Parque Tingui, Curitiba - PR

- - Registrar Lei de Acesso à Informação Pesquise: Qua, 29/11/17 25º 8º Horário de Ônibus Itinerario dos Ônibus Central 156 Boletim de Trânsito Casa do AcantonamentoColeta de lixoConselho Municipal do Meio Ambiente - CMMA Conselho Municipal de Proteção aos Animais - COMUPAConsórcio IntermunicipalConsulta PúblicaConsultoria Sobre Resíduos Sólidos - IFCControle AmbientalCriação de Reserva Particular RPPNMEducação para SustentabilidadeEstações de SustentabilidadeEIA/RIMA MetroEmissão de guia SMMAEsgotoPerguntas e Respostas FrequentesDesenhos - Rede de Esgoto e Sistema de Tratamento IndividualRetirada de Bloqueio / Alerta Espécies Florestais InvasorasFormulários SMMAJardins de MelLegislação SMMALimpeza PúblicaMudança de ClimaMuseu NaturalPesquisa, Flora e Fauna Plano de ManejoPlano M.
C.
AmbientalQualidade da ÁguaQualidade do ArRede das ÁguasRede de Proteção AnimalServiço funerárioSol.
p/ uso de LogradourosZoológico e P.
PúblicoEstações de SustentabilidadeEditais de PatrocínioPlano Municipal de Saneamento Básico mais notícias :: Secretarias :: Todas as secretarias Abastecimento Ação Social Administrações Regionais Agência Curitiba Assuntos Metropolitanos COHAB Comunicação Social Cultura Curitiba S.
A.
Defesa Social Educação Esporte, Lazer e Juventude Finanças Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-Prefeito Governo Municipal ICS IMAP IPMC IPPUC Meio Ambiente Obras Públicas Planejamento e Administração Procuradoria-Geral Recursos Humanos Saúde SIT Trabalho e Emprego Trânsito Turismo Urbanismo URBS Secretaria Municipal do Meio Ambiente Parques e Bosques   Parque Tingui   Clique aqui para ver o croqui do bosque O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba.
Os tinguis eram índios combativos, hábeis na execução de armas e utensílios de pedra.
Orgulhosos de sua ascendência, tinham um belo porte, daí o nome tingui significar "nariz afinado".
Numa das entradas do parque está a estátua do cacique Tindiquera, feita pelo artista plástico Elvo Benito Damo.
Conta a lenda que o líder da tribo Tingui foi quem indicou aos colonizadores o local como deveria ser instalada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
"Aqui!", teria gritado o cacique, assentando forte a sua lança, onde hoje é a Praça Tiradentes.
A estátua, esculpida em bronze e em tamanho natural, apresenta o índio carregando em uma mão o varapau com que demarcou o sítio da futura capital paranaense, e na outra, uma pinha, simbolizando as araucárias.
O Parque Tingui faz parte de um projeto mais abrangente da Prefeitura de Curitiba.
O projeto global prevê a implantação de um parque linear em toda a extensão do Rio Barigui, unindo-o aos parques Tanguá e Barigui.
Obra de saneamento e preservação ambiental, o Parque Tingui alterna em sua pista de caminhada paisagens de lagos, pontes e mata nativa, percorridos ao lado do Rio Barigui.
O parque também abriga o Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições.
No Memorial pode-se encontrar loja, palco, portal, mirante, monumento em forma de "pêssanka" (ovos pintados à mão em filigranas para saudar a Páscoa) e campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, de caráter histórico/cultural, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.
Em 19 de abril de 2000, em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil, foi inaugurada a Praça Brasil 500 Anos.
Com o formato de um disco de 15 metros de diâmetro e a rosa dos ventos, a praça destaca a importância dos antigos descobridores, exemplos de conhecimento, ousadia, coragem e espírito empreendedor.
Para a ocasião, a réplica de uma caravela portuguesa foi erguida na parte central da praça, retirada após as comemorações.
    Horário de funcionamento: O Memorial Ucraniano funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas.
A loja de artesanato em anexo ao Memorial Ucraniano mantém o mesmo horário.
O restante do parque fica aberto ininterruptamente.
  Ônibus:   Algumas linhas de ônibus passam a cerca de 300 metros da entrada do parque.
São as seguintes: - Raposo Tavares - Bracatinga - Fredolin Wolf Todas essa linhas partem da Travessa Nestor de Castro, próximo a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
  A Linha Turismo faz parada em frente ao Memorial Ucraniano.
Consulte maiores detalhes no link: http://www.
urbs.
curitiba.
pr.
gov.
br/transporte/linha-turismo   (Atualizado em 09 de julho de 2015-DMS) Voltar Topo da página Página Principal Serviços Endereço Av.
Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico CEP: 80.
530-908 • Fone: (41) 3350-8484 Ferramentas

Localização como chegar a Parque Tingui