Faculdade de Medicina UFG, Goiânia - GO

R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-050, Brasil
Goiânia - GO

FM - Faculdade de Medicina - FM - Faculdade de Medicina - [x] + Acessibilidade Menu A FaculdadeHistóricoLocalizaçãoA Cidade de GoiâniaDiretoriaConselho DiretorEstruturaDepartamentosA Estrutura Clínica MédicaCoordenaçãoDocentesPesquisa-ProjetosDoençasExtensão-ProjetosServiçosCirurgiaPatologiaSaúde MentalCoordenaçãoResidência MédicaUnidadesServiçosArtigosDocentesOrtopediaGinecologiaPediatriaRadiologiaNormasRegimento InternoResoluçõesResol.
VoluntáriosGraduaçãoO CursoMatriz CurricularDisciplinas-EmentasDocentesProjeto PedagógicoNOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA 2017HoráriosInternatoObjetivosCronogramaCoordenaçãoT.
CompromissoManual do InternatoGruposFotosExtensãoAs Ligas CursosTAV - Treinamentos avançadosEditais TAVProg.
Treinamento AvançadoPós-GraduaçãoPPG - Ciências da SaúdePPG - Ensino na SaúdeEspecialização/ResidênciaResidência Médica HC UFGOServiçosHospital das ClínicasTelemedicinaReprod.
HumanaTextos & ArtigosEndocrinologiaGastroenterologiaHematologiaOtorrinolaringologiaOutros Artigos CulturaisCrônicasTutoriaMentoringProjeto InicialMentoring 2017Concursos-Editais 2017AgendasSALASTEATRO ASKLEPIÓSLABORATÓRIO DE HABILIDADESNEPESHistóricoRegimento NEPESAdendo Regimento NEPESMembros atuaisObjetivosDiretrizes em MetodologiasAcervo BibliográficoEnsinoPesquisaEventos/Cursos Notícias Páginas Notícias UFG homenageia ex-alunos ilustres dia 30                              O Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina    vai sediar nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, a solenidade de entrega da Medalha de Honra da Universidade Federal de Goiás  a ex- alunos Instituição  que tenham se distinguido por atribuições relevantes prestadas  à sociedade em geral.
A cerimônia será às 19 horas e a entrada do Teatro da FM/UFG  fica pela  Rua 235  do Setor Universitário- Campus Colemar Natal e Silva da Regional Goiânia.
                                 São  23 os homenageados que irão receber a Medalha de Honra, escolhidos nas diversas Unidades da UFG.
  Pela  Faculdade de Medicina da UFG, o escolhido foi o médico Salomão Rodrigues Filho, eleito em reunião do Conselho  Diretor da Unidade, que se formou na FM na  turma de 1971.
Ele se destaca  na comunidade médica goiana por já ter exercido a presidência da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás e ter exercido também, por sucessivas vezes, a presidência  do  Conselho  Regional de Medicina.
                             O Doutor Salomão Rodrigues Filho  é também o fundador e atual coordenador político do Comitê  das Entidades Médicas do Estado de Goiás.
  A Reitoria da UFG e a direção da Faculdade de Medicina/UFG  convidam toda a comunidade acadêmica, especialmente os professores da Unidade, a comparecem e   prestigiarem a cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao médico Doutor Salomão e aos demais homenageados.
    Colação de Grau da Medicina da UFG realizada dia 24        O Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufálçal esteve completamente lotado na noite da última sexta-feira, dia 24 de novembro, com familiares e amigos dos 113 formandos da LX Turma  do Curso de Graduação da Faculdade de Medicina da UFG, para assistirem à solenidade de Colação de Grau.
A  cerimônia foi comandada  pelo reitor, Professor Orlando Afonso Valle do Amaral, que presidiu a mesa, também formada pela diretora da FM, Professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima e a coordenadora do Curso, Professora Rosane  Ribeiro Figueiredo Alves.
                  Também fizeram parte da composição da mesa diretiva o  paraninfo da Turma LX, Professor José Beniz Neto, a docente homenageada dos formandos, Professora Maria  Ivone Oliveira Pinto  Vilela, o funcionário administrativo da FM homenageado pela Turma, Herivelton Cruz Melo e coordenadora  administrativa da Faculdade de Medicina,  servidora Izildinha Alves da Silva Jorge.
Fez-se então a execução dos hinos nacionais de Cabo Verde e do Brasil, o primeiro em homenagem ao formando Nelson  Davi Fernandes  Almeida, que aqui frequentou o Curso por força de convênio com aquele país.
                  Conforme o rito da cerimônia, o passo seguinte foi o Juramento dos formandos, conduzido pelo acadêmico Rodrigo Cunha Ferreira e depois a Outorga de Grau, para a qual foram escolhidos os formandos Cláudio Calixto da Silva e Marcela Barbosa Souza.
Chegou então o momento do discurso do Orador da Turma,  o formando Daví Farias Pereira, que, depois de cumprimentar  os diversos segmentos presentes,  lembrou os colegas que foi o sonho de ser médico que os levou àquele momento de  alegria, depois  de vencidos inúmeros percalços  tanto na vida acadêmica como na vida social e familiar de cada um.
                     O Orador lembrou ainda  que a vida de médico é uma missão que  requer renúncias com relação à vida privada, “um verdadeiro sacerdócio que é compensado pelo sorriso de uma mãe que vê o filho após o parto ou o alívio do paciente, vencida a dor que o molestava”.
Por fim falou que há seis anos entraram na FM como calouros e agora saem como médicos,  depois de um tempo de  amadurecimento, formação e muitos laços criados  com amigos, namorados e até irmãos.
Pediu que nunca se esqueçam desse tempo e agradeceu especialmente aos professores e aos  pais,  que tudo fizeram pela sua formação e por terem acreditado em seus sonhos.
               O orador seguinte foi o paraninfo da Turma, Professor José Beniz, que salientou que o médico é um ser iluminado, já que tem a missão de levar o alívio e o bem-estar  aos pacientes, penetrando nos corpos, nos corações e até nos lares.
Agradeceu a honra que lhe foi conferida por paraninfar a Turma LX,  uma homenagem que fazia questão de dividir com seus colegas oftalmologistas e com todos os demais médicos docentes, das diversas especialidades.
                Na sequência, foi a vez da diretora da FM, Professora Fátima Lindoso, proferir o  discurso de saudação à Turma LX, cumprimentando especialmente por deixarem de ser acadêmicos naquela solenidade  para se tornarem seus “jovens colegas”.
  Citou que o momento fechava um ciclo de estudos, de convivência e de amizade e lembrou que a Faculdade, em setembro último, recebeu a nota máxima em avaliação periódica do Ministério da Educação.
Aproveitou para fazer um breve relato de sua gestão que termina neste final de ano  e salientou a conquista recente de conclusão das obras de ampliação das instalações da FM, com a inauguração do seu segundo andar, em outubro último.
            Por fim, falou o reitor OrlandoValle do Amaral, lembrando que conduzir uma cerimônia como aquela é a experiência mais honrosa  na função e um reitor.
Aproveitou para fazer um breve relato de sua gestão que se encerra  neste final de ano e salientou que a Faculdade de Medicina, por sua excelência e tradição, é dos maiores orgulhos da UFG, que entre as 63 unidades federais do país,  se posiciona no 12º ou 13º lugar, “uma  posição  muitíssimo honrosa”.
Concluiu afirmando que a UFG tem como missão tudo fazer pela inclusão social, a fim de que Goiás seja cada vez mais uma terra  de bem estar e progresso, em especial  para os menos favorecidos da sociedade.
                                   Deu-se então a Leitura do Termo de Colação de Grau da  Turma LX da Faculdade de Medicina, feita pela coordenadora administrativa Izildinha Alves da Silva Jorge, seguida pela entrega nominal dos  diplomas aos 113 novos médicos, o que encerrou a solenidade.
  Depto.
de Ginecologia da FM realiza sua 7ª Jornada esta semana                  Acontece esta semana, nos dias 24 e 25 de novembro, a   7ª Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG,  encontro que já se tornou  uma tradição no meio acadêmico da área  e que se realizará simultaneamente ao  6º Encontro Científico e Multiprofissional do Hospital e Maternidade Dona Iris e Maternidade Nascer Cidadão, ambos  em Goiânia.
  Os dois eventos serão realizados no Auditório do Hospital e Maternidade Dona  Iris na Vila Redenção, tendo como público alvo os acadêmicos e profissionais da área de ginecologia e obstetrícia.
                          A abertura será na sexta-feira, dia 24, às 8 horas e  na programação, conferências, mesas-redondas e discussões sobre os mais variados temas relativos à ginecologia e obstetrícia, além da apresentação de trabalhos e pôsteres, desde que inscritos até o último dia 20.
   Entre os temas selecionados  para abordagem  durante a Jornada e o Encontro estão como principais a Diabetes e Gravidez – Novos Critérios e Diagnósticos e Infecções no Trato Genital Feminino na Adolescência  e Suas Repercussões na Vida Adulta.
                       E também  Considerações Odontológicas  no Atendimento à Gestante; Câncer de Mama – Expectativa Futurista;   Genética em Ginecologia e Obstetrícia – Futuro;  Rastreamento de Doenças Embrionárias em  FIV;  Cirurgia Fetal – Atualidades e Perspectivas;  Endometriose Pélvica – Do Diagnóstico à Terapêutica   e, por último,   HPV – O Que Há de Mito e o Que Há de Atualidades?     O encerramento da  7ª Jornada e do 6º  Encontro Científico está previsto para as 12h30m de sábado, dia 25.
    Ver todas Eventos Ver todos

Localização como chegar a Faculdade de Medicina UFG