Mercado Municipal de Campinas, Campinas - SP

Av. Benjamin Constant - Centro - Vila Itapura, Campinas - SP, 13013-010, Brasil
Campinas - SP

Mercado Municipal | SETEC - - SETEC - Serviços Técnicos Gerais Mercado Municipal Uma das maravilhas de Campinas, que comemorou seu centenário em 2008.
 Um templo das especiarias.
 O mais antigo centro de compras de Campinas.
 O Twiter da cidade.
 Eleito diversas vezes seguidas como o ponto preferido dos campineiros internautas.
Inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia, o Mercado ocupa um prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em arquitetura tipo mourisca.
 Em 1996, o prédio passou por uma intensa reforma, recuperando suas características originais, principalmente a cor e os bonitos rococós, além da troca de toda a rede elétrica, hidráulica, telefônica, pisos e a implantação de um sistema de combate a incêndio.
Parte viva da historia de Campinas, o Mercado está instalado no local onde funcionava um entreposto férreo Funilense, no qual era depositado o açúcar destinado ao porto de Santos.
 Muitos não sabem: a plataforma onde hoje estão as peixarias, era onde chegavam os trens e, do lado oposto, onde temos casa de pássaros e sementes, ficavam as carroças e charretes movidos a força animal.
 Era no Mercado que, entre os anos 1930 e 1960, reuniam-se os jornalistas, artistas e intelectuais que, entre um petisco e outro, discutiam grandes temas nacionais e municipais.
Tombado em 1983 pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo e em 1995 pelo CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas, é hoje administrado pela SETEC.
Pelos mais de 100 anos do Mercado, muitos funcionários já passaram pelo local.
 O Mercado Municipal, o mais antigo centro de compras de Campinas, possui 143 boxes, sendo 98 no prédio central e 45 bancas, chamadas de bancas externas.
 Localizado no centro de Campinas, entre as ruas Benjamim Constant, Ernesto Kullman, Barreto Leme e Álvares Machado, o Mercado une o tradicional e o moderno.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7:00 às 18:30, e facultativamente aos domingos, das 7:00 às 12:00.
No Mercado, o consumidor de Campinas e região encontra os mais variados produtos: artigos para feijoada, açougue, peixaria, lanchonete, pastelaria, casa de pássaros, artigos para pesca, artigos religiosos, frutas, verduras e legumes frescos, doces, casa de fumo, loteria, e peças para conserto de fogões.
 Com estacionamento a preços módicos, o consumidor estaciona bem perto das bancas onde realiza suas compras.
Todos os cuidados com limpeza, segurança, comodidade e acesso são de suma importância para fazer do Mercado um importante espaço na memória campineira, que ainda vive para servir a população de uma metrópole com ‘ares de interior’.

Localização como chegar a Mercado Municipal de Campinas