Nitpress, Niterói - RJ

R. Santa Clara, 32 - Ponta Dareia, Niterói - RJ, 24040-050, Brasil
Niterói - RJ

Nitpress | Literatura fluminense pura e simples.
- - Nitpress Literatura fluminense pura e simples.
Pesquisa Menu principal Pular para o conteúdo principal Pular para o conteúdo secundário Navegação de Posts ? Posts Anteriores Nitpress lança “Um pedaço do arco-íris” no FLIN Publicado em 27 de outubro de 2017 por admin Comentar A Editora Nitpress lança neste sábado, 28 de outubro, às 12h, no Festival Literário Infantojuvenil de Niterói, promovido pela Scuola di Cultura, o livro Pedaço do arco-íris, do jornalista e teatrólogo Mário Sousa.
Esta é a segunda edição do FLIN, que acontece de sexta-feira até domingo, em São Francisco, Niterói.
O Festiva LiterárioInfantojuvenil de Niterói (FLIN) é uma promoção da Scuola di Cultura do Istituto Italiano di Cultura de Niterói - www.
scuoladicultura.
com.
brOndeScuola di CulturaAv.
Presidente Roosevelt, 1.
063, S.
Francisco, NiteróiQuandoSábado, 28 de Outubro de 2017, das 12 às 14h.
Literatura fluminense na Bienal Publicado em 31 de agosto de 2017 por admin Comentar O Riocentro é, mais uma vez, palco do maior evento do mercado editorial brasileiro.
A XVIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que se estende até o dia 10 de setembro, espera atrair um público de mais de 600 mil leitores ávidos pelos milhões de livros levados por centenas de editoras para a feira.
A literatura fluminense terá sua casa montada no estande da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Pavilhão Verde (Ruas M1/N2) – onde estarão abrigadas, junto com o projeto Mais Leitura, que oferece livros novos a partir de R$ 2,00, as editoras que formam o grupo Letras de Niterói – Nitpress, Eduff, Muiraquitã, Intertexto, Comunitá Italiana e Itapuca.
Continuar lendo → Sugestão de leitura para o Sábado de Aleluia: Judas-Ahsverus – conto de Euclides da Cunha Publicado em 26 de março de 2016 por admin Comentar Judas-Ahsverus é uma das mais belas páginas de Euclides da Cunha e da literatura brasileira.
Uma boa sugestão de leitura para este Sábado de Aleluia.
O retrato de um povo que se escraviza a si próprio, seduzido pelo canto da sereia oportunista, e constrói judas à sua imagem e semelhança para desforrar-se de sua própria desgraça.
O conto está no livro Euclides da Cunha – da face de um tapuia, da coleção Introdução aos Clássicos Fluminenses, da Nitpress, com organização de Anabelle Loivos e Luiz Fernando Sangenís, e pode ser adquirido na livraria online da editora.
Leia abaixo, na íntegra, essa obra-prima de Euclides da Cunha e se você gostou dessa dica, cadastre-se para receber outras sugestões de leitura da Nitpress.
Judas-Ahsverus – conto de Euclides da CunhaNo sábado de Aleluia os seringueiros do Alto Purus desforram-se de seus dias tristes.
É um desafogo.
Ante a concepção rudimentar da vida santificam-se-lhes, nesse dia, todas as maldades.
Acreditam numa sanção litúrgica aos máximos deslizes.
Nas alturas, o Homem-Deus, sob o encanto da vinda do filho ressurreto e despeado das ínsidias humanas, sorri, complacentemente, à alegria feroz que arrebenta cá em baixo.
E os seringueiros vingam-se, ruidosamente, dos seus dias tristes.
Continuar lendo → Ykenga lança Casa Grande & Sem Sala em Niterói Publicado em 24 de fevereiro de 2016 por admin Comentar Convite O livro Casa Grande & Sem Sala, do cartunista Ykenga, será lançado em Niterói no Bar do Renato (Praça Leoni Ramos, 19, São Domingos), no dia 9 de março, às 19h.
Sobre o livro: A trajetória dos negros no Brasil, desde a época do Descobrimento até os dias de hoje, é retratada com humor e fina ironia em dezenas de cartoons que compõem o livro, prefaciado pelo também chargista Chico Caruso.
O sarcasmo dá o tom da crítica social presente nos desenhos de Ykenga, onde temas como escravidão, preconceito e injustiça são tratados sem rodeios.
Embora seja destinado ao público em geral, o livro desperta grande interesse dos adolescentes, tanto pelo apelo das ilustrações como pela empatia com a realidade social desenhada, o que o torna um bom instrumento paradidático na abordagem da temática afro-brasileira pelas escolas.
Ykenga, como o chamava sua avó africana, foi o pseudônimo adotado por Bonifácio Rodrigues de Mattos, que vem publicando há vários anos os seus cartoons na imprensa carioca e fluminense.
Começou a carreira no semanário O Pasquim e passou por vários jornais, como O Dia, Última Hora, O Fluminense, entre outros.
Atualmente atua no jornal Extra.
Milita também desde os anos 80 no movimento negro, é diretor da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e membro da Academia Brasileira da Cachaça.
Livros da Nitpress com até 50% de desconto na 15ª Primavera Literária Publicado em 2 de dezembro de 2015 por admin Comentar Começa amanhã e vai até domingo a 15ª Primavera Literária do Rio de Janeiro, evento promovido pela Liga Brasileira de Editoras, a Libre, sob a bandeira da bibliodiversidade, nos jardins do Palácio do Catete (Museu da República).
A editora Nitpress marcará presença, como sempre, divulgando seus livros e promovendo a literatura fluminense.
A editora estará no estande 90, onde fará uma apresentação do Atlas Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro para os professores e bibliotecários da rede municipal de educação carioca, que participam do evento com atividades na quinta e sexta-feira.
No sábado, o cartunista Ykenga estará no estande da Nitpress autografanso seu livro “Casa Grande & Sem Sala”, às 17h.
Além do atlas e do livro de cartoons, estarão disponíveis e com descontos de até 50% outros títulos e os mais recentes lançamentos da editora, como os livros “Poética do Descobrimento”, de Regina Célia da Silva Costa; “Noites de antigamente”, de Raquel Medeiros; e “Amor e Ódio – laços de passado”, de Sara Rifer.
Nitpress lança primeiro atlas escolar do Rio de Janeiro na XVII Bienal do Livro Publicado em 3 de setembro de 2015 por admin Comentar As escolas cariocas ganharão, no ano em que são comemorados os 450 anos do Rio de Janeiro, um material didático inédito para ajudar os alunos a conhecerem melhor o espaço geográfico e a rica história da cidade.
A editora Nitpress lança, durante a Bienal do Livro, de 3 a 13 de setembro, no Riocentro, o Atlas Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, apresentando a cidade em riqueza de detalhes, de forma pedagogicamente apropriada para alunos a partir da terceira série do primeiro segmento do ensino fundamental.
O livro faz parte do projeto Atlas Cidadão, desenvolvido especialmente pela editora com o objetivo de suprir a carência acusada por professores de história e geografia provocada pela quase inexistência de material didático dessas áreas específico dos municípios.
A edição do atlas do Rio de Janeiro foi organizada pelo professor Fabrício Pimenta da Cunha, também responsável pelo desenvolvimento dos estudos cartográficos, e tem pesquisa histórica assinada pela professora Regina Costa.
O projeto Atlas Cidadão O projeto Atas Cidadão foi desenvolvido com o propósito de formar cidadãos mais conscientes do microcosmo constituído por seu próprio município.
O atlas reúne um conjunto essencial de informações históricas e geográficas da cidade com o auxílio de ilustrações, gráficos e mapas criados especialmente para ajudar os estudantes do ensino fundamental a compreender melhor o mundo que os cerca, fortalecendo as raízes locais.
As primeiras páginas trazem informações sobre o próprio atlas e uma visão básica sobre o Brasil e o estado em que o município se insere.
Seguem, depois, as informações históricas do município, com fotos e ilustrações, além dos símbolos municipais, como bandeira, hino e brasão.
Os aspectos atuais e uma galeria de cidadãos ilustres completam a parte histórica.
A segunda parte do atlas é formado por um conjunto de gráficos e mapas, acompanhados de notas, fotos e ilustrações explicativas, a saber: pirâmide etária, densidade demográfica, bairros e distritos, população por bairros e distritos, aglomerados subnormais, unidades de consevação, precipitação acumulada, uso e cobertura do solo, hidrografia, hipsometria, hidrografia e hipsometria, geomorfologia, solos e malha rodoviária.
Uma bibliografia detalhada acompanha o material.
As escola interessadas em conhecer o Atlas Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro podem agendar a visita de um representante da editora pelo telefone 21 2618-2972 ou através do email nitpress@nitpress.
com.
br.
Pimentel de volta ao Campo de São Bento Publicado em 21 de julho de 2015 por admin Comentar Luís Antônio Pimentel evitou um “urbanicídio” – expressão cunhada por ele mesmo – ao liderar uma campanha na imprensa fluminense contra a abertura de uma via de carros e ônibus passando dentro do Campo de São Bento, referência de bucolismo e lazer na Zona Sul de Niterói.
A ideia estapafúrdia surgiu nos anos 60 e foi barrada pela oposição popular liderada por ele, um dos mais importantes memorialistas da cidade, falecido há três meses, aos 103 anos de idade.
No próximo sábado, dia 25, a partir das 9h, o Campo de São Bento será palco de uma homenagem prestada pela Academia Fluminense de Letras, dentro da programação de comemorações dos seus 98 anos, com o relançamento do livro “Luís Antônio Pimentel, o polígrafo da alma fluminense”, décimo volume da coleção Introdução aos Clássicos Fluminenses, da Editora Nitpress.
Haverá uma feira de livros organizada pela Associação Niteroiense de Editores de Livros (ANEL) e apresentação de banda de música.
O livro, organizado pelo professor Luiz Antonio Barros, é a primeira antologia baseada na obra completa de Pimentel, apresentando uma visão panorâmica sobre toda a produção literária do escritor.
Outros títulos da Nitpress assinados por Pimentel, como “Haicais Onomásticos”, “Contos do Velho Nipon” e “O amor segundo Luís Antônio Pimentel”, estarão sendo relançados na ocasião.
Nitpress lança primeira antologia do Café Paris Publicado em 4 de março de 2015 por admin Comentar Um século depois de impregnar de poesia as noites de Niterói, a roda líteroboêmia do Café Paris volta a se reunir no nono volume da coleção “Introdução aos Clássicos Fluminenses”, da Editora Nitpress.
Organizado pelo professor Luiz Antonio Barros, da Academia Niteroiense de Letras, o livro Os Poetas Satíricos do Café Paris, que será lançado no próximo dia 12, na Academia Fluminense de Letras, oferece sua contribuição à arqueologia cultural da cidade como a primeira antologia do cultuado Café Paris.
Continuar lendo → El Alteneo Publicado em 1 de novembro de 2014 por erthal Comentar El Alteneo Publicado em 1 de novembro de 2014 por erthal Comentar Navegação de Posts ? Posts Anteriores A - Comprar livros Atlas Cidadão C - ÚLTIMOS LANÇAMENTOS D - OUTROS DESTAQUES F - Outros Blogs Siga a Nitpress Cadastre-se para seguir a Nitpress * indicates required Email * Nome * Sobrenome * Gênero literário de preferência Meta

Localização como chegar a Nitpress