Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS

R. Comendador Caminha, s/n - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90430-030, Brasil
Porto Alegre - RS

SMAM - - Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre.
Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE › Parques e Pra?as › Parques › Moinhos de Vento A- A+ A- A+    A A A A    ?   > Sites de A a Z [+]  Not?cias do Meio Ambiente e da Sustentabilidade voltar ao topo ^ Educa??o Ambiental Servi?os Projetos e A??es Licenciamento Ambiental Licenciamento e Unidades de Conserva??o Res?duos S?lidos - Termos Isen??o An?lise ?gua e Solo Taxa de Controle e Fiscaliza??o Ambiental Res?duos S?lidos Outros Res?duos Parques e Pra?as Pra?as Adote uma Pra?a Cemit?rios Municipais Unidades de Conserva??o Licita??es e Concursos Legisla??o Estadual Federal Documentos e Publica??es Bibliotecas Infantil Maria Dinorah Consulta aos Cat?logos Links Conselho Municipal Urbanismo Direitos Animais Parque Moinhos de Vento (Parc?o) O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no s?culo XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espig?o onde hoje se situa a avenida Independ?ncia.
A Lei Municipal 2.
419, que desapropria a ?rea do parque destinando-a ao munic?pio, foi assinado pelo ent?o prefeito Jos? Loureiro da Silva, em 10 de setembro de 1962.
Em 09 de novembro de 1972, o prefeito Thompson Flores assinou o Decreto 3.
703, denominado o local de Parque Moinhos de Vento.
Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece op??es de lazer como jogging, patina??o, quadras de futebol, t?nis, v?lei e aparelhos de gin?stica.
Para o p?blico infantil, est?o ? disposi??o equipamentos de recrea??o artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.
O Invent?rio da arboriza??o do Parque, finalizado em 2018, aponta que existem  no local 1.
538, de 117 diferentes esp?cies, sendo o ip?-roxo-de-sete-fol?olos (Handroanthus hepataphyllus), com 186 indiv?duos arb?reos, a esp?cie com maior ocorr?ncia.
O parque conta ainda com  moinho a?oriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos prim?rdios da cidade, elemento que constitui uma forte atra??o tur?stica.
No parque, tamb?m funciona a Biblioteca Infantil Ecol?gica Maria Dinorah.
Endere?o: Rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento Telefone: (51) 3289-8312 ?rea: 11,50 hectares Inaugurado em: 9 de novembro de 1972                  Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Pra?a Montevid?o, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170

Localização como chegar a Parque Moinhos de Vento