Instituto Terra, Aimorés - MG

Fazenda Bulcão, s/n - Zona Rural, Aimorés - MG, 35200-000, Brasil
Aimorés - MG

:: INSTITUTO TERRA - BEM VINDO - Site Oficial :: - -   DIGITE SEU EMAIL E RECEBA NOTÍCIAS         Aimor?s, MG - Brasil | 04/02/2018     Home     Quem somos (-) O Instituto Terra Nossa Equipe Represent.
Institucional Pr?mios & Distin??es Mem?ria Governan?a Estatuto     O que fazemos (-) Educa??o ambiental Restaura??o Ecossist?mica Produ??o de mudas Projetos em andamento Projetos realizados Portal Semear Relat?rio Anual     Informa??es (-) Publica??es Pesquisas Mata Atl?ntica Instituto Terra na Rede Visita??o Como chegar     Como participar (-) Doa??es Arredonde Sua Conta OuroCard Origens Dotz     Irregularidades (-) Denuncie!     Loja Virtual     Notícias     Press Releases     Demonstrativos Financeiros     Galeria de Vídeos     Galeria de Downloads     Projetos ? vista     Fale Conosco             Quem somos - O Instituto Terra     O sonho de plantaruma floresta deu origem ao Instituto TerraFoto: Ricardo Beliel O Instituto Terra ? fruto da iniciativa do casal, L?lia Deluiz WanickSalgado e Sebasti?o Salgado, que h? pouco mais de uma d?cada, diante de umcen?rio de degrada??o ambiental em que se encontrava a antiga fazenda de gadoadquirida da fam?lia de Sebasti?o Salgado, na cidade mineira de Aimor?s, tomouuma decis?o: devolver ? natureza o que d?cadas de degrada??o ambientaldestruiu.
Mobilizaram parceiros, captaram recursos e fundaram, em abril de 1998, aorganiza??o ambiental dedicada ao desenvolvimento sustent?vel do Vale do RioDoce.
Em pouco mais de uma d?cada, o sonho do casal j? rendeu muitos frutos.
Por conta da atua??o do Instituto Terra, mais de 7.
000 hectares de ?reasdegradadas est?o em processo de recupera??o na regi?o e mais de 4 milh?es demudas de esp?cies de Mata Atl?ntica j? foram produzidas em seu viveiro paraabastecer tanto os plantios na RPPN Fazenda Bulc?o quanto os projetos derestaura??o que desenvolve na regi?o.
A antiga fazenda de gado, antes completamente degradada, hoje abriga umafloresta rica em diversidade de esp?cies da flora de Mata Atl?ntica.
Aexperi?ncia comprova que junto a recupera??o do verde, nascentes voltam ajorrar e esp?cies da fauna brasileira, em risco de extin??o, voltam a ter umref?gio seguro.
.
Sobre n?sFoto: Weverson RocioO Instituto Terra ? uma organiza??o civil sem fins lucrativos fundada emabril de 1998, que atua na regi?o do Vale do Rio Doce, entre osEstados de Minas Gerais e Esp?rito Santo.
Trata-se de uma regi?o do Brasil quevivencia as consequ?ncias do desmatamento e do uso desordenado dos recursosnaturais como a seca, a eros?o do solo e a falta de condi??es para o homem docampo viver e prosperar.
Atualmente o Instituto Terra conta com 22 associados, sendo 2 associadosfundadores vital?cios, 8 associados fundadores e 12 associados efetivos.
Suas principais a??es envolvem a restaura??o ecossist?mica, produ??o demudas de Mata Atl?ntica, extens?o ambiental, educa??o ambiental e pesquisacient?fica aplicada.
O Instituto Terra administra a Fazenda Bulc?o, que constitu?da por uma?rea total de 709,84 hectares, sendo 608,69 hectares reconhecidoscomo Reserva Particular do Patrim?nio Natural (RPPN) desde a sua funda??o– trata-se da primeira RPPN constitu?da em uma ?rea degradada de MataAtl?ntica.
Em Minas Gerais, desde de 2004, existe a figura da ReservaParticular de Recomposi??o Ambiental, destinada a ?reas degradadas e inspiradana Fazenda Bulc?o.
Com o reflorestamento da RPPN Fazenda Bulc?o, cujo primeiro plantio foirealizado em dezembro de 1999, o Instituto Terra est? perto de concluir umprojeto de recupera??o de Mata Atl?ntica sem precedentes no Brasil em termos de?rea cont?nua.
  IMAGENS Clique na imagem para ampliar.
  Todos os direitos reservados www.
institutoterra.
org

Localização como chegar a Instituto Terra