Oficina dos Pés, Cuiabá - MT

Rua Sérgio Xavier de Matos, 73 - Poção, Cuiabá - MT, 78015-605, Brasil
Cuiabá - MT

Oficina dos Pés - - Oficina dos Pés segunda-feira, 11 de abril de 2016 Tem coisa mais chata do quê alguém pegando no teu pé? Sim tem.
unha encravada!!! Onicocriptose: Nome Cientifico da unha encravada.
Granuloma Piogênico: Proliferação de vasos superficiais da derme associada a uma infecção bacteriana piogênica, devido à introdução de um corpo estranho de qualquer natureza numa região da pele.
Pode ocorrer em qualquer área, mas é muito frequente como complicação de um quadro de onicocriptose (carne esponjosa).
A onicocriptose está dividida em I, II, III e IV graus.
I Grau: Só existe queixas subjetivas de dor, que aparece no exame físico;II Grau: Presença de inflamação, dor e secreção sanguínea ou I Grau: Só existe queixas subjetivas de dor, que aparece no exame físico; II Grau: Presença de inflamação, dor e secreção sanguínea ou seropurulenta;III Grau: Presença de granuloma, dor, secreção e hipertrofia da prega lateral acometida;IV Grau: Presença de granuloma piogênico (gera pús - infecção bacteriana), dor e secreção.
Pode ser unilateral (só um canto da unha) ou bilateral (ambos os lados).
Onicocriptose é adquirida por diversas causas a saber:* Onicomicoses (podem deformar e espesar as unhas);* Corte inadequados (incorretos);* Calçados apertados (bico fino e saltos altos);* Acidentes (traumatismo, choque, batidas); A onicocriptose aparece com grande frequência no 1° dedo (hálux), mas também pode apresentar nos demais.
O tratamento consiste em identificar a causa, através de técnicas que remove a espícula (pedaço de unha), usando instrumentos adequados, rigorosamente afiados, esterilizados e descartáveis.
A intervenção é feita sem anestésico, porém com técnicas que amenizam à dor durante o procedimento.
O profissional experiente possui técnicas de aperfeiçoamento no manejo dos instrumentais, proporcionando menos riscos de dor e ferimentos.
A onicocriptose quando tratada a tempo e sob orientação de um podólogo especializado, é facilmente reprimida.
E procedendo desta maneira evitam- se riscos, incômodos, faltas ao trabalho, angustia e dor.
O podólogo é um profissional que tem como principais funções a prevenção e o tratamento das patologias superficiais dos pés, além de auxiliar profissionais da área médica realizando procedimentos por eles recomendados.
Antes de se auto medicar é bom trocar informações com seu médico ou podólogo.
Pois o profissional mais indicado para o tratamento desta podopatia (onicocriptose - unha encravada) é o podólogo que escolherá a melhor método.
Fontes: Internet e   Dicionário Ilustrado de Podologia                             Prof° Podologista Orlando Madella Jr.
Postado porOficina dos Pésàs06:52Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sábado, 9 de abril de 2016 PÉS SAUDÁVEIS PARA MOSTRAR NO VERÃO A saúde dos pés depende em grande parte da forma como os usamos.
Originalmente, o pé humano foi criado para andar descalço.
Mas, é claro que, há séculos, por segurança e higiene, isto foi abandonado.
Ocorre que a maneira de pisar, o tipo de calçado que usamos e os cuidados que tomamos influenciam na aparência e no bom funcionamento dos pés.
Ao entrar em contato com o solo, os pés agem no controle postural, equilíbrio, apoio, impulsão, absorção de impactos e distribuição do peso corpóreo.
O pé é uma máquina perfeita de sustentação do corpo, fundamental para promover a sua mobilidade.
O verão é a estação das férias e época de deixar os pés à mostra nas praias, piscinas e sandálias, mas alguns cuidados precisam ser tomados para não fazer feio.
Explico algumas questões cotidianas que costumam afetar a saúde dos pés e também como impedir que os problemas mais comuns prejudiquem o seu bom funcionamento.
Cuidados diáriosComo estão lá embaixo e quase sempre escondidos dentro dos sapatos, os pés geralmente são pouco cuidados.
Mas, até mesmo pela sua atribuição de sustentar o corpo, é fundamental mantê-los saudáveis.
Lavar e secar muito bem todos os dias é fundamental.
Outra dica é usar diariamente um hidratante para evitar ressecamentos e fissuras.
Os cremes com ureia ou ácido salicílico deixam os pés macios e diminuem as áreas de pele grossa (hiperqueratose).
É mais prático passar o hidratante antes de dormir.
A massagem nos pés, ao final do dia, ajuda a restabelecer a circulação e funciona como uma prevenção a cãibras e dores musculares.
Após a massagem, coloque as pernas para cima por alguns minutos.
Esfoliar também pode ajudar, mas nada de raspar com lâmina de barbear, e, sim, usar uma lixa fina ou sabonetes ou cremes esfoliantes, uma vez por semana.
É importante manter os pés sempre secos para evitar o desenvolvimento de micro-organismos, que se aproveitam do calor e da umidade das regiões entre os dedos e plantar para se desenvolverem nas camadas superficiais da pele, causando micoses e provocando coceiras.
A visita mensal ao podólogo pode ajudar a manter a limpeza e o corte adequado de unhas.
Em pés saudáveis, a pedicure pode também fazer a manutenção, cortando e lixando as unhas e esfoliando suavemente a pele.
Não se deve tirar a cutícula excessivamente porque isso pode levar a fragilidades e inflamação do tecido.
A unha deve ser cortada reta, com os cantos arredondados para não encravar.
Pés diabéticosO diabético deve ter cuidados redobrados com os pés.
Por apresentar a circulação sanguínea diminuída, corre mais risco de formação de úlceras, infecções e disfunções motoras.
Além disso, o aparecimento de lesões nos nervos pode levar tanto à dor quanto à perda da sensibilidade dos pés, contribuindo para a formação de úlceras plantares e deformidades.
Com o passar dos anos, o diabetes tende a acometer os nervos da perna a ponto de interromper a comunicação com o cérebro, causando falta de sensibilidade à dor.
Isso significa, por exemplo, que o diabético pode pisar em um caco de vidro, cortar o pé e continuar andando sem se incomodar.
A ferida crônica no pé, que o paciente nem percebeu, se agrava e, por causa da debilidade do organismo em reagir, a infecção não regride.
Muitas vezes, atinge os ossos.
O sangue não circula nos pés e as células de defesa não chegam, abrindo a porta para a gangrena, a morte dos tecidos e, enfim, a amputação.
Poucos diabéticos sabem que calos, feridas e deformações nos pés, quando não tratados, podem levar a amputações.
Estima-se que a metade das amputações não traumáticas de membros inferiores realizadas nos Estados Unidos sejam decorrentes da doença.
Segundo informações da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), aproximadamente 85% dos diabéticos que apresentam feridas crônicas nos pés evoluem para amputação e, destes, metade sofrerá nova amputação entre dois e três anos.
Com prevenção, podem ser evitados os problemas mais frequentes que surgem, principalmente, em pacientes com mais de dez anos de convivência com a doença.
Para diabéticos, existem sapatos especiais, macios e com ajustes em  diversos pontos, que evitam que os machucados apareçam nos pés e, com eles, as suas possíveis complicações.
  Sugiro usar sempre calçados confortáveis, que protejam bem os pés e garantam a segurança.
Antes de calçar, verifique no interior dos sapatos se não há pedra ou outro objeto que possa machucar.
Para as mulheres que gostam de salto, os mais indicados são os saltos quadrados e mais largos, com no máximo três centímetros de altura.
Homens e mulheres devem evitar os bicos finos.
Chinelos de dedo deixam os pés desprotegidos.
As meias ajudam a proteger os pés, mas prefira as sem costura e sem elástico.
No inverno, a meia com sola de couro ou silicone é uma opção para manter o pé aquecido dentro de casa.
Manter a higiene é fundamental, mas cuidado para não tomar banho com a água quente demais.
É importante também examinar os pés diariamente para verificar o aparecimento de bolhas, frieiras, rachaduras etc.
O diabetes atinge cerca de 245 milhões de pessoas no mundo.
No Brasil, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, há 11 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2 (diabetes mellitus).
A incidência de diabetes em pessoas com idade avançada é grande.
O Ministério da Saúde estima que 17,5% dos brasileiros acima dos 60 anos tenham a doença.
Um outro dado alarmante é o de uma pesquisa da Fiocruz, que demonstrou que 75% dos diabéticos não têm controle sobre a doença.
Quando diagnosticada, a doença não pode ser ignorada! O paciente precisa fazer a dieta alimentar recomendada, usar os medicamentos receitados pelo médico e adotar novos hábitos, o que inclui atividade física, para manter a qualidade de vida.
Problemas mais comuns que acometem os pésA lista de infortúnios que podem afetar os pés é grande e vai de traumas, infecções e inflamações a  doenças vasculares, metabólicas, neurológicas ou ortopédicas.
A pele pode sofrer com infecções causadas por bactérias e fungos.
Passo a comentar os problemas mais corriqueiros.
FissurasAs fissuras são resultado do ressecamento da pele, que perde a elasticidade e se parte.
Com a pele aberta, a região fica exposta e úmida, favorecendo a proliferação de fungos.
As rachaduras podem causar dor e sangramento.
Para evitá-las, use cremes hidratantes e evite deixar os pés ressecados.
Não lixe a pele dos pés.
Também beba bastante água para hidratar bem o corpo todo.
Pé de atleta (chulé)Entre as infecções cutâneas causadas por fungos, está o conhecido pé de atleta, nome popular das dermatofitoses que têm preferência pelo dorso ou planta do pé.
O fungo é encontrado com facilidade em ambientes como balneáreos, piscinas, ginásios ou banheiros públicos e se alimenta de proteína humana (queratina).
A doença contagiosa se manifesta por meio de coceiras, picadas e ardor e causa mau cheiro, espessamento da pele e unhas amareladas e sem brilho.
Manter os pés secos e evitar os lugares de risco é aconselhável.
Use chinelo para andar em locais públicos com o piso molhado.
FrieiraInflamação cutânea de cor avermelhada, acompanhada de rachadura dolorida e bolhas, que ocorre entre os dedos e provoca coceira.
Seque bem os pés e use talco antifúngico.
Procure um dermatologista se houver formação de pus, febre local ou inchaço.
A tinha interdigital, conhecida como frieira, é um tipo comum de micose.
Se a ação dos fungos no corpo humano não for interrompida, leva ao mau cheiro.
O fungo se prolifera com muita facilidade em ambientes úmidos.
Micoses (coceiras)As micoses são muito comuns no verão, quando as pessoas tendem a transpirar mais e a ter mais contato com água, o que deixa a pele úmida por mais tempo.
Elas são causadas por fungos e iniciam-se por uma lesão vermelha; se não forem tratadas, podem tomar conta do pé e destruir as unhas.
Dermatites alérgicasAs dermatites alérgicas são doenças inflamatórias comuns que nos pés são provocadas a partir de uma reação ao contato da pele com a borracha ou o couro dos calçados.
Podem causar coceira e descamação nas áreas de contato e podem ser confundidas com micoses.
A psoríase se manifesta na forma de lesões em placas descamativas e vermelhas que podem ser muito dolorosas.
Deixe de usar os calçados ao perceber a tendência alérgica.
DescamaçõesA descamação pode ser sintoma de algum problema.
Na dúvida, o melhor é consultar um dermatologista para verificar a causa.
CalosO calo é a formação de uma área dura, grossa e rígida da pele em resposta a repetidos contatos e pressões.
As calosidades apresentam três formas clínicas distintas: helomas, tilomas e hiperqueratoses.
De uma forma geral, é possível eliminá-las para que a pele adquira o seu aspecto e integridade normais.
O podologista pode fazer o tratamento com cremes e órteses digitais (de silicone) ou plantares (palmilhas de diversos materiais).
Mas de nada adianta, se a causa não for eliminada: evite os sapatos que pressionam ou friccionem as áreas atingidas e observe se a causa vem da estrutura óssea que está alterada.
Em caso de dúvida, consulte um ortopedista.
Unha pretaA unha preta é causada por um bolha de sangue embaixo da unha.
O acúmulo de sangue descolore a unha e pode causar pressão e dor, porém, de modo geral, não dói.
Na maioria dos casos a unha acaba caindo.
Geralmente, corredores e caminhadores que têm o segundo dedo maior que o dedão são mais suscetíveis a ter a segunda unha machucada.
O problema ocorre quando há lesão no dedo provocada por muito treinamento em ladeira, competir demais ou se o tênis é muito pequeno para o pé.
Para tratar, é preciso drenar o sangue para remover a pressão e para prevenir, use tênis de corrida que se encaixe adequadamente ao pé.
A parte onde ficam os dedos deve ser larga o suficiente e o comprimento do tênis deve permitir que seus dedos não batam contra ele.
Deve-se ter um pouco mais de um centímetro de espaço entre o final de seu dedo mais longo (não necessariamente o dedão) e o tênis.
Meias anti-bolhas podem ajudar a prevenir a fricção.
Unhas encravadasProblema comum, costuma aparecer com mais frequência nas unhas dos dedos grandes dos pés.
A causa quase sempre é o sapato apertado ou traumatismos.
Unha encravada pode ser bastante dolorosa e pode ser mais grave quando acompanhada de infecção.
O dermatologista pode  ensinar a melhor maneira de cortar os cantos ou lixar as unhas para que parem de encravar e, também, receitar medicamentos para combater a infecção.
Verruga e olho de peixeAparentemente inofensivas, as verrugas podem indicar a existência de câncer.
As verrugas são lesões cutâneas, ou seja, um tipo de tumor que aparece na pele em decorrência de uma infecção viral.
O vírus penetra na epiderme e faz com que a lesão se apareça e aumente.
Existem vários tipos de verrugas, por que há mais de 50 vírus que podem provocá-las.
O olho de peixe é uma designação popular para lesões hiperceratóricas, ou seja, qualquer lesão durinha que aparece na região plantar é chamada de olho de peixe, mas na grande maioria das vezes, o chamado olho de peixe é a verruga plantar e se caracteriza por ser uma lesão endurecida, com um pontilhado escuro.
Há tratamentos com ácidos e tratamentos cirúrgicos, dependendo de cada caso.
BolhasAs bolhas são o acúmulo de fluidos entre as camadas interiores e exteriores da pele.
Elas raramente são um problema sério, mas podem infeccionar.
Entre as causas estão a fricção prolongada entre o pé e a meia ou calçado.
Para tratar, a bolha deve ser aberta o mais rapidamente possível.
Para fazer isso, limpe a região com álcool ou outra solução anti-séptica; fure-a com uma agulha aquecida no fogo e drene com um fio cirúrgico, sem retirar a pele.
Então, cubra a área com uma bandagem adesiva.
Dentro de 48 horas a maioria das bolhas seca o suficiente para ser exposta ao ar.
Mais uma vez, a prevenção é o melhor caminho! Se você é suscetível a bolhas, procure usar meias de duas camadas ou meias anti-bolhas para minimizar a fricção e umidade (meias feitas de fibras sintéticas respiráveis são boas para manter seu pé seco).
Palmilhas de neoprene também podem ajudar a reduzir a fricção em algumas regiões dos pés.
Certifique-se de que está usando calçados que se encaixam apropriadamente e que sejam correto dos ponto de vista biomecânico.
JoaneteJoanete é a denominação popular para uma elevação que se forma no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé (dedão), parecida com um calosidade.
Na verdade, o joanete é uma deformação, uma saliência óssea próxima ao dedão dos pés.
Ele costuma provocar constante pressão sobre a articulação dos demais dedos, que com o decorrer do tempo ficam curvos e também salientes.
Em desvios mais acentuados dos dedos a dor pode ser intensa.
Entre as causas mais frequentes do joanete estão o encurtamento do músculo que faz estender os dedos; o excesso de movimentação do primeiro osso do meio do pé; ou a queda do arco da frente, formado pelos ossos dos pés.
Os calçados podem causar joanete, principalmente, nas mulheres devido ao uso de sapatos de bico fino que apertam a região anterior do pé (ante pé).
O joanete aparece também em populações que não têm o hábito de usar sapatos apertados, mas sabe-se que isto é menos frequente.
Outras causas concorrem para o aparecimento do joanete como as artrites reumatoide e gotosa, pés planos (chatos) e pés cavos (altos).
O tratamento do joanete pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do grau da deformidade e do desconforto da pessoa.
É importante consultar um ortopedista para que ele indique a melhor opção para cada caso.
GotaA gota é uma doença que surge quando a produção de ácido úrico no organismo aumenta, provocando a formação de cristais que se depositam em várias regiões do corpo.
Isso gera uma inflamação intensa nas articulações (artrite), com dor de forte intensidade, seguida de inchaço e vermelhidão.
Em seu estado crônico, a doença provoca deformações irreversíveis nas articulações.
VarizesDoenças cardiovasculares, como varizes, também podem prejudicar os pés.
Recomendo o hábito de dormir com os pés um pouco mais elevados.
Isto pode ser feito colocando alguma coisa para levantar um pouco o colchão onde os pés costumam ficar (pode usar uma lista telefônica, um tijolo ou um travesseiro); dez centímetros de altura são suficientes.
FONTE: Dr.
Fabio Ravaglia - ORTOPEDIA & SAÚDEPostado porOficina dos Pésàs12:08Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Página inicialAssinar:Postagens (Atom)Quem sou euOficina dos PésVisualizar meu perfil completoArquivo do blog

Localização como chegar a Oficina dos Pés