Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Porto Alegre - RS

Av. Bento Gonçalves, 1129 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90650-002, Brasil
Porto Alegre - RS

AHPAMV - - skip to main | skip to sidebar4 de set de 2018BNDES anuncia edital de R$ 25 milhões para projetos de segurança e prevenção contra incêndio de museus Anúncio foi feito pelo governo federal em Brasília, após reunião para discutir a recuperação do Museu Nacional, destruído em um incêndio no último domingo (2).
Por Guilherme Mazui, G1, Brasília04/09/2018 13h03  https://g1.
globo.
com/politica/noticia/2018/09/04/bndes-anuncia-edital-de-r-25-milhoes-para-projetos-de-seguranca-e-prevencao-contra-incendio-de-museus.
ghtmlPostado porArquivo Histórico de Porto Alegreàs17:08 | Marcadores:PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL | 0comentários3 de set de 2018 Nota do AHPAMV sobre o incêndio no Museu Nacional A equipe do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho  solidariza-se com a equipe do Museu Nacional devido ao trágico incêndio ocorrido nas instalações da Instituição com a perda irreparável do acervo.
Em junho deste ano o Museu Nacional celebrou seus 200 anos.
A falta de investimentos do governo federal, governos estaduais e municipais nas instituições de memória que, em seu conjunto, preservam a história do povo em nossas cidades, estados e país, ocasiona tragédias como essa.
É necessário a efetiva manutenção de uma Política Pública de Preservação do Patrimônio Arquivístico, Biblioteconômico, Museológico e Arquitetônico nacional com a aplicação de recursos necessários para que estas perdas não se repitam.
  Equipe do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés VellinhoPostado porArquivo Histórico de Porto Alegreàs12:20 | Marcadores:PATRIMÔNIO HISTÓRICO,PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL | 0comentários30 de ago de 2018Projeto Desarquivando:Porto Alegre e seus Bairros No dia 14 de Agosto de 2018, o Arquivo Histórico de Porto Alegre reuniu 4 de seus pesquisadores para falar um pouco sobre o fruto de suas pesquisas com a utilização do acervo da instituição.
O Projeto Desarquivando é uma iniciativa do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, para valorizar o pesquisador e divulgar o acervo de sua documentação.
Os bairros abordados foram: 4º Distrito, Teresópolis, Partenon e Menino Deus.
Esta palestra foi dividida em 5 módulos - o primeiro segue no link abaixo: https://www.
youtube.
com/watch?v=j2778cRvHHU Postado porArquivo Histórico de Porto Alegreàs13:39 | Marcadores:Cultura e Educação,MEMÓRIA DOS BAIRROS,PALESTRA,PROJETO DESARQUIVANDO,SEMINÁRIOS | 0comentários20 de ago de 2018 AHPAMV disponibiliza Catálogo de Documentos e as imagens dedocumentos de fundo documental custodiado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho - AHPAMVdisponibiliza o Catálogo de Documentos Manuscritos Avulsos, referentes àCapitania do Rio Grande do Sul, do período de 1732 a 1825, existentes noArquivo Histórico Ultramarino de Lisboa; Coordenação executiva da professora Ana Regina Berwnager da Graduação em Arquivologia da UFRGS.
As imagensdigitalizadas dos referidos documentos estão disponíveis para consulta e cópia local no AHPAMV.
Postado porArquivo Histórico de Porto Alegreàs13:01 | Marcadores:DIGITALIZAÇÂO PROJETO CÂMARAS,GUIA DE FUNDOS DAS CÂMARAS MUINICIPAIS DO RGS | 0comentários6 de ago de 2018 MESA REDONDA   "PORTO ALEGRE E SEUS BAIRROS"             OArquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, através do ProjetoDesarquivando, oferece ao público no dia 14 de Agosto, às 14h, em sua sede naAv.
Bento Gonçalves, 1129, aMesa Redonda - "Porto Alegre e seus Bairros", com convidados queabordarão um pouco da História da cidade: Adriana Eckert Miranda (ProfessoraDoutora da UFRGS) Cyro Martini (Professor e Filósofo), César Miranda (Professore Administrador) e Ricardo Eckert (Empresário).
            OProjeto Desarquivando, busca valorizar e divulgar o acervo do Arquivo Históricoe pesquisadores auto-ditadas ou não,  queatravés de seus estudos, contribuem para o resgate e preservação da história emPorto Alegre.
            Oevento é gratuito e com vagas limitadas.
  Contatos pelos fones: 3289.
8282 ou3289.
2878  ou email:atendimentoah@smc.
prefpoa.
com.
br Postado porArquivo Histórico de Porto Alegreàs13:32 | Marcadores:PROJETO DESARQUIVANDO | 0comentários28 de jun de 2018Horários de atendimentonos dias de jogos do Brasilno mês de JULHO / 2018 Atenderemosem nosso horário normal de expediente, durante todo o mês de julho, inclusivenos dias de jogos do Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8:30h as 17:00h.
Lembrandoque não fechamos ao meio-dia e não é necessário agendamento.
Atenciosamente, Equipe AHPAMVPostado porArquivo Histórico de Porto Alegreàs10:35 | | 0comentários15 de jun de 2018Horários de atendimentonos dias de jogos do Brasilneste corrente mês dejunho / 2018 Na sexta-feira, dia 22, oexpediente iniciará às 12h e encerrará às 18h.
Na quarta-feira, dia 27 oexpediente iniciará às 08h e encerrará às 14h.
Atenciosamente, EquipeAHPAMVPostado porArquivo Histórico de Porto Alegreàs11:45 | | 0comentáriosPostagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)visitantesQuem somos nósArquivo Histórico de Porto AlegreUm belo casarão do século XIX abriga a História da Capital gaúcha.
Com a missão de organizar, guardar e conservar cerca de um milhão e 500 mil documentos datados desde 1764, o Arquivo Histórico de Porto Alegre investe também na educação patrimonial, fundamental para que a comunidade faça parte da grande tarefa de preservar sua memória.
O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho é órgão da Prefeitura de Porto Alegre, sob a administração da Secretaria da Cultura.
Visualizar meu perfil completoPesquisarAcesse aquiGuia de Fundos Câmaras Municipais do Rio Grande do Sul: Período Colonial e Imperial, 1717 a 1889Acesse aquiCatálogo da Hemeroteca Acesse aqui Guia do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés VellinhoAcesse aquiCatálogo da Coleção Privada Capela PositivistaAcesse aquiCatálogo do Fundo Privado Francisco Xavier da CostaContate-nos:Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre - RS Avenida Bento Gonçalves, 1129 Fone: (51) 32197900 arquivohistorico@smc.
prefpoa.
com.
br Horário de atendimento: Manhã: 8h30 às 11h30 Tarde: 13h30 às 17hMARCADORESArquivo do blog visitantesvisitantes© 2009AHPAMV | by TNB

Localização como chegar a Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho