Asmare, Belo Horizonte - MG

R. Ituiutaba, 460 - Prado, Belo Horizonte - MG, 30410-660, Brasil
Belo Horizonte - MG

Inicio - - ASMARE Reciclando Vidas Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável.
Importância do trabalho social da ASMARE Ao longo do crescimento populacional de Belo Horizonte, um grande grupo de pessoas se deparou com a falta de oportunidade no mercado de trabalho, perdendo qualidade de vida, e passando a enfrentar várias dificuldades, entre elas: de moradia, alimentação, estudos e qualificação profissional.
Na procura de como enfrentar estes problemas, acabaram encontrando no “lixo” um meio de sobrevivência.
Assim, surgem os catadores, trabalhadores que andam pelas ruas com seus carrinhos de madeira realizando a coleta de materiais descartados no lixo, materiais esses que podem ser reciclados.
Mas, apesar do impacto positivo que este trabalho traz para toda a população de BH e de sua importância ecológica, os catadores sempre sofreram preconceito por ter sua função relacionada ao lixo, à sujeira e à pobreza.
  Visando melhorar a visão da sociedade frente ao trabalho dos catadores e a falta de qualidade de vida deles, a ASMARE vem fazendo um trabalho social e ambiental, que inclui pessoas em situação de rua nas etapas produtivas da coleta seletiva e assegura uma destinação ambientalmente adequada para os resíduos.
A instituição, a partir de um convívio mais aprofundado com os catadores viu a necessidade de auxiliar um número maior de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, moral e social.
  Por meio do Projeto ABRAÇAR, a ASMARE acolhe pessoas com referência de rua, pessoas encaminhadas pela justiça para o cumprimento de pena sócio educativa.
Apoia o CEAPA  (Central de Apoio de Acompanhamentos às Penas e Medidas Alternativas), SEFIPS  (Setor de Fiscalização de Penas Substitutivas, e Programa de Prestação de Serviço à Comunidade).
  Também, tendo em vista as diferentes habilidades e interesses dos trabalhadores, foram desenvolvidos projetos que têm permitido a realização de atividades como marcenaria, costura, reciclagem de papel, artesanato feito com recicláveis, participação em eventos, realização de palestras e educação ambiental, dentre outras.
  Além de todo acompanhamento e auxílio socioeconômico, em uma parceria com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a ASMARE recebe ajuda da UMEI Carlos Prates (Creche Pública Infantil) com vagas reservadas para os filhos de catadores.
  Dessa forma, muitos associados já conquistaram a casa própria e uma vida mais digna.
A ASMARE também oferece serviços que podem ser contratados Além dos serviços sociais, a ASMARE oferece uma série  de  serviços para empresas, instituições, condomínios e eventos.
Estes serviços se baseiam na troca por materiais e doações, dessa forma a associação se desenvolve cada vez mais e interage melhor com seus parceiros.
  As parceiras possibilitam uma melhor ação da ASMARE e uma boa experiência para os parceiros.
Os principais serviços oferecidos pela associação são: Serviço de gerenciamento de resíduos para eventos Trituração e destruição de documentos e material  sigiloso Coleta de materiais em grande quantidade para empresas e condomínios Palestras educativas em instituições, eventos e empresas Em breve, produtos da asmare: brindes, brinquedos, decorações.
Benefícios sócio-ambientais do nosso trabalho: A ASMARE processa: Alcançando uma média de 3.
429 TONELADAS de material reciclado por ano Dessa forma a ASMARE ajuda a evitar: O corte de 57.
800 árvores O gasto de 17.
900.
000 litros de água A extração de 9.
500 barris de petróleo O gasto de 17.
831.
000 kwh de energia Equivalente a área de 115,6 campos de futebol Equivalente ao gasto diário de 112.
600 pessoas Equivalente a R$1.
635.
606.
00 Equivalente a 10% do gasto das industrias de BH.
Você também pode participar da nossa missão! história Atuais gestores JANETE DONA GERALDA EDILON JOAQUIM Catadora desde criança, chegou na ASMARE com a mãe e irmãs.
É referência da luta do catador nas áreas urbanas.
Hoje, aos 33 anos, como presidente da associação e catadora, Janete luta pelo sucesso da associação e justiça para todos.
Sendo uma das fundadoras e mãe da associação, Maria das Graças Maçal, conhecida como Dona Geralda, transmite seu conhecimento e luta pela visibilidade e sobrevivência do catador na sociedade e busca um sustento baseado na reciclagem.
Retirado de sua residência por estar em área de risco, foi indicado à ASMARE pela prefeitura.
Dentro da associação, ganhou novas oportunidades e se reestruturou.
Hoje completa 17 anos na associação e luta para que os princípios de igualdade prevaleçam.
DEPOIMENTOS Vim de uma família de 20/23 irmãos e minha mãe não tinha condições assim optou para trabalhar como catadora nas ruas e ao mesmo tempo camelô, foi assim que nos criou com muita luta.
Morávamos de baixo de viadutos, pois na época não existia a ASMARE, foi em 1988 que começou a surgir a ideia de fazer uma associação em BH, os catadores apoiaram a ideia e junto com o apoio da igreja e da pastoral de rua começa a desenvolver a ASMARE.
Graças a isso tivemos melhores condições.
  -SILVIA DA PAIXÃO associada a 26 anos ? Conheço a ASMARE desde que nasci, mas trabalhei fora e fiquei desempregada e vim trabalhar aqui.
Tô na ASMARE mais como forma de sustento (renda), busco oportunidade de trabalho fora.
Considero aqui como uma família, o serviço é tranquilo e todo mundo ajuda todo mundo.
-MICHELE RAQUEL26 anos Fui criada aqui, vim trabalhar na ASMARE por falta de oportunidade fora, por conta da crise que estamos vivendo.
ASMARE me acolheu e hoje é minha fonte de renda, além de poder contribuir para o meio ambiente destinando os materiais para os lugares próprios.
-ANA CRISTINA21 anos Filhas de Silvia da Paixão.
Comecei a trabalhar em outro lugar que também mexia com reciclagem, porém lá eu catava na rua e aqui é bem melhor porque já recebemos os materiais reciclados através de doações e aqui todo mundo recebe igual além de ser bem mais organizado e eu gosto de trabalhar aqui, o único problema é que não tem os direitos do trabalho, como INSS.
Primeiro fui trabalhar na Curitiba ai foi desativada e fui pra contorno, ai a reciclagem foi para Ituiutaba e é onde trabalho atualmente e gosto muito.
  -CLEUNICE DO CARMO associada a 15 anos Conheci a ASMARE por causa de uma vizinha que trouxe minha irmã pra trabalhar aqui e acabei vindo porque fiquei desempregada e tinha um bebe pra cria.
Hoje é meu sustendo.
-JEANINE associada a 16 anos Conheci a ASMARE através de um amigo que trabalha em uma empresa e fazia alguns trabalhos extras aqui.
Para mim que já teve diferentes empregos sei como é complicado esses trem de trabalho, só que aqui eu me interessei e acabei gostando de trabalhar com reciclagem além de ser um lugar fácil de trabalhar e que dou muito valor.
Se todo mundo ajudasse com a reciclagem, fazendo a coleta certa e trazendo pra cá, nós não estaríamos na degradação que está hoje.
Porque tudo que vem pra cá é aproveitável.
  -ROGÉRIO DOS SANTOS associada a 10 anos Vim com minha mãe a procura de lugar pra morar e emprego, minha mãe já recolhia material reciclado nas ruas.
Hoje toda a minha família trabalha aqui.
A ASMARE é meu espelho, nos acolheu de uma forma que não prejudicava nada nem ninguém, considero minha casa.
Dou muito valor porque vi o tanto que minha mãe, junto com outros catadores, lutaram pelo espaço e pelo reconhecimento da importância do nosso trabalho.
Criei meus filhos com a ajuda da ASMARE e pela parceria com uma creche (umei) meus filhos são formados, porque eu podia trabalha tranquila e até mais tarde porque sabia que eles estavam estudando e em um bom lugar ai quando termina o serviço ia busca eles.
Tenho orgulho de ser catadora.
-CARINA associada a 16 anos Eu morei lá nas torres gêmeas, condomínio ocupado por sem-teto, durante quatorze anos e minha trajetória na ASMARE começou quando o Célio Castro, prefeito da cidade, veio conhecer o trabalho realizado na instituição.
Com o objetivo de entrar em contato com Célio, a fim de conseguir uma ajuda para a ocupação, vim até a associação e acabei arrumando um serviço aqui.
Assim como eu, diversas pessoas não sabiam o que era a coleta seletiva, separar material, não sabiam de nada.
Comecei a trabalhar, fui durante nove anos diretor de comunicação e, em 2014, vice presidente.
Através deste trabalho tive a oportunidade de viajar para diversos locais e direto e reto realizo palestras em vários estados e municípios.
Portanto este trabalho é um trabalho que garante cidadania e dignidade a todos os que participam.
-Alfredo (Índio) associada a 20 anos Andávamos pelas ruas com nossos papeis guardados em caixas, contudo a polícia militar nos confundia com ladrões, sempre vasculhavam nosso material e sofríamos muito tal descriminação.
Contudo, éramos trabalhadores.
Éramos não, somos trabalhadores até hoje.
Com a formação da ASMARE, conquistamos nosso direito enquanto cidadãos, os policiais não mexem mais conosco.
Realmente minha vida melhorou cem por cento, hoje possuo meu apartamento no bairro belmonte.
A associação me ajudou muito.
-Silvester associada a 26 anos A ASMARE transformou muito a minha vida.
Antes de existir a associação eu catava papel na rua com a minha mãe e avó, contudo, marginalizados pela sociedade o nosso reconhecimento enquanto cidadãos só foi possível após a ASMARE.
Essa conquista nos gerou mais vida, alegria, portanto acho que a associação é muito importante para nós, catadores e moradores de rua, pois através da coleta seletiva proporcionada por ela conquistamos nossos bens materiais e a criação de nossas famílias.
” -Elisangela associada a 26 anos < > DOAÇÕES DE MATERIAIS NOME EMAIL Enviando formulário… O servidor encontrou um erro.
MENSAGEM ENVIADA.
EM CASO DE DEMANDA URGENTE, LIGUE PARA 3595-5615 INSIRA SUA MENSAGEM TELEFONE asmaresite@gmail.
com (31) 3295-5615 R.
Ituiutaba, 460 - Prado,  Belo Horizonte - MG (31) 3016-5539 Av.
do Contorno, 10.
555 - Barro Preto Belo Horizonte - MG  

Localização como chegar a Asmare