Planetário da CCTECA Galileu Galilei, Aracaju - SE

Aracaju - Jardins, Aracaju - SE, Brasil
Aracaju - SE

CCTECA Galileu Galilei - - skip to main | skip to sidebarHORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO E SESSÕES NO PLANETÁRIONOSSO ENDEREÇO,CONTATOS E AGENDAMENTOSCCTECA- GALILEU GALILEIAv.
Oviêdo Teixeira,51Bairro Jardins (Dentro do Parque da Sementeira ) CEP:49026-100 Tel:(79)32173370 E-mail:ccteca.
planetario@yahoo.
com.
br AGENDAMENTO DE ESCOLAS E INSTITUIÇÕES-ligue Tel:(79)32173370OBS: somente é necessário o agendamento de escolas, agências de turismo e grupos com mais de 10 pessoas.
Após o agendamento, por telefone ou pessoalmente, a instituição ou escola deverá enviar um ofício(MODÊLO DE OFÍCIO), por e-mail para ccteca.
planetario@yahoo.
com.
br contendo as seguintes informações: nome da instituição ou escola, data da visita, horário da visita e a quantidade de alunos (de 10 a 100 pessoas de terça à sexta e 50 pessoas, no máximo, aos sábados), conforme o agendamento.
O ofício deve ser direcionado ao Prof.
Augusto Cesar Silva Almeida - Coordenador do Planetário da CCTECA Galileu Galilei.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ,VISITAÇÃO E ATRAÇÕES A CCTECA Galileu Galilei é um projeto piloto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) implementado pela Prefeitura de Aracaju através de seu orgão SEPLAN e com consultoria da UFS.
Atualmente a instituição encontra-se como uma unidade da SEMED Sectretaria Municipal da Educação e funciona de terça à sexta de 9h às 12h e das 14h às 17h, aos sábados e domingos funcionamos das 14h às 17h .
Na segunda-feira o expediente é interno e não funcionamos nos dias de feriados.
A visita em nosso complexo é aberta a qualquer público e sem cobrança de ingressos ou taxas e tem a duração, em média, de duas horas e meia :meia hora no Planetário e duas horas na Experimentoteca com seus 111 experimentos.
A visita é guiada por monitores(todos universitários) que explicam como funciona cada equipamento, qual o seu princípio de funcionamento e aplicações desses princípios em nosso dia-a-dia.
ATRAÇÕES DA CCTECA GALILEU GALILEI SALA DE BIOLOGIA, Sessões diárias no Planetário digital, visitação guiada por monitores aos 111 experimentos, projeto OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS,projeto OBSERVANDO A (ISS)ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL, Projeto ASTRONOMIA NO INTERIOR(Palestras de Astronomia e observações com telescópios na sua cidade), Projeto CAFÉCONSCIÊNCIA (debate mensal com cientistas convidados), projeto JOVEM CIENTISTA(orientação científica para estudantes do 5º ao 9º ano), projeto CAÇA AO CURISCO (busca de meteoritos em solo sergipano), Projeto SAVE THE PLANET (recolhimento de pilhas, baterias para reciclagem), Coleção de Meteoritos (Lunar, Marciano etc.
),coleção de TROMBOLITOS com 120 milões de anos e uma coleção sobre Astronomia intitulada "Paisagem Cósmicas" com 20 imagens sobre o Universo.
CCTECA GALILEU GALILEI AGORA NA WIKIPÉDIACOMO CHEGAR À CCTECA GALILEU GALILEIINFORMAÇÕES SOBRE 35 MUSEUS EM SERGIPELÊR FAZ BEM A MENTEONDE COMPRAR TELESCÓPIOS sexta-feira, 9 de março de 2018 SEASE E CCTECA PROMOVEM EVENTO SOBRE A MULHER NA CIÊNCIA Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs15:320comentários quinta-feira, 1 de março de 2018 CCTECA E SEASE PROMOVEM OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NESTE SÁBADO 03-03-2018! Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs16:020comentários sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018 CCTECA E SEASE PROMOVEM OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NESTE SÁBADO 24-02-2018! Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs17:040comentários quarta-feira, 29 de novembro de 2017 CCTECA E SEASE PROMOVEM A VIII SEMANA ESTADUAL DE ASTRONOMIA                                                                    Inscrições AQUIPostado porCCTECA -Galileu Galileiàs11:350comentários terça-feira, 24 de outubro de 2017 CCTECA GALILEU GALILEI E SEASE PARTICIPAM DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA -VISITEM A NOSSA EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA , PALESTRAS E OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs15:400comentários quarta-feira, 4 de outubro de 2017 CCTECA E SEASE PROMOVEM A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO EM ARACAJU-VISITEM A NOSSA EXPOSIÇÃO DE METEORITOS, A RÉPLICA SONORIZADA DO SATÉLITE SPUTNIK -1 E SAIBA QUAL O CHEIRO DA LUA ! Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs11:020comentários sexta-feira, 4 de agosto de 2017 SEASE E CCTECA PROMOVERÃO LUAU NESTE FINAL DE SEMANA , NÃO PERCAM ! Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs21:240comentários quinta-feira, 29 de junho de 2017 CCTECA GALILEU GALILEI PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL- ASTEROID DAY-SÁBADO 01/07/17, ÀS 18h Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs20:180comentários quinta-feira, 25 de maio de 2017 25 DE MAIO - DIA DO MOURÃO.
No dia 25 de maio de 1935, nasceu no Rio de Janeiro, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão.
Ronaldo Mourão foi um dos grandes divulgadores da astronomia e astronáutica antes da era da internet.
Conseguir aumentar o conhecimento naquela época era uma "conquista de anos-luz", em que o conhecimento científico era escasso.
Seus livros, suas entrevistas na TV e suas postagens mensais na revista Superinteressante levou milhares (talvez milhões) de pessoas a gostarem e aprofundar os conhecimentos em astronomia e astronáutica.
Ronaldo Mourão publicou 98 livros e mais de mil ensaios em revistas e jornais.
As suas principais contribuições astronômicas foram efetuadas no campo das estrelas duplas, asteróides, cometas e estudos das técnicas de astrometria fotográfica.
Seu interesse pelo céu começou em 1942, com 7 anos de idade de idade quando observou um cometa.
Filho de médico, sempre gostou de ciências.
Ronaldo Mourão publicou seus primeiros artigos de divulgação científica na revista Ciência Popular em 1952.
Mourão ingressou na Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) em 1956 e diplomou-se em Física quatro anos depois.
No mesmo ano em que ingressou na universidade foi nomeado auxiliar de Astrônomo do Observatório Nacional (ON), atuando como Astrônomo Chefe de 1968 a 1975.
Mourão foi o Fundador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade do Rio de Janeiro.
Mourão foi um dos poucos astrônomos brasileiros que ajudaram no Programa Espacial Norte-americano com os transientes lunares nas missões Apollo.
Uma das observações dos astrônomos brasileiros foi confirmada pelos astronautas da missão Apollo 11, a primeira a pousar na Lua.
São tantas as homenagens e títulos recebidos pelo insigne astrônomo que é difícil enumerar todas aqui.
Ronaldo Mourão partiu para as estrelas no dia 25 de julho de 2014, aos 79 anos, vitimado por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O cientista estava acometido a 14 anos com o Mal de Parkinson e no dia 19 de julho de 2014, foi internado no Hospital Quinta D'or, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, com pneumonia, tendo seu quadro clínico agravado.
Sua morte deixou um Buraco Negro na astronomia brasileira, mas com certeza temos uma brilhante estrela no céu e um asteróide nomeado com o seu nome.
Esta justa homenagem foi feita em vida com a nomeação do asteroide 1980 KJ para 2590 Mourão.
Após a sua morte, a Comunidade Astronômica e Astronáutica brasileira "adotou" o dia 25 de maio como o Dia Do Mourão.
Uma célebre frase de Ronaldo Mourão quando perguntaram sobre a Astrologia:Ao lançar "O Livro de Ouro do Universo", em 2001, mais uma obra do astrônomo, ele acabou revelando que é cético em relação às previsões dos astros.
Durante uma entrevista, o cientista surpreendeu ao comentar sobre a astrologia, e disse a célebre frase:É claro que os astros não mentem jamais.
Eles não dizem nada mesmo.
Ronaldo Mourão.
FONTE :  O QUE VER NO CÉU (NO FACEBOOK)Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs19:310comentários domingo, 7 de maio de 2017 OBSERVATÓRIO NACIONAL OFERTA CURSO DE ASTRONOMIA GRATUITO, INSCREVA-SE JÁ                                                 PARA INSCREVER-SE CLICK AQUIPostado porCCTECA -Galileu Galileiàs15:010comentários sexta-feira, 5 de maio de 2017 CCTECA E SEASE PROMOVEM OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS SÁBADO 13/05/2017-DAS 18h às 20h30min Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs13:480comentários quinta-feira, 30 de março de 2017 CCTECA E SEASE PROMOVEM OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NESTE SÁBADO Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs16:200comentários domingo, 26 de março de 2017 SIMULADOR DE CHUVA DE METEOROS                                                      PARA SIMULAR CLICK AQUI Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs14:540comentários quinta-feira, 9 de março de 2017 CCTECA E SEASE REALIZAM DEBATE SOBRE MULHERES NA CIÊNCIA E OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NESTE SÁBADO 11/03/2017 Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs15:590comentários sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 CCTECA E SEASE PROMOVEM OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NESTE FINAL DE SEMANA Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs14:490comentários quinta-feira, 26 de janeiro de 2017 CCTECA E SEASE REGISTRAM PASSAGEM DO ASTEROIDE VESTA NO CÉU DE ARACAJU   Uma equipe formada por três astrônomos amadores, AUGUSTO CESAR S.
ALMEIDA coordenador doPlanetário da CCTECA Galileu Galilei, EDENSIMÕES e WAGNER ARAÚJO VASCONCELOSsócios da SEASE-Sociedade de EstudosAstronômicos de Sergipe participaram do evento internacional ASTEROID DAY, representado no Brasilpelo Gaea-Grupo de Apoio a EventosAstronômicos e conseguiram localizar e fotografar a passagem do asteroide Vesta no céu da cidade de Aracaju.
Asteroidessão, de uma maneira geral, restos da formação abortada de um planeta rochosoque teria aproximadamente quatro massas terrestres, mais especificamente sãoobjetos secos, poeirentos e pequenos demais para reter atmosfera, fato este queos diferenciam dos cometas.
A maioria dos asteroides encontra-se no chamadoCinturão de Asteroides, localizado entre as orbitas dos planetas Marte eJúpiter e apresentam períodos variando, em média, de 1,7 a 5,5 anos, comórbitas ligeiramente elípticas e de baixa inclinação e se movimentam no mesmosentido dos planetas.
De acordo com a sua composição são divididos em trêsclasses: tipo C (Carbonáceos) a vasta maioria, tipo S (Silicatos) e os maispopulosos os de tipo M (Metálicos).
O asteroideVESTA foi descoberto em 27 de março de 1807 e localiza-se no Cinturão deAsteroide entre as órbitas de Marte e de Júpiter com aproximadamente 560Km dediâmetro, por isso é considerado um asteroide de grande porte.
VESTAdistancia-se do Sol, em média, cerca de 353 milhões de quilómetros, com períodoorbital de 3,63 anos e com baixa densidade, gira em torno de seu próprio eixoem 5,34 horas.
Sua superfície reflete uma grande quantidade de luz por isso eleé considerado o mais brilhante dos asteroides e o único visível a olho nu emboas condições de observação.
Observem a sequência de imagens efetuadas durante os trabalhos de detecção e registro do asteroide VESTA.
  Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs20:401 comentários quinta-feira, 12 de janeiro de 2017 OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NA CCTECA GALILEU GALILEI NESTE SÁBADO 14-01-2017 Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs23:110comentários terça-feira, 18 de outubro de 2016 PARTICIPE DA SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA NA CCTECA GALILEU GALILEI-DE 18 A 28 DE OUTUBRO DE 2016 Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs16:570comentários terça-feira, 4 de outubro de 2016 PARTICIPE DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO NA CCTECA GALILEU GALILEI-DE 04 A 09 DE OUTUBRO DE 2016 Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs14:520comentários sexta-feira, 23 de setembro de 2016 EXCELENTE ARTIGO -BURACOS NEGROS INFORMAÇÃO E SINGULARIDADE -LEIAM ACESSE AQUI                                                                         Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs14:150comentários segunda-feira, 18 de julho de 2016 PALESTRA -CONSELHOS A UM JOVEM ESTUDANTE DE FÍSICA- Prof.
AUGUSTO ALMEIDA -CCTECA GALILEU GALILEINo dia 16/07/216, às 18h, o Prof.
Augusto Cesar Silva Almeida ministrou uma palestra intitulada CONSELHOS A UM JOVEM  ESTUDANTE  DE  FÍSICA a convite do CENTRO ACADÊMICO DE FÍSICA (CAFIS) da Universidade Federal de Sergipe(UFS).
Click no link abaixo e acesse a palestra ACESSO A PALESTRA Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs18:070comentários terça-feira, 24 de maio de 2016 ACONTECEU NO DIA 28/05/2017, ÀS 19h MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO CAFÉ CONSCIÊNCIA! Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs17:370comentários quarta-feira, 11 de maio de 2016 PROJETO OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NA CCTECA GALILEU GALILEI -PARTICIPE! ATENÇÃO: OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS NA CCTECA GALILEU GALILEI  DIA 24-02-2018 ( SÁBADO )  (atualizado em 23-02-2018)   O projeto OBSERVAÇÕES COM TELESCÓPIOS é mais uma iniciativa da CCTECA Galileu Galilei e conta com a parceria da SEASE-Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe que promovem, ao longo de todo o ano, observações com telescópios.
As observações são realizadas sempre em dois finais de semanas seguidos, na Lua Crescente e na Lua Cheia (ou próximo a estas fases), com inicio às 18h30min até as 20h30min.
As observações são comentadas por astrônomos amadores do Planetário e da SEASE.
Durante o evento observam-se planetas, a Lua, além de outros objetos como: aglomerados, nebulosas, algumas constelações e estrelas utilizando telescópios, programas simuladores, caneta Laser Point e Data Show para explicações e simulações de imagens do Universo.
Boas observações!.
  Informações: (79)3217-3370- Prof.
Augusto Cesar Silva Almeida PS: as observações podem ser canceladas de acordo com as condições climáticas.
 Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs14:350comentários quinta-feira, 5 de maio de 2016 CCTECA GALILEU GALILEI REALIZOU A COBERTURA COMPLETA DO TRÂNSITO DO PLANETA MERCÚRIO OCORRIDO NO DIA 09/05/2106 ÀS 8h.
CERCA DE 100 PESSOAS ASSISTIRAM AO EVENTO.
MUITO OBRIGADO .
Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs16:070comentários quinta-feira, 24 de março de 2016 SUGESTÃO DE LEITURA DA CCTECA GALILEU GALILEI -NOVO ATLAS DO CÂNCER !           ACESSE AQUI O NOVO ATLAS DO CÂNCERPostado porCCTECA -Galileu Galileiàs15:280comentários sexta-feira, 4 de março de 2016 SEASE E CCTECA GALILEU GALILEI PROMOVEM A III EDIÇÃO DO OLHAR DE MINERVA -COMEÇA HOJE ! Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs15:330comentários sexta-feira, 6 de novembro de 2015 CCTECA GALILEU GALILEI PARTICIPA DA I FLISE-FEIRA DA LEITURA E DO LIVRO DE SERGIPE A CCTECA Galileu Galilei e a SEASE-Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe participam da I FLISE -Feira da Leitura e do Livro de Sergipe.
O evento ocorrerá nos dias 6,7 e 8 de novembro, das 15h  às 21h, dentro do Parque Augusto Franco(Parque da Sementeira), Durante a realização do evento a CCTECA Galileu Galilei e a SEASE  promoverão  observações Solares (usando filtros especiais) e observações noturnas, além de várias sessões no Planetário.
Click na figura e confiram a programação e horários abaixo.
Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs11:430comentários quinta-feira, 29 de outubro de 2015 NESTE SÁBADO TEREMOS MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO CAFÉ CONSCIÊNCIA, NÃO PERCAM ! Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs16:140comentários sexta-feira, 23 de outubro de 2015 12ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM 2015 NA CCTECA GALILEU GALILEIDe 21 a 26 de outubro de 2015 a CCTECA Galileu Galilei participará da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia , evento nacional instituído em 2004 pelo MCTI- Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, com o tema Luz, Ciência e Vida.
Durante a semana a CCTECA Galileu Galilei estará apresentando uma exposições de materiais de Astronomia e Astronáutica, a novidade fica por conta de uma réplica sonorizada, construída aqui em Sergipe, do primeiro satélite lançado ao espaço, o Sputnik -1 e uma coleção de meteoritos com amostras de vários países.
Para saber sobre as várias atividades do evento em nossa cidade acessem o link:  https://docs.
google.
com/document/d/1OxfcexD1dSVSYuGAnhAGPHRSd6jSEfKKTyNmMbvsuT8/editPostado porCCTECA -Galileu Galileiàs14:100comentários terça-feira, 6 de outubro de 2015 VISITEM A RÉPLICA SONORIZADA DO SATÉLITE SPUTNIK NA SEMANA INTERNACIONAL DO ESPAÇO NA CCTECA GALILEU GALILEI De 04 a 10 de outubro de2015  a CCTECA Galileu Galileu apresentauma exposição sobre Astronomia e Astronáutica e exclusivamente expoê ao públicouma réplica do Satélite Sputnik -1(única réplica construida no país areproduzir o som original do satélite), em comemoração da Semana Mundial doEspaço ou World Space Week (WSW).
  A Semana Mundial do Espaço é o maior evento internacional público dedicadoao espaço, com comemorações em diversos países, inclusive no Brasil.
A World Space Week (Semana Mundial do Espaço) foi oficialmenteestabelecida pelas Nações Unidas através da Resolução 54/68 da Assembleia Geralde 6 de dezembro de 1999.
A data de 4 a 10 de outubro foi determinante por causa da comemoração dedois eventos marcantes da era espacial: 1- O lançamento do primeiro satélite artificial, Sputnik 1 que abriu ocaminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro 1957; 2- A assinatura do Tratado sobre os princípios que governam asatividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e osoutros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.
O evento internacional é coordenado pelo Comitêda ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (UNCOPUOS ) e o Escritório dasNações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), com o apoio dainstituição não governamental World Space Week Association (WSWA) que liderauma equipe global de Coordenadores Nacionais que organizam eventos dentro deseus países.
  A primeira celebração das Nações Unidas declarada como Semana Mundial do Espaçoteve início no ano 2000.
Postado porCCTECA -Galileu Galileiàs11:570comentários Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)ARQUIVO DO BLOGVÍDEOS SOBRE A CCTECA, ASTRONOMIA,ASTROFÍSICA E ASTRONAUTICALoading.
MAPA GLOBAL DE VENTOSALMANAQUE DE ASTRONOMIA 2017-CEAMIGSIMULADOR DE CHUVA DE METEOROSCOMO IDENTIFICAR UM OBJETO NO CÉUSIMULADOR EM 3D DE ÓRBITAS DE ASTEROIDESATLAS DE NUVENS -EM INGLÊSISS-ESTAÇÃO ESPACIAL INTERN.
PASSANDO NO CÉU DE SERGIPECOMETAS EM 2017ASTEROIDES EM 2017ASTRONOTÍCIAS DO MÊSEVENTOS ASTRONÔMICOS DO MÊSASTEROIDE VESTA EM 2D E 3DVIDEO SOBRE O BOSON DE HIGGSPASSEIO EM MARTE NO ROVER CURIOSITYSATÉLITES ARTIFICIAIS AO REDOR DA TERRAILUSÃO DE ÓPTICA:A MOÇA GIRA PARA DIREITA OU PARA A ESQUERDA ?TEMPO EM ARACAJU-INPEPrevisão de Aracaju/SE oferecido por CPTEC/INPECURTA- NOS NO FACEBOOKSeguidores da CCTECALUA MOVIMENTO DE LIBRAÇÃOTERRA E A LUA ORBITANDOMAPA DE MARTE EM 2D E 3DSIMULAÇÃO DO ECLÍPSE PENUMBRAL DA LUA ENTRE 10 e 11-02-2017APOSTILA EDUCATIVA SOBRE ENERGIA NUCLEAR -CNENINFOGRÁFICO SOBRE O BIG BANGTOUR NO INTERIOR DA ESTAÇÃO ESPACIALISS NO MUNDO EM TEMPO REALESPAÇONAVE ÓRION(EM INGLÊS)SAIS HIDRATADOS EM MARTECOMO A TERRA É DE VERDADESOM DA ESPAÇONAVE VOYAGERPASSEIO NO INTERIOR DA ESTAÇÃO ESPACIALIMAGEM ASTRONÔMICA DO DIACOMO ESTÁ O SOL AGORASOL-IMAGEM PARA ESTUDOSO SOL EM ATIVIDADEONDE ESTÁ ALUA AGORAEXOPLANETAS DESCOBERTOSLUA -NOME DAS CRATERASIMAGENS DA LUA(Diariamente)IMAGEM FANTÁSTICA DA LUAIMAGENS ASTRONÔMICAS (PAPEL DE PAREDE)TELESCÓPIOS- COMO FUNCIONAMCOMO ESCOLHER UM TELESCÓPIOCOMO SELECIONAR UM BOM BINÓCULOSBENDEGÓ- O MAIOR METEORITO BRASILEIROMETEORITOS A VENDAFOGUETES EDUCACIONAIS PARA VENDERFRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO ESPACIALCOLEÇÃO DE INSETOS DA CCTECATELESCÓPIO JAMES WEBB- INFOTELESCÓPIO HUBBLE-INFOESPAÇONAVES PIONEER E VOYAGER - ONDE ELAS ESTÃO ?SOM DO SPUTNIK -O PRIMEIRO SATÉLITEJIPE CURIOSITY EM DETALHESPANORAMA DE MARTE NO JIPE CURIOSITYMONTAGEM DA ESTAÇÃO ESPACIAL (EM INGLÊS )LUA - ORIGEM E EVOLUÇÃOQUASE TUDO SOBRE METEORITOSQUANTO GRANDE É O UNIVERSOA ESCALA DO UNIVERSOCARTA DE GALILEU À INQUISIÇÃOASTRONÁUTICA-PERGUNTAS E RESPOSTASSATÉLITE SPUTNIK EM PARTESMEU PESO EM OUTROS PLANETAS, SATÉLITES E ESTRELASPLANETÁRIOS VIRTUAIS PARA O SEU COMPUTADORPLANETÁRIOS FIXOS DO BRASILPERGUNTAS ASTRONÔMICASCATÁLOGO DE ESTRELAS VARIÁVEIS(CEAAL)CARTAS CELESTES DO CÉU DE SERGIPECATÁLOGOS E CLASSIFICAÇÃO DE CORPOS CELESTESESPAÇONAVES CHINESAS EM TEMPO REALCOMO FOI FEITA ESTA IMAGEM DO UNIVERSONOVO JIPE PARA MARTE (animação)ASTRONAUTA BRASILEIROSUGESTÕES DE LIVROS DE ASTRONOMIAO QUE É A CCTECACCTECA -Galileu GalileiAracaju, SE, BrazilA CCTECA–Galileu Galilei-Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju é um projeto piloto do Governo Federal-MCTI que visa instalar centros de estímulos e divulgação científica e tecnológica em todo o país.
Em Sergipe o projeto foi financiado através do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju (SEPLAN) e com consultoria científica da da UFS-Universidade Federal de Sergipe.
Atualmente o orgão é mantido pela SEMED-Sec.
de Educação do Municipio.
Visualizar meu perfil completo BRASIL- BRAZIL-BRASILIENESTATÍSTICAS DO BLOGBLOGS E SITES INTERESSANTES PARA ESTUDOS

Localização como chegar a Planetário da CCTECA Galileu Galilei