Museu do Frevo, Recife - PE

-146 - R. Barão Rodrigues Mendes, 96 - Recife, PE, 50030-180, Brasil
Recife - PE

Paço do Frevo - Espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo - - Paço do Frevo Conheça Instalado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo, visando propagar sua prática para as futuras gerações.
Venha mergulhar em um vasto universo de personalidades, histórias, memórias e experimentar o carnaval pernambucano durante o ano todo.
Centro de Documentação A história do frevo é contada em vídeos, numa linha do tempo e no Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe, que reúne documentos e informações relativos ao universo do frevo.
Escola de Música A Escola de Música permite um contato sistematizado com a música do frevo, em suas diversas linguagens e modalidades, para formar novos  músicos e novos repertórios.
Escola de Dança Escola focada em atividades de formação, transmissão e difusão da dança do frevo (passo).
Oportunidades para o desenvolvimento profissional, físico e cultural.
Exposições As histórias, as agremiações e os personagens do frevo estão celebrados em exposições temporárias e de longa duração no térreo e no terceiro andar.
RÁDIO DO PAÇOTodo dia é dia de frevo! Ouça a nossa rádio online e leve o frevo com você aonde for.
PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO/2017 PROGRAMAÇÃO HORA DO FREVOApresentações musicais na hora do almoço, no Malakoff Café do Paço do Frevo, trazemos convidados que provocarão relações entre a música instrumental frevo e outros gêneros musicais.
01/12, 12h | Alexandre Rodrigues e Rafael Marques15/12, 12h | Betto do Bandolim e Beto Hortis 29/12, 12h | Pré-Reveillon do Paço do Frevo com Spok Quinteto.
Acesso gratuitoARRASTÃO DO FREVOCortejo com as orquestras e agremiações de frevo pelas ruas do Bairro do Recife.
03/12, 16h | Cariri Olindense.
Concentração às 15h no Marco Zero.
Acesso gratuitoCELEBRAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVASEm dois dias de atividades, convidamos nossos públicos a conhecerem e vivenciarem diferentes processos formativos realizados em 2017 no Paço do Frevo.
10/12, 15h | DOMINGO DE SOL ESPECIALAcesso gratuito.
16/12, 15h | SÁBADO NO PAÇO ESPECIALAcesso incluso no valor do ingresso.
PRÉ-REVEILLON PRÉ-REVEILLON DO PAÇO DO FREVOVista-se de branco e venha receber 2018 com a gente!29/12, 12h | Spok Quinteto – Hora do Frevo EspecialAcesso gratuito.
VIVÊNCIAS VIVÊNCIA “VAMOS CAIR NO PASSO”Utilizando-se do binário do frevo, ao término da visita, o/a visitante experimenta 10 passos básicos e encerra com um jogo de improvisos.
Terças: 9h às 16h.
Sábados e domingos: 14h às 17hPraça do Frevo (3º andar).
Acesso incluso no ingresso.
CURSOS REGULARES CURSO: HARMONIA MODAL APLICADA AO FREVO, com César BertonO minicurso tem como objetivo inserir dentro do repertório do frevo novas possibilidades de pensar sua criação para além da tradicional harmonia tonal.
Nesse movimento, o aluno terá contato com diferentes metodologias de construção melódico-harmônica que podem ser aplicadas, de maneira prática e sistêmica, na composição e arranjo de frevos canção, frevos de bloco e frevos de rua.
O conteúdo programático encerra três tópicos principais: 1) A conceituação do sistema modal; 2) o estudo de quatro modelos de elaboração harmônico-melódica modais; 3) A aplicação desses modelos no repertório de frevos (originais e/ou arranjados).
Público alvo: Adultos e Jovens a partir dos 18 anosVagas: 25Professor: César BertonDatas: 16, 17, 23 e 24 de janeiro de 2018.
Dias: Terças e Quartas Horário: 15h às 17h Valor: GrátisINSCRIÇÃO: CLIQUE AQUIINFORMAÇÕES: (81) 3355-9524CURSO: INTRODUÇÃO A ARRANJO PARA FREVO DE BLOCO, com Marcos FMO workshop pretende introduzir as características de orquestração do Frevo de Bloco e as principais técnicas relativas ao arranjo no gênero.
Serão vistas questões como registro e características técnicas de cada instrumento, além de procedimentos típicos referentes à melodia, harmonização e ritmo.
O curso será ministrado mediante a exposição de conceitos teóricos, bem como análises de arranjos de Frevos de Bloco consagrados no repertório local.
Público alvo: Adultos e Jovens a partir dos 18 anosVagas: 25Professor: Marcos FMData: 18/01/2018Dia: Quinta-feira Horário: 14h às 18h Valor: GrátisINSCRIÇÃO: CLIQUE AQUIINFORMAÇÕES: (81) 3355-9524CURSO: FREVO APRENDIZ, com José Valdomiro (Menininho) A proposta de curso com o professor Menininho é de brincar com os passos de frevo correlacionando-os com contos, personagens e brincadeiras populares.
Criar Incentivo para que as crianças pratiquem o solo de frevo individualmente estimulando sua liberdade criativa na dança do frevo;:Público: Crianças de 05 a 08 anos.
Vagas: 15Professor: José Valdomiro (Menininho)Data: 16 de janeiro a 19 de janeiroHorário: 14h -16h Valor: GratuitaINSCRIÇÃO: CLIQUE AQUIINFORMAÇÕES: (81) 3355-9524CURSO: AS DANÇAS DO CAVALO MARIM, com Fábio Soares Brincador de cavalo marim (cavalo Marinho), neto e bisneto de mestres dessa manifestação tradicional da Zona da Mata Norte.
Fábio busca envolver nas aulas os caminhos das brincadeiras populares.
É integrante do Cavalo Marinho de Biu Alexandre.
A aula parte na busca de que não é apenas um passo de Dança, mas de como atingir, a energia da Dança e assim proporcionar o Paço.
Sendo assim, através de um aquecimento inicial com toda a turma Fábio desmembra os paços para que seja de melhor compreensão.
Através de músicas e questões pontuais abordadas durante as aulas, os alunos serão levados a diversas reflexões sobre as Danças do Cavalo Marim.
Público:Jovens a partir dos 16 anos e Adultos (iniciantes)Vagas: 20 alunosProfessor: Fábio SoaresData: 09 de janeiro a 01 de fevereiroTerças e Quintas Horário: 19:00 as 20:30 Valor: GratuitaINSCRIÇÃO: CLIQUE AQUIINFORMAÇÕES: (81) 3355-9524INSCRIÇÃO  PARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL Os artistas, grupos e agremiações interessados em se apresentar no Paço do Frevo deverão completar o Formulário de Inscrição e  enviar para o e-mail:  programacao@frevo.
org.
br ou diretamente no Paço do Frevo, na Rua da Domingos José Martins, s/n, em frente a Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife Antigo, Recife – PE.
Serviços O Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Um lugar para estudar, criar, experimentar e vivenciar o rico universo de histórias, personalidades, memórias e linguagens artísticas.
PRODUÇÃO O estúdio de gravação montado no primeiro andar do Paço estará aberto para receber músicos profissionais e amadores.
MEMÓRIA O Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe promoverá a produção, organização e acesso a documentos e informações relativas ao frevo.
Difusão Uma rádio online será responsável pela difusão audiovisual de quem faz o frevo e ainda relembrará as criações do passado.
Gestão O Paço do Frevo é um espaço cultural da Prefeitura do Recife com a gestão realizada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, organização social sem fins lucrativos cuja a missão é desenvolver o potencial de pessoas e organizações por meio das artes e da cultura.
TRABALHE CONOSCO Divida o seu talento com a gente! Envie o seu currículo para fazer parte da nossa equipe.
COMPRAS Estamos sempre procurando por novos parceiros.
Participe dos nossos processos seletivos.
PUBLICAÇÕES Nós acreditamos em uma gestão transparente.
Confira nossos anúncios, publicações e editais! Parceiros O Paço do Frevo é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com criação e realização da Fundação Roberto Marinho.
Ele tem o patrocínio de empresas públicas e privadas e o apoio do IPHAN e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
          Visite contato@frevo.
org.
br+55 81 3355-9500PRAÇA DO ARSENAL DA MARINHA, S.
N° BAIRRO DO RECIFE – PE CEP: 50030-360Agendamento de visitas guiadas: agendamento@frevo.
org.
br +55 81 3355-9527Inscrições e informações sobre as aulas de dança e música e oficinas: cursos@frevo.
org.
br +55 81 3355-9524 *Horários de funcionamento:Terças a sextas, das 9h às 17h; Sábados e domingos, das 14h às 18h; Fechado às segundas.
*A entrada para visitação se dá até trinta minutos antes do fechamento do museu.
Entrada: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (estudantes e maiores de 60 anos).
Política de gratuidade:Meia entrada:Pessoas com idade a partir de 60 anos;Professores de escolas e universidades particulares;Estudantes de escolas particulares;Estudantes de universidades particulares;Pessoas com deficiência;Gratuitade:Alunos das redes públicas municipal, estadual ou federal de Ensino Fundamental, Médio, Tecnológico e Superior;Crianças com até 5 anos de idade;Membros de agremiações carnavalescas, troças, clubes de frevo, bailarinos, músicos, mediante cadastro*;Professores das redes públicas municipal, estadual ou federal de Ensino Fundamental, Médio, Tecnológico e Superior;Funcionários de museus e/ou membros do ICOM (International Council of Museums);Grupos em situação de vulnerabilidade social, mediante agendamento prévio;Vizinhos do Paço do Frevo, mediante cadastro*; Guias de turismo;Estudantes de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda;Policiais civis e militares em serviço;Taxistas, mediante cadastro*;Servidores da Prefeitura do Recife;* O cadastro poderá ser feito com o preenchimento de um formulário, na recepção do Paço do Frevo, durante seu horário de atendimento ao público;Funcionários da Rede Globo;Em todos os casos, é necessário apresentar documentação comprobatória.
Entrada gratuita para todos, todas as terças e no primeiro domingo de cada mês.
Centro de Documentação e Memória AGENDA | ACERVO ONLINE | REFERÊNCIAS ONLINE | OBSERVATÓRIO DO FREVO | NORMAS GERAIS | IV ENCONTRO DE PESQUISADORES DO FREVO | CONTATOS | CANAL DE VÍDEOSO Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe é um espaço para estudo, pesquisa, produção e reunião de documentos relacionados ao universo histórico, antropológico, social, cultural e político do frevo e temas correlatos.
Seu acervo está disponível gratuitamente para consulta a toda comunidade interessada nesse bem, que foi registrado pelo IPHAN Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
O intuito da equipe do Centro de Documentação e Memória é contribuir com a formação de indivíduos, através do acesso aos documentos aqui reunidos, colaborando para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, escolares, sociais e culturais.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:Terça a Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
  VOLTAR PARA O INÍCIO RECONHECIMENTO + Votos de Aplausos Assembléia Legislativa de Pernambuco+ Carta Wynton Marsalis+ Pesquisa de Satisfação e Perfil de Público CHAMADA DE PROPOSTAS DE PROGRAMAÇÃO O Paço do Frevo, instituição museal recifense em atuação há dois anos, somando neste tempo mais de duzentos mil visitantes, torna pública sua convocatória de propostas para compor sua programação.
A programação é composta mensalmente por atividades como o Sábado no Paço (voltada a propostas em música e/ou dança), a Hora do Frevo (dirigida a propostas em música, sobretudo instrumental) e o Arrastão do Frevo (direcionado a agremiações).
Para compor estas e outras programações, as propostas devem ser enviadas através de inscrição nesta convocatória, um processo simples que visa formar um banco de dados de produtores e artistas em geral, a serem pautados periodicamente para a programação do Paço do Frevo.
A convocatória é realizada em fluxo contínuo, o que permite o envio de propostas durante todo o ano.
Para inscrição de produtores e artistas em geral, basta preencher o Formulário de Inscrição e  enviar para o e-mail:  programacao@frevo.
org.
br ou diretamente no Paço do Frevo, na Rua da Domingos José Martins, s/n, em frente a Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife Antigo, Recife – PE.
 Os proponentes receberão a confirmação de inscrição através de e-mail.
Com a inscrição realizada, as propostas comporão um banco de dados que será acessado mensalmente nas reuniões de curadoria da instituição.
As reuniões de curadoria são realizadas pelas gerências e coordenações do Paço do Frevo, sempre objetivando compor uma programação diversificada e de qualidade.
O Paço do Frevo se reserva ao direito de, uma vez recebida a proposta, programá-la de acordo com as ações do museu, sempre mediante contato prévio com os proponentes.
Com a composição da programação, buscamos oferecer espaço para projetos consagrados e/ou experimentais, a fim de assegurar nosso objetivo maior: o desenvolvimento de ações de salvaguarda do frevo e a consolidação do Paço do Frevo como centro de referência sobre a cultura.
CHAMADA DE PROGRAMAÇÃO PARA ARTISTAS VIZINHOS: CLIQUE AQUI Formulário de Inscrição para Programação Artística: RÁDIO PAÇO DO FREVO Ouça a nossa rádio online e leve o frevo com você aonde for.
A RÁDIODedicada à difusão ampla de acervos históricos e atuais de músicas diretamente relacionadas ao universo do frevo, a Rádio Paço do Frevo objetiva preencher demandas relativas à permanente visibilidade do frevo.
Rompendo com a sazonalidade que veicula o frevo apenas durante o período carnavalesco, a Rádio Paço do Frevo pretende ser um espaço permanente para circulação de composições da música frevo, em suas diferentes possibilidades.
Desfrute!CONTATOS © Paço do Frevo 2014 | Web design Gabriela Werneck

Localização como chegar a Museu do Frevo