Zanettini Arquitetura, São Paulo - SP

R. Chilon, 310 - Vila Olimpia, São Paulo - SP, 04552-030, Brasil
São Paulo - SP

Zanettini - Arquitetura Planejamento Consultoria Ltda - - Projeto em destaque   Destaque Prêmios Livros O arquiteto Siegbert Zanettini recebeu no último dia 26/05 uma homenagem como um dos 100 mais influentes da saúde, categoria arquitetura.
Arquitetura Brasileira: AsBEA 40 anos SO Livro "Arquitetura Brasileira: AsBEA 40 anos" faz a leitura da trajetória da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e traça um panorama da produção arquitetônica do Brasil entre 1973 e 2013 Autor: Fernando Serapião Publicação: Editora Monolito 300 páginas – português/inglês Outros livros O arquiteto Siegbert Zanettini amplia e inaugura um novo espaço para o escritório.
Áreas de Atuação • Ciência • Tecnologia • Sustentabilidade • Educação • Cultura • Arte • Habitação • Industria • Saúde Conceitos Aço Sustentabilidade Tecnologia Sustentabilidade Aço Tecnologia Ao defender uma visão holística nos projetos que desenvolve, a Zanettini Arquitetura promove a integração de todas as áreas científicas à arquitetura e constrói conceitos de arquitetura contemporânea, nos quais não separa o saber teórico da prática e, assim, promove a participação integrada de todos intervenientes, objetivando a qualidade de vida e bem estar dos usuários.
O uso da tecnologia limpa e o equilíbrio também parte da busca por diretrizes de sustentabilidade e ecoeficiência na arquitetura, onde a obra compõe-se de maneira profunda com o meio ambiente.
O escritório acredita que uma criação do terceiro milênio deve refletir a arquitetura de nossa época, feita para atender aos requisitos de durabilidade e projetada para incorporar futuras evoluções.
Desta maneira, a ecoficiência está presente em soluções que economizem energia, não poluam o meio ambiente, minimizem a geração de resíduos, evitem desperdícios de materiais, atendam às normas de acessibilidade e de segurança do local, além de permitirem a realização de uma obra limpa e facilitarem a operação e manutenção do edifício por um longo período.
Desde a década de 70 efetuando inúmeros projetos ecoeficientes e sustentáveis, culminando na ECO 92 com o projeto Casa Limpa, o arquiteto Zanettini já havia lançado os princípios fundamentais que hoje são amplamente divulgados para as construções sustentáveis.
Modelo para arquitetura sustentável mundial Sinônimo de arquitetura racional, segura e ecoeficiente, o projeto de ampliação do CENPES, elaborado pela Zanettini Arquitetura em co-autoria com José Wagner Garcia, já se transformou no principal ícone da sustentabilidade no Brasil e inaugurou uma nova etapa da arquitetura contemporânea no país.
Visando o equilíbrio e a harmonia arquitetônica decorrentes do dimensionamento adequado de cada espaço, o conjunto é síntese de arquitetura, urbanização, sistemas de conforto ambiental e eficiência energética, sistemas prediais de utilidades, sistemas construtivos estruturais e de recomposição dos ecossistemas naturais.
A Zanettini Arquitetura é pioneira e reconhecida mundialmente por desenvolver projetos inovadores com soluções de estruturas metálicas espacialmente ricas e conceitualmente corretas.
O que foi possível em virtude de um apurado domínio das técnicas construtivas, selecionadas e aplicadas com indiscutível rigor, conforme as características de cada obra, cada lugar e de cada material a ser utilizado.
Característica inerente à estrutura metálica, explorar o tridimensional é a própria essência da arquitetura.
A geometria espacial conseguida com a articulação de peças estruturais dispostas nas três dimensões é a forma mais correta de explorar o aço em seu esplendor, e o vazio assim determinado será o espaço resultante, matéria prima da própria arquitetura.
A linguagem do aço é a linguagem do vazio.
Um pouco de história Sempre em busca do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias, na década de 70,o arquiteto Zanettini se voltou para a área de projetos industriais.
Realizou projetos para cerca de 50 indústrias com novos sistemas pré-fabricados, que envolviam composições de telha de cimento e aço.
Em 1972, Zanettini foi convidado pela fábrica de autopeças De Maio Gallo para realizar uma nova planta fabril, em Cumbica, Guarulhos, SP.
Nessa época, o arquiteto já havia feito algumas experiências isoladas com o aço.
Tendo sido solicitado para definir o sistema construtivo mais adequado à execução rápida da obra, optou pela liga metálica, apresentou o orçamento e constatou, junto ao cliente, que o aço era mais barato.
A construçao em estrutura metálica iria contribuir, também, para eliminar pilares, fechamentos e fundações.
Um detalhe: havia somente dois meses para construir as fundações e 35 dias para montar a fábrica.
Números que representavam uma revolução naquela época.
O projeto deu certo e, aos poucos, o arquiteto Zanettini foi construindo a história da arquitetura em aço no Brasil.
“Nas minhas experiências, vi que estava tudo ao contrário, não se ensinava aço nas escolas, não tinha professor e nem literatura disponível sobre o assunto.
Fui experimentando com o material; fui fazendo e foi dando certo”, Siegbert Zanettini.
Arquitetura contemporânea em aço Em todo o mundo a arquitetura mais significativa de estádios, terminais aeroviários, estações ferroviárias e rodoviárias, museus, ginásios, centros culturais, escolas, edifícios comerciais, torres de transmissão de rádio e TV, pontes, passarelas, pavilhões de exposições, feiras, centros de convenções e inúmeras outras tipologias de edificações utilizam sistemas estruturais em aço.
Obras magníficas vem sendo executadas, concretizando o que existe de mais atual formal e tecnologicamente.
O Centro Pompidou dos Arq.
Richard Rogers e Renzo Piano, no começo da década de 70, inicia a escalada da arquitetura contemporânea.
No estágio recente das importantes obras em aço, destacam-se a pirâmide do Louvre do Arq.
I.
M.
Pei, o Hong Kong Bank do Arq.
Norman Foster, o aeroporto de Kansai do Arq.
Renzo Piano, a Estação do Oriente em Lisboa do Arq.
Santiago Calatrava e o Museu Guggenhein de Bilbao do Arq.
Frank O.
Gehry.
No Brasil, o edifício da Casa de Comércio de Salvador, o prédio do Centro Cultural Itaú, a Estação do Largo 13, o Centro Empresarial do Aço, Fábrica Natura, Edifício Escolar Universidade Anhembi Morumbi, Ipel Fábrica de Pincéis e Embalagens, Memorial da Imigração Japonesa, entre outros.
Da autoria da Zanettini Arquitetura são referências importantes de experiências com estrutura metálica: Industria De Maio Gallo , Centro Esportivo Telesp, Sede Zanettini, Clínica Pistelli ,Escolas Panamericanas de Artes da Rua Groenlândia e Av.
Angélica, o novo Atrium do Hospital Albert Einstein em São Paulo, e o Monorail do Barra Shopping no Rio de Janeiro, Cenpes - Ampliação do Centro de Pesquisas- Petrobras em co-autoria com o arquiteto José Wagner Garcia, Nova Reitoria da Unicamp, Centro de Pesquisas Schlumberger Brazil Research & Geosciences Center , Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal em Brasília, entre outros.
Referências importantes de experiências com estrutura metálica que atestam um patamar tecnológico alinhado às melhores práticas no exterior.
Como perspectivas próximas, além de destacar todo o aparato técnico hoje consolidado nas áreas de ensino profissional, com arquitetos e engenheiros já preparados para atuar com larga experiência nessa tecnologia, já possível identificar uma cadeia produtiva - siderúrgicas, fábricas de componentes industrializados tais como lajes pré-fabricadas, painéis de fechamento, divisórias leves, caixilharia, forros, pisos e revestimentos, além de construtoras especializadas – e pode-se afirmar que o caminho de construir com aço de forma mais rápida, mais eficaz, mais limpa, mais barata e mais segura está aberto.
Com o surgimento de aços estruturais de alto desempenho, com os avanços na tecnologia de solda proporcionando maior competitividade nos perfis soldados e conformados à frio, com o lançamento de novos perfis eletrosoldados, com as recentes normas da ABNT referentes à proteção contra fogo, somados à uma política sadia na taxação de produtos industrializados, revisão nas formas de financiamento e um aprofundamento na produção e difusão do conhecimento nas universidades, entre os profissionais e empresas, é possível afirmar que o aço será o material estrutural por excelência para o século XXI.
A arquitetura fundamentada na produção industrializada como o mais completo sistema estrutural de tecnologia limpa, com total controle de qualidade e precisão dimensional milimétrica, evita sobras e desperdícios, o que possibilita reutilização e alto grau de reciclagem.
A Zanettini Arquitetura entende que cada sistema construtivo exige planejamento e desenvolvimento de projetos bem conceituados, somente desta forma torna-se possível induzir esses procedimentos para o canteiro de obras que, por sua vez, passa a ser um simples local de montagem em substituição aos sistemas convencionais de construção.
Vale ressaltar que essas qualidades podem e devem ser estendidas a todos os sistemas estruturais – aço, concreto, madeira, alvenaria estrutural, plásticos, membranas têxteis.
Para isso será necessário ter pleno conhecimento das propriedades de cada um com linguagens próprias de concepção, produção e desempenho adequados a cada tipologia arquitetônica.
A arquitetura deve levar em conta conceitos que precedem o projeto e se apóiam sobre fundamentos contemporâneos.
Entre os quais destacam-se: as visões sistêmica e cultural que alimentam o projeto de arquitetura; a concepção multidisciplinar, ecoeficiente e sócio-sustentável; a questão ambiental como parte estrutural do repertório arquitetônico; o respeito ao dimensionamento dos espaços e às suas exigências, com flexibilidade para expansões ou alterações; a superação de paradigmas conceituais e construtivos, adequados à cultura de cada época; o domínio integral de tecnologias limpas; a utilização evolutiva do conhecimento de base científica; a busca permanente de avanços tecnológicos e estéticos deste século do “intelecto e da criação”, da arquitetura como obra de arte, mas com a razão sempre cúmplice da sensibilidade.
O resultado é um projeto arquitetônico que não separa o “pensar” do “agir” e define a estética em função das necessidades humanas, tornando-se, assim, independente de formatos, modismos ou estilos arquitetônicos, características sempre presentes no extenso portfolio de obras consagradas da Zanettini Arquitetura.
Mídia Localizador de Projetos Projetos Hospital e Maternidade São Luiz - Anália Franco Novo Bloco Hospital Bandeirantes Hospital Professor Edmundo Vasconcelos Hospital Regional do vale do Paraíba Hospital Santa Tereza Hospital Sinai Bloco novo – Pronto Socorro - HSM – Hospital Saúde da Mulher Hospital São Francisco Colégio Santa Catarina Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida Colégio Santa Úrsula Escola Panamericana de Arte Escola Panamericana de Arte - Unidade Angélica Escola Beit Yaacov CAMPUS DA UNITRI Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda Cenpes - Ampliação do Centro de Pesquisas FORUM DO MEIO AMBIENTE E DA FAZENDA PÚBLICA E.
E.
HOMERO DOS SANTOS FORTES E VL.
ANDRADE O Artista | Prêmios | Livros | Clipping | Linha do Tempo | Vídeos Receba Nossos Informativos nome: email: Zanettini Arquitetura O Artista Linha do tempo Prêmios Livros Projetos / Área de Atuação Ciência-tecnologia-sustentabilidade Educação-cultura-arte Habitação Industria Saúde Solicitações Solicitações de Imprensa Solicitações de Alunos Universitários Assessoria de comunicação e imprensa Tels: (11) 3849-0394 / 3849-2557 / 3849-9992 E-mail: imprensa@zanettini.
com.
br ESCRITÓRIO ASSOCIADO DAS SEGUINTES ENTIDADES: Zanettini Arquitetura Planejamento e Consultoria Ltda Rua Chilon, 310 - CEP 04552-030 - São Paulo Tels: (11) 3849-0394 / 3849-2557 / 3849-9992 E-mail: zanettini@zanettini.
com.
br desenvolvido por Global Map - agência digital

Localização como chegar a Zanettini Arquitetura