Parque Farroupilha, Porto Alegre - RS

Av. João Pessoa, s/n - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90010-150, Brasil
Porto Alegre - RS

SMAM - - Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre.
Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
  MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE › Parques e Pra?as › Parques › Farroupilha A- A+ A- A+    A A A A    ?   > Sites de A a Z [+]  Not?cias do Meio Ambiente e da Sustentabilidade voltar ao topo ^ Educa??o Ambiental Servi?os Projetos e A??es Licenciamento Ambiental Licenciamento e Unidades de Conserva??o Res?duos S?lidos - Termos Isen??o An?lise ?gua e Solo Taxa de Controle e Fiscaliza??o Ambiental Res?duos S?lidos Outros Res?duos Parques e Pra?as Pra?as Adote uma Pra?a Cemit?rios Municipais Unidades de Conserva??o Licita??es e Concursos Legisla??o Estadual Federal Documentos e Publica??es Bibliotecas Infantil Maria Dinorah Consulta aos Cat?logos Links Conselho Municipal Urbanismo Direitos Animais Parque Farroupilha (Reden??o) Doado ? cidade em 24 de outubro de 1807 pelo governador Paulo Jos? da Silva Gama, o local foi inicialmente chamado de Potreiro da V?rzea ou Campos da V?rzea do Port?o, passando mais tarde a denominar-se Campos do Bom Fim, devido ? proximidade da Igreja do Nosso Senhor do Bom Fim (1867) e das festas que ali se realizavam.
  Em 9 de setembro de 1884, a C?mara prop?s que o parque passasse a ser denominado de Campos de Reden??o, em homenagem ? liberta??o dos escravos do terceiro distrito da Capital.
 O primeiro ajardinamento ocorreu em 1901, quando j? existiam na ?rea do parque a Escola Militar (1872) e a Escola de Engenharia (1896).
Com a Exposi??o Comemorativa do Centen?rio da Revolu??o Farroupilha, em 1935, o parque tornou-se Parque Farroupilha, pois o evento transit?rio efetivou a ocupa??o total deste espa?o.
No dia 19 de setembro de 1935, Campos da Reden??o recebeu a denomina??o de Parque Farroupilha, por meio do Decreto Municipal 307/3.
Os recantos Jardim Alpino, Jardim Europeu e Jardim Oriental foram implantados em 1941.
Em 1978 foi criado o Brique da Reden??o e em 1997 efetuado o tombamento do parque como patrim?nio hist?rico, cultural, natural e paisag?stico de Porto Alegre.
No local, existem v?rias op??es de lazer, como o parque de divers?es, os passeios de trenzinho e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim (onde h? lojas de conveni?ncias e lancherias),  a Feira Ecol?gica (aos s?bados pela manh?).
Al?m de  diversos recantos, como Orquid?rio, Recanto Alpino, Recanto Oriental,  Recanto Europeu, Solar, Fonte Luminosa, Espelho d’?gua e Audit?rio Ara?jo Viana, o parque conta ainda com 38 monumentos, com destaque para o Monumento ao Expedicion?rio.
H? cerca de 10.
000 ?rvores, de esp?cies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, coc?o, palmeira da calif?rnia, grinalda de noiva, jacarand?, ip?-roxo e cipreste.
Endere?o: Avenida Jo?o Pessoa, s/nº, bairro Bom Fim Telefone: (51) 3289-8304 e 3289-8305 ?rea: 37,51 hectares Inaugurado em: 19 de setembro de 1935                Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Pra?a Montevid?o, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170

Localização como chegar a Parque Farroupilha