Igreja São Vicente de Paulo, São Luís - MA

próximo ao número 88 - Av. Getúlio Vargas, s/n - Monte Castelo, São Luís - MA, 65030-005, Brasil
São Luís - MA

- - Menu Secretaria ParoquialPastorais e MovimentosJunte-se a nósDownloadsESPIRITUALIDADE Pesquisar por: Baile dos Anos 60    Faltam apenas três dias para o Grande Baile dos anos 60, 70, 80, 90 da Paróquia São Vicente de Paulo.
Venha participar! Traga seus amigos e familiares! Vai ser divertido, alegre e abençoado esse dia de confraternização! Adquira seu ingresso na Secretária Paroquial.
Anúncios Sagrado Coração de Jesus Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi.
Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês.
Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor; tudo brota daquele Coração “manso e humilde” que por nós foi transpassado pela lança do soldado Longuinho, na Cruz do Calvário.
Dele saiu sangue e água, símbolos do batismo e da Eucaristia, e também da Igreja, Esposa de Cristo, que nasce do lado aberto do novo Adão, como Eva nasceu do lado aberto do primeiro.
A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura.
O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus por você.
Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
 A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf.
Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf.
Jo 19,34).
Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.
Estes dois exemplos do evangelho nos ajudam a entender o apelo de Jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque: “Eis este coração que tanto tem amado os homens.
Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças… (mais…)    A Festa de “Corpus Christi” (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.
A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã.
Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc.
XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.
Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração.
Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S.
Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto.
Isso foi feito em procissão.
Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.
São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração.
Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade.
Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.
O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto.
Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Que Deus nos abençoe em mais uma festa, onde Jesus se faz presente no meio do povo, como outrora fizera em vida, e que possamos ser alimentados com o Pão da vida, o próprio Cristo Jesus em nosso meio.
“Eu creio Senhor, mas aumentai a minha fé”.
Que Deus nos abençoe.
Amém.
Rivaldo M.
SantosPascom-Pastoral da Comunicação ENCONTRÃO DA AMIZADENo dia 23 de Maio de 2015 às 17h 30 min, na Comunidade Nossa Senhora Das Graças – Bom Milagre acontecerá o Encontrão da Amizade, com o tema: Deus nos chama a comunidade.
O Encontro contará com muita animação, partilha da Palavra, Espiritualidade e muito mais, venha você e traga os seus amigos para participar desse grande evento.
O Encontro encerrara com uma linda caminhada jovem até a Igreja Matriz, Paróquia São Vicente de Paulo, e em seguida com a Santa Missa.
 Esperamos por você! Ascensão de Jesus Cristo Dia 17 de maio, é comemorado pela a Igreja Católica, a Ascensão de Cristo, subida de Jesus aos céus, em sua glória.
Antes de falar um pouco sobre a subida de Cristo, devemos entender, e diferenciar as palavras: Ascensão e Assunção.
Ascensão, foi de Jesus, Ele subiu ao Céu pelo próprio poder divino, é Deus.
Já o termo Assunção, foi de Maria.
Ela foi levada ao céu por Deus, e não pelo próprio poder.
Devemos sempre diferenciar tais palavras, pois seus significados são distintos.
Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu entre os homens de forma visível, durante quarenta dias, e depois subiu aos Céus.
 Assim o descreve S.
Lucas, dizendo que Jesus tinha dito aos Seus discípulos que haviam de receber a força do Espírito Santo.
– No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, do Qual, dissera Ele, me ouvistes falar.
… Dito isto, elevou-Se à vista deles e uma nuvem subtraiu-O a seus olhos.
E como estavam com os olhos fixos no céu enquanto Ele se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco que lhes disseram: Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o céu virá da mesma maneira, como agora O vistes partir para o céu.
(At.
1:4-10).
  (mais…) 49ª Dia Mundial da Comunicação Dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da comunicação.
Hoje vivemos num mundo que está ficando cada vez menor, com as novas tecnologia, a comunicação se tornou algo fácil e prático, onde o acesso se tornou muito próximo.
Todavia, hoje, muitas pessoas usam de forma errado, se deixando até mesmo ser controlado por essas tecnologias, não usando para anunciar coisas boas, mas sim, coisas ruins e até mesmo desnecessárias, ou até mesmo para separar uma família, se não for usado de forma consciente.
Na família é onde começa a comunicação, quando o bebê está no ventre da mãe e começa a se mexer, ali há uma comunicação.
  (mais…) Paróquia realiza I Encontrão da Juventude Dehoniana A Paróquia São Vicente de Paulo de São Luís, promoveu no último domingo, dia 26/04/2015, o I Encontrão da Juventude Dehoniana de São Luís.
O encontro reuniu jovens das três paróquias dehonianas da cidade o Santúário da Conceição, Paróquia Santa Paulina e jovens da paróquia anfitriã.
Ao todo estiveram presentes mais de 115 jovens, que além de novas amizades, também curtiram muita música e diversão.
Entre as atividades do encontro, os jovens puderam conhecer ou recordar quem fora Padre Dehon e seu carisma, mediante a Palestra de Fr.
Arllyson, scj e a belíssima apresentação teatral dos jovens do Santuário da Conceição sobre a vida e obra do fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
A apresentação teatral foi dirigida por Priscila Rocha, coordenadora da Juventude Dehoniana no Distrito BSL.
(mais…) Navegação de Posts ? Posts Anteriores Siga nosso blog via email Digite seu endereço de email para acompanhar-nos e receber as novidades do nosso blog por email.
Estatísticas do blog Anúncios Blog no WordPress.
com.
Publicar em Cancelar

Localização como chegar a Igreja São Vicente de Paulo