Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire, Tupã - SP

R. Coroados, 521 - Centro, Tupã - SP, 17600-010, Brasil
Tupã - SP

Museu Índia Vanuíre - - - Secretaria da Cultura Seja Parceiro Acervo Tupã Publicações Relações com a Comunidade Links Relacionados Prestação de Contas Fotos do Museu A Voz da MemóriaÍndia VanuíreVisite o museuFique por dentrocompras serviços contrataçõesContato Acompanhe o Museu ANOTE NA AGENDA! Clique no banner e divirta-se! Acompanhe nossa programação Acompanhe nossa programação ÚLTIMAS NOTÍCIAS Museu Índia Vanuíre apresenta nova exposição virtual sobre dança Krenak Site da instituição reúne materiais produzidos com a participação dos indígenas da T.
I.
Vanuíre, em Arco-Íris Já está disponível na página do Museu Índia Vanuíre www.
museuindiavanuire.
org.
br – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM … Museu Índia Vanuíre promove palestra e sarau no Dia Internacional da Mulher Programação quer provocar uma reflexão sobre os avanços sociais e culturais das mulheres ao longo dos anos No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), – instituição da Secretaria da Cultura do Estado … Expediente De terça a domingo das 9h às 17hAGENDE SUA VISITA EM GRUPO Empresas parceiras Participe da Pesquisa Quantas vezes você já visitou o Museu Índia Vanuíre? Social Stream Especialmente para quem gosta de um bom filme, fica uma boa dica: 30 vídeos de cineastas indígenas >> http://goo.
gl/GAaHWM Via Rádio Yandê.
Rádio Yandê – Rádio Indígena Onlineradioyande.
comMídia para a difusão da cultura indígena através da ótica tradicional, mas agregando a velocidade e o alcance da tecnologia e da intern Over 2 years ago → Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal.
Esses são os seis principais biomas brasileiros: ambientes de grande diversidade de vegetação e de espécies animais! O que pouca gente sabe é que, em alguns casos, essa grande diversidade foi produzida pela presença do ser humano – em especial, dos povos indígenas.
Leia mais: http://goo.
gl/3g0OOH Via @Povos Indígenas no Brasil.
Ambiente com gente dentro | Povos Indígenas no Brasil Mirimpibmirim.
socioambiental.
orgAmazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal.
Esses são os seis principais biomas brasileiros: ambientes de grande diversidade de vegetação e de espécies animais! O que pouca gente sabe é que, em alguns casos, essa grande diversidade foi produzida pela presença do ser humano – em esp… Over 2 years ago → O Museu está com processo seletivo aberto para o preenchimento de uma vaga de estágio na área de edificação.
Para conhecer os requisitos e efetuar a candidatura, acesse: http://www.
museuindiavanuire.
org.
br/vagas/estagiario-de-edificacaoEstagiário de Edificação – Museu Índia Vanuírewww.
museuindiavanuire.
org.
brA ACAM Portinari – Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari – Organização Social de Cultura, informa que no período de 19 a 26 de junho de 2015, receberá CURRÍCULOS para processo seletivo destinado ao preenchimento de 01 (uma) vaga de Estagiário(a) de Edificação para o Museu Índia Van… Over 2 years ago → As cuias do Pará como Patrimônio Imaterial Brasileiro.
A tradição indígena em seu diálogo com a floresta > https://youtu.
be/4_Jo3r4ahw0 Via Revista RAIZ.
Modo de fazer Cuias , no baixo Amazonas (PA)Símbolo da identidade paraense integra lista do Patrimônio Cultural Brasileiro Over 2 years ago → O Museu Índia Vanuíre, desde 2012, mantém o Centro de Referência Kaingang como estratégia para reunir e disseminar informações sobre a cultura e o povo Kaingang.
.
Disponibiliza materiais distintos para consulta de pesquisadores de universidades e outros.
As consultas devem ser agendadas.
???? Over 2 years ago → O Museu Índia Vanuíre fica na cidade de Tupã.
O nome da cidade – Tupã (o Deus do Trovão ou Espírito Bom) – evoca uma homenagem aos indígenas, primitivos habitantes da cidade.
Ainda, o desenvolvimento da cidade teve a participação direta de imigrantes de diversas colônias.
Visite nosso Museu e conheça mais sobre essa história! ???? Descrição da imagem para cegos: a ilustração é feita sobre uma foto da fachada da instituição.
Esta sobreposta a imagem de uma máscara na cor vinho semitransparente, recortada circularmente na altura do prédio, como se fosse uma lupa.
Em um box de cor sólida composto por variações de tons de vinho organizados geometricamente em figuras triangulares está escrito em branco "Conheça o Museu" e a marca da instituição.
Over 2 years ago → Vem aí a primeira exposição autonarrativa no Museu Índia Vanuíre! Por meio de fotos, áudios e vídeos você vai conhecer todo processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang.
Fique ligado, a abertura será no dia 30 de junho! Descrição da imagem para cegos: a foto apresenta dois potes em cerâmica preta, eles estão sobre o chão rústico, de terra batida, coberto por uma esteira de palha.
Ao fundo, nota-se árvores desfocadas e o céu bem claro.
Over 2 years ago → A exposição "Kaingáng Povo da Floresta" apresenta um aspecto importante da cultura material desse povo: a cestaria.
Confira o vídeo >> https://youtu.
be/ihCNndL2XHUKAINGANG povo da florestaPráticas socioculturais inerentes ao povo kaingáng, a transposição do cotidiano de ser e fazer cultura, por meio da constituição da subjetividade de quem mes… Over 2 years ago → Participe do IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus.
As inscrições já estão abertas.
Acesse o link e inscreva-se! http://www.
museuindiavanuire.
org.
br/inscricao/Inscriçãowww.
museuindiavanuire.
org.
br Over 2 years ago → Especialmente para todos vocês que já visitaram o nosso Museu.
E fica o convite para quem ainda não veio ???? Descrição da imagem para cegos: o desenho mostra a imagem de uma família, pai, mãe e duas crianças (filho e filha) parados em frente ao Museu Índia Vanuíre.
O pai veste uma camiseta cavada azul, bermuda bege e um coturno marrom, e está segurando com a mão direita uma mala vermelha de rodinhas.
A mãe esta com um vestido rosa, segurando uma mala verde de rodinhas na mão esquerda e uma bolsa azul na mão direita.
A menina, que tem seus cabelos com duas marias chiquinhas, está com um vestido rosa claro, uma mochila azul nas costas e uma lancheira vermelha nas mãos.
O garotinho veste uma camiseta verde clara, bermuda cinza escura, mochila e segura uma bola azul na mão direita.
No cabeçalho está a frase 13 de junho, Dia do Turista.
No rodapé a marca do Museu.
Over 2 years ago → Estar junto com a família e os amigos é maravilhoso.
Que tal aliar esse momento único a muita diversão? Nas “Oficinas para Famílias” deste mês será ensinada a confecção de petecas com palha de milho.
Ficou curioso? Reúna o pessoal e venha ver de perto!! Descrição da imagem para cegos: a ilustração apresenta o desenho das faces de quatro pessoas que parecem formar uma família, um homem, uma mulher, em cima, um menino e uma menina, em baixo.
Os rostos são redondos e rosados e os cabelos variam em tons de castanho.
Olhos são ovais pretos, bochechas e narizes são rosas e as bocas são a metade de um círculo rosa com dentes brancos.
O fundo da imagem é vermelho com grafismos indígenas mais claros.
Nas bordas, do lado direito e esquerdo, um zigue-zag branco.
No cabeçalho está escrito "Oficinas para Famílias" e no rodapé a marca do Museu.
Over 2 years ago → Notícia quentinha: neste mês, o Museu sedia o IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus V Seminário Museus, Identidades e Patrimônios Culturais.
Confira a programação e inscreva-se! http://goo.
gl/ZJUDcb Descrição da imagem para cegos: a ilustração apresenta a identidade visual do IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, composta pelo nome dos eventos e por quatro manchas de tintas ovaladas assimétricas sobrepostas dando a impressão de um pictograma de museus ou de uma vestimenta indígena composta por penas.
Abaixo, escrito em vermelho sobre branco, a frase "confira a programação".
Nas extremidades inferior esquerda e superior direita, estão triângulos vermelhos.
E no canto inferior direito, a marca do museu em cinza e vermelho.
Over 2 years ago → Dica de livro do dia – Ensino (d)e História Indígena – estudos ancorados no que há de melhor e mais atual no campo das pesquisas acadêmicas sobre a temática indígena http://goo.
gl/XYs2NfEnsino (d)e História Indígenagrupoautentica.
com.
brDirecionado aos professores do ensino médio, Ensino (d)e História Indígena disponibiliza estudos ancorados no que há de melhor e mais atual no campo das pesquisas acadêmicas sobre a temática indígena.
O livro é um aliado para a implementação da Lei 11.
645/08, que torna obrigatório o ensino de histór… Over 2 years ago → Nossa equipe estará presente no 7º Encontro Paulista de Museus .
Você não vai ficar de fora, né? Para participar é fácil, basta efetuar sua inscrição.
Vem com gente! Descrição da imagem para cegos: na imagem aparece em destaque a logo do 7º Encontro Paulista de Museus.
Ela é toda feita com letras.
O "E" e o "M" são pretos e mais grossos e o "7" e o "P" são mais finos e vermelhos.
Embaixo, em caixa baixa está escrito "encontro paulista de museus".
O fundo da imagem é em marca d'água com pictograma de museus repetido.
Na parte inferior esquerda, uma faixa vermelha com o texto "vem aí" e do lado inferior direito, a logo do Museu Índia Vanuíre.
Over 2 years ago → Preparados para participar de mais uma edição das “Oficinas para Famílias”? Este mês a atividade vai te ensinar a montar uma peteca com palha de milho, uma tradição da cultura popular e indígena! \o/ Descrição da imagem para cegos: a ilustração da imagem apresenta uma família desenvolvida como um desenho infantil.
Todos os personagens estão de mãos dadas e possuem cabeças redondas.
Os homens de calças e blusas e as mulheres de vestido.
As pernas e os braços de todos foram criados em riscos e as mãos e os pés são em círculos menores.
Todos sorriem da mesma maneira.
Da esquerda para a direita, um menino sem cabelo (careca), a mãe loira, o pai com cabelos castanhos e a menina com cabelos castanhos penteados com duas “marias-chiquinhas”.
O fundo, em tons diferentes de rosa, mostra um desenho geométrico em forma de zigue-zague.
No cabeçalho, a frase "Oficinas para Famílias".
Uma moldura vermelha contorna a peça, que é finalizada com a marca do museu em vermelho e cinza em um fundo branco.
Over 2 years ago → Imagine conhecer os costumes, as vestimentas e até mesmo a comida gostosa dos índios? Em um bate-papo super descontraído você vai se encantar com as histórias contadas pela indígena Jaqueline de Jesus, Kaingang da T.
I.
Icatu.
Estamos te esperando! É amanhã, às 10h.
???? Descrição da imagem para cegos: no centro de um quadrado vermelho vermelho há a frase Índio no Museu, em letras brancas desenhadas.
O fundo contém pequenos desenhos indígenas de tom bege, que dão um ar discreto ao plano de fundo.
No pequeno rodapé há uma pequena logo no centro, descrita pelas palavras Índia Vanuíre – Museu Histórico e Pedagógico e do seu lado esquerdo um cocar, uma espécie de coroa de penas utilizada pelos índios.
Over 2 years ago → Já estão abertas as inscrições do IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, que acontece de 30 de junho a 2 de julho, aqui no Museu.
.
A programação completa você confere no link http://goo.
gl/ZJUDcbProgramação Junho 2015 – Museu Índia Vanuírewww.
museuindiavanuire.
org.
brMuseu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre “Museu e Cidadania” Datas: 3, 10, 17/6/2015 O Museu Índia Vanuíre recebe o público da Clínica Dom Bosco para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível.
A ação tem … Over 2 years ago → Publicado pelo Povos Indígenas no Brasil – ISA – Coleção de vídeos sobre os povos indígenas no Brasil! https://goo.
gl/EvusYiVideo collections by Instituto Socioambiental – ISAhuzzaz.
comVideo collections by Instituto Socioambiental – ISA Over 2 years ago → Direto da reserva técnica do Museu! Moeda Fenícia, antiquíssima, cerca de 3.
000 anos, do séc X a.
C.
Descrição da imagem para cegos: na imagem aparece a foto da moeda feníncia.
Ela está em pé, com formato arredondado irregular, textura em grãos com desenhos bem claros, quase em marca d’agua, que parecem formar o perfil de um homem.
Traços em azul também aparecem na face da moeda.
Embaixo da imagem, centralizado, aparece a logo do Museu em cinza e vermelho.
Over 2 years ago → No último sábado, Carlos Moreno, garoto propaganda da marca Bombril, visitou o nosso Museu.
Ele também fez parte do elenco do programa infantil Rá-Tim-Bum, produzido pela TV Cultura em 1989 e do quadro Rádio Cruzeiro no programa Viva o Gordo, junto com Jô Soares e Paulo Silvino.
.
Quem curtiu essa visita “Mil e uma utilidades”? =) Over 2 years ago → Cadastre e Receba nossa newsletters Endereço: Rua Coroados, 521 - Centro - Tupã | São Paulo   Informações: (14) 3491-2202 ou contato@museuindiavanuire.
org.
br ? Pesquisa de Avaliação Todos os direitos reservados © Museu Índia Vanuíre 2013.
Política de Privacidade Menu Acervo Tupã Publicações Relações com a Comunidade Links Relacionados Prestação de Contas Fotos do Museu A Voz da MemóriaÍndia VanuíreVisite o museuFique por dentrocompras serviços contrataçõesContato

Localização como chegar a Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire