Museu da Gastronomia Baiana, Salvador - BA

Praça José de Alencar, 13/19 - Largo do Pelourinho, Salvador - BA, 40026-280, Brasil
Salvador - BA

Home Page - Museu de Gastronomia Bahiana - - O MUSEU O Museu da Gastronomia Baiana, iniciativa do Senac-Bahia, é um conjunto de espaços que integra o Largo do Pelourinho, onde se localizam os prédios que formam o Museu, sítio histórico reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
O Museu é organizado com: exposição de longa duração, exposição temporária / vitrine-homenagem; restaurante-museu/escola; loja-museu Doces & Livros; Galeria Nelson Daiha, espaço dedicado à art-food.
O Museu busca valorizar os diferentes sistemas alimentares da Bahia nos contextos históricos, culturais, sociais e gastronômicos.
LER MAIS AGENDEUMA VISITA Venha viver a história gastronômica da Bahia AGENDAR AÇÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS 20 10 18 Mini chefs & Alimentação saudável LER MAIS MURAL DE FOTOS Em breve CADERNO DE RECEITAS Caruru "São Cosme mandou fazer duas camizinha azul No dia da festa dele São Cosme quer caruru.
" É um dos pratos emblemáticos da mesa baiana, como o acarajé e o vatapá.
Nas festas de Cosme ou dos mabaços, além do prato principal à base de quiabos e dendê, geralmente servido em gamela de madeira arredondada, há sempre abará, acaçá, pipoca, rapadura, frutas, principalmente a cana-de-açucar, farofa de azeite, queimados (doces), inhame, batata-doce, banana frita, bebendo-se vinho, refrigerantes e aluá.
Manuel Querino descreve uma receita ainda em uso na Bahia: "O milho demorado na água, depois de três dias, dá a esta um sabor acre, de azedume, pela fermentação.
Coa-se a água, adicionam-se pedaços de rapadura e, dilúida esta, tem-se bebida agradável (.
)" VEJA A RECEITA COLUNA RAUL LODY Tem doce e caruru no altar de Cosme e Damião No imaginário de devoção popular, e no universo das religiões de matriz africana, diferentes tipos de doces estão relacionados às crianças ou aos santos da Igreja, que são considerados infantis, como Cosme e Damião; ou no candomblé os orixás ainda crianças como os Ibejis, nas tradições dos ioruba.
  LER MAIS Exposição de longa duração Aprenda sobre a história culinária da Bahia VISITAR Restaurante museu Experimente o sabor da Bahia.
Conheça o restaurante pelourinho VISITAR Loja doces e livros Leve para a casa um pedacinho do museu, e viva essa história todos os dias.
VISITAR

Localização como chegar a Museu da Gastronomia Baiana