Histórico e Geográfico, Poços de Caldas - MG

Rua Padre Henri Mothon sin numero - Centro, Poços de Caldas - MG, 37701-009, Brasil
Poços de Caldas - MG

Museu » Prefeitura de Poços de Caldas - - Infraestrutura Perfil Projeto Cidade DigitalCidadão Busca Legislação Municipal Carteira de Identidade Carteira de Motorista Editais (Noticias) Guia de ITBI Pesquisas Procon Segurança VeículosEmpresaPrefeitura Atos Oficiais AcessibilidadeSecretarias MunicipaisTelefonesTurismoEditais Prefeitura de Poços de Caldas Site oficial Infraestrutura Perfil Projeto Cidade DigitalCidadão Busca Legislação Municipal Carteira de Identidade Carteira de Motorista Editais (Noticias) Guia de ITBI Pesquisas Procon Segurança VeículosEmpresaPrefeitura Atos Oficiais AcessibilidadeSecretarias MunicipaisTelefonesTurismoEditais Museu A InstituiçãoO Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas foi fundado em 1972 integrando os festejos do Centenário da cidade, pelos voluntários: D.
Nini Mourão, Nilza Botelho Megale e Caio Augusto Faria Lobato.
Funcionou durante 24 anos no Country Club com a conscientização e necessidade de se preservar a história do povo poços-caldense e unir em um só lugar o turismo, a educação, o lazer e a cultura local.
Durante esse período e até hoje tem recebido diversas doações que compõem seu acervo.
No final de 1996 o Museu foi transferido para o prédio da Villa Junqueira, patrimônio tombado, construído em 1898, totalmente restaurado, integrando o Projeto Centro Vivo.
A Instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e conta desde 1997 com a colaboração e o apoio da Associação Amigos do Museu – AMIVI e a partir de 2002, do Conselho Curador do Museu.
Atualmente é coordenado pelo Arquiteto Haroldo Paes Gessoni e pela Pedagoga Sônia Maria Sanches.
O PrédioUm dos edifícios mais antigos e bonitos de nossa cidade é sem dúvida a Villa Junqueira, que hoje abriga o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
Ele acompanhou grande parte da história da estância e é um dos poucos prédios remanescentes da arquitetura do final do século XIX.
Foi construído para o Sr.
Martinho Prado Junior e recebeu o nome de Vila Albertina, em homenagem à esposa do fazendeiro paulista.
 Esta mansão foi adquirida no início do século XX pelo Coronel Agostinho José da Costa Junqueira que ali se estabeleceu com sua família quando o edifício foi denominado “Villa Junqueira”.
Após o falecimento do Coronel Agostinho em 1926 e de sua esposa dona Isaura em 1929, a casa foi alugada.
Funcionou no começo dos anos 30 como Hospital Olegário Maciel, logo a seguir, teve a função de hospedaria, com o nome de Hotel da Empresa.
Foi vendida na década de 40, com todo o terreno, para a Companhia “Hotéis de Poços de Caldas”.
Com a construção do Cassino da Urca (ao lado), o casarão passou a servir de depósito e escritório da Companhia.
Durante a gestão do prefeito Dr.
David Benedicto Ottoni, todo o conjunto foi comprado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que em 1962 cedeu o histórico edifício para a instalação do Ginásio Virginia da Gama Salgado, pertencente à Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, que ali funcionou durante três anos.
A partir de 1965, foi transformado em Ginásio Estadual, por onde passaram várias gerações de alunos até 1995, quando o Colégio foi transferido para outro local, iniciando-se as obras de restauração do edifício tombado pelo CONDEPHACT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas em 1985.
Incorporado ao Projeto “Centro Vivo” para abrigar o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, o casarão da Villa Junqueira, reinaugurado em dezembro de 1996, foi revitalizado no final de 2008, sendo reaberto em 1º de março de 2009 a todos aqueles que desejam pesquisar acontecimentos históricos, políticos e sociais do município.
Serviços: Localização:Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas Rua Padre Henry Mothon, S/Nº – Centro CEP: 37701-009 – Poços de Caldas – MGInformações pelo Fone: (35) 3697-2197email: museuvilla@gmail.
comwww.
culturadepocos.
blogspot.
com.
br Procura  Portal da Transparência  Serviços Online  Nota Fiscal Eletrônica  Acesso Rápido  Servidor Público  Poços 145 anos  propostas artísticas para o Natal 2017  Promoção por Nova Qualificação – PNQ  Edital de processo seletivo interno  Portal da Educação  Jogos Solidários  Lei de Incentivo ao Esporte  Confira! Poços Ativa, Horários e Locais  Comunicado Fornecedores  EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 01/2017 – SME  Programa “Obra sem Licença”  Chamamento Público  NOVA COLETA SELETIVA  Concurso Públicos  Sala dos Professores  Editais da Cultura Turismo Procon Ceasa © 2017 Prefeitura de Poços de Caldas.
Todos os Direitos Reservados.

Localização como chegar a Histórico e Geográfico