Arquivo Público da Cidade de Aracaju, Aracaju - SE

Av. Hermes Fontes, 399 - São José, Aracaju - SE, 49015-350, Brasil
Aracaju - SE

Arquivo P?blico preserva patrim?nio hist?rico de Aracaju - Infonet Notícias de Sergipe - Cultura - As principais not?cias da agenda cultural de Sergipe e de todos eventos que ocorrem na cidade de Aracaju.
Not?cias, v?deos, foto, tabelas e muito mais.
- ESPORTE ENTRETENIMENTO CINEMA BLOGS ESPECIAIS CLASSIFICADOS SERVIÇOS Cultura Arquivo P?blico preserva patrim?nio hist?rico de Aracaju O Arquivo fica localizado na avenida Hermes Fontes 15/01/2015  15:40 (Foto: Edinah Mary/ Ascom Funcaju) Em 2015, o Arquivo Público da Cidade de Aracaju, unidade da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) completa 28 anos, preservado o acervo histórico do Município.
Através de documentos escritos e impressos, fotografias, livros, mapas, plantas e periódicos, provenientes da Prefeitura Municipal de Aracaju e de doações particulares, a unidade tem como objetivo deixar viva a história cultural de Sergipe.
O Arquivo foi criado através do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura com o Projeto Levantamento das Fontes Primárias de Aracaju.
No dia 8 de outubro de 1987, a Câmara de Vereadores aprovou a Lei Nº1300/1987, fazendo do Arquivo Público o guardião do patrimônio arquivístico do município.
Este ano, com uma nova gestão, o Arquivo Público passa por um momento de reorganização.
"Assumi a coordenação da unidade no final de 2014 a convite da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.
Inicialmente estamos fazendo um levantamento de todos os documentos, mapeando todo o material e dividindo por setor.
Depois desta etapa começaremos a elaborar um guia com informações culturais existentes no Arquivo", conta a nova coordenadora, Rita de Cássia Valença de Oliveira.
No espaço também são realizadas várias exposições e pesquisas com a publicação de trabalhos que resgatam parte da história da capital.
"Há uma diversidade de temas em nosso acervo que vai de ofícios publicados datados de 1896, como a história dos bairros aracajuanos e o Livro de Honra de 1920.
Um dos mais procurados por pesquisadores é o livro sobre as praças de Aracaju.
Nas datas comemorativas o Arquivo também costuma reunir documentos relacionados e monta exposições para receber escolas, pesquisadores e a população em geral", comenta a agente de serviço especial, Patrícia Coutinho, que trabalha no Arquivo há dez anos.
O Arquivo conta ainda com uma mini-biblioteca com títulos de autores sergipanos e de autores conhecidos nacionalmente.
"Devido à quantidade de livros e de recortes de jornais que falam sobre a cultura, decidimos montar uma mini-biblioteca, onde as pessoas podem ter acesso a essas obras clássicas que, além de servirem de pesquisa, propagam a identidade cultural do Estado", disse a coordenadora.
Para os interessados em visitar a unidade da Funcaju, o Arquivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e fica localizado na Avenida Hermes Fontes, 399 - bairro São José.
Mais informações através do telefone: 3179-1381.
Com informações da Ascom Funcaju Compartilhar: Comentários Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Termos e condições ?ltimas da infonet Cultura Bloco se transforma em Festival de Ritmos Rasgadinho Educa??o Feira do Conhecimento movimenta escola em Campo do Brito Cultura Corredor Cultura lan?ar? exposi??o com tem?tica natalina

Localização como chegar a Arquivo Público da Cidade de Aracaju