Sumirê Berçário, São Paulo - SP
- - Sumirê Berçario RSS Nossa EscolaEm 1997 um sonho se tornou realidade …A criação de um espaço para as crianças se desenvolverem, em um ambiente estimulador e aconchegante, recebendo todo o carinho e cuidado que necessitam para fortalecerem sua autonomia, formar sua personalidade e se tornarem crianças emocionalmente inteligentes.São três amplos andares onde as crianças podem ficar à vontade. Berçário com dois ambientes; para dormitório e sala de recreação (brinquedoteca), solário, espaço com parquinhos, espaço para hortas, tanque de areia, salas apropriadas para cada atividade, escada com proteção, vasos sanitários, pias, espelhos, tudo do tamanho ideal para as crianças, principalmente visando o conforto e a segurança.Todo o ambiente é voltado para as crianças se desenvolverem, sob supervisão de profissionais, hábitos de higiene, alimentação e também do convívio em grupo, a fim de que possam gradativamente aprimorar sua autonomia.Sumire – É o nome da flor “amor perfeito” no idioma japonês.Traduz na sutileza e na multiplicidade de formas e cores, a amplitude de nosso sentimento e proposta de trabalho.Afinal cada criança é como uma flor, que precisa de atenção individualizada para seu desenvolvimento e de toda a sua potencialidade. E ao semear na tenra idade o aprendizado lúdico, calcado em uma metodologia que valoriza a paciência, criatividade e carinho, oferecendo às crianças bem estar, alegria e tranquilidade, propomo-nos a irrigar um mundo mais florido.Assim assistimos ao desabrochar da personalidade equilibrada de sua criança que se prepara para cativar e ser cativada pelo mundo.“Nos primeiros 6 anos é que aprendemos valores que carregamos até os 100 anos.”São 17 anos de muita dedicação, carinho, cumplicidade de satisfação de dever cumprido.A diretoria do “Sumirê” agradece aos pais pela convivência diária com o tesouro mais valioso: seu FILHO.Tomiko Inomata e Amélia Sumirê Suzuki BerçarioPara crianças de 0 a 2 anosÉ uma fase de extrema importância para bebês, para o seu desenvolvimento em todos os sentidos; físico, psíquico e social. A formação da personalidade de um indivíduo se baseia nesta fase. Ciente desta responsabilidade, nós da Sumirê, propomos um ambiente alegre e aconchegante, berçaristas orientadas, com supervisão direta.Estimulação sensório-motora com músicas, brincadeiras, livros, contação de histórias, brinquedos pedagógicos, são rotina direta das crianças do Berçário.Todas estas atividades são permeadas com o cuidado direto de cada bebê, no que se refere à higiene, com trocas sempre que necessário; alimentação balanceada e própria para idade, preparada e servida na hora.Nosso lema: Todo carinho e cuidado é pouco! MetodologiaDefine-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a “personagem” representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade.O caráter, em psicologia, é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento.O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.Diante das definições, julgamos de extrema importância, que as nossas crianças sejam educadas de modo que no futuro elas possam ter o caráter e a personalidade dignos de um convívio em sociedade.Para esta formação, partimos de um princípio que as crianças deverão ter vivencias com diversos educadores que julgamos ser de bom caráter e personalidade.Todo o nosso trabalho de educação, desde o bebê até a idade dita pré-escolar, é decisivo para a sua formação e construção de um indivíduo emocionalmente equilibrado.Com a filosofia construtivista, as nossas pedagogas procuram estimular as crianças, a partir dos interesses apresentados pelos mesmos no cotidiano para somar novos conhecimentos, sem perder de vista os objetivos traçados.E tudo isto é feito de forma lúdica, com muitas brincadeiras e jogos, de forma a adquirir novos conhecimentos, sempre em interação com os amiguinhos.Por se tratar de uma escola integral, todos os profissionais da equipe trabalham com os mesmos objetivos e temos os pais como parceiros principais para que esta educação seja feita de forma contínua. Equipe SumirêA equipe é composta por duas diretoras, uma administrativa e outra pedagógica, pedagogas, berçaristas, cozinheira e auxiliares para serviços gerais e limpeza. Todas são preparadas e devidamente orientadas para as suas funções.No Berçário Sumirê os pais têm orientações sobre saúde, estimulação e evolução, alimentação equilibrada, educação conjunta das crianças. A escola promove encontros de pais com outros profissionais específicos como fonoaudiólogos ou psicólogos, se necessários, pois acompanhar bem o desenvolvimento de cada criança é o seu objetivo.A idealizadora:Tomiko Inomata, formada há 38 anos em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), trabalhou durante 28 anos na área da saúde pública com orientações preventivas na saúde da criança, como alimentação saudável, imunizações, vigilância epidemiológica das doenças infectocontagiosas, assessoria ao Secretário da Assistência Social da Prefeitura de São Paulo, como integrante da equipe de saúde, no que se refere aos problemas de saúde das crianças da creche da prefeitura.Abrir um berçário era seu sonho antigo, um projeto que sempre esteve em seus planos. E, em 1997, para concretizar esse sonho, convidou Amélia Sumire Suzuki como sua sócia, que tinha formação acadêmica em Artes pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP e que posteriormente formou-se também em Pedagogia pela Universidade Osvaldo Cruz, com especialização em Educação Infantil. Em 2013, foi ao Japão pela JICA (Japan International Corporation Association) fazer um curso de especialização em Educação Infantil.Equipe extra curricularesContamos com um professor de música, teatro, judô, inglês e soroban, como parceiros autônomos da escola.Natação, e ballet são Academias que trabalham em parceria com a escola. Educação InfantilA Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade promover o desenvolvimento social, cognitivo, afetivo e físico do indivíduo.As crianças compartilham opiniões, sentimentos, ideias e descobertas.Os conteúdos são apresentados por meio de atividades que propiciam aprendizagens significativas e respeitando os conhecimentos prévios das crianças. Assim temos um cotidiano dinâmico, com a participação de todos, desenvolvendo a autonomia e a cooperação, focalizando sempre o trabalho pedagógico.A proposta é para que as crianças desenvolvam, construam e adquiram conhecimentos, se tornem autônomos, cooperativos, descobrindo e interagindo.Nosso trabalho é desenvolvido através da Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, Formação Pessoal e Social, Movimento, Artes Visuais e Música.Todo o trabalho é feito através de uma avaliação constante.Através do Portal da Escola Interativa, pais, alunos e professores podem acompanhar todo o Sistema de Ensino. Nosso DiferencialALIMENTAÇÃO: • Preparamos toda a comida em cozinha própria. • Além de muita verdura, carne branca e frutas, servimos às crianças alimentos orientais como missoshiru(sopa a base de soja),shirô gohan (arroz branco), tofu (queijo de soja), nishimê (cozido formado principalmente por raízes) e tempero como o shoyu e todo o açúcar é substituido por açúcar demerara (tipo de açúcar cristal com valores nutricionais similares ao mascavo). • Alimentação diferenciada para as crianças com restrições alimentares, como alergia a chocolate, intolerância a lactose, etc.INTRODUÇÃO À CULTURA JAPONESA: • Ensinamos cantigas e palavras em japonês (como os cumprimentos), inclusive aos bebês e artes como origami e kirigami. É importante que a criança, desde cedo, tenha contato e conhecimento de outras culturas. Além de passar os valores da cultura japonesa como harmonia, respeito e disciplina, incentivamos alguns costumes tradicionais como fazer cumprimentos antes e depois das refeições e ao chegar à escola.AMBIENTE: • Nosso ambiente é familiar, aconchegante, uma extensão da casa de cada criança. Com grupos pequenos proporcionamos um tratamento mais personalizado, respeitando as diferenças de cada uma. • Vale ressaltar que o berçário não é destinado somente para descendentes de japoneses, mas sim para qualquer criança que tenha interesse em um contato com outra cultura.PARA OS PAIS QUE TRABALHAM: • Temos um horário bem flexível, de acordo com a necessidade de cada família. Os horários de entrada e saída das crianças serão combinados de comum acordo entre os pais e a direção.• Nos meses de férias (Janeiro, Fevereiro e Julho), funcionamos normalmente do Berçário ao Jardim. Sem taxa de férias e incluindo atividades recreativas. Paramos apenas algumas semanas entre dezembro e janeiro.• Não emendamos nos feriados. Apenas em algumas ocasiões após consulta aos pais.ACOMPANHAMENTO: Temos a presença constante das proprietárias como diretora e pedagoga. Elas acompanham diariamente toda a rotina da escola. Facebook AtividadesInglêsAssim como toda a equipe de profissionais das atividades extra curriculares, as aulas de Inglês têm a mesma filosofia de trabalho.As palavras são inseridas de forma natural. As brincadeiras, músicas, comemoração de datas festivas, livros e até culinária são utilizadas para enriquecer o vocabulário.JudôNosso professor é um profissional de Educação Física, com especialização em judô.O Judô também é aplicado de forma lúdica, com brincadeiras, com muitas práticas físicas, de forma defensiva, estimulando os reflexos para quedas, e muita disciplina.NataçãoOferecemos as aulas de Natação como curso opcional a partir dos 3 anos.Temos parceria com a Êxitos Academia.São professores especializados que desenvolvem desde brincadeiras e jogos na piscina até o aperfeiçoamento da modalidade.São realizadas avaliações periódicas visando um melhor acompanhamento do desenvolvimento do aluno.Dispomos de uma perua com motorista profissional, que transporta as crianças para a Academia, sempre acompanhados de um auxiliar de desenvolvimento infantil da escola.TeatroQuando pensamos em Educação Infantil, pensamos na formação de personalidade de um indivíduo, a formação do caráter ideal. A formação do caráter não decorre da atividade em si, porém, resulta, surge por meio ou através da atividade. A conduta revelada durante a atividade organizada transfere-se para outras atividades, refletindo comportamento social e é fonte e causa eficiente de hábitos morais, e deste modo, o educador tem oportunidade, pela natureza do trabalho, de treinar caracteres entre os educandos, pois durante a atividade teatral a criança se expande em toda sua plenitude, revelando, assim, suas tendências, que deverão ser bem canalizadas.Lembramos ainda que a arte não é apenas uma forma de expressão, mas é, acima de tudo, uma forma de crescimento interior, oportunidade de desenvolver as potências da alma, num sentido superior elevado.A arte recreativa visa proporcionar à criança uma ocupação de acordo com a sua própria natureza, fortalecendo o corpo, exercitando os sentidos, estimulando o espírito que começa a despertar, fazendo com que conheça sua própria natureza e a do próximo. Buscar um equilíbrio entre a espontaneidade, o lazer e a técnica, através de um clima de alegria, liberdade e amizade entre o grupo, permitindo que expressem seus sentimentos e sensações de maneira natural.O desenvolvimento social através das atividades teatrais (entre as quais, brinquedos cantados, danças, etc.,) é muito importante. As atividades de expressão, desenvolvimento das capacidades de cooperação, de companheirismo, de desinibição, de respeito, de generosidade, de esforço e de julgamento.BalletConsiderando a arte da dança, uma arte dentro da representação teatral, de suma importância para o desenvolvimento infantil em todos os sentidos.Trabalhamos em parceria com a EDAP – Espaço de Danças e Arte Paulista, e as aulas são ministradas por bailarinas profissionais especializadas em Educação Infantil.As aulas são ministradas na EDAP, dispomos de uma perua com motorista profissional e sempre acompanhadas da auxiliar de desenvolvimento infantil para transportá-las.MusicalizaçãoA musicalização contribui para vários aspectos, tais como socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora, percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.Já na escola, o que se propõe é o direcionamento para que se desenvolvam outros aspectos, como senso estético, criatividade, coordenação motora e lógica, entre outros. Entretanto, tenha sempre em mente que será preciso diferenciar muito bem os conceitos de musicalização e aprendizado musical. A musicalização não se propõe a ensinar manuseio técnico de um instrumento musical. Com a musicalização, pretendemos criar um vínculo entre a música e a criança e desenvolver nela o gosto pela música.Toda a musicalização é trabalhada pelo professor com muita alegria, aplicada em jogos e brincadeiras com muita diversão. Aprendem a fazer instrumentos de sucata para ouvir diferentes sons e brincarem ao mesmo tempo.SorobanSoroban (????) é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo, originalmente chinês, e levado para o Japão em torno de 1600.“As origens do ábaco remontam ao uso de sulcos na areia e pedras para realização de cálculos. Posteriormente, foram utilizadas tábuas de madeira ou argila,com hastes nas quais pedras eram colocadas e utilizadas para cálculo. O ábaco chinês, baseado no sistema hexadecimal, possui duas contas na parte superior e cinco na parte inferior, permitindo o uso de valores de zero à quinze. No Japão foi retirada uma das contas superiores, de modo a usar números entre zero e dez, de acordo com o sistema decimal japonês, o que levou à origem do soroban, mas o soroban tem origem da China. Até os dias de hoje, as escolas japonesas ensinam cálculos utilizando o soroban.”Normalmente as crianças iniciam o contato com o soroban dos 5 aos 8 anos, e porque a Sumirê propõe aula de soroban para crianças a partir de 2 anos. A nossa professora, após anos lecionando soroban para crianças de 5 a 8 anos, percebeu a importância do preparo para crianças já na educação infantil, procurou assessoria no Japão e recebeu materiais didáticos direcionados às crianças de 2 a 5 anos, iniciação para soroban, que trabalha basicamente a atenção, concentração, lógica, perseverança e o desafio. E tudo isto de forma bastante lúdica.