Amah Ouvido Nariz e Garganta - Manejo do Zumbido, Curitiba - PR

R. Padre Anchieta, 2540 - Mercês, Curitiba - PR, Brasil
Curitiba - PR

Otorrino - Dr Alexandre Cercal - - Marque sua Consulta: 8:30 ás 18:30hs.
WhatsApp e ligação: 41999970380 (melhor meio para marcar)Tinnitus quinta-feira, 1 de julho de 2021 Um ano depois: uma revisão sistemática atualizada de SARS-CoV-2, COVID-19 e sintomas audiovestibularesNa revisão sobre sarscov2 e sintomas audio vestibulares, realizada pela Universidade de Manchester e publicado no International Journal of Audiology, foi determinada uma prevalência dos sintomas de 7,6% de perda auditiva, 14.
8 porcento de tinnitus e 7.
2 porcento de vertigem rotatória nos pacientes com sintomas de SSARS-CoV-2.
Entretanto, isso pode ser um cálculo superestimado porque não está sempre claro que os estudos reportam uma incremento nos sintomas.
Como conclusão temos que existem múltiplos relatos de sintomas audio vestibulares associados com covid-19, entretanto temos uma baixa quantidade de estudos de alta qualidade comparando pacientes de covid-19 e casos controle, ate o momento.
Na prática clínica, no nosso consultório em Curitiba, temos recebido pacientes com queixas audiovestibulares imediatamente após a infecção por SARS-CoV-2, fato que nos deixa alertas quanto a essa possibilidade, inclusive em possíveis casos subclínicos quase assintomáticos de infecção por Covid-19, gerando estes sintomas.
Postado porDr.
Alexandre Cercalàs08:06Nenhum comentário: quarta-feira, 26 de maio de 2021 Convênios - AtualizaçãoAtendemos UNIMED, COPEL, SANEPAR, SUL AMERICA, BRADESCO, PARANÁ CLÍNICAS, CLINIPAM, CASSI, GEAP, SINAM E POSTAL SAÚDEMODO PREFERIDO DE MARCAÇÃO VIA MENSAGEM DE WHATSAPP NO 41 992042575 E OU 41 999970380AGUARDAMOS SEU CONTATOPostado porDr.
Alexandre Cercalàs12:32Nenhum comentário: quarta-feira, 10 de março de 2021 Neuromodulação Acústica  Postado porDr.
Alexandre Cercalàs09:59Nenhum comentário: quinta-feira, 26 de novembro de 2020 Zumbido Somatossensorial - Em busca da Neuromodulação - Em busca da pontuação mínima e da cura O zumbido somatossensorial  é causado por disfunções músculo-esqueléticas, dentre as quais a síndrome dolorosa miofascial é uma das mais comuns, em paciente com audiometria e exames auditivos normais.
A síndrome dolorosa miofascial é caracterizada pela presença de dor regionalizada e pontos gatilho miofasciais, que são nódulos hipersensíveis localizados em uma banda muscular tensa palpável e que produzem dor local e referida à distância (Travell e Simons, 1998).
Observamos forte relação entre zumbido e pontos gatilho miofasciais (Rocha e Sanchez 2007, 2008, 2012).
 A chance é quase cinco vezes maior de um indivíduo com zumbido apresentar pontos gatilho miofasciais.
 A palpação acarreta alta prevalência de modulação da intensidade ou do tipo de som do zumbido.
Observamos que os músculos mais relacionados à modulação seriam aqueles localizados próximos à região da cabeça.
Os pacientes com zumbido têm chance quase três vezes maior de apresentar queixas de dor.
A melhora do zumbido tem relação direta com a melhora do quadro doloroso (Rocha e Sanchez 2012).
Também nos casos de bruxismo, existe uma relação direta, onde quem apresenta dor orofacial têm maior chances de apresentar zumbido (Camparis et al.
, 2005).
A associação entre a via auditiva e somatossensorial se dá a partir de conexões subcorticais, no núcleo coclear dorsal do tronco encefálico.
É neste ponto chave que se encontram os neurônios multitarefas que captam sinais tanto da via auditiva como da via somatossensorial.
Encontramos a razão pela qual o bruxismo modularia ou produziria o zumbido.
  (Koehler et al.
, 2013).
Objetivando desativar os pontos gatilho miofasciais relacionados ao zumbido, existem hoje vários tratamento baseados em evidência científica.
 Temos a miofasciaterapia (Rocha, 2012), técnica de terapia manual que consiste em aplicar pressão digital nos pontos gatilho miofasciais, seguido de manobra miofascial que é semelhante a um alongamento.
 Existem também  o uso do TENS (estimulação elétrica transcutânea) próximo à região da orelha (Herraiz, 2007), terapia por fotobiomodulação (Okhovat A, 2011),.
 a terapia manual do Atlas (Kaute, 1998), osteopatia/quiropraxia (Kessinger, 2000) e auriculoterapia (Okada, 2006).
Outras técnicas específicas para a região temporomandibular também são reconhecidas em vários artigos publicados.
 No nosso consultório selecionamos após várias pesquisas e realizamos a estimulação elétrica cérvico-mandibular por TENS e a terapia por fotobiomodulação (low level laser therapy), além de toda a avaliação otorrinolaringológica, para um tratamento global do zumbido.
Postado porDr.
Alexandre Cercalàs14:1810 comentários: terça-feira, 12 de maio de 2020 OLHO CLÍNICO - SURDEZ Música alta, barulho dos carros, ruído de construções e até mesmo a má higienização do ouvido pode interferir no funcionamento da audição.
Nesta semana, o Olho Clínico fala sobre a surdez! Saiba mais sobre como prevenir o problema, acompanhe! Participação do otorrinolaringologista Alexandre Cercal, da aposentada Valquíria Martins e do analista de sistemas Cícero Bruscato.
Postado porDr Alexandre Cercalàs12:03Nenhum comentário: domingo, 10 de maio de 2020 Tinnitus Handicap Inventory - Uma ferramenta importante O zumbido pode provocar muitos prejuízos na qualidade devida dos pacientes.
A avaliação de quanto a qualidade de vida é prejudicadapelo zumbido pode ser útil para o melhor conhecimento do paciente em relação àslimitações impostas por este sintoma, a programação terapêutica e a verificaçãoda eficácia terapêutica, quando aplicado antes e após o tratamento.
Utilizamos o THI (Tinnitus Handicap Inventory) que foi adaptadodo inglês, para ser aplicado na população brasileira, denominado THIBrasileiro.
Não houve diferença estatisticamente significante quanto àreprodutibilidade inter-pesquisadores nos resultados obtidos à aplicação daversão brasileira deste questionário, bem como da reprodutibilidadeintra-pesquisadores.
O THI brasileiro mede, com precisão, o nível de incomodoapresentado pelo paciente, antes e após o tratamento.
 Na nossa experiência, temos uma grande reduçãoneste índice com a terapia instituída.
Postado porDr Alexandre Cercalàs19:55Um comentário: quarta-feira, 27 de novembro de 2019 Novos conhecimentos em Tinnitus O zumbido, a percepção fantasma do som, é fisiologicamente caracterizado por um aumento da atividade neural espontânea no sistema auditivo central.
No entanto, como o zumbido é frequentemente associado à deficiência auditiva, não está claro como uma diminuição da movimentação aferente (redução da estimulação cerebral proveniente do ouvido) pode resultar em hiperatividade central.
Em estudos com animais, discutimos evidências de que o zumbido se origina no núcleo coclear e hipotetizamos mecanismos pelos quais a hiperatividade pode se desenvolver no núcleo coclear após danos nos nervos auditivos periféricos.
Como esse processo é provavelmente mediado pela plasticidade da integração auditivo-somatossensorial no núcleo coclear? O circuito, em circunstâncias normais, mantém um equilíbrio de atividades auditivas e somatossensoriais.
A perda de insumos auditivos altera o equilíbrio da integração somatossensorial auditiva de uma maneria dependente do tempo da falta do estímulo, o que impulsiona o circuito em direção à hiperatividade.
Compreender os mecanismos subjacentes à geração do zumbido é essencial para sua prevenção e tratamento.
Postado porDr Alexandre Cercalàs13:014 comentários: sexta-feira, 18 de outubro de 2019 CONTATO:Telefone fixo: 4133630983  Dica: favor deixar tocar 6 vezes,  no mínimo **Atendemos uma consulta marcada a cada 30 minutos.
Não haverá acumulação de pacientes na recepção, fato que impede a transmissão do Coronavírus.
Todos recebem álcool 70 na entrada e na saída das consultas.
O medico usa mascara N95 durante o atendimento.
 Certificado de Conformidade nº 07627-02/2019.
**  Celulares:  41999970380 Melhor telefone para marcar (Whatsapp e ligação) 41992042575 (Whatsapp e ligação) Grato :)Postado porDr Alexandre Cercalàs06:10Nenhum comentário: quinta-feira, 17 de outubro de 2019 Zumbido tem cura?Condição que afeta milhões de pessoas no mundo, o zumbido no ouvido, vem levando muitos a recorrerem à tratamentos não convencionais.
Recebo no consultório pacientes com esta condição, tentando medicamentos e práticas não médicas.
Alerto que existe sim tratamento específico.
Alerto que temos aqui muitos casos de cura (link no fim do texto) Realizo a análise de cada caso, determino o tom do zumbido, para depois iniciar um ou mais tratamentos específicos.
Todos baseados em evidências científicas.
Alerto para isso.
Procurem um especialista.
Dr Alexandre Cercal Postado porDr Alexandre Cercalàs12:25Nenhum comentário: Nova forma de tratar a EnxaquecaAquela substância, conhecida por amenizar rugas e marcas de expressão, pode ser utilizada para tratar a enxaqueca crônica.
A enxaqueca é uma das dores de cabeça mais comuns e recorrentes no mundo.
Acomete mais de 10% da população mundial e é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a 19ª doença no ranking de patologias incapacitantes.
Informação importante a se ter conhecimento sobre o assunto, é que a enxaqueca, ou migrânea, é uma dor que acontece na forma de crises que duram de quatro a 72 horas e que podem se repetir algumas vezes no mês.
Porém, quando a dor passa a ser mais frequente, o diagnóstico deve ser modificado para Migrânea Crônica e o tratamento segue uma orientação diferente.
Na prática, os especialistas consideram como enxaqueca crônica qualquer cefaléia crônica diária, ou seja, com mais de 15 dias de dor nos últimos três meses, tendo ou não história de abuso de medicamentos e que tenham atualmente ou no passado episódios típicos de enxaqueca.
É constatado que cerca de 2% da população brasileira sofre com essa forma de enxaqueca crônica, e são nesses casos que, desde julho de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a aplicação desta substância, como forma de exterminar a forte dor de cabeça.
Para esses pacientes, o tratamento deve ser bem discutido e os recursos terapêuticos utilizados os mais avançados.
Adepto da técnica da aplicação deste relaxante intramuscular para tratamento de enxaqueca, o Dr.
Alexandre E.
S.
Cercal, otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial, explica que a substância, aplicada com uma ampola em várias partes da cabeça e pescoço por um médico especialista, pode substituir ou reduzir o medicamento preventivo da enxaqueca.
“Este é um avanço da medicina rumo ao manejo adequado de uma condição que acomete uma parcela significativa da população mundial, causando acentuada piora da qualidade de vida,“ comenta Cercal.
Segundo o doutor, essa nova função médica do medicamento promete relaxar os músculos e aliviar a pressão e as fortes dores sentidas pelos pacientes.
Ele ainda lembra que desde o começo do tratamento o paciente deve conversar com o médico sobre as suas expectativas e prestar atenção nas contra-indicações e possíveis efeitos adversos.
“A substância não deve ser utilizada para outros tipos de dores de cabeça que não a migrânea crônica, pois ainda não existem estudos que comprovem sua eficácia e segurança” alerta o médico de Curitiba – PR.
O especialista esteve no programa do Gugu, no domingo, 24 de março, para explicar e esclarecer maiores dúvidas sobre o assunto.
Confira: http://r7.
com/tiP4Postado porDr Alexandre Cercalàs05:43Um comentário: quinta-feira, 14 de março de 2019 Novas Tendências no Tratamento do Zumbido SomatossensorialO zumbido somatossensorial  é causado por disfunções músculo-esqueléticas, dentre as quais a síndrome dolorosa miofascial é uma das mais comuns, em paciente com audiometria e exames auditivos normais.
A síndrome dolorosa miofascial é caracterizada pela presença de dor regionalizada e pontos gatilho miofasciais, que são nódulos hipersensíveis localizados em uma banda muscular tensa palpável e que produzem dor local e referida à distância (Travell e Simons, 1998).
Observamos forte relação entre zumbido e pontos gatilho miofasciais (Rocha e Sanchez 2007, 2008, 2012).
 A chance é quase cinco vezes maior de um indivíduo com zumbido apresentar pontos gatilho miofasciais.
 A palpação acarreta alta prevalência de modulação da intensidade ou do tipo de som do zumbido.
Observamos que os músculos mais relacionados à modulação seriam aqueles localizados próximos à região da cabeça.
Os pacientes com zumbido têm chance quase três vezes maior de apresentar queixas de dor.
A melhora do zumbido tem relação direta com a melhora do quadro doloroso (Rocha e Sanchez 2012).
Também nos casos de bruxismo, existe uma relação direta, onde quem apresenta dor orofacial têm maior chances de apresentar zumbido (Camparis et al.
, 2005).
A associação entre a via auditiva e somatossensorial se dá a partir de conexões subcorticais, no núcleo coclear dorsal do tronco encefálico.
É neste ponto chave que se encontram os neurônios multitarefas que captam sinais tanto da via auditiva como da via somatossensorial.
Encontramos a razão pela qual o bruxismo modularia ou produziria o zumbido.
  (Koehler et al.
, 2013).
Objetivando desativar os pontos gatilho miofasciais relacionados ao zumbido, existem hoje vários tratamento baseados em evidência científica.
 Temos a miofasciaterapia (Rocha, 2012), técnica de terapia manual que consiste em aplicar pressão digital nos pontos gatilho miofasciais, seguido de manobra miofascial que é semelhante a um alongamento.
 Existem também  o uso do TENS (estimulação elétrica transcutânea) próximo à região da orelha (Herraiz, 2007), terapia por fotobiomodulação (Okhovat A, 2011),.
 a terapia manual do Atlas (Kaute, 1998), osteopatia/quiropraxia (Kessinger, 2000) e auriculoterapia (Okada, 2006).
Outras técnicas específicas para a região temporomandibular também são reconhecidas em vários artigos publicados.
 No nosso consultório selecionamos após várias pesquisas e realizamos a estimulação elétrica cérvico-mandibular por TENS e a terapia por fotobiomodulação (low level laser therapy), além de toda a avaliação otorrinolaringológica, para um tratamento global do zumbido.
Postado porDr.
Alexandre Cercalàs13:214 comentários: quinta-feira, 18 de janeiro de 2018 DESCOBERTAS RECENTES - ZUMBIDOO zumbido já foi considerado um problema com a orelha interna, mas pesquisa recente descobriu que envolve uma parte do cérebro chamada núcleo coclear.
Neurônios nessa estrutura, que está localizada no tronco cerebral entre as orelhas, normalmente recebem sinais da orelha quando sons são ouvidos.
Mas quando esses neurônios, chamados de células fusiformes, ficam gravemente danificados - tipicamente por envelhecimento ou exposição a um som alto - deixam de receber a entrada da orelha e começam a agir anormalmente.
"Eles começam a falar entre eles".
É essa "conversa" contínua que gera o zumbido e o toque típico do zumbido.
Postado porDr Alexandre Cercalàs05:4023 comentários: terça-feira, 22 de março de 2016 Manejo do Zumbido - Tratamento - Novas Tecnologias O Manejo do Zumbido consiste em identificar a condição que dá origem ao Zumbido e planejar terapias e acompanhamentos que trabalhem no sentido da redução da percepção do Zumbido.
Vários pacientes experimentam redução do volume e até mesmo ausência de Zumbido.
Qualquer pessoa que tenha o Zumbido por muito tempo  e que já procurou especialistas, sabe o quanto é difícil tratar-lo.
Não existe um tratamento apenas que o cure, isoladamente.
Necessitamos de persistência e paciência para obter resultados.
Quanto mais rápido o tratamento correto for iniciado mais chances teremos de melhora e cura.
Acompanhamento e tratamento especializados Terapia de Fótons de Feixe Intenso:  Terapia de Mudança de Fase - Neuromodulação Sonora: TENS (estimulação elétrica) na dessincronização do Zumbido Terapia de Retreinamento do Zumbido:  Terapia Sonora Notched Musical Terapia Silence Marque sua primeira avaliação para Manejo do Zumbido, onde serão testadas várias destas terapias.
AMAH - Otorrinolaringologista - Ouvido, Nariz e Garganta.
Curitiba - PR:  Consultório:   Rua Padre Anchieta, 2540, Edifício Champagnat 2540, sala 1615.
(em frente ao Supermercado Condor) Bairro Champagnat  Consultas em Otorrinolaringologia.
Zumbido e Vertigem.
Videolaringoscopia e videoendoscopia nasal.
Agendamento cirúrgico.
Telefone:  41 33630983  WhatsApp 41 992042575  Consultas com análise demorada do seu caso.
Convênios e particular.
Sinam, Bradesco Saúde, Sul America, Amil, Saúde Caixa, Copel, Sanepar, Paraná Clinicas, Postal Saúde, Cassi e Geap.
  Postado porDr Alexandre Cercalàs07:05Nenhum comentário: quarta-feira, 29 de julho de 2015 Como a tecnologia e a medicina caminham lado a lado Tratamentos novos com resultados satisfatórios são propiciados por meio da junção da medicina com a tecnologia.
A medicina moderna e a tecnologia parecem inseparáveis.
A descoberta dos raios X em 1895 possibilitou a observação dos órgãos internos do corpo.
Isso facilitou o diagnóstico de fraturas ósseas, câncer, e outras doenças.
Em meados de 1900, cateteres foram inseridos no coração e no fígado.
Muitos dos avanços ocorreram na área de investigação por imagem, permitindo aos médicos ver os órgãos sem abrir o corpo.
As tecnologias incluem imagens por ultra-som, tomografia computadorizada, tomografia por emissão de pósitrons (PET) e ressonância magnética.
O diagnóstico, embora ainda seja uma arte, tornou-se também uma ciência.
Talvez nenhuma outra área tenha sido tão afetada pela tecnologia como a cirurgia.
As várias tecnologias de varredura levaram os cirurgiões às partes mais profundas do corpo, permitindo cirurgias invasivas radicais.
Por outro lado, endoscópios flexíveis, baseados em tecnologia de fibra óptica, surgiram na década de 70.
Eles permitiram aquilo que chamamos de cirurgia laparoscópica, na qual o endoscópio, equipado com um laser que corta como um bisturi é inserido através de uma minúscula incisão.
Esse tipo de cirurgia tornou-se comum para hérnias, vesículas biliares e rins, e joelhos.
Porém, a tecnologia não beneficiou a medicina apenas na área da saúde.
“Na área da estética, não param de surgir novos tratamentos menos agressivos e com ótimos resultados que integram a tecnologia à medicina”, comenta o Dr.
Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR.
Um desses resultados é a aplicação de uma substância relaxante muscular, tão conhecida por seu uso na estética, que cada vez mais vem sendo estudado e aceito pela sociedade – e que apresenta outras funções além da estética: o tratamento da enxaqueca.
Cercal, que é adepto da técnica da aplicação de um relaxante intramuscular para tratamento de enxaqueca, explica que a substância, aplicada com uma ampola em várias partes da cabeça e pescoço por um médico especialista, pode substituir ou reduzir o medicamento preventivo da enxaqueca.
“Este é um avanço da medicina rumo ao manejo adequado de uma condição que acomete uma parcela significativa da população mundial, causando acentuada piora da qualidade de vida,“ comenta.
Outra técnica que merece destaque é a terapia por meio de LED, a Terapia de Fótons de Feixe Intenso, que faz uso de uma nova tecnologia não invasiva e atua na estimulação do metabolismo celular, “um tratamento que está revolucionando tudo aquilo que diz respeito na reparação de feridas, pós-operatório e no alívio de dores”, comenta o especialista.
No momento utilizando a tecnologia para tratamento das disfunções da ATM, na redução da atividade dos pontos gatilhos da Enxaqueca e Vertigem (músculo Esternocleidomastoideo) e no Zumbido.
No caso do zumbido Cercal destaca o Manejo do Zumbido, terapia que unifica a terapia de fótons com técnicas de relaxamento e retreinamento com ruído branco e bandas estreitas.
Segundo Cercal, para ser bem exercida, a medicina precisa, hoje, de três pilares essenciais: o contínuo aperfeiçoamento dos médicos e seus demais profissionais; as pesquisas de novos medicamentos, e o avanço da tecnologia, que permite medições, acompanhamentos e diagnósticos cada vez mais precisos.
“Quando juntos, esses três aspectos proporcionam maior eficácia ao tratamento oferecido ao paciente e maior segurança também ao profissional”, diz.
Cercal acredita que a ação conjunta dos profissionais da tecnologia com os profissionais da saúde marcará os próximos anos da medicina.
“É a parceria e união do conhecimento desses profissionais de áreas diferentes que possibilitará o desenvolvimento de novos softwares acoplados a equipamentos de diagnóstico ou mesmo a robôs que auxiliarão em cirurgias, por exemplo.
Além disso, existe também o desenvolvimento de ferramentas no armazenamento e acesso dos dados médicos: prontuários eletrônicos, redes digitais, bancos de dados”, opina Cercal, que complementa, dizendo que, antes de qualquer coisa, os centros médicos precisam tomar consciência de que é necessário criar uma infra-estrutura tecnológica adequada, que servirá de base para qualquer equipamento.
Entre em Contato para Marcar sua Consulta: AMAH - Otorrinolaringologista - Ouvido, Nariz e Garganta.
Curitiba - PR:  Consultório:   Rua Padre Anchieta, 2540, Edifício Champagnat 2540, sala 1615.
(em frente ao Supermercado Condor) Bairro Champagnat  Consultas em Otorrinolaringologia.
Zumbido e Vertigem.
Videolaringoscopia e videoendoscopia nasal.
Agendamento cirúrgico.
Telefone:  41 33630983  WhatsApp 41 992042575  Clinica Virtual - Agendamento Prévio - Manejo do Zumbido Telefone: 41- 992042575 ( Curitiba ) drcercal@yahoo.
com.
brPostado porDr.
Alexandre Cercalàs07:16Nenhum comentário: quarta-feira, 26 de novembro de 2014 Dor Orofacial.
Cura? Atualmente, existe um grande número de pessoas que se queixam de fortes dores de cabeça, seja pelo estresse da vida moderna ou por sintomas internos de saúde.
Mas o que foi constatado por pesquisas, é que um em cada três brasileiros apresentava dor crônica de cabeça, sendo as mulheres as que mais sofriam com esse tipo de problema.
Sintoma que atinge desde o pescoço, a boca e até a cabeça, as dores orofaciais possuem diversas causas.
Confira.
Uma dessas formas de dores de cabeça pode ser a dor orofacial, que está associada inúmeras vezes a um problema articular na articulação temporomandibular (ATM), é uma articulação próxima ao ouvido que funciona, principalmente, durante a abertura e fechamento da boca, como, por exemplo, no movimento de mastigação.
Outras dores de cabeça, na face, no pescoço ou na boca também podem ser sinais de dor orofacial e precisam de um tratamento rápido.
As causas desse problema são diversas, já que essa dor, além das questões envolvendo a ATM, também pode ter origem no sistema nervoso, pode ser relacionada com fatores psicológicos e até com doenças graves, como tumores e até AIDS.
O tratamento, para ser ideal, deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, envolvendo desde dentistas, médicos otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, psicólogos, etc.
O Dr.
Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR, comenta que esse problema deve ser abordado com uma visão do paciente como um todo, e não apenas da dor no momento em que o indivíduo a está sentindo.
“As dores de origem dentária continuam sendo as mais comuns na população em geral quando de trata de dor orofacial, mas as dores de cabeça não ficam muito para trás e, se não vistas com cuidado por especialistas, podem incomodar muito os pacientes”, diz.
É preciso uma minuciosa e detalhada pesquisa e explicação sobre a dor, para depois ser feita a sua anamnese completa, exames radiográficos e complementares para detectar a sua origem, que muda de acordo com o paciente, além de palpações na face e na mandíbula.
  Quando a origem do problema é finalmente detectada, o tratamento é iniciado pela equipe multidisciplinar de médicos, que podem fazer uso de antiinflamatórios, medicamentos específicos e técnicas de relaxamento, utilizando do conhecimento da fisioterapia, a fim de solucionar a dor que tanto atrapalha a vida do paciente e restaurar a sua qualidade de vida.
Novas técnicas de terapia de fótons de feixe intenso surgem como alternativa no tratamento com resultados preliminares excelentes.
Serviço: Dr.
Alexandre CercalOtorrinolaringologista, Amah Ouvido, Nariz, Garganta e Estética da Face Entre em Contato para Marcar sua Consulta: AMAH - Otorrinolaringologista - Ouvido, Nariz e Garganta.
 Clinica Virtual - Agendamento Prévio - Manejo do ZumbidoTelefone: 41- 99970380 (Vivo - ligação, mensagem de texto e whatsapp) Email: drcercal@yahoo.
com.
br Curitiba - PR:  AMAH.
 Rua Padre Anchieta, 2540, sala 1615 Consultas em Otorrinolaringologia.
Zumbido e Vertigem.
Videolaringoscopia e videoendoscopia nasal.
Agendamento cirúrgico.
Avaliação e terapia do zumbido.
Telefone: 41 33630983 - 41 992042575 (whatsApp, mensagem de texto e ligação) Postado porDr Alexandre Cercalàs03:28Nenhum comentário: terça-feira, 24 de dezembro de 2013 Refluxo - Como evitar:Refluxo - O que fazer Muitas pessoas já devem ter se perguntado: Como evitar o refluxo, mal que aflige grande parte da população.
Abaixo temos algumas dicas e regras muito importantes.
Não pode comer nem beber nada 3 horas antes de dormir (nem água, chás ou leite)Não tomar água durante a noite.
Não pode deitar ou dormir depois das refeições, nem deitar para ver televisão, nem deitar depois daquele churrasco do fim de semana.
Mastigue bem os alimentos e coma devagar num ambiente tranquilo, mastigando 20 vezes cada bocado de alimento (por isso seus dentes devem estar em perfeitas condições, com encaixe perfeito, mesmo que você use próteses dentárias – procure um dentista).
Não fique em jejum durante o dia, coma alguma coisa a cada 2-3 horas: café da manhã caprichado, lanche das 10 (1 barra de cereais ou 1 pacote pequeno de bolacha salgada ou 1 fruta), almoço, lanche das 3-4 horas (igual ao lanche das 10) e lanche da noite (cedo - por volta das 7 da noite), sem exageros.
Evitar: Laranja, limão, abacaxi, maracujá, pimentão, cebola, alho, tomate, brócolis, uva, morango, banana, café, chá preto, chá mate, chocolate, gorduras, frituras, refrigerantes e doces.
Não são alimentos proibidos, mas prefira os alimentos que não constam na lista acima.
Elevar a cabeceira da cama: para isso coloque dois tacos de madeira ou tijolos entre os pés da cama e o chão, somente na parte da cabeceira, de 10 à 15 centímetros de altura, conforme figura acima.
Pode usar travesseiros especiais vendidos em loja de colchão.
  Não usar roupas apertadas ou cintos que apertem o abdome.
Não se exercitar com o estômago cheio.
Dr Alexandre Cercal Entre em Contato para Marcar sua Consulta:AMAH - Otorrinolaringologista - Ouvido, Nariz e Garganta.
 Clinica Virtual - Agendamento Prévio - Manejo do ZumbidoTelefone: 41- 99970380 (Vivo - ligação, mensagem de texto e whatsapp) Curitiba - PR:  AMAH.
 Rua Padre Anchieta, 2540, sala 1615 Consultas em Otorrinolaringologia.
Zumbido e Vertigem.
Videolaringoscopia e videoendoscopia nasal.
Agendamento cirúrgico.
Avaliação e terapia do zumbido.
Telefone: 41 33630983 - 41 992042575 (whatsApp, mensagem de texto e ligação) Postado porDr Alexandre Cercalàs05:27Nenhum comentário: Orientação Rinite AlérgicaOrientação Rinite AlérgicaO tratamento ambiental é tão importante quanto medicamentos, vacinas e cirurgias.
Orientações Gerais: Não pode ter contato, nem nada em casa que acumule pó: cortina, carpet, tapete, almofada, sofá felpudo, spray, perfumes, fumaça de cigarro, bicho de pelúcia, cobertor de lã, roupas de lã,umidade, mofo, plantas, gatos, cachorros, inseticidas, aparelhos tipo protector ( somente por pouco tempo, com a pessoa fora do quarto ), desinfetante (nem na cozinha ou banheiro – use água e sabão líquido ).
Na hora da limpeza da casa não pode varrer com vassoura seca, deve passar pano úmido ou usar uma vassoura nova chamada super-rodo.
Não deixar as crianças brincarem na areia de construção.
Se possível retirar o guarda roupa do quarto, deixando apenas prateleiras ou móvel de fácil limpeza tipo cômoda.
O quarto de dormir deve ser arejado e pegar sol em algum período do dia.
Se você trabalha em ambiente com ar condicionado deve regular para em torno de 23 graus.
Caso esteja exposto a substâncias voláteis ou irritantes deve usar máscara de proteção apropriada ou evitar a exposição.
O tratamento ambiental é tão importante quanto medicamentos, vacinas e cirurgias.
Dr Alexandre Cercal CRM 15944Postado porDr Alexandre Cercalàs04:59Nenhum comentário: sexta-feira, 11 de outubro de 2013 A saúde auditiva nas criançasSaiba como manter em dia esse sentido tão importante para o desenvolvimento dos pequenos.
A infância é o período que vai desde o nascimento até cerca do décimo segundo ano de vida de uma pessoa.
Esse é um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.
Mais do que isso, é um período em que o ser humano desenvolve-se psicologicamente, e, para comemorar o dia especial dessa faixa etária, foi escolhido no Brasil o dia 12 de outubro como o “Dia das Crianças” – data que foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes em novembro de 1924, mas que só passou a ser realmente comemorada na década de 60.
Porém, é também na infância que muitos cuidados de saúde precisam ser tomados para que não se tornem problemas depois do crescimento.
“E um cuidado que precisa de muita atenção dos pais é na área auditiva do pequeno, que, se não for bem cuidado, pode prejudicar muito o seu desenvolvimento escolar e até social”, explica o Dr.
Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR Preocupa o fato de que a cada mil recém-nascidos, três são diagnosticados com surdez.
Para ajudar no reconhecimento de qualquer doença auditiva nas crianças, já foi sancionado, em 2010, a obrigatoriedade do “Teste da Orelhinha” em todos os recém nascidos.
   “Esse foi um passo muito importante para todos os brasileiros, pois este teste é fundamental para prevenir doenças e problemas auditivos”, destaca.
O Teste, que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, é indolor e não tem contra-indicações.
“O exame é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo.
Um recém-nascido que tem um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte”, enfatiza Cercal.
O especialista ressalta que, sem tratamento, a criança com dificuldade auditiva pode perder estímulos importantes para o seu desenvolvimento, que envolvem a sua comunicação e socialização.
“Os sons são essenciais na formação do indivíduo.
Quando as enfermidades demoram para ser detectadas e a criança fica três, quatro anos sem o diagnóstico, já pode ser tarde para começar os tratamentos”, alerta.
Nessa idade, o prejuízo no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem da criança já está comprometido.
“É como uma bola de neve: a criança cresce e tem dificuldade em ouvir ou se expressar e, com isso, sente mais dificuldade em se socializar.
Isolada por não ter fácil acesso ao grupo de colegas, ela pode apresentar depressão.
E por aí vai”, comenta o médico.
Para que isso não aconteça, o especialista aconselha que os pais procurem sempre um pediatra, médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo quando houver alguma suspeita de perda auditiva no na criança.
“É muito importante também realizar todos os exames preventivos até os seis meses de idade da criança, pois há muitas chances de recuperar a audição do bebê em praticamente 100% dos casos quando tratados precocemente”, conclui Cercal.
Postado porDr Alexandre Cercalàs07:52Nenhum comentário: terça-feira, 8 de outubro de 2013 Dr.
Alexandre Cercal na Eco CuritibaO Dr.
Alexandre Cercal é destaque na revista Eco Curitiba dos dias 8 à 10 de outubro em uma matéria que trata sobre as alergias que ocorrem com frequência na primavera.
Para ler a matéria na íntegra, basta acessar o link abaixo.
A matéria está na página 15.
http://issuu.
com/ecocentral/docs/eco_curitiba_058Postado porDr Alexandre Cercalàs08:46Nenhum comentário: quinta-feira, 3 de outubro de 2013 A primavera e suas consequências para a saúde: alergias e problemas respiratóriosIncidência de doenças respiratórias cresce em até 40% na estação das flores.
A primavera, considerada por muitos como a estação mais bonita do ano devido a sua diversidade de cores e flores, traz consigo consequências consideradas maléficas para a saúde.
A baixa umidade do ar, o pólen das flores misturado no ar, além da comum inversão térmica, responsável pelo acúmulo maior de poluentes na atmosfera, são componentes comuns dessa época do ano – e podem prejudicar a saúde de muitas pessoas.
   Segundo o Dr.
Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR, no período de seca acontece um crescimento em casos de espirros, tosse, asma, rinite, resfriados e gripes que chega a 40%.
 E, quando esse período conta com a chegada da primavera, o número de pessoas atingidas por esses males pode até aumentar, devido ao pólen das flores disperso no ar.
A alergia é uma reação de hipersensibilidade do organismo que acontece quando pessoas que são sensíveis a determinadas situações entram em contato com agentes desencadeantes chamados alérgenos, que provocam uma crise de doença alérgica.
Cerca de 20% da população sofre com alguma forma de alergia, sendo as mais comuns delas a asma, a rinite alérgica e as alergias cutâneas.
“Dentre os alérgenos mais conhecidos destacam-se a poeira domiciliar, ácaros, epitélios de animais, baratas, fungos, pólens, além de agentes irritantes como fumo e poluentes”, acrescenta o especialista.
Cercal comenta que crianças que possuem pais alérgicos têm uma maior probabilidade de serem alérgicas.
Por outro lado, a alergia pode se desenvolver em qualquer fase da vida e, até mesmo, em pessoas sem histórico familiar.
“Basta, para isso, que a exposição desse indivíduo a determinado alérgeno ultrapasse o seu limiar de tolerância”, revela.
Para evitar as crises alérgicas, o especialista comenta que é importante fazer sempre uma higiene geral, beber bastante água e umidificar sempre o nariz com soro fisiológico.
"Outras atitudes que devem ser tomadas no dia-a-dia para evitar ou amenizar as alergias são: forrar o colchão e travesseiro com capa impermeável, retirar tapetes e carpetes da casa, limpar a mobília da casa com pano úmido mais de uma vez por semana, substituir as cortinas por persianas, manter sempre a casa arejada, evitar estofados recobertos com tecido, utilizar aspiradores de pó que possuam filtro HEPA, não fumar dentro de casa, substituir cobertores por edredons que possam ser lavados quinzenalmente, evitar objetos que acumulem poeira no quarto do paciente, como livros, revistas, brinquedos de pelúcia, caixas e quadros, evitar cheiros fortes no domicílio como de tintas, solventes, inseticidas, produtos de limpeza”, alerta Cercal.
Postado porDr Alexandre Cercalàs08:58Nenhum comentário: Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Total de visualizações de página.
Doctor Alexandre Cercal speaks English fluently.
Schedule an appointment! Complete Treatment for Tinnitus!email: drcercal@yahoo.
com.
brWhats App: +5541992042575Make a complete treatment quote for tinnitus and vertigo.
Doubts? Contact us!Otorhinolaryngology, Videolaryngoscopy, Videonasolaringoscopy, Surgeries.
Migraine Trigger Point Treatment, Intense Headache Photon Therapy in Headaches, Migraines, TMJ Dysfunctions, Bruxism, Tinnitus, and Orofacial Pain.
Otorrinolaringologia, Videolaringoscopia, Videonasolaringoscopia, Cirurgias.
Tratamento dos pontos gatilho na Enxaqueca, Terapia de Fótons de Feixe Intenso nas Dores de Cabeça, Enxaquecas, Disfunções de ATM, Bruxismo, Zumbido e Dores Orofaciais.
Curitiba, Matinhos, Caioba, Paranaguá, Iguape, Registro Dr Alexandre Cercal - Membro Efetivo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e CCFColaboradoresRespire pelo nariz e viva melhor: Assista os videos 1 e 2Rinoplastia - Video - Plástica de Narizclick na imagem acima para ver videoRefluxo - Arsenal DiagnósticoInformações sobre DoençasOrientações Asma pela AstraZenecaCasa do OxigênioCpap S8 Compact - Aparelho para Terapia com Pressão Positiva para tratar Ronco e Apnéia.
Nova técnica desenvolvida pela USP trata Ronco e Apnéia do SonoAtualização, Debates, NotíciasSite sobre Zumbido - OrientaçõesAcesse Zumbido AquiVeja o caminho do SomSurdez: Como ouvimosCadastramento para Programa de Implante Coclear - Ouvido BiônicoArtigo Sobre Zumbido - Muito esclarecedor!SeguidoresDr Alexandre Cercal na CBNDr.
Alexandre Cercal: "É importante se hidratar sempre, evitar o acúmulo de poeira em casa, abandonar o cigarro e evitar comidas pesadas".
— CBN Vitória (@cbnvitoria) 11 de maio de 2013Arquivo do blog

Localização como chegar a Amah Ouvido Nariz e Garganta - Manejo do Zumbido