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Bater-rio | Centro automotivo - - Toggle navigation Seja Bem Vindo a Bater-Rio A Bater-rio tem o objetivo de concentrar, em um único lugar, o maior estoque possível de baterias, com grande variedade de marcas e modelos, para que seus clientes tenham facilidade de escolher a melhor opção para a sua necessidade.
Precisando de Bateria?Entre já em contato com nossa central de atendimento, e faça seu pedido de um nova bateria ou outros serviços.
Clique AquiBateriaA bateria é um elemento essencial para o armazenamento da energia necessária para funcionamento do veículo.
Não descarte sua bateria no meio ambiente.
EscapamentoTrabalhamos com uma grande variedade de escapamentos, Nacionais e Importados.
Fazemos toda a manutenção em seu escapamento.
Troca de ÓleoSomos especialistas na troca de lubrificantes automotivos e filtros, oferecendo qualidade de atendimento e um serviço altamente capacitado.
×Fique atento a nossas Promoções!Blitz Bater-RioBater-Rio Dicas Doutor Carro!Por que a bateria descarrega com o motor em funcionamento?A bateria do veículo é um acumulador, ou melhor é uma Bateria de Acumuladores e como o nome já informa ela apenas acumula energia para ser utilizada quando o motor do veiculo está parado e fornece energia para  partida e para alimentar os sistemas elétricos somente enquanto o motor não está funcionando.
Quando motor passa a funcionar a responsabilidade de se fornecer energia aos componentes elétricos é do GERADOR (alternador) do veículo.
Toda vez que esse gerador para de funcionar corretamente o veículo acaba consumindo a reserva de energia ACUMULADA na BATERIA.
Conforme a energia da bateria esgota os componentes eletroeletrônicos começam a falhar e um dos mais perigosos é o eletro ventilador do radiador que passa a girar mais devagar e com a crise de energia o sensor de temperado do painel pode não informar que o motor está superaquecendo e antes mesmo que a energia se esgote, o que fará o motor do veículo parar por falta de ignição e de injeção de combustível.
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Luz de óleo acesa?Se o interruptor de pressão e até a bomba de óleo foi trocada e não resolveu.
A qualidade na lubrificação do motor de seu carro pode ser comprometida por inúmeros fatores, dentre eles a forma como a manutenção é realizada pelo próprio proprietário do veículo.
Entenda, não tenho a intensão de culpar você, mas de alertar que a vida útil do motor está em suas mãos e muito do que acontece de ruim ou de bom pode derivar da sua forma de tratar o assunto.
Uma troca de óleo que inclua um novo filtro, vedante do bujão e o lubrificante de especificação indicada pelo fabricante tem seu custo em média próximo ao de um tanque cheio de combustível.
Geralmente as pessoas normais rodam em torno de 15 mil quilômetros ao ano o que obriga a troca do lubrificante não mais do que 3 vezes ao ano, e pergunto, quantas vezes você abastece nesse mesmo período?O motor é uma máquina quente, e essa temperatura que gira em torno dos 100 graus é a responsável pela durabilidade mecânica das peças que se comportam melhor a uma alta temperatura e o consumo de combustível também é mais eficiente nessa temperatura ideal de trabalho, mas e o lubrificante, o que acha disso? Os lubrificantes modernos possuem inúmeros aditivos químicos para que possa resistir a inúmeras agressões, seja da temperatura, atrito e outros contaminantes.
Mas um dia mais cedo ou mais tarde o lubrificante do motor deve ser substituído, e é ai que você entra!Fuga de Corrente – A bateria do seu carro está descarregando?Aprenda como funciona o sistema, seus defeitos mais comuns e evite trocar uma bateria que pode estar boa.
Antes de pensar em trocar a bateria do seu carro é preciso descobrir se ela é a vilã ou a vítima, caso contrário você poderá resolver o problema inicialmente, mas em pouco tempo descobrirá que deu mancada e tomou um baita prejuízo ao trocar uma bateria em perfeito estado e não adiantará voltar a loja que te vendeu uma bateria a seu pedido, ou seja, cuidado para não bombar na pausa e insistir na troca da bateria, pois ela é um acumulador e você precisa avaliar o sistema de carga e os consumidores antes de pensar na simples troca da coitada da bateria.
 RC – Reserva de CargaToda bateria possui uma reserva de carga indicada em seu rótulo e ao comprar uma bateria a sua carga geralmente é plena e ao colocar em um carro que não carrega bem ou que tem um consumidor minando a carga da bateria o problema pode ficar oculto por alguns dias, ou seja, o sistema de carga carrega pouco ou consumo é muito alto e a carga andará um passo pra frente e dois para trás e logo a Reserva de Carga vai acabar.
2 PASSOS PRA FRENTE E 1 PARA TRÁSUm exemplo é a de uma caixa de água residencial totalmente cheia (bateria nova, bem carregada), onde o consumo de água de sua casa é levemente maior do que reposição, sendo assim você terá água por alguns dias, mas não tardará a faltar água no seu barraco.
O mesmo ocorre com a bateria, então imagine que seu carro tem um defeito, e ao trocar a bateria, você está apenas comprando uma carregada que logo estará vazia.
CURTO NO SISTEMAEsse papo de curto circuito é um pouco confuso, pois um curto entre um positivo e um negativo faz um escândalo danado, ou seja, um fogaréu lascado e uma fumaça terrível, mas claro que podemos contar com o curto ou melhor o contato entre fios que façam uma ponte, por exemplo, um fio positivo que por acaso se juntou ao fio de alimentação de uma lâmpada ou outro consumidor que geralmente ficará acionado e consumirá a energia acumulada na bateria (RARÍSSIMO).
RELÊÉ bem raro um relê consumir a carga de uma bateria por si só, mas acontece, principalmente quando alguém instala um relê errado, ou seja, coloca um relê simples onde deveria se encontrar um relê mais complexo que protegeria o sistema ao qual foi destinado, então gostaria de alertar que o relê as vezes cola seu platinado fazendo algum consumidor ficar alimentado, relê errado, mau instalado ou algum fio que tenha se conectado a outro e que fez o relê ser acionado acidentalmente, mas é bem raro.
LUZES DE PORTA MALAS E PORTA LUVASHoje está mais fácil, pois até outro dia era preciso deitar dentro do porta malas para descobrir se luz ficava acesa direta, mas com os celulares basta coloca-los para gravar um vídeo e fecha-lo no porta luvas ou porta malas para descobrir se uma das lâmpadas não ficam acesas indevidamente por falha em seus interruptores.
APARELHO DE SOM, ALARMES E ACESSÓRIOS (principais culpados)Todo componente não original é suspeito e nada mais óbvio do desconectar todos eles caso você procure por algo que esteja consumindo a bateria do seu carro.
SISTEMA DE CARGAJá falamos da importância do sistema da carga que contém o alternador (gerador de eletricidade) responsável por alimentar os consumidores elétricos enquanto o motor está funcionando e recarregar a carga da bateria, mas o sistema de carga compreende também os canos (fios e cabos) que conduzem a eletricidade e ao modelo de um sistema hídrico, podem vazar (mau contato) e impedir a devida carga da bateria.
BATERIAA bateria é um acumulador e sua principal função é fornecer energia ao carro enquanto o motor está desligado, mas ela também ajuda ao alternador como se fosse um NoBrake ou um mega capacitor, ou seja, se necessário o alternador contará com a bateria em alguns momentos durante o funcionamento do motor, principalmente hoje em dia com os alternadores modernos multi função que trabalham de forma diferenciada aos alternadores do passado, pois suas rotinas de operação levam em consideração outros fatores, como a temperatura e até mesmo a solicitação do sistema de injeção.
BATERIA MAIOR (erro comum)Nada mais equivocado do que aumentar o tamanho da caixa de água se a pressão não consegue enche-la, ou seja, imagine que uma bateria maior é o ato de colocar colocar uma caixa de água em uma altura que a bomba de água não consegue alimenta-la pois não tem a pressão necessária, então para você ter algum benefício em colocar uma bateria maior, você precisará de um alternador (bomba) que gere uma corrente (pressão) maior, ou seja, um alternador que gere mais Amperes Hora, caso contrário essa bateria maior nunca ficará cheia de verdade (carregada).
Entre outras palavras, não adianta trocar a bateria de 50Ah do seu carro por uma de 70Ah sem redimensionar todo o sistema de carga, nadinha!DIMENCIONE O SISTEMA (som pesado)Se você instalou um som pesado no seu carro, pense no conjunto, alternador potente, bateria com um RC maior e um reforço no cabeamento elétrico para evitar vazamentos e manda bala no som, mas longe da minha rua por favor, tenho criança pequena em casa.
CONSUMO PERMITIDOAo utilizar um amperímetro é possível avaliar a demanda do sistema em descanso, ou seja, com motor desligado e o carro trancado, mas atenção, pois hoje temos o power latch que nada mais é do que um processo normal do sistema que varia entre 1 e 40 minutos ou mais e o teste de faísca no terminal da bateria não é mais válido como acontecida com os carros dos anos 80.
O consumo normal de um sistema ok gira em torno de 40 miliamperes e pode ser um pouco maior em alguns carros especiais, que inclusive pedem para desligar a bateria se o veículo for ficar parado mais de 7 dias (Omega Australiano), mas geralmente não vemos um consumo maior do que 50 miliamperes hora.
Bateria explode! Cuidados especias para trocar, carregar ou fazer chupeta.
O motor de arranque gira devagar e seu vizinho prestativo logo surge com um cabo de chupeta e o que poderia ser a salvação, acaba na emergência do hospital com seu vizinho gritando desesperado com as mãos sobre os olhos!A bateria de acumuladores químicos ou simplesmente, bateria, é o coração da parte elétrica e sua principal função é fornecer energia quando o veículo está desligado, quando o sistema gerador de eletricidade apresentar falhas ou absorver picos de tensão, mas o que muitos não sabem é que ela é uma verdadeira bomba e pode explodir a qualquer momento, principalmente quando desconectamos ela ou mesmo quando fazemos uma alimentação externa, tudo devido a possíveis faíscas no movimento dos seus terminais elétricos, que incendeiam os gases explosivos liberados pela bateria, provocando incêndios, queimaduras e até uma terrível explosão.
AVISOS DESCRITOS NOS MANUAIS DO PRODUTOA qualidade das informações descritas nos manuais variam conforme o fabricante:DICASO frio é o principal inimigo da bateria, o momento crítico é a partida, e para ajudar algumas dicas simples podem ajudar muito: BATERIAS SELADAS – LIVRES DE MANUTENÇÃO (DURANTE A VIDA ÚTIL)Existem várias tecnologias e produtos disponíveis no mercado geralmente livres de antimônio e as de qualidade superior contam com chumbo-cálcio-prata, oferecendo uma elevação de potência de partida aproximadamente 30% maior do que as baterias convencionais e baterias de boa qualidade também contam interruptores anti chamas, o que minimiza o consumo de água e impede o vazamento de liquido caso a bateria seja inclinada, dando mais segurança e durabilidade.
TROCANDO A BATERIAA troca deve ser feita com muita atenção, mas não é um procedimento complicado e deixamos algumas dicas:Coloque óculos, luvas, avental de proteção e faça o procedimento em um local bem arejado.
Alimente o sistema elétrico do veículo com uma bateria auxiliar para evitar a perda de configuração dos componentes eletrônicos.
Desligue primeiramente o terminal negativo e depois o positivo, mas lembre que o sistema está energizado e cobrir o terminal positivo com um isolante é fundamental.
Utilize um pedaço de câmara de pneu.
Solte a fixação da bateria.
Limpe os terminais, caso possuam zinabre, com aguá corrente.
Veja a dica.
Instale a bateria nova na forma inversa, ligando o terminal negativo por último.
Desligue a bateria auxiliar.
Realize testes no sistema de carga.
Vai viajar? Conheça nossas dicas antes de pegar a estrada com os pimpolhos!Porta malas cheio, pimpolhos afivelados e pé na estrada, mas e se o pneu furar, o guarda te parar ou se o GPS não funcionar? PNEUS Dia ensolarado, GPS calibrado e você parti sem medo de ser feliz com a criançada a mil, para no posto, checa o óleo, enche o tanque e pega a estrada com fé e esperança de que tudo vai dar certo, mas você verificou tudo o que devia, ou seja, você fez seu check list de viagem? A nossa zona de conforto pode nos colocar em apuros, por exemplo, pegar a estrada sem ter crédito no celular, o que nos deixa sem acesso a internet que por sua vez impede o funcionamento de vários programas de GPS dos smartphones e na primeira fase da viagem ninguém liga o GPS já que o trecho inicial é conhecido e quem se preocupa em verificar se o acendedor de cigarros está alimentando, a fonte que manterá o GPS funcionando? Mas vamos analizar outros itens?Os pneus são os sapatos do carro e você não pode deixar de calibrar os pneus, pois correrá inúmeros riscos com pneus murchos ou muito cheios, onde:Pneu vazio aquaplanará facilmente em pistas molhadas, estará sujeito a cortes, sofrerá desgaste irregular nos ombros e aumentará o consumo de combustível.
Pneus excessivamente cheios deixam o carro duro e causam desgaste prematuro no centro da banda de rodagem.
Pneus gastos, ou seja, abaixo da medida mínima (twi) colocam sua segurança em risco e podem dar multas e apreensão do veículo.
Step murcho ou careca também deixam você na mão e pode dar multa.
Verifique se a roda do step está correta, ou descubra no momento de emergência que a mesma não serve no seu carro.
O Kit de Emergência original do carro contém itens, como, macaco, chave de roda, triângulo sinalizador e extintor, mas você pode acrescentar uma pequena tábua para apoiar o macaco, caso precise trocar o pneu em uma rua de terra, uma barra de cano para servir de alavanca da chave de roda, cabo de chupeta, corda reforçada de 5 metros, lanterna e um santo rolo de papel higiênico sempre a mão.
FREIOS, SUSPENSÃO E ALINHAMENTOOs freios merecem uma atenção especial, item que muitas vezes não demonstra qualquer sintoma antes de dar problema, e você não vai querer trocar uma pastilha de um carro importado em uma cidade de interior sem recursos ou mesmo ficar sem freios.
A suspensão é um item de conforto e segurança e qualquer sintoma deve ser investigado, já que ela coloca a segurança da sua família em risco, então de uma passada no seu mecânico antes de pegar e estrada e faça um check list.
Clique aqui e baixe nosso check list em excel.
Alinhar as rodas e fazer um balanceamento a cada 10 mil quilômetros é obrigatório e talvez seja bacana adiantar este serviço antes de pegar a estrada, mas atenção, faça um teste em velocidade de cruzerio logo após o término do serviço, pois você não vai querer descobrir que algo deu erro no serviço quando já está na estrada com os pimpolhos.
LUZESVerifique todas as luzes do veículo, incluindo a do porta malas, do habitáculo e do porta luvas.
Tenha sempre a mão um kit de lâmpadas que contenha ao menos uma unidade de cada modelo do seu carro, incluindo a de farol e alguns fusíveis para emergências.
MOTORO motor é uma máquina quente e precisa trabalhar aquecida para ter a melhor eficiência mecânica e de consumo possível, ou seja ela não pode trabalhar fria e muito menos sobre aquecida e a melhor forma de cuidar do coração do seu carro é caprichar nas trocas de óleo/filtros, verificar o aditivo do radiador e estar em dia com a troca das correias conforme a indicação fabricante, ou você vai ficar na estrada com os pimpolhos em choque!Saiba mais sobre: Válvula Termostática – Superaquecimento, Falhas de Motor e Alto Consumo de CombustívelCHUVA E FRIOA natureza põe a prova o mais prevenido e nada mais natural do que descobrir que a palheta do limpador está uma porcaria no momento que mais precisamos dela e lembre que sempre tem um engraçadinho na sua frente que solta uma fumaça cheia de óleo que gruda no seu para-brisas e ter água no injetor com detergente é fundamental, mas e se o vilão está dentro do carro, ou seja, se o vidro está sujo ou embaçando? Pra tudo existe uma solução e investir em um produto ante embaçante para passar por dentro do para-brisas pode ser uma boa garantia e para finalizar lembre que o ar condicionado pode ser acionado nos dias mais congelantes, bastando apenas acionar o ar quente para mistura-los, e ter um ar quente e seco, ótimo para desembaçar o para-brisas sem que todos congelem dentro do veículo.
DOCUMENTOSCuidado com documentos velhos misturados ao último licenciamento e fique esperto quanto ao seguro, pois seu corretor pode ter acertado na loteria e deixar de te avisar que a apólice venceu.
ZONA DE CONFORTOAgora que você já está atento a vários itens fundamentais para uma boa viagem, quero lembrar que muitos acidentes acontecem quando estamos na nossa zona de conforto, ou seja, quando estamos chegando em casa, pois relaxamos nossa atenção e é ai que o bicho pega, então fique atento e boa viagem!Problemas no Escapamento – Alto consumo de combustível, falhas ou mau desempenho.
Não adianta trocar o módulo de injeção e nem o motor do carro se o escapamento estiver com problemas.
O  ciclo de funcionamento do motor 4 tempos depende da perfeita exaustão dos gases gerados na câmara de combustão do motor ou a admissão de ar será prejudicada, entre outras palavras, não dá para admitir ar corretamente se a câmara ainda contém uma quantidade de gases não expelidos sem falar claro da força que o motor tem que fazer para empurrar os gases contra um sistema obstruído, mas o buraco é mais embaixo, pois essa falha pode ser constante ou intermitente, ou seja, o sistema de exaustão (escape) pode ser obstruído por inúmeros defeitos e um deles é o derretimento ou quebra do elemento interno do catalizador, que dependendo do movimento pode ou não obstruir a passagem dos gases o que cria um defeito intermitente.
O catalizador quebrado poderá obstruir o fluxo dos gases, mas ele geralmente gera um barulho metálico, como, pedras soltas batendo contra o metal e facilmente detectável pelo mecânico, mas quando o catalizador está errado ou adulterado, o diagnóstico se complicará bastante e não podemos deixar de citar a qualidade das peças paralelas aplicadas no momento que um silencioso traseiro, por exemplo, é substituído por uma peça mal dimensionada, o que poderá causar  um aumento no consumo do combustível,  sintoma que passará a assombrar muitas oficinas, pois é bem difícil de ser diagnosticado.
DICA: Se o carro está consumindo muito devido a uma falha na injeção eletrônica, a quantidade excessiva de combustível não queimada poderá atacar o catalizador, derretendo seu miolo, que por sua vez passará a dificultar a saída dos gases do motor, causando o mesmo alto consumo inicial entre outros sintomas.
RECUPERANDO O ESCAPAMENTOO sistema de exaustão possuí várias partes e você pode ficar inclinado a recuperar um silencioso traseiro através de uma solda rápida para tampar um simples furo, mas cuidado, pois os essas peças são recheadas de uma lã de vidro especial que pode derreter durante a solda, o que poderá obstruir o escapamento imediatamente ou não, o que complicaria muito um diagnóstico, já que essa lã poderá se movimentar dias ou meses a após o reparo, informação esquecida e que não será repassada ao reparador responsável pelo diagnóstico de um pepino no seu carro.
ATENÇÃO: Você pode estar inclinado à remover o elemento do catalizador para “melhorar” o fluxo dos gases, mas isso será equívoco comum, pois o catalizador é dimensionado de tal forma que o fluxo não sofra qualquer restrição e quando seu elemento interno é removido, problemas no funcionamento do motor ocorrerão, principalmente na linha Flex, então nunca remova o miolo do catalizador ou ande com o veículo sem ele, ou seja, faça sua substituição quando necessário, caso contrário seu carro terá grandes prejuízos, seja em alto consumo, falhas ou mau desempenho.
Não foram poucas às vezes que somente a substituição de escapamentos resolveram problemas de alto consumo ou falta de potência, mas infelizmente já ocorreram casos em que até mesmo peças originais também apresentaram problemas e foram substituídas para a solução real de falhas e sintomas indesejados.
Existem ferramentas apropriadas, como manômetros de pressão específicos para análise do sistema de exaustão e recomendamos sua utilização sempre que possível.
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