completa .
Para encerrar o ciclo dos Projetos Integradores deste ano, os acadêmicos de Direito desenvolveram ao longo deste semestre uma completa pesquisa sobre doação de sangue, órgãos e medula óssea.
Cada turma ficou responsável pela produção de uma cartilha e um vídeo/documentário sobre o tema, o que permite a sensibilização dos próprios estudantes através do aprofundamento de cada assunto tanto sob a ótica do Direito, como da análise crítica da realidade social.
Na busca de informações, os acadêmicos visitaram os locais responsáveis pelo cadastro de doadores e pelo gerenciamento das doações e transplantes, pesquisaram as leis e setores do governo responsáveis pela administração do sistema de doações no Brasil, bem como conversaram com profissionais da área e pessoas que já passaram pela situação de necessitar uma doação – seja de sangue, órgãos ou medula óssea.
Como resultado de todo esse trabalho, os acadêmicos promoveram no dia 19 de junho uma feira no hall da FCJ, apresentando os resultados encontrados, bem como conscientizando e tirando todas as dúvidas acerca da importância de ser um doador.
Para a professora Thalyta Dos Santos, que acompanhou de perto todo o projeto, “o principal objetivo do Projeto Integrador no curso de Direito é proporcionar ao acadêmico uma formação dotada de visão social e valores humanísticos, vinculando os alunos, através da prática e pesquisa, às problemáticas cotidianas que tem estreita relação com o Direito”.
A julgar pelo resultado obtido, com certeza esse objetivo se tornou realidade! Fica a dica a todos àqueles que puderem contribuir com a causa: TORNE-SE UM DOADOR E MULTIPLIQUE VIDAS!           VER NOTÍCIA Calouros de Contábeis promovem a sustentabilidade através do Projeto Integrador 19 de junho de 2017 Dando sequência aos Projetos Integradores, agora foi a vez dos calouros de Ciências Contábeis darem uma aula de cidadania.
No caso .
Dando sequência aos Projetos Integradores, agora foi a vez dos calouros de Ciências Contábeis darem uma aula de cidadania.
No caso deste projeto, a intenção foi a de trabalhar a importância do contador com os temas relacionados à sustentabilidade e as ferramentas que devem ser trabalhadas nesse contexto.
Para isso, os acadêmicos fizeram uso do que aprenderam nas disciplinas de Contabilidade Intermediária, Teoria da Contabilidade, Direito e Cidadania, Estatística e Responsabilidade Social e Ambiental para compor o projeto.
Primeiro foram definidas as entidades do terceiro setor que seriam beneficiadas: Instituto de Reabilitação do Potencial Humano - IRHP, Instituto Priscila Zanette, Cooperativa Cubatão e Associação de Assistência aos Portadores e Ex-Portadores de Câncer de Barra Velha – AAPEC.
Depois foram realizadas visita a estas instituições com o objetivo de fazer o levantamento de dados, fotos e arquivos para a elaboração do Relatório Social.
Após a elaboração do relatório, a turma se organizou (junto às entidades trabalhadas) para montar uma exposição com todos os trabalhos.
Por fim, todos os resultados obtidos se tornaram dados estatísticos que, por sua vez, serviram de subsídio para um artigo científico e também para a demonstração do valor adicionado.
Segundo a professora Josiane Giacomelli, “este trabalho permitiu que os acadêmicos vissem que a profissão de contador não é meramente burocrática, pois podemos ajudar a quem precisa de diferentes formas”.
Parabéns aos calouros de Ciências Contábeis por fazerem a diferença!           VER NOTÍCIA Acadêmicos de Administração promovem a Semana do Empreendedorismo FCJ 13 de junho de 2017 Nos dias 6 a 8 de junho a FCJ foi palco de mais uma Semana do Empreendedorismo.
O evento, que já se consagrou no calendário acadêmico, .
Nos dias 6 a 8 de junho a FCJ foi palco de mais uma Semana do Empreendedorismo.
O evento, que já se consagrou no calendário acadêmico, teve este ano uma grande novidade.
Foi a primeira vez que acadêmicos foram responsáveis por todo o planejamento e organização do evento.
A ideia parece ousada, mas tem uma boa justificativa.
É o que afirma o professor Amilton de Borba, um dos mentores do projeto: “A organização de um evento exige uma capacitação em Administração de forma geral: administração do tempo, gestão de conflitos, trabalho em equipe, distribuição das responsabilidades, gestão das frustrações, etc.
Depositar na mão dos acadêmicos a organização da Semana do Empreendedorismo foi a forma que encontramos de colocá-los em contato com algo real e palpável e ainda integrar as quatro disciplinas do semestre: Administração de Marketing, Estatística, Direito e Cidadania, e Gestão de Custos”.
E não é que deu muito certo? Divididos nas equipes Macro, Marketing, Palestra 1, Palestra 2, Palestra 3, Momento Lúdico 1, Momento Lúdico 2 e Feira das Profissões, os acadêmicos do 3º semestre de Administração em Empresas e Negócios conseguiram não só promover as palestras temáticas, mas também foram além, trazendo um stand up comedy com Danilo Radke e uma apresentação de dança com o grupo Kulture Kaos, além de atuarem na organização da Feira das Profissões da FCJ.
E por falar em palestras, foram convidados 4 profissionais que são referência em gestão nas empresas em que atuam: Luciana Xavier (Rede Global de Empreendedorismo), Elaine Lau Pereira e André Gosmann (Stagio - Propriedade Intelectual) e Luciano Moura (RBS TV).
Ao todo mais de 700 pessoas, entre alunos, convidados e familiares, participaram da Semana do Empreendedorismo FCJ, o que comprova que o evento foi realmente um sucesso.
A última noite foi de maior destaque, pois contou com a apresentação do grupo Kulture Kaos, que mostrou, através da dança, o quanto é importante o trabalho em equipe; e também da palestra “Onlife – Administrando em um ambiente de mudanças constantes”, que chamou a atenção por abordar a importância de uma boa gestão num cenário de crise.
Tanto o corpo docente, quanto a coordenação avaliaram muito bem a experiência.
Nas palavras do professor Amilton de Borba, “Missão dada, missão cumprida.
Os alunos se superaram na capacidade de fazer a gestão do evento.
Estão de parabéns”.
O coordenador do curso de Administração, professor Vanderlei Schadeck, também foi categórico ao avaliar o evento: “Os frutos foram colhidos com o devido reconhecimento dos participantes, o que possibilitou integrar o conceito à prática e, principalmente, querer fazer, gerando resultados superiores ao planejado.
Parabéns aos acadêmicos; parabéns aos professores Amilton de Borba, Antônio Macedo, Gustavo Gama e Luiz Carlos Medeiros e parabéns à FCJ”.
                                               VER NOTÍCIA Pompeo Scola promove bate-papo sobre projetos, inovação e tecnologia 7 de junho de 2017 No dia 03 de junho, professores e alunos participaram de um sábado diferente, com a presença de Pompeo Scola (avaliador e mentor de .
No dia 03 de junho, professores e alunos participaram de um sábado diferente, com a presença de Pompeo Scola (avaliador e mentor de projetos e startups) que, com seu amplo currículo nacional e internacional, trouxe um bate-papo descontraído sobre elaboração de projetos, inovação e tecnologia.
O conteúdo apresentado, percorreu desde a criatividade e sua origem até a possibilidade de captar recursos para viabilizar projetos inovadores.
Vale lembrar que o processo de elaboração de projetos iniciou no 2º bimestre para os acadêmicos do 3º ano de Administração de Empresas e Negócios e Gestão de Pessoas.
Nesta fase, estão pesquisando o cenário e analisando se a proposta encontra-se no oceano Azul ou Vermelho.
Para pesquisadores de mercado, o desafio é criar possibilidade para os negócios, posicionando-o em um oceano azul, onde não existe concorrência acirrada, para isso os acadêmicos são desafiados a identificar competências complementares que os posicione fora da linha do oceano vermelho, um grande desafio!A palestra foi instigante para professores e acadêmicos, que tiveram um sábado extremamente produtivo, com oxigênio novo para as próximas etapas.
     VER NOTÍCIA Calouros de Administração promovem ações solidárias para o Lar Betânia e a AJIDEVI 6 de junho de 2017 Ser solidário com o próximo está no cerne cenecista, uma vez que a missão da FCJ é promover a formação integral com compromisso social.
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Ser solidário com o próximo está no cerne cenecista, uma vez que a missão da FCJ é promover a formação integral com compromisso social.
É exatamente isso o que os calouros vivenciam com o Projeto Integrador, cujo objetivo é “proporcionar aos acadêmicos trabalhos práticos e produção científica de relevância à formação pessoal e profissional, promovendo a integração de conteúdos programáticos com a realidade social do município, em perspectiva interdisciplinar, através de uma ação social nos bairros de Joinville”.
Neste primeiro semestre, os calouros de Administração tiveram mais uma experiência incrível ao trabalhar com duas entidades assistenciais da cidade: o Lar Betânia e a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais – AJIDEVI.
A escolha se deu da seguinte forma: a turma foi dividida em duas equipes e cada uma sorteou um bairro onde atuaria.
Após o sorteio, cada equipe deveria procurar no bairro em questão uma instituição sem fins lucrativos que precisasse de apoio social.
A partir daí iniciou-se um levantamento das necessidades da instituição escolhida pela equipe, identificando as carências existentes, o perfil socioeconômico da comunidade e que impactam na instituição.
Baseado da coleta de dados no local, os acadêmicos de Administração iniciam o planejamento da ação social e do trabalho formal, que será formado com dados e anexos, contendo os indicadores, as contextualizações e o planejamento da ação propriamente dita.
Feito o projeto teórico, entra em ação a parte prática.
No Lar Betânia, ação ocorreu na tarde de 20 de maio e a equipe providenciou um café da tarde acompanhado de um bingo com brindes para os idosos.
Além de estarem presentes para organizar e efetuar o café e o bingo, os acadêmicos interagiram com os idosos, ajudando-os durante o bingo, fazendo companhia e conversando.
Na AJIDEVI a ação ocorreu na semana seguinte, dia 27, e a equipe deu suporte durante o evento “Sábado da Família na Instituição”, providenciando uma contação especial de histórias para um grupo de crianças cegas.
Nessa atividade, os acadêmicos se preocuparam em estimular os demais sentidos (e não somente a audição).
Depois organizaram e serviram um lanche às crianças e também doaram brindes para serem oferecidos durante as brincadeiras do evento.
Na avaliação da professora Cristina Nogueira, que acompanhou os dois projetos, o objetivo foi 100% concluído, uma vez que “possibilitou aos acadêmicos a realização pessoal através da empatia, conhecimento sobre as condições reais das instituições que ajudaram, bem como o perfil da comunidade onde estavam inseridos.
Puderam efetivar um planejamento formal, utilizando as ferramentas e o plano de ação trabalhado em sala de aula, bem como identificar os indicadores sócio econômicos nos bairros trabalhados”.
Parabéns aos calouros de Administração pelas belas iniciativas!                    VER NOTÍCIA Loucissie Sant-Ana assume a direção do Campus Educacional CNEC Joinville 24 de maio de 2017 Foi realizada na noite de 23 de maio de 2017 a cerimônia de posse da nova diretora geral do Campus CNEC Joinville, Professora Loucissie .
Foi realizada na noite de 23 de maio de 2017 a cerimônia de posse da nova diretora geral do Campus CNEC Joinville, Professora Loucissie Sant-Ana.
A cerimônia ocorreu no anfiteatro da instituição e contou com a presença do diretor vice-presidente de ações comunitárias e sociais da Rede CNEC, Senhor Edinalvo Dantas; da coordenadora nacional de educação da Rede CNEC, Professora Maria Helena Krüger; e do associado da Rede CNEC, senhor Césio Verona.
Além das autoridades, estiveram presentes familiares e amigos da professora Loucissie e também colaboradores da CNEC Joinville.
Em seu discurso, a Professora relembrou a sua trajetória profissional e também agradeceu o apoio familiar que sempre teve.
Também citou a importância do ex-diretor, Professor Félix José Negherbon, para a instituição, e ressaltou o quanto irá se esforçar para manter o legado construído em cinco décadas.
Após a cerimônia, todos foram recepcionados em um coquetel promovido na praça de alimentação da instituição.
 Sobre Loucissie Sant-Ana                   VER NOTÍCIA ver mais Vídeos Draw My Life - A história da CNEC Joinville Feira das Nações 2016 Conheça o curso de Ciências Contábeis da FCJ ver mais × Ver notícia no site da mantenedora Fechar Acesse GALERIA DE IMAGENS ver mais

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