Arquitetura e Urbanismo, Itatiba - SP

Arquitetura e Urbanismo | USF - Universidade São Francisco - -   English    |      Español Login Senha Esqueci minha senha    English     |        Español Área Restrita   Área Restrita   English   Español CURSOS Graduação Extensão Universitária Educação Executiva Especialização/MBA Stricto Sensu GOSTOU DESSE CURSO? Inscreva-se Graduação Graduação Cursos Selecione um curso Administração Arquitetura e Urbanismo Biomedicina Ciências Contábeis Desafio #GeraçãoUSF Direito Enfermagem Engenharia Ambiental e Sanitária Engenharia Civil Engenharia de Computação Engenharia de Produção Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica Engenharia Química Farmácia Fisioterapia Medicina Nutrição Odontologia Pedagogia Psicologia Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Gastronomia Tecnologia em Gestão da Qualidade Tecnologia em Logística Tecnologia em Processos Gerenciais - Presencial Tecnologia em Processos Gerenciais - A Distância    Campus Selecione o campus Itatiba Campinas - Unidade Swift Bragança Paulista Arquitetura e Urbanismo O curso foi criado em 10 de junho de 1999 e encontra-se em funcionamento desde fevereiro de 2000.
Foi reconhecido pelo MEC através da visita de avaliação do processo nº.
2.
413, que concedeu o conceito "muito bom" a seu projeto didático-pedagógico.
A graduação em Arquitetura e Urbanismo, compromisso solidário entre ciência e cultura, técnica e arte, possibilita a atuação profissional em campos bem abrangentes e diversificados, como o de habitação, construção geral e o de planejamento urbano.
Para tal, a Universidade forma arquitetos dotados de senso analítico e crítico, comprometidos com os valores cristãos de nossa sociedade e centrados na contribuição para o desenvolvimento da sociedade com a competência técnico-acadêmica inerente à profissão.
O profissional graduado deverá responder as questões relacionadas à superpopulação urbana, escassez dos recursos naturais, poluição ambiental, exclusão social, falta de infraestrutura urbana e outros problemas que vêm deteriorando o ambiente urbano e as relações humanas.
O ensino de arquitetura guarda semelhança com a própria prática; daí o caráter experimental das disciplinas do curso, durante o qual é sempre importante haver um equilíbrio entre carga horária teórica e experiências práticas.
Nas disciplinas com atividades práticas, os alunos exercitam, acompanhados por professores, a construção de modelos experimentais e temáticos que permitem a verificação dos conceitos já tratados em aulas teóricas.
Como complemento de sua formação, o estudante tem, ainda, as disciplinas comprometidas com as práticas profissionais, que propiciam estágios e participação em projetos de pesquisa e extensão comunitária.
Grade e Corpo Docente Confira no arquivo em PDF a relação das disciplinas ofertadas para este curso e seu respectivo corpo docente: Informações Gerais DURAÇÃO: dez semestres.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.
600 horas.
PERÍODO: noturno.
Áreas de Atuação Do curso de Arquitetura e Urbanismo, o profissional formado pela Universidade São Francisco sai capacitado para atuar nos diversos segmentos do mercado de trabalho.
Com sólida formação, o formado pode encontrar emprego em atividades do setor público, (prefeituras, fundações, institutos e empresas) e privado (construtoras, incorporadoras, empresas) e, ainda, trabalhar como autônomo.
O arquiteto e urbanista ainda pode desenvolver atividades ligadas ao mundo artístico por conta da ampla bagagem que recebe no curso.
Centro de Estudos Urbanos (CEUr) O Centro de Estudos Urbanos (CEUr) do curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas acadêmicas e de extensão comunitária nas áreas de planejamento, patrimônio, materiais alternativos e habitação, contando com a participação de docentes, discentes, funcionários técnico-administrativos e colaboradores voluntários.
O CEUr tem no escopo de suas atividades buscar parcerias com instituições, órgãos públicos, empresas, movimentos populares e organizações não-governamentais, no sentido de garantir a ação interdisciplinar como prática fundamental ao aprendizado da Arquitetura e do Urbanismo.
Endereço: CEUr - Centro de Estudos Urbanos Universidade São Francisco - R.
Alexandre Rodrigues Barbosa, 45.
CEP 13251-900 - Itatiba/SP Disciplinas Portaria Ministerial nº 1099, de 24/12/2015 - DOU 30/12/2015.
Turno: MATUTINO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL Serie: SEMESTRE 1 CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.
0 h EMENTA: Conjuntos numéricos.
Intervalos e desigualdades.
Funções reais de uma variável real.
Funções reais de várias variáveis reais, cálculo de áreas e volumes, razão e proporção e trigonometria.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis, cálculo de áreas e volumes, razão e proporção e trigonometria.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo DESENHO E PLÁSTICA | 72.
0 h EMENTA: Desenho de observação, técnicas de representação a partir da observação.
Construção de repertório gráfico individual.
Seleção e adequação de repertório gráfico para a comunicação dos espaços arquitetônicos.
Raciocínio espacial na linguagem da arquitetura.
Sintaxe e léxicos dos espaços arquitetônicos.
Exploração do potencial expressivo e individualização da linguagem espacial.
Desenhos de criação, observação e técnico.
Rebatimentos dos desenhos na elaboração da maquete.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a desenhar de observação, reproduzindo o que vê e projetando o que imagina.
Entender o desenho como uma linguagem articulada, uma particularidade individual e como uma mensagem que possui vários níveis de comunicação.
Compreender os conceitos fundamentais de projeto e experimentá-los, em complexidade crescente, nas suas relações com as linguagens arquitetônicas.
Compor de decompor espaços de caráter arquitetônico.
Estabelecer formas de pensamento espacial tridimensional de caráter arquitetônico.
Relacionar formas e significados arquitetônicos, e estes dois a partidos arquitetônicos.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.
0 h EMENTA: Grandezas Físicas.
Sistemas de Unidades.
Força e Leis de Newton.
Movimento em uma e duas dimensões.
Quantidade de movimento.
Trabalho e Energia.
Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência.
Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PRINCÍPIOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO | 72.
0 h EMENTA: Trabalhar a construção de repertório crítico voltado para a apreensão das principais características da profissão e dos campos de atuação do profissional Arquiteto e Urbanista.
As origens do ensino da profissão no mundo, o contexto da criação da profissão do arquiteto e urbanista e sua unificação no Brasil.
A contextualização do ensino de arquitetura e urbanismo e a relação com as atribuições profissionais.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno ingressante a compreensão da profissão do arquiteto e urbanista através da análise histórica de sua constituição no Brasil.
Estabelecer uma prática reflexiva quanto às atribuições profissionais e o papel do arquiteto e urbanista na sociedade.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TOPOGRAFIA | 72.
0 h EMENTA: Conceitos básicos de topografia e dos principais métodos de levantamentos topográficos e cartográficos.
Prática em levantamentos de dados no campo.
Planialtimetria.
Conceito e elaboração de cálculos topográficos planimétricos básicos.
Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico.
Altimetria.
Medições altimétricas, métodos de levantamento de dados.
Curvas de nível.
Conceito de interpolação e sua representação gráfica.
Orientação espacial.
Sistemas de posicionamento georeferenciados.
OBJETIVO: Ofertar ao aluno conhecimentos de métodos e técnicas disponíveis para a representação da superfície terrestre, que possibilitem a análise e a compreensão do relevo, dos métodos de medição e aferição de medidas e de orientação espacial referenciada, buscando capacitá-lo à elaboração e análise de levantamentos e demarcações topográficas, desenhos, plantas, cartas topográficas e cartográficas, aplicáveis no dia a dia da profissão.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 2 DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO | 72.
0 h EMENTA: Normas e convenções.
Linhas e texturas.
Aplicação de escalas.
Desenho de projetos com uso de instrumentos.
Modelos reduzidos.
OBJETIVO: Desenvolver o ferramental gráfico básico para projetar e transmitir as informações e as instruções técnicas necessárias à construção de uma obra.
Procurar instrumentar o aluno de maneira a possibilitar a expressão de suas ideias através do instrumental básico do arquiteto: a observação, a reflexão, o desenho técnico e a maquete como ferramenta de trabalho e observação.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESTUDO SOCIOECONÔMICO APLICADO Á ARQUITETURA E AO URBANISMO | 72.
0 h EMENTA: Introduzir os elementos estruturadores do espaço urbano contemporâneo, considerando os aspectos históricos, econômicos, sociais e políticos.
Possibilitar a compreensão do espaço urbano como um tecido socialmente construído, tendo como foco de análise o processo de urbanização brasileira, em suas múltiplas dimensões.
OBJETIVO: Introduzir ao aluno as reflexões contemporâneas quanto ao pensamento sobre a cidade, a arquitetura e o urbanismo, analisando a relação entre eles a partir de uma perspectiva histórica que abarca o estudo e compreensão desses aspectos relacionados às condicionantes históricas, econômicas, sociais e políticas que compõe o organismo da cidade.
Busca-se, deste modo, a constituição de um repertório crítico que permita a análise de aspectos que caracterizam a cidade e os processos contemporâneos de produção da mesma, possibilitando assim a discussão sobre as principais questões que balizam seu desenvolvimento e estabelecendo pontos de reflexão sobre suas teorias e formas de produção de novas territorialidades na cidade contemporânea.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.
0 h EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas).
Prática de leitura e análise de textos acadêmicos.
Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica.
Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos.
Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos.
Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA I | 72.
0 h EMENTA: Apresentar ao aluno recém ingressado o universo da arquitetura mediante exercícios analíticos e práticos de projeto.
Conduzir o aluno na busca de informação para a criação de seu próprio repertório quando na definição de critérios nas decisões de projeto, propiciando o domínio inicial dos procedimentos básicos para a realização de um projeto de Arquitetura.
OBJETIVO: Entender toda obra arquitetônica como produto cultural, artístico e técnico fundamentado em conceitos.
Estimular e promover percepção, a análise crítica, a pesquisa e investigação para que o aluno possa desenvolver sua criatividade e seu próprio método de projetar.
Orientar noções de conceito, partido, forma, função e programa.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO I | 72.
0 h EMENTA: O processo de formação urbano: identificação de sua estrutura física, dos seus agentes de produção e do consumo deste espaço.
Desenvolvimento de propostas de desenho urbano contemplando o processo de formação da paisagem.
Projeto de intervenção em setor urbano de pequena escala.
OBJETIVO: Fornecer os primeiros conceitos e ferramentas para o entendimento do espaço, do desenho e do planejamento urbanos.
Ampliar o repertório de projetos urbanos do aluno através da apresentação e análise de casos consolidados.
Compreender as questões de escala e representação no desenho urbano.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 3 DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR I | 72.
0 h EMENTA: Normas e convenções de desenho.
Sistemas de projeções.
Uso de programas computacionais que possibilitem precisão, rapidez e eficiência na construção e edição de desenhos arquitetônicos em 2D.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à utilização de ferramentas computacionais para a elaboração e desenvolvimento de projetos.
Dar condições aos alunos de ler, interpretar e executar desenhos básicos de arquitetura, familiarizando o aluno com o ambiente, os ícones e as soluções habituais do desenho arquitetônico.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESPAÇO E EXPRESSÃO | 72.
0 h EMENTA: Expressar, representar e materializar um projeto de organização plástica associando os recursos e possibilidades bi e tridimensionais da forma e da cor, em função de uma determinada intenção plástica.
Fotografia e tratamento de imagens.
Desenhos de observação, criação e técnico.
Sintaxe e elenco de dos espaços arquitetônicos.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de representar e materializar um projeto de organização plástica, de tal maneira a permitir como extrapolação uma reflexão a respeito das possibilidades formais e materiais do objeto arquitetônico.
Desenvolver conhecimento e capacitação nestes instrumentais de linguagem arquitetônica que são fundamentos do estudo plástico arquitetônico para projeto.
Construir uma formação básica sobre o uso das cores procurando associá-lo ao estudo de volumes e ao entendimento da cor como produtora de espaço e suas significações na arquitetura.
Compor e decompor espaços de caráter arquitetônico.
Estabelecer formas de pensamento tridimensional, de caráter arquitetônico.
Relacionar formas a significados arquitetônicos, e estes dois a partidos arquitetônicos.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.
0 h EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças.
Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia.
Dilemas éticos da contemporaneidade.
Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira.
Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA II | 72.
0 h EMENTA: Prática de projetos em situações arquitetônicas simples, com acentuado compromisso com o urbano em seus aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.
OBJETIVO: Ampliar a compreensão da arquitetura, através da elaboração de um projeto arquitetônico inserido no espaço urbano.
Desenvolver a capacidade de reflexão do aluno a cada etapa de transformação e organização do objeto, assim como estabelecer a relação do mesmo com a cidade.
Induzir a compreensão do aluno para a necessidade de um equipamento coletivo no contexto urbano.
Ampliar a habilidade de representação e expressão arquitetônica.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO II | 72.
0 h EMENTA: Compreensão da relação entre a paisagem e as estruturas urbanas como processo de consolidação do espaço urbano.
Leitura e compreensão do espaço urbano na escala de um bairro e exercício de projeto de intervenção.
OBJETIVO: Analisar as estruturas urbanas sob os seguintes aspectos sócio, econômico, ambiental, histórico e de desenho.
Estimular a compreensão do papel do planejamento urbano, do urbanismo e do projeto urbano na vida dos municípios.
Iniciar a discussão sobre a metodologia de trabalho do arquiteto e urbanista frente às diretrizes definidas pela legislação e pelos documentos referentes ao meio urbano: planos urbanísticos, planos-diretores, cartas de recomendações, manifestos e estatuto da cidade.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 4 DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR II | 72.
0 h EMENTA: Uso de programas computacionais que possibilitem precisão e eficiência na construção e edição de modelos arquitetônicos tridimensionais, utilizando-se ferramentas 3D que gerem superfícies e sólidos, com a finalidade de complementar a apresentação de projetos arquitetônicos.
OBJETIVO: Utilizar ferramentas computacionais, gerando desenhos em 3D, com intuito de induzir o aluno a pensar espacialmente através da manipulação de superfícies e volumes, incrementando e otimizando a criação de objetos arquitetônicos.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA III | 72.
0 h EMENTA: Projeto como resposta a situações arquitetônicas de alguma complexidade; compromisso com o urbano.
Aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.
OBJETIVO: Desenvolver a concepção do espaço arquitetônico a partir do aprimoramento do repertório projetual do aluno, fundamentado tanto pela colocação de questões de caráter teórico e técnico, quanto pela análise de obras de arquitetura de referência.
Entender o papel da arquitetura na produção da cidade e na configuração de sua estrutura espacial.
Desenvolver com o aluno a capacidade crítica e de pesquisa para a elaboração do programa do projeto compatível com o tema e a área propostos.
Pesquisar sistemas construtivos e técnicas de conforto ambiental para serem aplicadas ao projeto.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO III | 72.
0 h EMENTA: Exercício de projeto de espaço urbano na escala de um município de pequeno porte.
Aplicações de técnicas e procedimentos urbanísticos com ênfase no dimensionamento de um programa de necessidades, considerando os aspectos funcionais, ambientais e legislação urbana, que compreendam a complexidade da escala do município como unidade físico-territorial.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade dos alunos para realizar a análise, a crítica e a proposição do espaço urbano, a partir da realização de exercícios de leitura, interpretação e intervenção em centros secundários de áreas metropolitanas, considerando o seu processo de crescimento e as suas condições de inserção na realidade urbana, a partir da análise das variáveis históricas, sócio-econômicas, demográficas, normativas e espaciais.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo SISTEMAS ESTRUTURAIS EM ARQUITETURA | 72.
0 h EMENTA: Princípios fundamentais da estática das estruturas: definições dos diversos elementos estruturais e elementos de vinculação.
Conceituação de carregamento e esforços nos elementos estruturais.
Abordagens sobre conceitos dos estados-limites das estruturas.
Estudo dos principais sistemas construtivos usuais e alternativos.
OBJETIVO: Despertar o aluno para a influência dos sistemas estruturais e construtivos no partido, na forma e nos resultados a serem aplicados ao projeto arquitetônico.
Discutir a teoria e a prática do comportamento estrutural, através de elaboração de modelos tridimensionais de sistemas estruturais.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,DO URBANISMO E DA ARTE I | 72.
0 h EMENTA: Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte na Antiguidade, dos séculos VIII a.
C.
a IV d.
C.
(Mesopotâmia, Suméria, Egito, Grécia e Roma), da Idade Média e do Renascimento.
OBJETIVO: Introduzir ao aluno as origens do pensamento sobre a cidade, a arquitetura e arte analisando a relação entre estas a partir de uma perspectiva histórica que privilegia a concepção do arranjo ordenado, possibilitando assim a discussão sobre as principais questões que balizam seu desenvolvimento e estabelecendo pontos de reflexão sobre suas teorias.
Introduzir o aluno ao estudo da história da arquitetura, do urbanismo e da arte na Antiguidade, a queda do Império Romano do Ocidente e a retomada da tradição clássica no Renascimento, qualificando o aluno para o enfrentamento das questões colocadas pela era moderna e fornecendo a fundamentação teórica necessária à sua formação.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 5 CONFORTO AMBIENTAL I | 72.
0 h EMENTA: Arquitetura e Urbanismo e sua relação com o clima.
Noções e conceitos de conforto ambiental.
Assentamentos urbanos e sua relação com o conforto térmico, lumínico e acústico.
Ventilação e iluminação naturais em assentamentos urbanos.
Noções de arquitetura bioclimática.
Técnicas e dispositivos para obtenção de conforto térmico em edifícios.
OBJETIVO: Compreender os diferentes tipos de climas e as questões relacionadas com o conforto ambiental para aplicar estes conhecimentos em planejamento de projetos de arquitetura e de urbanismo.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO | 72.
0 h EMENTA: Noções de Ciência dos Materiais.
Materiais estruturais e de revestimentos na construção civil: propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais usuais.
Prática em laboratório: ensaios físicos e mecânicos dos materiais.
Introdução aos conceitos da resistência dos materiais: tensões e deformações.
Compressão e Tração Axial.
Flexão simples.
Diagramas de esforços (momento fletor e força cortante).
OBJETIVO: Permitir a identificação e compreensão das características e desempenho de cada material para a melhor aplicação em cada caso, de acordo com o projeto.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA IV | 72.
0 h EMENTA: Projetos de edificações de pequeno porte com forte conteúdo simbólico de caráter coletivo.
Ênfase no exercício de simbolização e expressão estética, além da resolução dos aspectos funcionais, ambientais e construtivos.
Detalhamento relevante para o partido arquitetônico predeterminado, com acentuado compromisso com o urbano.
Tratamento da arquitetura na sua totalidade, considerando os aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios teóricos e práticos para o estudo e produção de projetos de maior complexidade.
Estabelecer uma reflexão crítica sobre o projeto arquitetônico e suas relações com os aspectos topográficos, ambientais e socioculturais do local.
Estimular uma análise crítica da implantação da edificação (espaço útil, complementar e residual) e das suas relações urbanas (funcionais, simbólicas, paisagísticas, entre outras).
Desenvolver estudo aprofundado relacionado a circulação, fluxo, setorização, flexibilidade e ampliação na edificação.
Estimular a pesquisa e orientar quanto a soluções estruturais e construtivas alternativas.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO IV | 72.
0 h EMENTA: Conhecimento do fenômeno urbano enquanto processo de apropriação, construção e transformação permanente do território na escala de centros urbanos secundários de áreas metropolitanas.
Exercício de projeto urbano que contemple a relação centro-periferia.
OBJETIVO: Direcionar o aluno a propor um projeto habitacional e a refletir sobre as necessárias modificações de desenho.
Notar o rebatimento existente entre o desenho das unidades habitacionais e o desenho da cidade.
Propor aos alunos novos critérios de projeto habitacional de caráter social.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DA ARTE II | 72.
0 h EMENTA: Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte do século XVI ao século XVIII.
OBJETIVO: Discutir os mais significativos movimentos que nortearam o desenvolvimento da Arquitetura, do Urbanismo e as conquistas da Arte nos século XVI a XVIII, identificando seus princípios e as questões que se apresentam à discussão, e analisando as obras mais notáveis.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 6 CONFORTO AMBIENTAL II | 72.
0 h EMENTA: Conforto lumínico: exigências humanas, natureza e comportamento da luz, análise de comportamento lumínico de edifícios, técnicas e dispositivos para obtenção de conforto lumínico natural em edifícios.
Conforto acústico: exigências humanas, natureza e comportamento do som, análise de comportamento acústico de edifícios, isolamento acústico e controle de ruídos, técnicas e dispositivos para obtenção de conforto acústico em edifícios.
Noções de ergonomia.
OBJETIVO: Despertar no aluno a necessidade de incorporar os conceitos e definições de conforto ambiental luminoso e acústico no planejamento do projeto arquitetônico e de urbanismo.
Relacionar o aproveitamento da iluminação natural com a conservação de energia.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESTRUTURAS I | 72.
0 h EMENTA: O material concreto armado.
Traços de concreto.
Elementos estruturais em concreto armado - lajes, vigas e pilares.
Princípios básicos de dimensionamento de lajes, vigas, pilares e elementos de fundação.
Projetos arquitetônicos utilizando o concreto como material estrutural.
OBJETIVO: Possibilitar ao estudante de Arquitetura e Urbanismo o conhecimento do concreto armado como elemento estrutural, seu comportamento e as suas características mecânicas.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA V | 72.
0 h EMENTA: Projetos de edificações cujo programa exija grandes vãos, com problemas específicos de segurança (relacionados à presença de grande número de pessoas) e de controle ambiental (iluminação, acústica, visibilidade, etc.
).
Detalhes de elementos construtivos e de circulação vertical.
Aplicação de metodologias relativas à análise do sítio.
Tema de forte compromisso com a escala urbana, com ênfase na presença da edificação no seu entorno.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a estruturação de projetos complexos, multifuncionais e de médio porte urbanos.
Estimular uma análise crítica sobre a implantação da edificação (espaço útil, complementar e residual) e das suas relações urbanas (funcionais, simbólicas, paisagísticas, entre outras).
Desenvolver estudo aprofundado relacionado com os problemas de funcionalidade, circulação e fluxos.
Estimular a análise crítica sobre flexibilidade e ampliação nas alternativas de projeto.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO V | 72.
0 h EMENTA: Metodologia de construção de um plano diretor.
Noções de gestão urbana.
Elaboração de propostas de regulamentação urbanísticas aplicadas a contextos urbanos reais, envolvendo a elaboração de trabalhos de campo, diagnósticos, propostas de intervenção e formas de implementação das propostas OBJETIVO: Entender as legislações dos municípios e os instrumentos urbanísticos existentes visando intervenções urbanas.
Realizar trabalho de campo para levantamento de dados visando um diagnóstico do município.
Apresentar proposta de projeto urbano completo para área de expansão do município.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TEORIA E HISTORIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DA ARTE III | 72.
0 h EMENTA: Estudo e análise da produção arquitetônica, artística e do espaço urbano do século XIX até a primeira metade do século XX, na cultura ocidental segundo seus condicionantes sócioeconômicos, culturais, construtivos e estilísticos.
Correlação, interpretação e análise do espaço arquitetônico, das formas e das funções dos edifícios desta época.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno o espírito crítico para analisar temas da arquitetura e do urbanismo modernos.
Entender as origens teóricas da produção arquitetônica moderna.
Analisar, de forma crítica, projetos de arquitetura e urbanismo de arquitetos consagrados e cotejar essa análise com a produção teórica dos arquitetos.
Fornecer fundamentação teórica e construir um repertório para a formação global do aluno.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 7 EMPREENDEDORISMO | 72.
0 h EMENTA: Introdução ao empreendedorismo.
Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro.
Visão geral de um modelo de negócios.
Processo de design de um modelo de negócios.
Quadro de um modelo de negócios.
Avaliação de um modelo de negócios.
OBJETIVO: Fomentar a visão empreendedora, discutindo os aspectos envolvidos, desde a concepção de uma ideia até a sua efetiva implementação e monitoração; despertar e desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos nas diversas áreas do conhecimento do ensino superior, utilizando a metodologia de modelo de negócios.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESTRUTURAS II | 72.
0 h EMENTA: Os materiais aço e madeira.
Elementos estruturais em aço e madeira.
Princípios básicos de dimensionamento.
Projetos arquitetônicos utilizando o aço e/ou a madeira como materiais estruturais.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno de Arquitetura e Urbanismo uma aproximação com os materiais madeira e aço, suas propriedades e sua utilização como materiais estruturais ou de acabamento.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL I | 72.
0 h EMENTA: Introdução à teoria, à prática e à evolução histórica do planejamento urbano e regional.
Planejamento em diferentes sistemas sociais.
As teorias do planejamento.
A evolução de políticas de planejamento.
A evolução de políticas de planejamento regional no Brasil.
As teorias de crescimento e da organização de cidades, de regiões urbanas e de sistemas de cidades.
Introdução a alguns métodos de análise e de planejamento urbano e regional.
Projeção de população, localização de equipamentos, perfis urbanos, etc.
OBJETIVO: Desenvolver estudos que envolvam análise, planejamento e a organização de espaços de âmbito regional e urbano, enfatizando seus elementos, agentes gestores, promotores e população; e em relação dialética, compreendendo o espaço como instância política, econômica e, sobretudo social.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA VI | 72.
0 h EMENTA: Projeto arquitetônico de edificações verticais.
Problemas específicos de circulação vertical; solução de estruturas em altura e controle ambiental em áreas de alta densidade.
Detalhes de vedação e cobertura.
Tratamento preliminar dos espaços coletivos.
Estudos de especialização através de maquetes e perspectivas.
OBJETIVO: Diagnosticar e compreender corretamente os problemas físicos, técnicos e funcionais.
Conceituar soluções do ponto de vista arquitetônico, estrutural e dos materiais a serem empregados.
Analisar os aspectos e justificativas do partido estrutural com o partido arquitetônico.
Desenvolver propostas adequadas ao espaço físico, à paisagem e às necessidades programáticas, viáveis do ponto de vista de seu contexto socioeconômico.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DA ARTE IV | 72.
0 h EMENTA: Influências socioeconômicas, culturais, históricas, artísticas, políticas, arquitetônicas e urbanas no Brasil.
Estudo e análise da arquitetura e do urbanismo no Brasil, do período colonial até as tendências contemporâneas, das formas e das funções dos edifícios desta época.
OBJETIVO: Estudar a história da Arquitetura no Brasil, entre os séculos XVI e a primeira metade do século XX, objetivando demarcar a influência da tradição européia na produção brasileira, bem como as singularidades fruto das experiências locais.
Analisar o repertório estilístico - maneirismo, barroco, neoclássico, ecletismo, modernismo - a partir do estudo das obras exemplares nas diversas regiões do Brasil e da evolução urbanística.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 8 INSTALAÇÕES PREDIAIS | 72.
0 h EMENTA: Eletricidade.
Circuitos de corrente alternada monofásica e trifásica.
Fornecimento de energia elétrica.
Projeto de instalações elétricas residenciais.
Normas técnicas.
Instalações prediais de água potável, esgoto sanitário, águas pluviais e de prevenção e auxílio ao combate a incêndios.
Instalações de gás.
Normas técnicas.
OBJETIVO: Ensinar ao aluno conceitos básicos de eletricidade e de instalação, para permitir que ele possa elaborar um projeto de instalação elétrica predial.
Levar o aluno a adquirir conceitos básicos de instalações prediais de água potável, esgoto sanitário, águas pluviais, prevenção e auxílio ao combate a incêndios, instalações prediais de gás combustível.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL II | 72.
0 h EMENTA: Enfoque à unidade de planejamento no pensamento contemporâneo, mediante o destaque do enfoque regional, em escala intermunicipal, a ênfase na questão socioambiental é através do uso da bacia e sub-bacia hidrográfica como unidade de análise e de proposição.
Risco ambiental e desastres naturais.
OBJETIVO: Desenvolver estudos que envolvam análise, planejamento e a organização de espaços de âmbito regional e urbano, enfatizando seus elementos, agentes gestores, promotores e população, em relação dialética, compreendendo o espaço como instância política, econômica, ambiental e, sobretudo social.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE PAISAGISMO | 72.
0 h EMENTA: Intervenção na paisagem urbana.
Projetos de espaços urbanos livres e de espaços abertos vinculados à edificação.
Metodologia e representação gráfica de projetos de paisagismo.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a leitura, reconhecimento e processos projetuais do espaço livre e seus elementos constituintes, em escalas diversas - escala de vizinhança à escala de planejamento da paisagem - incorporando fundamentos teóricos e práticos de paisagismo, através da construção de um repertório crítico, analítico e de metodologia de desenvolvimento de projeto.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TÉCNICAS RETROSPECTIVAS | 72.
0 h EMENTA: Legislação aplicada à preservação de patrimônio.
Política, conscientização e programas de preservação.
Conceitos, análises e estudo de bens culturais e naturais.
Teorias, avaliações e técnicas de restauros.
Metodologia do projeto de intervenção.
Estudo e exercício do projeto de intervenção: levantamentos métricos e fotográficos, diagnóstico, análise e proposta.
OBJETIVO: Fornecer aos alunos noções sobre patrimônio edificado e de caráter histórico, levando-os a ter condições de estipular critérios de valoração, bem como da necessidade de preservação, conservação ou restauração desses bens.
Apresentar as questões vinculadas à problemática do tombamento, da preservação, do restauro, da intervenção e da conservação de edifícios, ambientes urbanos e rurais e de obras de valor artístico, histórico, cultural e de referência urbana.
Colocar noções sobre intervenção, recuperação e restauro de edifícios, no Brasil e no exterior.
Estabelecer critérios para a escolha de técnicas de conservação, intervenção e/ou restauro.
Analisar a produção projetual voltada à recuperação, intervenção e valorização de edifícios e áreas urbanas.
Discutir o valor simbólico do patrimônio na contemporaneidade.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,DO URBANISMO E DA ARTE V | 72.
0 h EMENTA: Estudo e análise da produção arquitetônica e do espaço urbano da segunda metade do século XX até os dias atuais na cultura ocidental segundo seus condicionantes socioeconômicos, culturais, construtivos e estilísticos.
Correlação, interpretação e análise do espaço arquitetônico, das formas e das funções dos edifícios desta época.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno o espírito crítico para analisar temas da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.
Analisar de forma crítica os projetos consagrados de arquitetura e urbanismo, e cotejá-los com a produção teórica dos arquitetos.
Fornecer fundamentação teórica e construir um repertório para a formação do aluno.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 9 ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ARQUITETURA E URBANISMO | 220.
0 h EMENTA: Exercício profissional em escritórios, empresas ou setores públicos onde se desenvolvam atividades de arquitetura e de urbanismo, visando estimular um maior entrosamento entre o plano didático e a prática do exercício profissional.
OBJETIVO: Fomentar as experiências práticas extra-acadêmicas ampliando a visão do aluno do campo profissional.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROGRAMAÇÃO VISUAL | 72.
0 h EMENTA: Apresentar os conceitos inerentes à expressão e à representação gráfica de projetos de Arquitetura e Urbanismo.
Nações de diagramação.
Tratamento de imagens.
Discussão dos princípios de programação gráfica e visual.
OBJETIVO: Aprimorar as noções de representação gráfica de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
Conhecer as técnicas de produção de imagens, vídeos e documentação fotográfica relacionados à Arquitetura e ao Urbanismo.
Exercitar o uso da cor na comunicação visual a partir do conhecimento das suas características.
Conhecer os programas e ferramentas para tratamento digital de imagens e projetos (Corel Draw, Photoshop) e os recursos de impressão e plotagem.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO | 72.
0 h EMENTA: Pesquisa documental, conceitual e bibliográfica sobre tema escolhido para realização do trabalho individual e final dos estudos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.
OBJETIVO: Consolidar o processo de construção de autonomia dos alunos, mediante a pesquisa e a aferição de sua capacidade para o enfrentamento de um processo produtivo futuro.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO INTEGRADO | 144.
0 h EMENTA: Temas de grande complexidade de programa, que envolvam a discussão, análise e solução da interação e inserção do objeto proposto no meio urbano.
Contato global na área: pesquisa, diagnóstico e planejamento.
OBJETIVO: Desenvolver propostas complexas adequadas ao espaço, à paisagem e às necessidades programáticas, viáveis do ponto de vista de seus contextos construtivo e socioeconômico.
Analisar e relacionar os aspectos e justificativas do conceito desenvolvido com o partido arquitetônico adotado.
Desenvolver, além do projeto arquitetônico, o projeto do espaço livre e seus elementos constituintes, em escalas diversas - escala de vizinhança à escala de planejamento da paisagem.
Envolver o planejamento e a organização de espaços de âmbito regional e urbano, compreendendo o espaço como instância política, econômica e, sobretudo, social.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 10 DIREITO E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL | 36.
0 h EMENTA: Noções gerais sobre direito civil, constitucional, comercial (empresarial) e trabalhista.
Legislação específica sobre engenharia e arquitetura.
Propriedade industrial.
Direito autoral.
Perícias e laudos.
Plano Diretor.
Código de Obras Municipais.
Código de Ética.
OBJETIVO: Propiciar aos alunos capacidade de identificação dos direitos e responsabilidades atinentes à prática profissional, tansmitindo-lhes conhecimentos sobre o direito nos aspectos ligados à profissão, às atribuições e à conduta ética profissional.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO | 36.
0 h EMENTA: Conceituação e aplicação dos sistemas construtivos: convencional, racionalizado e industrializado.
Aplicação de técnicas construtivas atualizadas nas diferentes fases da obra.
OBJETIVO: Aplicar todo o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas para a elaboração de um orçamento e cronograma físico-financeiro para viabilizar uma construção.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO - TFG | 252.
0 h EMENTA: Trabalho individual, de livre escolha do aluno, relacionado com as atribuições profissionais e a ser realizado ao final do curso; integralização das matérias do currículo mínimo.
Orientado por professor do curso e submetido à banca de avaliação com participação externa à instituição.
OBJETIVO: Consolidar o processo de formação do aluno através do desenvolvimento de um projeto ou monografia, cujo tema se insira em uma das áreas de conhecimento do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e que permita a aferição de sua capacidade para o enfrentamento da prática profissional.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Turno: NOTURNO Currículo: 0003-B Regime: SEMESTRAL Serie: SEMESTRE 1 CÁLCULO FUNDAMENTAL | 72.
0 h EMENTA: Conjuntos numéricos.
Intervalos e desigualdades.
Funções reais de uma variável real.
Funções reais de várias variáveis reais, cálculo de áreas e volumes, razão e proporção e trigonometria.
OBJETIVO: Desenvolver habilidades de interpretação e resolução de problemas que utilizem conjuntos numéricos, operações com números, intervalos e desigualdades, funções de uma e de várias variáveis, cálculo de áreas e volumes, razão e proporção e trigonometria.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo DESENHO E PLÁSTICA | 72.
0 h EMENTA: Desenho de observação, técnicas de representação a partir da observação.
Construção de repertório gráfico individual.
Seleção e adequação de repertório gráfico para a comunicação dos espaços arquitetônicos.
Raciocínio espacial na linguagem da arquitetura.
Sintaxe e léxicos dos espaços arquitetônicos.
Exploração do potencial expressivo e individualização da linguagem espacial.
Desenhos de criação, observação e técnico.
Rebatimentos dos desenhos na elaboração da maquete.
OBJETIVO: Capacitar o aluno a desenhar de observação, reproduzindo o que vê e projetando o que imagina.
Entender o desenho como uma linguagem articulada, uma particularidade individual e como uma mensagem que possui vários níveis de comunicação.
Compreender os conceitos fundamentais de projeto e experimentá-los, em complexidade crescente, nas suas relações com as linguagens arquitetônicas.
Compor de decompor espaços de caráter arquitetônico.
Estabelecer formas de pensamento espacial tridimensional de caráter arquitetônico.
Relacionar formas e significados arquitetônicos, e estes dois a partidos arquitetônicos.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo FÍSICA FUNDAMENTAL | 72.
0 h EMENTA: Grandezas Físicas.
Sistemas de Unidades.
Força e Leis de Newton.
Movimento em uma e duas dimensões.
Quantidade de movimento.
Trabalho e Energia.
Temperatura e Calor.
OBJETIVO: Apresentar as leis e conceitos básicos da Física, bem como o formalismo descritivo próprio desta ciência.
Desenvolver conceitos fundamentais para o entendimento dos diversos fenômenos ligados ao curso.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PRINCÍPIOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO | 72.
0 h EMENTA: Trabalhar a construção de repertório crítico voltado para a apreensão das principais características da profissão e dos campos de atuação do profissional Arquiteto e Urbanista.
As origens do ensino da profissão no mundo, o contexto da criação da profissão do arquiteto e urbanista e sua unificação no Brasil.
A contextualização do ensino de arquitetura e urbanismo e a relação com as atribuições profissionais.
OBJETIVO: Possibilitar ao aluno ingressante a compreensão da profissão do arquiteto e urbanista através da análise histórica de sua constituição no Brasil.
Estabelecer uma prática reflexiva quanto às atribuições profissionais e o papel do arquiteto e urbanista na sociedade.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TOPOGRAFIA | 72.
0 h EMENTA: Conceitos básicos de topografia e dos principais métodos de levantamentos topográficos e cartográficos.
Prática em levantamentos de dados no campo.
Planialtimetria.
Conceito e elaboração de cálculos topográficos planimétricos básicos.
Elaboração, leitura e interpretação de desenho topográfico.
Altimetria.
Medições altimétricas, métodos de levantamento de dados.
Curvas de nível.
Conceito de interpolação e sua representação gráfica.
Orientação espacial.
Sistemas de posicionamento georeferenciados.
OBJETIVO: Ofertar ao aluno conhecimentos de métodos e técnicas disponíveis para a representação da superfície terrestre, que possibilitem a análise e a compreensão do relevo, dos métodos de medição e aferição de medidas e de orientação espacial referenciada, buscando capacitá-lo à elaboração e análise de levantamentos e demarcações topográficas, desenhos, plantas, cartas topográficas e cartográficas, aplicáveis no dia a dia da profissão.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 2 DESENHO TÉCNICO ARQUITETÔNICO | 72.
0 h EMENTA: Normas e convenções.
Linhas e texturas.
Aplicação de escalas.
Desenho de projetos com uso de instrumentos.
Modelos reduzidos.
OBJETIVO: Desenvolver o ferramental gráfico básico para projetar e transmitir as informações e as instruções técnicas necessárias à construção de uma obra.
Procurar instrumentar o aluno de maneira a possibilitar a expressão de suas ideias através do instrumental básico do arquiteto: a observação, a reflexão, o desenho técnico e a maquete como ferramenta de trabalho e observação.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESTUDO SOCIOECONÔMICO APLICADO Á ARQUITETURA E AO URBANISMO | 72.
0 h EMENTA: Introduzir os elementos estruturadores do espaço urbano contemporâneo, considerando os aspectos históricos, econômicos, sociais e políticos.
Possibilitar a compreensão do espaço urbano como um tecido socialmente construído, tendo como foco de análise o processo de urbanização brasileira, em suas múltiplas dimensões.
OBJETIVO: Introduzir ao aluno as reflexões contemporâneas quanto ao pensamento sobre a cidade, a arquitetura e o urbanismo, analisando a relação entre eles a partir de uma perspectiva histórica que abarca o estudo e compreensão desses aspectos relacionados às condicionantes históricas, econômicas, sociais e políticas que compõe o organismo da cidade.
Busca-se, deste modo, a constituição de um repertório crítico que permita a análise de aspectos que caracterizam a cidade e os processos contemporâneos de produção da mesma, possibilitando assim a discussão sobre as principais questões que balizam seu desenvolvimento e estabelecendo pontos de reflexão sobre suas teorias e formas de produção de novas territorialidades na cidade contemporânea.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 72.
0 h EMENTA: Introdução aos gêneros textuais que circulam no contexto acadêmico (livros técnicos, artigos científicos, resumos e resenhas).
Prática de leitura e análise de textos acadêmicos.
Prática de produção de resumos e resenhas de textos acadêmicos.
OBJETIVO: Introduzir o aluno nas técnicas de leitura do texto argumentativo, visando estudo e análise crítica.
Expor o aluno aos gêneros textuais argumentativos típicos da academia, em confronto com os não-acadêmicos.
Propiciar uma prática de produção de respostas discursivas a questões que visem à compreensão de textos argumentativos.
Oportunizar uma prática de resumos e de resenhas de textos que transitam no espaço acadêmico Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA I | 72.
0 h EMENTA: Apresentar ao aluno recém ingressado o universo da arquitetura mediante exercícios analíticos e práticos de projeto.
Conduzir o aluno na busca de informação para a criação de seu próprio repertório quando na definição de critérios nas decisões de projeto, propiciando o domínio inicial dos procedimentos básicos para a realização de um projeto de Arquitetura.
OBJETIVO: Entender toda obra arquitetônica como produto cultural, artístico e técnico fundamentado em conceitos.
Estimular e promover percepção, a análise crítica, a pesquisa e investigação para que o aluno possa desenvolver sua criatividade e seu próprio método de projetar.
Orientar noções de conceito, partido, forma, função e programa.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO I | 72.
0 h EMENTA: O processo de formação urbano: identificação de sua estrutura física, dos seus agentes de produção e do consumo deste espaço.
Desenvolvimento de propostas de desenho urbano contemplando o processo de formação da paisagem.
Projeto de intervenção em setor urbano de pequena escala.
OBJETIVO: Fornecer os primeiros conceitos e ferramentas para o entendimento do espaço, do desenho e do planejamento urbanos.
Ampliar o repertório de projetos urbanos do aluno através da apresentação e análise de casos consolidados.
Compreender as questões de escala e representação no desenho urbano.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 3 DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR I | 72.
0 h EMENTA: Normas e convenções de desenho.
Sistemas de projeções.
Uso de programas computacionais que possibilitem precisão, rapidez e eficiência na construção e edição de desenhos arquitetônicos em 2D.
OBJETIVO: Capacitar o aluno à utilização de ferramentas computacionais para a elaboração e desenvolvimento de projetos.
Dar condições aos alunos de ler, interpretar e executar desenhos básicos de arquitetura, familiarizando o aluno com o ambiente, os ícones e as soluções habituais do desenho arquitetônico.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESPAÇO E EXPRESSÃO | 72.
0 h EMENTA: Expressar, representar e materializar um projeto de organização plástica associando os recursos e possibilidades bi e tridimensionais da forma e da cor, em função de uma determinada intenção plástica.
Fotografia e tratamento de imagens.
Desenhos de observação, criação e técnico.
Sintaxe e elenco de dos espaços arquitetônicos.
OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de representar e materializar um projeto de organização plástica, de tal maneira a permitir como extrapolação uma reflexão a respeito das possibilidades formais e materiais do objeto arquitetônico.
Desenvolver conhecimento e capacitação nestes instrumentais de linguagem arquitetônica que são fundamentos do estudo plástico arquitetônico para projeto.
Construir uma formação básica sobre o uso das cores procurando associá-lo ao estudo de volumes e ao entendimento da cor como produtora de espaço e suas significações na arquitetura.
Compor e decompor espaços de caráter arquitetônico.
Estabelecer formas de pensamento tridimensional, de caráter arquitetônico.
Relacionar formas a significados arquitetônicos, e estes dois a partidos arquitetônicos.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESTUDO DO HOMEM CONTEMPORÂNEO | 72.
0 h EMENTA: As grandes transformações no mundo: desafios e esperanças.
Educação e a (pós)-modernidade: problema do conhecimento e da tecnologia.
Dilemas éticos da contemporaneidade.
Desafios da cidadania e da cultura afro na sociedade brasileira.
Espiritualidade: construção da subjetividade.
OBJETIVO: Desenvolver uma reflexão crítica a respeito do homem contemporâneo e dos desafios que a sociedade, a economia e a cultura lhe impõem nos níveis do conhecimento, da ética, do projeto de vida, dos princípios pessoais de conduta e do exercício da cidadania e também da história e da cultura afro-brasileira, por meio da perspectiva cristã e franciscana.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA II | 72.
0 h EMENTA: Prática de projetos em situações arquitetônicas simples, com acentuado compromisso com o urbano em seus aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.
OBJETIVO: Ampliar a compreensão da arquitetura, através da elaboração de um projeto arquitetônico inserido no espaço urbano.
Desenvolver a capacidade de reflexão do aluno a cada etapa de transformação e organização do objeto, assim como estabelecer a relação do mesmo com a cidade.
Induzir a compreensão do aluno para a necessidade de um equipamento coletivo no contexto urbano.
Ampliar a habilidade de representação e expressão arquitetônica.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO II | 72.
0 h EMENTA: Compreensão da relação entre a paisagem e as estruturas urbanas como processo de consolidação do espaço urbano.
Leitura e compreensão do espaço urbano na escala de um bairro e exercício de projeto de intervenção.
OBJETIVO: Analisar as estruturas urbanas sob os seguintes aspectos sócio, econômico, ambiental, histórico e de desenho.
Estimular a compreensão do papel do planejamento urbano, do urbanismo e do projeto urbano na vida dos municípios.
Iniciar a discussão sobre a metodologia de trabalho do arquiteto e urbanista frente às diretrizes definidas pela legislação e pelos documentos referentes ao meio urbano: planos urbanísticos, planos-diretores, cartas de recomendações, manifestos e estatuto da cidade.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 4 DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR II | 72.
0 h EMENTA: Uso de programas computacionais que possibilitem precisão e eficiência na construção e edição de modelos arquitetônicos tridimensionais, utilizando-se ferramentas 3D que gerem superfícies e sólidos, com a finalidade de complementar a apresentação de projetos arquitetônicos.
OBJETIVO: Utilizar ferramentas computacionais, gerando desenhos em 3D, com intuito de induzir o aluno a pensar espacialmente através da manipulação de superfícies e volumes, incrementando e otimizando a criação de objetos arquitetônicos.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA III | 72.
0 h EMENTA: Projeto como resposta a situações arquitetônicas de alguma complexidade; compromisso com o urbano.
Aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.
OBJETIVO: Desenvolver a concepção do espaço arquitetônico a partir do aprimoramento do repertório projetual do aluno, fundamentado tanto pela colocação de questões de caráter teórico e técnico, quanto pela análise de obras de arquitetura de referência.
Entender o papel da arquitetura na produção da cidade e na configuração de sua estrutura espacial.
Desenvolver com o aluno a capacidade crítica e de pesquisa para a elaboração do programa do projeto compatível com o tema e a área propostos.
Pesquisar sistemas construtivos e técnicas de conforto ambiental para serem aplicadas ao projeto.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO III | 72.
0 h EMENTA: Exercício de projeto de espaço urbano na escala de um município de pequeno porte.
Aplicações de técnicas e procedimentos urbanísticos com ênfase no dimensionamento de um programa de necessidades, considerando os aspectos funcionais, ambientais e legislação urbana, que compreendam a complexidade da escala do município como unidade físico-territorial.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade dos alunos para realizar a análise, a crítica e a proposição do espaço urbano, a partir da realização de exercícios de leitura, interpretação e intervenção em centros secundários de áreas metropolitanas, considerando o seu processo de crescimento e as suas condições de inserção na realidade urbana, a partir da análise das variáveis históricas, sócio-econômicas, demográficas, normativas e espaciais.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo SISTEMAS ESTRUTURAIS EM ARQUITETURA | 72.
0 h EMENTA: Princípios fundamentais da estática das estruturas: definições dos diversos elementos estruturais e elementos de vinculação.
Conceituação de carregamento e esforços nos elementos estruturais.
Abordagens sobre conceitos dos estados-limites das estruturas.
Estudo dos principais sistemas construtivos usuais e alternativos.
OBJETIVO: Despertar o aluno para a influência dos sistemas estruturais e construtivos no partido, na forma e nos resultados a serem aplicados ao projeto arquitetônico.
Discutir a teoria e a prática do comportamento estrutural, através de elaboração de modelos tridimensionais de sistemas estruturais.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,DO URBANISMO E DA ARTE I | 72.
0 h EMENTA: Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte na Antiguidade, dos séculos VIII a.
C.
a IV d.
C.
(Mesopotâmia, Suméria, Egito, Grécia e Roma), da Idade Média e do Renascimento.
OBJETIVO: Introduzir ao aluno as origens do pensamento sobre a cidade, a arquitetura e arte analisando a relação entre estas a partir de uma perspectiva histórica que privilegia a concepção do arranjo ordenado, possibilitando assim a discussão sobre as principais questões que balizam seu desenvolvimento e estabelecendo pontos de reflexão sobre suas teorias.
Introduzir o aluno ao estudo da história da arquitetura, do urbanismo e da arte na Antiguidade, a queda do Império Romano do Ocidente e a retomada da tradição clássica no Renascimento, qualificando o aluno para o enfrentamento das questões colocadas pela era moderna e fornecendo a fundamentação teórica necessária à sua formação.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 5 CONFORTO AMBIENTAL I | 72.
0 h EMENTA: Arquitetura e Urbanismo e sua relação com o clima.
Noções e conceitos de conforto ambiental.
Assentamentos urbanos e sua relação com o conforto térmico, lumínico e acústico.
Ventilação e iluminação naturais em assentamentos urbanos.
Noções de arquitetura bioclimática.
Técnicas e dispositivos para obtenção de conforto térmico em edifícios.
OBJETIVO: Compreender os diferentes tipos de climas e as questões relacionadas com o conforto ambiental para aplicar estes conhecimentos em planejamento de projetos de arquitetura e de urbanismo.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO | 72.
0 h EMENTA: Noções de Ciência dos Materiais.
Materiais estruturais e de revestimentos na construção civil: propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais usuais.
Prática em laboratório: ensaios físicos e mecânicos dos materiais.
Introdução aos conceitos da resistência dos materiais: tensões e deformações.
Compressão e Tração Axial.
Flexão simples.
Diagramas de esforços (momento fletor e força cortante).
OBJETIVO: Permitir a identificação e compreensão das características e desempenho de cada material para a melhor aplicação em cada caso, de acordo com o projeto.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA IV | 72.
0 h EMENTA: Projetos de edificações de pequeno porte com forte conteúdo simbólico de caráter coletivo.
Ênfase no exercício de simbolização e expressão estética, além da resolução dos aspectos funcionais, ambientais e construtivos.
Detalhamento relevante para o partido arquitetônico predeterminado, com acentuado compromisso com o urbano.
Tratamento da arquitetura na sua totalidade, considerando os aspectos ambientais, tecnológicos, funcionais e estéticos.
OBJETIVO: Fornecer ao aluno subsídios teóricos e práticos para o estudo e produção de projetos de maior complexidade.
Estabelecer uma reflexão crítica sobre o projeto arquitetônico e suas relações com os aspectos topográficos, ambientais e socioculturais do local.
Estimular uma análise crítica da implantação da edificação (espaço útil, complementar e residual) e das suas relações urbanas (funcionais, simbólicas, paisagísticas, entre outras).
Desenvolver estudo aprofundado relacionado a circulação, fluxo, setorização, flexibilidade e ampliação na edificação.
Estimular a pesquisa e orientar quanto a soluções estruturais e construtivas alternativas.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE URBANISMO IV | 72.
0 h EMENTA: Conhecimento do fenômeno urbano enquanto processo de apropriação, construção e transformação permanente do território na escala de centros urbanos secundários de áreas metropolitanas.
Exercício de projeto urbano que contemple a relação centro-periferia.
OBJETIVO: Direcionar o aluno a propor um projeto habitacional e a refletir sobre as necessárias modificações de desenho.
Notar o rebatimento existente entre o desenho das unidades habitacionais e o desenho da cidade.
Propor aos alunos novos critérios de projeto habitacional de caráter social.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DA ARTE II | 72.
0 h EMENTA: Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e da Arte do século XVI ao século XVIII.
OBJETIVO: Discutir os mais significativos movimentos que nortearam o desenvolvimento da Arquitetura, do Urbanismo e as conquistas da Arte nos século XVI a XVIII, identificando seus princípios e as questões que se apresentam à discussão, e analisando as obras mais notáveis.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo Serie: SEMESTRE 6 CONFORTO AMBIENTAL II | 72.
0 h EMENTA: Conforto lumínico: exigências humanas, natureza e comportamento da luz, análise de comportamento lumínico de edifícios, técnicas e dispositivos para obtenção de conforto lumínico natural em edifícios.
Conforto acústico: exigências humanas, natureza e comportamento do som, análise de comportamento acústico de edifícios, isolamento acústico e controle de ruídos, técnicas e dispositivos para obtenção de conforto acústico em edifícios.
Noções de ergonomia.
OBJETIVO: Despertar no aluno a necessidade de incorporar os conceitos e definições de conforto ambiental luminoso e acústico no planejamento do projeto arquitetônico e de urbanismo.
Relacionar o aproveitamento da iluminação natural com a conservação de energia.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo ESTRUTURAS I | 72.
0 h EMENTA: O material concreto armado.
Traços de concreto.
Elementos estruturais em concreto armado - lajes, vigas e pilares.
Princípios básicos de dimensionamento de lajes, vigas, pilares e elementos de fundação.
Projetos arquitetônicos utilizando o concreto como material estrutural.
OBJETIVO: Possibilitar ao estudante de Arquitetura e Urbanismo o conhecimento do concreto armado como elemento estrutural, seu comportamento e as suas características mecânicas.
Ementa: $conteudo.
campos.
ementa Objetivo: $conteudo.
campos.
objetivo PROJETO DE ARQUITETURA V | 72.
0 h EMENTA: Projetos de edificações cujo programa exija grandes vãos, com problemas específicos de segurança (relacionados à presença de grande número de pessoas) e de controle ambiental (iluminação, acústica, visibilidade, etc.
).
Detalhes de elementos construtivos e de circulação vertical.
Aplicação de metodologias relativas à análise do sítio.
Tema de forte compromisso com a escala urbana, com ênfase na presença da edificação no seu entorno.
OBJETIVO: Capacitar o aluno para a estruturação de projetos complexos, multifuncionais e de médio porte urbanos.
Estimular uma análise crítica sobre a implantação da edificação (espaço útil, complementar e residual) e das suas relações urbanas (funcionais, simbólicas, paisagísticas,

Localização como chegar a Arquitetura e Urbanismo