Monte Azul Ferraz Engenharia, Araçatuba - SP

Tr Ziembinsk, 57 - Parque Industrial, Araçatuba - SP, 16075-530, Brasil
Araçatuba - SP

Monte Azul - -   21/01/2011 - Nova legislação sobre resíduos sólidos A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi o tema abordado em um seminário realizado ontem (24) em Araçatuba com a participação de várias empresas com produtos ligados ao assunto e também profissionais da área.
O evento, realizado no Centro de Convenções do Hotel Mariá, tratou de assuntos sobre a Lei Nº 12.
305, que instituiu em 2 de agosto de 2010 a PNRS, que é um novo marco no Setor de Lixo.
Segundo o engenheiro civil Ernesto Tadeu Consoni, representante da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (ABES) e diretor da Monte Azul Ferraz Engenharia, o evento foi planejado há cerca de três meses e foi todo fundamentado na nova lei, que foi instituída para normatizar a coleta e o destino dos resíduos sólidos.
"Todas as cidades, independente do tamanho, têm que se adequar com uma coleta seletiva de mais qualidade.
Deve-se aplicar também a logística reversa, onde as empresas aproveitam os resíduos sólidos e fabriquem materiais", resumiu.
Para a gerente de Resíduos Sólidos do Ministério das Cidades, Nadja Limeira de Araújo, o tema não é novo e antes não havia integração entre os ministérios para tratar o assunto.
"Hoje o Ministério das Cidades tem condições de repassar recursos aos municípios para aplicar em melhorias e modernização do setor", completou.
A PNRS foi assinada em agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e exige que todos os estados e municípios tenham leis tratando da questão.
A nova legislação estabelece obrigações às empresas na destinação dos resíduos, sobretudo dos recicláveis e ainda a participação dos catadores na adoção das políticas municipais.
Em Araçatuba, uma empresa criada pelo vereador Cido Saraiva (PMDB) se antecipou à lei e trabalha com reciclagem de materiais.
A empresa recebe garrafas pet usadas e sujas.
Em seguida, os produtos são lavados, processados e moídos.
Em um outro processo, o plástico é refeito em formato de tiras e sem seguida armazenado para a produção de novas garrafas plásticas.
Para o vereador, é uma maneira de contribuir com o meio ambiente e dar novo destino a produtos que seriam descartados.
As etapas do processo foram apresentadas durante o evento de ontem por representantes da empresa.
    Página Anterior Telefone: (18) 3608-8998 - contato@monteazulambiental.
com.
br  © Monte Azul Todos os direitos reservados

Localização como chegar a Monte Azul Ferraz Engenharia