Igreja Velha, São Mateus - ES

582 - R. Manoel Andrade, 476 - Centro, São Mateus - ES, 29936-714, Brasil
São Mateus - ES

Hist?ria da Cidade - Prefeitura de S?o Mateus - - Prefeitura Servi?os ao Cidad?o Documenta??o para Cadastro de Fornecedores Conhe?a S?o Mateus Secretarias Muncipais Entidades e ?rg?os Legisla??o Parcerias da Lei 13.
019/2014 Hist?ria de S?o Mateus Os Primeiros Colonizadores Igreja Velha Os primeiros colonizadores portugueses chegaram a S?o Mateus por volta de 1544.
A partir da? a cidade come?ou seu desenvolvimento e n?o parou mais.
A caracter?stica principal da economia de S?o Mateus ? a diversifica??o das atividades aqui praticadas.
Agricultura, pecu?ria, s?o fort?ssimas e merece destaque especial o com?rcio que ? refer?ncia no norte do estado e extremo sul da Bahia.
H? poucos registros sobre a povoa??o de S?o Mateus, a vila de S?o Mateus passou a dar obedi?ncia ao governo da Bahia, e , a partir desse momento, houve grande crescimento das atividades comerciais, pois muitas fam?lias iimportantes daquele Estado passaram a se mudar para S?o Mateus.
A Cria??o do Munic?pio de S?o Mateus Cidade de S?o Mateus A Vila de S?o Mateus passou a ser Munic?pio por Ato Provincial de 03 de abril de 1848.
No entanto, n?o existe nenhuma comemora??o nessa data, pois a celebra??o mais importante do Munic?pio acontece no dia 21 de setembro, quando se festeja tamb?m o in?cio da coloniza??o europ?ia iniciada em 1544.
A cidade recebeu o nome de S?o Mateus pelo fato de ter sido em um dia 21 de setembro (dia do evangelhista Mateus) que o padre Jos? de Anchieta visitou a cidade.
At? o final da d?cada de 1930, os meios de transporte de passageiros e mercadorias para toda a regi?o norte do Esp?rito Santo eram os animais (cavalos e tropas de muares), os pequenos navios que aportavam em S?o Mateus e o trem de ferro.
O Porto de S?o Mateus S?tio Hist?rio Porto O movimento no Porto de S?o Mateus era intenso, com os trapiches cheios de mercadorias para exporta??o.
Os armaz?ns vendiam mercadorias aos moradores locais e aos da Vila do Interior como Barra de S?o Francisco, Nova Ven?cia, Boa Esperan?a, Jaguar? e outras, todas ainda pertencentes ao territ?rio de S?o Mateus.
Por causa da pouca profundidade e largura do rio, em alguns lugares, os navios s? podiam entrar ou sair de 15 em 15 dias, nas luas cheias e novas, quando as mar?s s?o mais altas.
Fique de Olho

Localização como chegar a Igreja Velha