Paróquia São Pedro de Alcântara, Ibiá - MG

Pc S Pedro, 210 - Centro, Ibiá - MG, 38950-000, Brasil
Ibiá - MG

Diocese de Patos de Minas - - Diocese Histórico Paróquias Bispo Pastorais Fé e Oração Estrutura Formação Informação Multimídia Contato (34) 99694-5219 (34) 99993-3928 (34) 3821-3213 (34) 3821-3184 Paróquias  Pastorais  Fé e Oração  Formação  Informação  Multimídia  Contato  Quarta-feira, 27 de Maio de 2020 Tempo Pascal, 7ª Semana, BrancoAno Par 1ª Leitura (At 20,28-38) Salmo (Sl 67) Evangelho (Jo 17,11b-19) Acesse as leituras.
Santo do dia: Santo Agostinho da Cantuária A Grã-Bretanha, evangelizada desde os tempos apostólicos (o primeiro missionário que lá desembarcou teria sido, segundo uma lenda, José de Arimateia), havia recaído na idolatria após a invasão dos saxões no século V e no VI.
Quando o rei do Kent, Etelberto, desposou a princesa cristã Berta, filha do rei de Paris, ela mandou que fosse edificada uma igreja e alguns padres católicos viessem celebrar os sagrados ritos.
Recebendo a notícia, o papa Gregório Magno julgou que os tempos estavam maduros para a evangelização da ilha.
A missão foi confiada ao prior do mosteiro beneditino de santo André, Agostinho, cuja principal qualidade não deve ter sido a coragem, mas em compensação era muito humilde e dócil.
Partiu de Roma à frente de quarenta monges em 597.
Fez uma parada na ilha de Lerins.
As informações sobre o temperamento belicoso dos saxões amedrontaram-no de tal modo que voltou a Roma para suplicar ao papa que mudasse de programa.
Para encorajá-lo Gregório nomeou-o abade e pouco depois, para fazê-lo dar o passo decisivo, apenas chegando na Gália, fez que fosse sagrado bispo.
A viagem ocorreu igualmente em breves etapas.
Por fim, com a chegada da primavera, lançaram-se ao largo e chegaram à ilha britânica de Thenet, onde o rei, movido pela boa esposa, foi pessoalmente encontrá-los.
Os missionários aproximavam-se do cortejo real em procissão ao canto das ladainhas, segundo o ritual introduzido recentemente em Roma.
Para todos foi uma feliz surpresa.
O rei acompanhou os monges até à residência já fixada em Canterbury, no meio da estrada entre Londres e o mar, onde surgiu a célebre abadia que tomará o nome de Agostinho, coração e sacrário do cristianismo inglês.
A obra missionária dos monges teve êxito inesperado, pois o próprio rei pediu o batismo, arrastando com o seu exemplo milhares de súditos a abraçarem a religião cristã.
Em Roma a notícia foi recebida com alegria pelo papa, que expressou sua satisfação nas cartas escritas a Agostinho e à rainha.
Juntamente com um grupo de novos colaboradores, o santo pontífice enviou a Agostinho o pálio e a nomeação de arcebispo primaz da Inglaterra, mas ao mesmo tempo admoestava-o paternalmente a não se ensoberbecer pelos sucessos obtidos e pela honra do alto cargo que lhe conferia.
Seguindo as tradições do papa quanto à repartição dos territórios eclesiásticos, Agostinho erigiu outras duas sedes episcopais, a de Londres e a de Rochester, consagrando bispos Melito e Justo.
O santo missionário morreu a 26 de maio de 604 e foi sepultado em Canterbury na igreja que traz o seu nome.
Continue lendo.
Paróquias: Lista das Paróquias Padres: Padres da Diocese Regimentos: Estatuto Pastoral e Econômico Notícias 20 Mar 2020 WhatsApp da Mitra Diocesana 20 Fev 2020 Mutirão de Confissões 2020 - Setor São José 20 Fev 2020 Mutirão de Confissões 2020 - Setor Nossa Senhora da Abadia 20 Fev 2020 Mutirão de Confissões 2020 - Setor Santo Antônio 20 Fev 2020 Mutirão de Confissões 2020 - Setor São Sebastião 18 Fev 2020 Celebrações da Quarta-Feira de Cinzas - Setor São Francisco 18 Fev 2020 Celebrações da Quarta-Feira de Cinzas - Setor Santo Antônio 18 Fev 2020 Celebrações da Quarta-Feira de Cinzas - Setor São Sebastião 18 Fev 2020 Celebrações da Quarta-Feira de Cinzas - Setor São José 18 Fev 2020 Celebrações da Quarta-Feira de Cinzas - Setor Nossa Senhora da Abadia 18 Fev 2020 Celebrações da Quarta-Feira de Cinzas - Setor Santa Rita 07 Fev 2020 REBANHÃO EM RIO PARANAÍBA-MG: A Renovação Carismática Católica (RCC) da Paróquia São Francisco das Chagas divulga a Programação do Rebanhão de Carnava 07 Fev 2020 ABERTURA OFICIAL DA CATEQUESE PAROQUIAL 2020 EM MATUTINA 06 Fev 2020 Meditando a Palavra: "Todo missionário deverá ser portador da paz!" 04 Fev 2020 Programação da Festa em Louvor a Sâo José na comunidade Rural da Espinha do Peixe 2020 - Matutina Calendário Diocesano Diocese de Patos de Minas Receba as notícias e artigos da Diocese de Patos de Minas.
Cadastre seu e-mail.
Contato Selecione um e-mail Dom Frei Claudio Nori Sturm Administrativo Financeiro - Abiana Administrativo Financeiro - Jéssica Apostolado da Oração Assessoria de Imprensa Câmara Eclesiástica Chancelaria Conselho Missionário Diocesano – COMIDE Conselho Setorial de Pastoral – CONSEP Coordenação Diocesana de Pastoral Coordenação Diocesana de Pastoral - Secretariado Contabilidade Departamento Econômico, Administrativo e Pessoal Encontro de Casais com Cristo Movimento Cursilhos de Cristandade Movimento Focolares – Mariápolis Movimento Folias de Reis Congadas e Moçambiques Movimento Mãe Rainha Pastoral Catequética Pastoral Carcerária Pastoral da Criança Pastoral da Comunicação Pastoral do Dízimo Pastoral da Juventude Pastoral da Saúde Pastoral de Canto e Liturgia Pastoral Familiar Pastoral Vocacional - SAV Renovação Carismática Católica Representante dos Presbíteros Secretariado da Mitra Diocesana Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP

Localização como chegar a Paróquia São Pedro de Alcântara