Igreja Matriz de Ribeirão Pires, Ribeirão Pires - SP

Av. Santo André, 110 - Centro Alto, Ribeirão Pires - SP, Brasil
Ribeirão Pires - SP

Paróquia São José - Matriz de Ribeirão Pires - - ? ? Audios & Partituras Os audios e partituras para as celebrações do calendário litúrgico.
Acessar! Agenda Paroquial Confira as datas dos eventos de nossa paróquia e participe! Acessar! Notícias A curva no Caminho02/01/2020O Fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, o Bem Aventurado João Batista Scalabrini, dizia que “o mundo anda depressa e nós não podemos parar”.
Cada vez mais ouvimos comentários sobre como o tempo passa depressa, como temos que mudar rapidamente as folhas dos meses no calendário.
Entra ano e sai ano e parece que o tempo fica cada vez mais curto e temos cada vez menos tempo pra realizar tudo o que pretendemos fazer.
Ontem iniciamos uma nova jornada em nossa caminhada.
O ano passado já ficou para trás e nos deixou lições, aprendizados e vivências que, se assimiladas, nos ajudarão nas decisões que estão por vir neste 2020.
O calendário pastoral de nossa comunidade nos reserva grandes desafios.
Serão muitas atividades, muitas iniciativas programadas para que nossa comunidade siga seu caminho de seguimento ao Senhor.
A foto com a curva no caminho nos recorda que a vida sempre nos reserva sempre surpresas.
Não temos clareza do que iremos encontrar e enfrentar.
Esta incerteza não deve nos dar insegurança, ela deve desafiar-nos a caminhar e alcançar objetivos.
Não tenhamos medo.
O Senhor que nos chamou ao compromisso pastoral nos guiará na condução de nossas atividades para este ano.
Uma ótima caminhada a todos, sejamos irmãos e irmãs na fé, orientados pelo Evangelho e fortalecidos uns com os outros no anuncio da Boa Noticia.
 Pe.
Ricardo José Guesser,cs Pároco Leia Mais.
Gratidão e Esperança26/12/2019Ao findarmos mais um ano de atividades paroquiais é oportuno que reflitamos sobre a caminhada realizada e os desafios que nortearão as atividades do proximo ano.
O sentimento que brota em meu coração é o de gratidão.
Desde o primeiro momento senti por parte de todos uma sincera acolhida, uma expectativa positiva sobre minha chegada e a vontade de colaborar com as atividades pastorais da comunidade.
Foi muito gratificante participar dos momentos celebrativos, perceber a dedicação das equipes na preparação dos ambientes, na preparação litúrgica, no acolhimento das pessoas.
Cada um, desde as crianças aos mais adultos, deram algo de si para que tudo acontecesse para o bem da comunidade e para que o amor de Deus se revelasse em cada celebração, em cada partilha, em cada convivência.
Quero agradecer aos meus colegas, padre Carlos e padre João pela companhia, pela dedicação, pelas iniciativas, pelos conselhos, pelo apoio.
 Quero agradecer aos funcionários que são os primeiros colaboradores.
Se dedicam com carinho para que as pessoas sintam-se bem e obtenham as informações e os serviços que procuram.
Quero pedir desculpas sinceras por aquilo que não consegui realizar, pela minha inexperiência em alguns momentos e por atitudes ou palavras que possam ter machucado alguém.
 Ao terminar o primeiro ano à frente da comunidade, sinto-me feliz e agradecido.
Sei que tem muita coisa por fazer, muitos desafios por enfrentar mas sei que tenho uma equipe generosa e valente que me ajudarão a seguir em frente.
 Deus abençoe a todos vocês que fazem aqui sua experiência de oração, de compromisso pastoral e dedicação ao próximo.
Um novo ano abençoado a todos com as graças e bençãos do Pai, da Mãe Maria, de nosso padroeiro São José, do Bem Aventurado João Batista Scalabrini.
 Pe.
Ricardo José Guesser,csPárocoLeia Mais.
Que os nós de nossa vida sejam transformados em laços de Comunhão12/12/2019Foi com o propósito de refletir sobre as amarras que nos impedem de sermos mais livres em nossa caminhada pessoal, familiar e social, que propusemos uma vez mais o CENÁCULO DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS.
Na primeira noite, com o padre Carlos, pudemos refletir sobre os nós que dificultam nossa vida espiritual.
São tantos impedimentos que nos atrapalham quando pensamos no nosso relacionamento com Deus.
São tantas desculpas que criamos para que nossa vida espiritual não avance como deveria.
Estas dificuldades nos “engessam” em nossa vida cristã e nos afastam do amor do Pai.
Na segunda noite, com o padre Ricardo, refletimos sobre os nós que dificultam nossa vida sentimental.
Tais dificuldades, sentimentos que carregamos nos afetam e nos impedem de sermos pessoas mais felizes, realizadas com aqueles com os quais convivemos.
Na terceira noite, com o padre Edvaldo, refletimos sobre os nós em nossa vida familiar.
Ninguém tem a família perfeita.
Temos situações a serem entendidas, assimiladas e superadas.
Foi um momento bonito da comunidade paroquial que acolheu pessoas de outras comunidades e vivenciou uma experiência forte de oração que nos envia a sermos melhores em nosso caminho.
Agradeço a todos que nos ajudaram na parte da ambientação, na liturgia, na acolhida.
O nosso obrigado a todos que vieram participar, as nossas boas vindas aos que nos visitaram.
  Sintam-se sempre em casa.
Que Nossa Senhora interceda por nosso caminho e que superemos os nós que nos impedem de vivermos mais em comunhão conosco mesmo, com Deus e com o próximo.
Pe.
Ricardo José Guesser,csPárocoLeia Mais.
Confirmados na fé comprometidos com a Comunidade11/11/2019Na tarde deste domingo, dia 10 de novembro, treze catequisandos adultos nossos, juntamente com os confirmandos de toda a Diocese, confirmaram sua fé recebendo das mãos de nosso pastor, Dom Pedro, o Sacramento da Confirmação.
A partir de agora, todos estão dispostos a somarem forças com as pastorais de nossa comunidade.
Nosso agradecimento à coordenação catequética, aos catequistas Daniel, Agnaldo e Maria Bernadete, que os prepararam para este momento.
É uma conquista para eles, suas familias, padrinhos, madrinhas e toda a comunidade.
Sigamos nossa caminhada e perseveremos no bem.
Pe.
Ricardo José Guesser, csPárocoLeia Mais.
Nossos leigos conhecendo mais sobre o Carisma Scalabriniano06/11/2019No último domingo, dia 03 de novembro, aconteceu no Seminário São João XXIII em São Paulo, um encontro com os leigos das paroquias scalabrinianas sobre a Espiritualidade Scalabriniana e a atualidade de nosso carisma.
Particularmente, fiquei muito feliz pela presença de nossos leigos neste encontro.
Foram 23 pessoas que nos representaram e que irão com certeza trazer para nossa paroquia a difusão de nossa espiritualidade.
Pedi que alguns leigos nos descrevessem o que para eles significou este encontro.
O senhor Djalma Freitas, da Pastoral da Saúde e ministro da Eucaristia e da equipe missionaria disse que “Esse encontro de leigos foi muito bom: acolhida, oração inicial palestra com o padre Paulo e partilha, através de tudo o que foi dito na palestra, cabe a nós colocar em prática o exemplo de São João Batista Scalabrini.
Foi muito bom encerramos com a Santa Missa e a oração de Nossa Senhora, mãe dos migrantes.
Que Deus fortaleça o coração de todos  que participaram desse encontro”.
O catequista Valterli Santos, assim expressou sua conclusão: “A experiência vivida no último domingo, foi muito rica no sentido de agregar conhecimento sobre o carisma scalabriniano e também ver como estão os trabalhos com os migrantes nas outras paróquias, isso nos levou a refletir sobre a necessidade de infundir o carisma e a história scalabriniana na nossa paróquia, para que essa nova geração tenha conhecimento e vivenciem essa experiência na prática”.
A senhora Ana Maria Baroni Pol, pertencente do Grupo Anchieta, fez o seguinte comentário: “Pertenço à essa comunidade há muito tempo e nunca tive um momento como o de hoje.
Aprendi coisas do Scalabrini que eu desconhecia.
Foi gratificante um encontro com outros paroquianos Scalabrinianos !Me encantei com o carisma do Beato Scalabrini.
Todos nós paroquianos deveriamos saber mais sobre o Beato Scalabrini.
Nossa paróquia deveria seguir com mais fidelidade os passos do Beato Scalabrini.
Beato João Batista Scalabrini, quanto mais se conhece , mais se ama”.
Como pudemos perceber, conhecer o carisma e a espiritualidade de nosso fundador, João Batista Scalabrini, é fundamental para que nossa paroquia seja cada vez mais scalabriniana.
Um abraço fraterno a todosPe.
Ricardo José Guesser, csPárocoLeia Mais.
Novo Canal de comunicação: Além do nosso Whatsapp, agora a Paróquia São José tem um novo canal para interagir com você! No nosso canal você poderá acompanhar nossos eventos, assistir a formações e interagir com a comunidade.
Acesse, curta, se inscreva e compartilhe, ajude-nos a levar a boa nova a todos! Acesse nosso canal aqui! CNBB Diocese de Santo André Vaticano Missionários Scalabrinianos

Localização como chegar a Igreja Matriz de Ribeirão Pires