Biblioteca Comunitaria Novo Horizonte, São Gonçalo do Sapucaí - MG

R. João C. da Silva Jr, 35 - Novo Horizonte, São Gonçalo do Sapucaí - MG, 37490-000, Brasil
São Gonçalo do Sapucaí - MG

Biblioteca Comunitária Novo Horizonte | Democratizando o acesso ao Livro, à Leitura, à Literatura e à Cultura! - - Biblioteca Comunitária Novo Horizonte Democratizando o acesso ao Livro, à Leitura, à Literatura e à Cultura!  Publicado por: bcnh | 25/11/2017 PELLLB – Plano Estadual do Livro, Leitura , Literatura e Bibliotecas – Etapa Final – 1º dia Desde o ano de 2006, quando os “Ministérios da Cultura e da Educação criaram, por meio de portaria interministerial nº 1.
442 de 10/08/2006, o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL” que tenho acompanhado de perto e tenho presenciado a estruturação e fortalecimento do seus primeiros eixos organizadores: estimular a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva [do livro].
(Guia PELL e PMLL.
p.
4)A criação desse Plano criou “o marco institucional para o livro e a leitura como política pública”, mas, sua implementação conta, imprescindivelmente, com o compromisso e a elaboração dos Planos Estaduais de Livro e Leitura (PELL) e dos Planos Municipais de Livro e Leitura (PMLL).
Desde o ano de 2010, que participo das atividades do PNLL, como participei das atividades paralelas do 3º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e do 3º Fórum Nacional do Livro e Leitura, em São Paulo, nos dia 19 a 22/08/2010, durante a Bienal Internacional de São Paulo.
No Estado de Minas Gerais, a preparação para a organização e criação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (termos acrescidos), teve início com a formação e a publicação do Grupo de Trabalho no Diário Oficial, no dia 02/06/2016.
Grupo de trabalho para a elaboração do PELLLBMGDo resultado dos trabalho do GT, foi disponibilizado o Guia “Proposta para discussão : Plano de ação – Fevereiro 2017.
Neste guia constam “Problemas e Oportunidades, Objetivos, Ações, Metas e Prazos para os seguintes atores do LLLB: bibliotecas públicas, escolares, comunitárias; acervo e acessibilidade; incorporação e uso de tecnologias de informação e comunicação na prática de leitura; formação de mediadores de leitura; incentivo à leitura; articulação e fortalecimento institucional; valorização simbólica; comunicação e conteúdo; eventos literários; produção autoral; produção editorial e distribuição; mercado livreiro; linhas de fomento e compras públicas.
Essas propostas foram organizadas no “Documento de Propostas para os encontros regionais“, que foi ampla e profundamente estudado e debatido pela sociedade civil no dia 29/08/2017, no Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas na cidade de Varginha e, posteriormente, em mais 06 cidades: Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Belo Horizonte, Uberlândia e Teófilo Otoni; num processo de interiorização totalmente democrático, como nunca antes na história deste Estado.
Do resultado dos encontros regionais, sistematizou-se o “Documento de Propostas para os Grupos de Trabalho da Etapa Final“; documento com 40 páginas, que também contemplou as “novas propostas e as contribuições recebidas pela consulta pública”, via internet.
Neste documento foram compiladas as ações iniciais em quatro eixos complementares:Do árduo trabalho interpretação de texto e depois produção de texto coletivo, que realizamos entre os dias 22, 23 de Novembro de 2017, na Assembleia de Minas Gerais, resultou no Documento de Propostas para a Plenária Final.
Permanecendo então, no texto a ser entregue ao Deputado Bosco (AVANTE), que esteve presente conosco durante os três dias, as seguintes propostas:Eixo 2: Fomento à leitura e à formação de mediadores.
Eixo 3: Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólicoEixo 4: Desenvolvimento da economia do livroNo dia 24/11/2017 foram aceitas 03 Moções, uma do grupo I, uma do grupo II e uma do grupo IV.
======================================================================================Os três dias foram intensos, no primeiro dia as palestras de abertura nos conscientizaram do porquê estávamos lá naquele momento histórico, como repetiu incansavelmente o Deputado Bosco (AVANTE).
No primeiro dia, após a execução do Hino Nacional:houve uma apresentação do grupo Palavra Viva, que busca incentivar o hábito da leitura e o gosto pela literatura através das artes cênicas.
Foi lindíssimo, maravilhoso, surpreendente! Declamaram, recitaram, cantaram o belíssimo “Romance das Palavras Aéreas”, de Cecília Meirelles Este slideshow necessita de JavaScript.
 No Painel 1 – Leitura cidadã – Democratização do acesso e valor simbólico do livro, o palestrante José Castilho Marques Neto, ex-secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil nos períodos de 2006 a 2011 e 2013 a 2017, teve problemas na viagem e não conseguiu chegar a tempo do início, por isso, falou a doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Elisa Ribeiro e depois, Fabíola Farias, coordenadora da rede de bibliotecas públicas e projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Mais tarde, José Castilho apresentou sua palestra, fazendo um breve histórico do PNLL e suas impressões para o PELLLB-MG, que servirá “de modelo” para os demais estados da federação.
Este foi, o primeiro momento forte do encontro, pois, com grande sensibilidade e conhecimento de causa, Fabíola Farias complementou e até rebateu algumas colocações da doutora Ana Elisa, fazendo-nos passar por duas experiências maravilhosas: um debate entre duas mulheres inteligentíssimas, mas, com visões diferentes sobre a leitura e a literatura, fazendo-nos pensar em qual delas nos encaixamos; na caixa da técnica que nos ensina a compreendermos melhor nossa língua e linguagem para nos tornar melhores como falantes ou na liberdade da leitura engajada e consciente que nos torna cidadãos.
Após os debates e a hora de almoço (uma hora mesmo), continuamos com o: Painel 2 – Livro e Leitor: Mediação de leitura, Em seguida a inimaginável e hilária  Doutora em Letras, Maria Antonieta Antunes Cunha, especialista em literatura infantil e mediação de leitura nos fez rir e até acordar alguns… nos encantamos com suas memórias vivas e contundentes, pena que o “moço de terno preto não parava de mostrar os papelzinho com o tempo de 5 minutos restantes!!!Até que uma figura feminina forte e marcante, chamada Bel Santos Mayer, coordenadora do Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac) e membro da coordenação colegiada da Rede LiteraSampa e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), após ceder 8 minutos do seu tempo para D.
Antonieta, nos encantou com sua voz grave e segura e sua grande beleza negra, contando sobre suas intervenções nas comunidades e até nos cemitérios de São Paulo, com garotos e garotas amantes da leitura e da literatura.
Fortes emoções neste segundo painel!!!E, por último, Talles Azigon, mediador de leituras, poeta, editor, produtor cultural e contador de histórias e fofo!!! um amor de pessoa que encantou com sua juventude e meninice! Não tem muito o que explicar, ele é simplesmente poeta!!! Painel 3 – Cadeia produtiva e criativa do livro, falaram Luís Antônio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro e do Instituto Pró-Livro (IPL) e diretor-geral da Trilha Educacional Editora, Nossa conhecida e estonteante Rosana de Mont’Alverne, mestre em Educação pela UFMG, sócia-fundadora da Editora Aletria e presidente da Câmara Mineira do Livro  e Raquel Menezes, presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre) e editora da Oficina Raquel, mas, como aconteceu na parte da manhã, tive que me ausentar, por pura necessidade inadiável.
Quando retornei, falava Rodrigo Ricardo, presidente administrador do Instituto Cultural Colofão de Literatura Independente e editor-chefe do Grupo Editorial Ferro e representante dos autores independentes e o segmento de autores independentes de Belo Horizonte.
Sério e compenetrado, dificilmente já vi ou assisti uma apresentação de slides tão certeira e contundente como a dele, ao nos fazer compreender a importância da valorização do autor independente, em especial os autores mineiros.
Entre Vampiros e Sacis nas mais variadas versões, Rodrigo Ricardo mostrou porque foi escolhido para defender a classe!Enfim, final do 1º dia!!! Às 20:00 hs.
Merecíamos um bom descanso!   Anúncios Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Arquivos | Tags:ALMG, PELLLB-MG Publicado por: bcnh | 09/09/2017 Murilo Rubião, o mestre brasileiro da literatura fantástica! Estivemos, eu e minha filha, Rafaela, na cidade de Varginha, no dia 25/06/2017, no campus da UNIS, para as“comemorações do nascimento do primeiro contista do gênero fantástico em nossa literatura, Murilo Rubião.
Em 2017 essa celebração tem um gosto especial, por se tratar do centenário do nascimento do escritor.
O encontro permitiu uma conversa sobre o escritor, sua obra e sobre as atividades comemorativas do centenário de seu nascimento.
”Murilo Rubião Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades, VIDEOS | Tags:Murilo Rubião, Polígono, UNIS Publicado por: bcnh | 05/09/2017 Há maior demonstração de amor do que oferecer a leitura para alguém??? 11 anos depois, sem apoio, sem estrutura, sem nenhuma perspectiva de que minha “loucura” estivesse servindo para alguma coisa, eis que recebo o maior e melhor de todos os presentes: um agradecimento público de uma daquelas crianças que eu vi crescer, lendo???? aqui na Biblioteca Comunitária Novo Horizonte!!! Postagem de uma leitora assídua da Biblioteca Comunitária Novo Horizonte numa rede social.
 Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos! (São João) Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Arquivos Publicado por: bcnh | 29/08/2017 Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais Aconteceu no dia 29/08/2017, durante todo o dia, o Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e BibliotecasO início foi em Varginha e o término acontecerá no dia 24/11/2017, em BH.
O objetivo do evento é colher sugestões da sociedade para elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
Marquei presença no grupo de discussão do Eixo 1 – Democratização do acesso ao livro (como era de se esperar), discutindo e alterando as propostas já acordadas no plano original e também apresentando propostas ainda não contempladas.
Nesse sentido, uma das minhas propostas foi aceita e eleita para fazer parte do texto original, que será apresentado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em novembro/2017.
Leitura da parte final da Palestra MagnaAproveitando as palavras de Adriana Galo, contadora de histórias, transcrevo alguns trechos:“Do Plano Estadual do livro,leitura, literatura e biblioteca acontece, inauguralmente, em Varginha, o Fórum Técnico Semeando Letras.
”“Uma realização do Governo de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Um encontro mais que esperado pela Sociedade Civil, com o Governo de Minas, para falar sobre as novas Leis que, durante 10 anos, nortearão atividades pertinentes ao universo da leitura literária em todas as suas possibilidades.
O Documento de Proposta para os Encontros Regionais norteiam as discussões de hoje, para as quais,representantes de várias cidades do Sul e Sudoeste de Minas, reunidos no Centro Universitário do Sul de Minas.
(UNIS).
Uma riqueza de momento, onde o Polígono Sul-Mineiro Do Livro se faz presente como Coletivo, defendendo os interesses do livro, leitura, literatura e biblioteca, por um Sul de Minas mais leitor e próspero.
” Juntas, na Palestra Magna,  Maria Helena Ferreira Penteado e Adriana Galo, fizeram “a leitura das Cartas do Ouvidor Cipriano José da Rocha, fundador da cidade da Campanha, enaltecendo as comemorações dos seus 280 anos, de importância história, de incontestável valor.
” Fiz a leitura da parte final da Palestra Magna, com a presença de Heloisa Soares, sempre nos acompanhando.
Grupo de trabalho – Eixo I – Democratização do acessoO eixo 1 teve 13 participantes, duas com foco em bibliotecas comunitárias, um diretor escolar, Alencar, de Turvolândia, Gabriela, bibliotecária e as demais, PEUBs, professoras de ensino do uso da biblioteca.
Eliane Dias, da SRE, compareceu, fez algumas propostas, mas, não ficou ate o final.
Se não me falha a memoria.
 Nosso intermediador foi o Lucas Guimaraens e o “vivo”, a digitadora das mudanças, ao vivo, não me lembro o nome.
A proposta original continha 36 itens, umas 20 sofreram pequenas alterações, algumas foram suprimidas e 6 foram apresentadas para acréscimo.
Dessas, apenas 3 foram aprovadas.
Eu propus a criação de um edital para viabilização da institucionalização das bibliotecas comunitárias, com verbas destinadas a pagamento de despesas cartorárias, material de consumo, reforma, ampliação e construção de espaço, renovação do acervo e mobiliário e equipamentos.
As outras duas foram propostas das PEUBs e bibliotecárias: Concurso para bibliotecárias em ate 5 anos, a partir do 1° ano do plano e a outra: Dispositivo fixando o trabalho das PEUBs exclusivamente dentro das bibliotecas.
Credenciamento, com Cleide Fernandes e Clarissa GonzagaPainel do Fórum Técnico Semeando Letras, com Erivelton G.
Ramos Barata, superintendente da SRE Varginha, Rosana Mont’Alverne, presidente da Câmara Mineira do Livro e Lucas Guimarães, Superintendente da Superintendência Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais.
Mesa de abertura: a Deputada Estadual Geisa Teixeira, o Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais, Lucas Guimarães, o Superintendente Regional de Ensino de Varginha, Erivelton G.
Ramos, a Presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont´Alverne e a coordenadora das SRE da SEE, Clélia Costa.
Apresentação da dinâmica do fórum, por Clarissa Gonzaga.
Início do evento Fórum Técnico Semeando LetrasVista do auditório do Hotel JaraguáEntre Maria Helena Penteado e Heloisa Soares, do Polígono Sul Mineiro do Livro, fotógrafa: Adriana GaloCom a contadora de história Adriana GaloIdentificação!!!Assim sendo, até novembro, na Assembleia Legislativa.
Avante!!!!!Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:Fórum técnico, PELLLB-MG Publicado por: bcnh | 25/03/2017 Definitivamente BICONHO Boa noite, amig@s leitores e leitorasInformo que, estamos conseguindo mais voluntários para a nossa biblioteca comunitária, por isso, criamos um grupo no Whatsapp com o nome de Amigos da BICONHO.
Como sabem, BICONHO é a abreviatura de BIblioteca COmunitária NHOrizonteA princípio, estamos cadastrando apenas as pessoas que estão vindo pessoalmente ajudar na organização do acervo, como é o caso da voluntária Thais Domiciano e da Pricila Noronha.
Vamos tentar fortalecer os laços de amizade pessoalmente, para darmos continuidade ao processo de legalização da biblioteca, com a criação do Grupo de Amigos da BICONHO.
Tudo a seu tempo!!! Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:BiCoNHo, voluntários, whatsapp Publicado por: bcnh | 17/11/2016 Victor Mendonça e “Danielle”, muito prazer!!! Envolvida com a causa Asperger, minha irmã, Angela Maria Eugênio Ferreira, sugeriu a aquisição de um livro para o acervo da Biblioteca Comunitária Novo Horizonte.
Foi então que fui apresentada ao mundo de Danielle, adolescente e autista, “entre uma crise e outra, ela vai superando, com bom humor e aguda ironia, os obstáculos cotidianos.
” (Trecho da apresentação do livro).
Entrei em contato diretamente com o escritor Victor Mendonça para verificar como e onde adquirir suas obras.
Mineiro, de BH, Victor Arthur Silva de Mendonça  tem apenas 20 anos de idade é estudante de jornalismo, entre outras coisas, “escreve com a preocupação de contribuir à Paz Mundial.
Seu blog “Tudo bem Ser Diferente” é recheado de orientações, informações e das suas impressões sobre a vida e o mundo das pessoas com necessidades específicas.
Mantém, ainda, o programa de rádio “Mundo Asperger”, na Webrádio do Uni-BH.
Prontamente, solicitaram o endereço da Biblioteca Comunitária Novo Horizonte e uma semana depois, recebi em casa, pelos Correios, os dois livros do jovem autor:  “Outro Olhar – Reflexões de Um Autista” e “Danielle, Asperger”; ambos da Manduruvá Edições Especiais, escritos em 2015 e 2016, respectivamente.
 Agradeço imensamente a sugestão da minha irmã e a doação feita pelo autor!   Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:Asperger, Autismo, Danielle, Victor Mendonça Publicado por: bcnh | 21/10/2016 Devagar e sempre!!! Nos últimos quatro anos tive que me dedicar aos estudos na universidade que eu estava cursando (UFLA).
Por isso, o movimento de leitores e de empréstimos domiciliares na Biblioteca Comunitária Novo Horizonte diminuiu bastante.
Como sabem, ela sou eu e vice-versa!Minha casa, onde funciona a Biblioteca, sofre há muito tempo com um sério problema estrutural mas, neste último ano ele se agravou e com isso eu terei que resolvê-lo definitivamente, por meio de uma reforma.
Para isso, eu tive que me mudar, mas a biblioteca continua no mesmo lugar, só que por pouco tempo.
Já estamos providenciando o encaixotamento do acervo para facilitar o transporte e o armazenamento provisório em outro local.
Não sei por quanto tempo permanecerá fechada, pois essas coisas de engenheiro, planta, planilhas e financiamento são burocráticos e demorados demais.
A planta da reforma já está aprovada e a planilha de serviços já está sendo confeccionada, mais alguns dias, espero, poderei dar entrada no financiamento que transformará minha casa num lugar realmente habitável.
Quem a conhece sabe! Mas, o que realmente me preocupa é que, depois da reforma, não terei mais o espaço disponível que tenho hoje, ou seja, o local onde ficam os livros.
Acredito e espero que o Plano Municipal do Livro e da Leitura seja implantado em nosso município e que todos os bairros tenham a sua biblioteca comunitária e que todas tenham a sua sede própria… Sonhar nunca é demais! Apesar disso, continuamos renovando nosso acervo e continuamos recebendo doações de pessoas que sabem da importância da leitura para todos nós.
Acabamos de receber  os livros do Itaú Criança :São umas graças, o Poeminhas da Terra trás “diferentes versos compostos por palavras de origem tupi e celebram a convivência do homem com a natureza.
[…] Aproxima as crianças da cultura dos povos indígenas.
”Já o livro Selou e Maya conta a história de “duas crianças vizinhas que através de diferentes atividades do dia a dia – como acordar, comer, brincar, tomar banho e escutar histórias – inventam vários mundos fantásticos.
” É um livro muito interessante que começa de frente para trás e também de trás para frente.
Além disso o site A TABA – Leitura em rede está disponibilizando um mapa de exploração do livro.
É só baixar aqui .
Recebemos também, da nossa querida colaboradora, Vera Minhoto Ferreira , alguns gibis, que os jovens amam:Encerro desejando trazer notícias melhores da próxima vez!!! Abraços a todos Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:gibis, Itaú, reforma Publicado por: bcnh | 30/08/2016 Facilitando o acesso ao Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro!!!! É com muito alegria que informo aos usuários da Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, que acabamos de receber  um kit com 10 DVD’s do “Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro”! Os dvd’s estão à disposição das escolas e instituições culturais.
Assim que possível, faremos a apresentação de todos os vídeos ao público em geral.
“Ao construir um acervo digital inédito, o projeto Memória do Esporte Olímpico Bra­sileiro espera que o resgate da trajetória do esporte nacional possa inspirar as ge­rações futuras.
Afinal, é apenas a partir de um olhar sobre nossa história e nossas ori­gens que podemos compreender o presen­te e sonhar com as próximas conquistas.
[…]  O objetivo é promover o resgate da história dos grandes atletas que representaram o País nos jogos.
”O projeto realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, patrocinado pela Petrobras, EBrasil Energia e ESPN Brasil com apoio daSecretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira.
Peço desculpas pelas imagens!!! ????Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Arquivos | Tags:esporte, memória, olimpíadas Publicado por: bcnh | 06/07/2016 Nomeado Grupo de Trabalho do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de MG A partir da Resolução Conjunta SEE e SEC nº 06/2016… leia mais aquiFoi nomeado o grupo de trabalho do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de MG, saiba quem são os representantes, aqui.
“O plano deverá valorizar alguns fatores identificados pela UNESCO como “necessários para existência expressiva de leitores em um país”:– o livro deve ocupar destaque no imaginário nacional, sendo dotado de forte poder simbólico e valorizado por amplas faixas da população;– devem existir famílias leitoras, cujos integrantes se interessem vivamente pelos livros e compartilhem práticas de leitura, de modo que as velhas e novas gerações se influenciem mutuamente e construam representações afetivas em torno da leitura;– deve haver escolas que saibam formar leitores, valendo-se de mediadores bem formados (professores, bibliotecários, mediadores de leitura) e de múltiplas estratégias e recursos para essa finalidade.
”Espero, ansiosamente, pelos resultados!Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Arquivos | Tags:leitura, livro, plano estadual, resolução Publicado por: bcnh | 20/06/2016 “Chegamos num estágio e a gente precisa ir mais adiante…” A primeira medida desse governo ilegítimo foi extinguir o ministério da Cultura, e isso guarda um simbolismo muito grande, porque o Ministério da Cultura foi a primeira criação da redemocratização, então, no momento em que o Brasil conquista a democracia o Ministério da Cultura surge como um instrumento de qualificar o Estado na sua relação com toda área criativa; com as artes, com o mundo simbólico do país.
E no momento que um governo ilegítimo tenta interromper esse processo democrático: a gente tem a extinção do ministério! Mas, o ministério voltou por força da resistência dos artistas, dos trabalhadores da Cultura, dos gestores e da sociedade como um todo.
Agora, a recriação do ministério da cultura não resolve o problema  porque cultura exige democracia para ela se desenvolver, exige liberdade de expressão plena, exige republicanismo… ninguém pode ser perseguido, discriminado e preterido por suas opiniões políticas.
Os artistas precisam de um território de liberdade muito grande e o Estado tem que ter uma responsabilidade em cumprir seu papel.
A responsabilidade do Estado junto à cultura é intransferível.
A área privada tem um papel, a sociedade tem um papel e o Estado tem um papel.
Se a gente quer garantir desenvolvimento cultural pro país, ao acesso de todos os brasileiros e brasileiras e ao acesso em todas as regiões do Brasil, o Estado tem uma responsabilidade enorme.
São muitas: é responsabilidade de preservação do patrimônio, é responsabilidade no sentido de garantir a infraestrutura necessária: bibliotecas, centros culturais…  que financia atividades que não são rentáveis e só o Estado pode assumir essa responsabilidade.
É muito ampla a responsabilidade do Estado na garantia que o país terá o desenvolvimento cultural como um dos principais ativos para enfrentar todos os desafios do século 21.
Esse governo não tem essa possibilidade; porque essa medida de extinguir o ministério e o retorno do ministério da Cultura, fruto de uma pressão, é muito significativa no sentido de como eles veem a questão.
O neoliberalismo não tem condições de ter um projeto de nação que incorpore a cultura.
Então nós vamos viver momentos difíceis e já estamos vivendo.
Uma série de direitos e uma série de processos culturais, que vinham sendo construídos desde 2003, alguns até anteriormente, que nós herdamos dos primeiros governos da redemocratização, estão ameaçados hoje; e nós vamos ter que enfrentar isso.
A sociedade brasileira, os artistas, vão ter que manter a mobilização no sentido de garantir esses direitos e esses processos culturais.
Nós temos investimentos importantes, hoje, na cultura.
Nós Somos ultra bem-sucedidos com o cinema e com o áudio visual,  hoje, a atividade é superavitária, rende mais do que é investido pelo governo, o que mostra que cultura é investimento, cultura não é despesa.
É preciso ampliar inclusive essa responsabilidade do Estado.
Chegamos num estágio e a gente precisa ir mais adiante…Juca Ferreira – Ex-ministro da CulturaShare this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em VIDEOS | Tags:cultura, ilegítimo, Juca Ferreira, redemocratização Publicado por: bcnh | 04/06/2016 Eu faço parte! Clique aqui: Biblioteca Comunitária Novo Horizonte faz parte dessa história Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades, Clipping | Tags:biblioteca, bienal, cultura, EDUCAÇÃO, pnll Publicado por: bcnh | 19/05/2016 NOTA DE REPÚDIO À EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DA CULTURA PELA REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS (RNBC) Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Arquivos | Tags:cultura, Extinção, Repúdio Publicado por: bcnh | 25/04/2016 Tudo a seu tempo! Trago novidades, desta vez, concretas!Vocês já me ouviram dizer que “uma andorinha só não faz verão!” Pois bem, eu acredito realmente que uma andorinha só não é capaz de fazer verão, mas, também acredito que, mesmo sozinha, é ela que o mantém vivo.
Se todas as andorinhas desistirem de fazer verão, apenas por estarem sozinhas, o verão acabará.
Fé e persistência são duas palavras que estão muito vivas no meu vocabulário.
A Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, como sabem, está ativa desde 2006.
Como ela se confunde comigo, pois é uma iniciativa particular e voluntária e não possui ajuda de nenhuma instituição ou órgão público ou privado, nos últimos quatro anos em que estive me dedicando aos estudos, na UFLA (me formarei no próximo dia 29/04/2016), as atividades da biblioteca acabaram ficando em segundo ou terceiro plano, visto que, além de universitária, continuei sendo funcionária pública e mãe de família em tempo integral.
Mas o que importa hoje é que, ontem, dois amantes da leitura se juntaram a mim e abraçaram o projeto.
Pretendemos, além de dar continuidade às ações em prol do livro, da leitura e da cultura, reorganizar o acervo, informatizá-lo, institucionalizar a biblioteca, legalizando-a, buscando ampliar as suas ações e, principalmente, conquistar o tão sonhado espaço próprio que ela merece ter.
Fiz um pequeno vídeo em agradecimento ao Pablo e à Raphaela, que posto abaixo.
Abraços a todos!Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
2 Comentários Publicado em Atividades | Tags:acervo, agradecimento, amigos Publicado por: bcnh | 19/10/2015 A esperança é a última que morre, mesmo!!! Depois de tanto tempo pelejando com a Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, sem apoio, sem a participação efetiva da comunidade, sem parceiros, sem patrocínio, sem um lugar adequado… finalmente, alguém resolveu abraçar a causa de verdade, com ações concretas!Se o projeto da Biblioteca Comunitária Novo Horizonte desse retorno, desse visibilidade, desse “IBOPE”, se aparecesse na mídia, se levasse nome de pessoas e nome de empresas nas suas ações, quem sabe já tivéssemos uma sede própria, um local adequado, mais eventos culturais, mais apoiadores, mais voluntários! Vejo tantas reportagens sobre bibliotecas iguais a essa nos jornais locais e nacionais, nos programas de auditório, nos programas de reportagens especiais (que me alegram muito), mas, não! Aqui, os empréstimos domiciliares de livros são feitos no interior da minha casa, onde não há holofotes na fachada, não há, sequer, uma placa indicando o nome do local.
Mas, que há dez anos vem alimentando a imaginação de crianças e adolescentes que cresceram tendo acesso à leitura de forma gratuita, bem próximo de suas casas, para pegarem livros e lerem na hora que quiserem e o livro que gostarem.
Minha esperança, desde 2006, quando ela foi idealizada e organizada, sempre foi que a própria comunidade assumisse o seu funcionamento, mas, para isso, é preciso ter uma sede, um local bonito, que atraia os leitores e que seja de fácil acesso para todos, crianças e adultos.
Meu maior problema aqui em casa, é que os jovens e adultos “não gostam de incomodar”! Eles acham que me chamar para pegar livro é incômodo.
Mal sabem eles, que é um prazer!Bem, mas, o que me trouxe aqui hoje, é para dizer sobre uma excelente novidade: A Biblioteca Comunitária Novo Horizonte foi adotada e já estamos trabalhando para conseguir construir uma sede para ela.
Deus ouviu minha preces e tocou no coração do Alexandre da Silva, coordenador da comunidade de Santa Terezinha! Por enquanto, Deus lhe pague!Em breve postarei mais novidades, mas, em breve precisaremos de apoio bem concreto! rsrsrsr.
Deixo aqui as imagens de um querido leitor, que gosto muito: o André, meu amiguinho! Fiquei muito feliz ao descobrir que, agora, ele é essa pessoinha interessada na leitura de livrinhos e gibis! Parabéns à professora que o alfabetizou.
Ele está lendo muito bem!Este slideshow necessita de JavaScript.
Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
1 Comentário Publicado em Atividades | Tags:biblioteca, Esperança, livros, Santa Terezinha, sede Publicado por: bcnh | 02/09/2015 Quase uma “Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias de S.
G.
S.
” Infelizmente, os integrantes do grupo decidiram pela não adesão e resolveram levar adiante somente as atividades da Biblioteca São José.
Eu, porém, darei continuidade ao grupo e ao projeto.
 Informo a todos que foi criado na rede social conhecida como “Face” um grupo para interação das pessoas que queiram participar da fundação da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias de São Gonçalo do Sapucaí.
Ele servirá para interagirmos, mantermos contato e trocarmos ideias até a chegada da nossa próxima reunião, que acontecerá no dia 04/10/2015 às 16h30min, na  Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, à Rua João Carvalho da Silva Júnior, 35 – Bairro Novo Horizonte.
A futura associação “ABICOM.
SGS” contou, em sua primeira reunião, com a presença de oito pessoas.
A reunião foi organizada pela Irmã Sérvula Barbosa, da Congregação das Irmãs da Providência de GAP no Brasil, a partir da necessidade de conseguir mais pessoas para ajudar na organização do acervo e na realização das atividades literárias da biblioteca comunitária já existente naquela comunidade, a Biblioteca Comunitária São José, que foi idealizada pelo Sr.
João Arnaldo Rufino.
A minha participação foi solicitada com o intuito de relatar minha experiência como idealizadora e gestora da Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, lutando pela sua implantação, organização e manutenção, que completará 10 anos em novembro/2015.
Estiveram presente alguns e algumas simpatizantes da causa do livro e da leitura.
A ideia da associação nasceu junto com a Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, a partir do seu projeto inicial, chamado “Uma Biblioteca em Cada Bairro”.
Diante das várias circunstâncias negativas que se seguiram, como falta de apoio, falta de verba, falta de sede própria, falta de pessoas envolvidas com ele, acabei realizando apenas os empréstimos domiciliares, fazendo a minha parte sozinha mesmo.
Na reunião, aproveitando a oportunidade, propus ao grupo de pessoas que me ajudassem com a legalização do projeto; foi sugerido a substituição do termo “bairro” por “comunidade”.
Portanto, o projeto norteador da associação é “Uma Biblioteca em Cada Comunidade”.
Isso se deve à facilidade de dividir a cidade em um número menor de grupos, com uma abrangência maior, além disso, todos os envolvidos já são pessoas engajadas nessas comunidades, mas, nas atividades religiosas.
Portanto, são pessoas que dedicam sua vida a servir ao próximo e, nada melhor, do que fartar o próximo com atividades literárias!Se quiser participar desse importante movimento em nossa cidade,Acesse:https://www.
facebook.
com/groups/abicom.
sgs/Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:associação, comunitárias Publicado por: bcnh | 18/08/2015 “Uma andorinha só não faz verão”, mas, duas, três… cinco… nove, fazem um mutirão!!! “Uma andorinha só não faz primavera” (Aristóteles)É isso ai, tenho a honra de dizer que ontem, 17/08/2015, aconteceu a primeira reunião de apoio às bibliotecas comunitárias de nossa cidade: a Biblioteca Comunitária Novo Horizonte e a Biblioteca São José.
Com o apoio logístico da Irmã Sérvula e a presença de simpatizantes e amantes do livro e da leitura tivemos nosso primeiro encontro para definir os pontos que necessitam da ajuda de mais pessoas e também para criarmos um cronograma dos trabalhos que deverão ser realizados em ambas as bibliotecas comunitárias, assim que o acervo estiver devidamente organizado e as ações literárias já com os devidos responsáveis cientes do seu compromisso com os usuários.
A princípio, como é de praxe, pensa-se que é só reunir a criançada e ler uma historinha infantil, mas, as bibliotecas são mais que isso, mais que um espaço informal de leitura.
Elas são a única oportunidade de acesso ao livro, à leitura e à cultura dentro das nossas comunidades.
São elas que aproximam o leitor do livro, sem ter que ir para longe da sua casa ou do seu bairro.
É na biblioteca comunitária que os pequenos leitores podem ir com a mamãe ou sem a mamãe para pegar livros, pois é pertinho de casa; é nesse espaço que os adolescentes se encontram para comentar sobre aquele livro que todos já leram e adoraram; é nessa casa que os alunos da escola do bairro pode pegar a enciclopédia para fazer o seu trabalho sobre o Folclore ou sobre o Corpo Humano! Ah! Como é bom facilitar o acesso, fazer/ser essa ponte entre a criança/jovem/adulto e os livros!!Pois bem, nossa segunda reunião acontecerá em breve e todos os amantes da leitura e voluntários serão convidados.
Basta levar a sua boa vontade e o seu amor aos livros, que será bem vindo.
Em breve mais novidades!PS: A Biblioteca São José é a biblioteca do João Arnaldo Rufino, no Bairro São José.
Agora ela está funcionando na antiga casa onde eram celebradas as missas.
A Biblioteca Comunitária Novo Horizonte continua no mesmo lugar, na minha casa!!!Até mais ver! Abçs.
VanusaShare this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:legalização, reunião, voluntários Publicado por: bcnh | 17/08/2015 “A Formação do Leitor Literário”, palestra com Caio Riter! O título da palestra me atraiu logo de cara, pois tem tudo a ver com o meu Trabalho de Conclusão de Curso que está quase saindo do forno!É um título intrigante que nos remete a vários questionamentos:O que é ser um leitor literário?Quem é o responsável pela formação deste tipo de leitor?Riter disse que “escrever um livro não é só contar uma história”, quando se conta uma história é preciso “contar” a história, com todo o seu “modo de dizer”! Disse ainda haver alguns mitos na formação do leitor literário, especialmente nas escolas, como:“Ler não é só prazer de passatempo”, sempre se está aprendendo alguma coisa quando se lê.
“Crianças leem, adolescentes não!” Essa é uma das maiores mentiras que eu conheço.
Riter afirmou que se um adolescente não gosta de ler: “ou é uma questão de metodologia ou de erro metodológico”“Liberdade” – Se o professor, disse ele, “abre mão de seu papel de orientador” o “aluno pouco cresce como leitor, à medida em que não é desafiado”.
“O livro é caro”! Para Riter, o livro não é caro só não é reconhecido como necessidade.
Assim que for criada um cultura do livro na cidade, a partir das bibliotecas familiares a história da leitura mudará.
Apontou algumas ideias sobre o “papel do educador como formador e levantou a dúvida: “formador de leitores ou dos leitores!”A motivação para se formar leitores é prepará-los para “usar a literatura para formar valores estéticos de forma subliminares” e o que isso quer dizer? Só participando de outra palestra ou adquirindo  e lendo o livro do autor e educador Caio Riter:  A Formação do Leitor Literário em Casa e na Escola .
O professor deve “perguntar o que o aluno achou do livro, e não mostrar a minha visão do livro” e, em busca dessa metodologia acertada o educador deve, antes de tudo, ser um “apaixonado pela leitura”.
Segundo o autor, o professor apaixonado:“consome livros”;“tem a ficção e a poesia por necessidade”;“faz da leitura uma prática de vida e não uma contingência de trabalho”;“partilha leituras”;“fala com paixão sobre seus livros do coração”;“livros de qualidade são sempre presença em sua prática”.
Como já disse, contar uma história é “contar” uma história,  e exige alguns aspectos relevantes:“Contar histórias não é fazer declamação ou teatro.
É fazer o uso simples e harmônico da voz;”“Ler o livro antes, bem lido.
”“Transmitir confiança”;“Passar pelo seu gostar”“Criar um clima de envolvimento, de encantamento, dar pausas, intervalos, etc.
”……………… perdi! rsrsrsrsr“Usar as modalidades e possibilidades;“Usar códigos”: Era uma vez…, Fim…“Mostrar aos ouvintes que o que se ouviu está impresso em um livro”.
Para formar leitores: Uma “leitura com objetivo; por exemplo: leia este livro percebendo tal coisa;Fazer “relações intertextuais;Ir ao encontro das expectativas do leitor, para, em seguida, rompê-las;Utilizar sempre um “roteiro de leitura”Foi uma excelente palestra! Parabéns aos organizadores.
Vejam abaixo, algumas fotografias:Este slideshow necessita de JavaScript.
Como sempre faço, agradeço a quem contribuiu para que pudéssemos ir à Belo Horizonte: a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, do Gabinete do prefeito e do Departamento de Assistência Social.
Meu muito obrigada.
Deus lhes pague!Agora, umas fotos lindas do trajeto (apesar da uma hora e meia de atraso, devido a obras na estrada!)Este slideshow necessita de JavaScript.
Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:BH, Formação de leitores; Caio Rither Publicado por: bcnh | 06/08/2015 Mais uma vez!!! Um Poema em cada árvore em São Gonçalo do Sapucaí Pronto! Acabei de realizar o cadastro para o “Um Poema em Cada Árvore” que acontecerá em setembro/2015.
Quem quiser participar basta enviar um poema de sua autoria para bcnovohorizonte@yahoo.
com.
br, tem que ter o tamanho de uma folha A4 e a letra não pode ser muito pequena.
Ele será divulgado juntamente com os outros na data do evento.
No dia precisarei de ajuda para preparar o local, que ainda será decidido.
Interessados, favor manifestar-se nos comentários ou por mensagem.
Pode ser no Face mesmo:https://www.
facebook.
com/vanusa.
eugenioDesde já agradeço.
Vanusa.
Um poema em cada árvoreUMPOEMAEMCADAARVORE.
COM.
BR|POR _____________________________________Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:2015, árvore, Poema, setembro Publicado por: bcnh | 26/07/2015 Facilitando o acesso nos lugares mais inacessíveis!!!! Hoje foi dia de aventura, bebê!!!Foi puxado, viu! Subir a serra de manhã e só descer após o meio-dia; só almoçar às três da tarde… não tem preço!Hoje a Biblioteca Comunitária Novo Horizonte foi passear num dos lugares mais altos e mais lindos da nossa região: a Pedra Preta, no Distrito de Ferreiras.
Para ajudar no apoio aos ciclistas, estivemos lá na serra a manhã toda e, como não havia muito oque fazer até eles chegarem, disponibilizei alguns livros que permaneceram quase que imperceptíveis aos olhos dos ironman’s que por lá passaram.
Mas, quando a galera do turismo ecológico chegou, todo mundo teve um tempinho para tirar umas fotos e até dar uma folheada nos livros!!!Este slideshow necessita de JavaScript.
Então, o brasileiro só não lê mais porque não possui mais acesso aos livros!!!Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
2 Comentários Publicado em Atividades | Tags:Ferreiras, livros, Pedra Preta, Trilhão Publicado por: bcnh | 12/07/2015 Reconhecimento Até dezembro, se Deus continuar me abençoando, concluirei a graduação em Letras – Língua Portuguesa e Suas Literaturas, na UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Este semestre está sendo muito puxado: estágio, projeto de pesquisa, atividades no AVA, relatório, TCC… e a biblioteca comunitária continua em funcionamento, apesar de todas as minhas outras atribuições (casa, filhos, dever de casa, aula, catequese…).
Infelizmente, tive que abrir mão de algumas coisas devido à minha incapacidade de ficar sem dormir!!! hahahaha.
Pois é, embora eu consiga dormir apenas 4 ou 5 horas, em algum momento o cansaço bate à porta e eu tenho que recarregar a bateria.
Mas, não poderia deixar de registrar um episódio que muito me alegrou.
Um pequeno gesto, em forma de bilhete, que recebi de uma usuária muito querida: Emerentina.
Moça dedicada, inteligente e muito, muito educada.
Emprestei-lhe alguns livros há algum tempo e, na sexta, ao recebê-los de volta tive a grata surpresa de ler aquelas poucas linhas que me emocionaram e resumiram muito bem o trabalho voluntário que realizo com tanto amor e desprendimento.
Emprestar livros para a comunidade é uma das minhas maiores alegrias.
Gostaria de receber o apoio necessário para abrir uma sede própria da biblioteca, de organizar melhor o acervo, de mantê-la aberta diuturnamente, de ter pessoas engajadas que me ajudassem a mantê-la sempre à disposição de todos, mas, essa ainda não é a nossa realidade.
Então, me contento em fazer a minha parte no incentivo à leitura.
Se cada um fizer apenas a sua parte, independente da opinião contrária dos outros, ou apesar de recebermos apenas “apoio moral”, com certeza formaremos novos e novos leitores! E isso é o que importa: a qualidade, não a quantidade.
Admiração.
O nosso reconhecimento cortês de que outra pessoa se assemelha a nós.
Ambrose BierceEmerentina, agradeço-lhe de coração!Um abraço a todos e até qualquer dia!Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Arquivos Publicado por: bcnh | 14/03/2015 Mesa Redonda – Dia do Bibliotecário na BSP Meu grande interesse pelo evento foi  aguçado pelo tema da mesa redonda:BIBLIOTECA PÚBLICA E EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS PARA FORMAR LEITORES.
Como  estou prestes a me formar no curso Letras Português e Suas Literaturas, pela Universidade Federal de Lavras, a oportunidade de unir assuntos como biblioteca, educação e formação de leitores realmente me atraiu.
Faltava apenas um incentivo e apoio, que me foi dado pelo Professor Moisés.
Ao conversarmos sobre uma doação de livros para a Biblioteca Comunitária Novo Horizonte, percebemos que temos diversas afinidades e praticamente os mesmos interesses: fortalecer o acesso à leitura e a formação de leitores em nossa cidade, São Gonçalo do Sapucaí.
O evento começou pontualmente às 08h30m, com um café da manhã.
Inicialmente fomos apresentad@s ao inusitado romancista, contista e poeta Ferréz –  “um híbrido de Virgulino Ferreira (Ferre) e Zumbi dos Palmares (Z)”.
Ele discorreu sobre vários assuntos, depois leu diversos contos seus, cada um mais impactante que o outro.
Foi ótimo.
Depois dele, foi composta a mesa redonda com as convidadas: Patrícia Konder Lins e Silva, Nilma Lacerda e Elisa Machado.
 E o assunto, claro, foi literatura, livros, escola, biblioteca, aprendizagem, etc… De toda a conversa pudemos pinçar pérolas, diamantes e brilhantes.
Formamos um colar de pedras preciosas que jamais deixarão nossos pensamentos.
Algumas eu consegui anotar, como:“A entrada da escola deveria ser pela biblioteca.
”“Biblioteca é lugar de aprendizagem.
”“Leitor de literatura é a experiência mais sofisticada que há.
”“Biblioteca é um lugar de docência.
“Ler tem que produzir sentido.
”Foram sugeridos livros, filmes, poemas, contos, sites e blogs sobre o tema,  a todo momento; Patrícia Konder nos falou a respeito dos “Nativos digitais” , termo proposto por Marc Prenski para referir-se às crianças do século XXI e, “imigrantes digitais”, para aqueles que nasceram antes do ano 2000.
Foram feitas leituras de trechos de livros e de biografias de autores, pela professora Nilma, durante toda a sua fala.
Foi simplesmente emocionante.
 Elisa Machado abordou a questão das políticas públicas em prol do livro, da leitura e da literatura, fazendo uma retrospectiva dos seus últimos anos à frente do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do qual se desligara na sexta-feira passada ( 06/03/2015).
Disse que ” poderia terem sido eleitas outras atividades como esporte, parque, etc.
Foi escolhida a biblioteca.
” Motivo pelo qual esta onda de apoio e incentivo às bibliotecas, ao livro, à leitura e à literatura nunca tenha sido tão forte no país, desde então.
Se eu pudesse transcreveria cada palavra de cada uma das participantes, além, claro, das da própria organizadora do evento,  Adriana Cybelle Ferrari que nos apresentou as diretrizes que norteiam o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo  e todas as atividades que são realizadas na própria Biblioteca de São Paulo que, aliás, é um espetáculo.
Estiveram presentes bibliotecários e bibliotecárias de todo o Estado de São Paulo, e eu, a mineirinha!Em breve postarei as fotografias do evento.
Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:dia do bibliotecário, Elisa Machado, Ferréz, Nilma Lacerda, Patrícia Konder Publicado por: bcnh | 10/03/2015 Dia do Bibliotecário na BSP – SÃO PAULO Dia do Bibliotecário na BSP – SÃO PAULONa minha eterna busca pelo aprimoramento pessoal e profissional, participarei do evento:MESA-REDONDABIBLIOTECA PÚBLICA E EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS PARA FORMAR LEITORES Com a participação das convidadas: Elisa MachadoBibliotecária, doutora em Ciência da Informação e docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Foi diretora do Departamento de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo no período de 2001 a 2003 e, atualmente, é coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional.
Nilma LacerdaEscritora, poeta, cronista, roteirista de cinema, tradutora, pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
É mestra e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estreou na literatura em 1985 com o romance Manual de Tapeçaria.
  Na sequência, publicou duas novelas: Dois passos pássaros/E o voo arcanjo (1987) e Viver é feito à mão/ Viver é risco em vermelho (1989).
Tem obras publicadas para adultos, jovens e crianças.
Entre outros, recebeu os prêmios Orígenes Lessa e Jabuti de Literatura Juvenil com as Fatias do Mundo em 1997.
Várias de suas publicações para jovens receberam o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ.
e Patrícia Konder Pedagoga, também cursou as faculdades de Sociologia, Biologia, Letras e Filosofia.
Desde 1985 é orientadora pedagógica da Escola Parque no Rio de Janeiro.
É vice-presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE) e anualmente ministra palestras e participa de eventos como o Congresso Nacional de Neurociências e Tecnologia, Congresso Internacional da Escola de Pais, Congresso do Livro Digital ( 2013).
Proferiu palestra no 7º Seminário Biblioteca Viva e apresentou-se no TED X RIO Metrópole (2014).
É autora do livro Inteligência se Aprende – publicado pela Editora Casa da Palavra, e de um capítulo no livro Vivendo esse Mundo Digital – publicado pela Editora ArtMed.
 Escreve para jornais e revistas sobre temas relacionados à Educação.
Mediação: Adriana Cybele FerrariPara maiores informações, clique aquiShare this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:bibliotecário, EDUCAÇÃO, Elisa Machado, leitura, mesa redonda Publicado por: bcnh | 26/02/2015 Vamos falar sobre… a Mostra Cinema e Direitos Humanos! “Direitos humanos” são duas palavras que andam sempre juntas, mas que, por estarem sempre juntas, perderam seu individualismo.
Então, vamos lá, destrinchá-las, só para refrescar a memória.
De acordo com o dicionário Aulete, a palavra DIREITO significa:8.
O que deve ser possível a cada um na vida em sociedade, e de acordo com suas leis, sua ética etc.
9.
Poder, prerrogativa legal.
 Portanto, ter direito é uma prerrogativa legal de que todos devemos (ou deveríamos) ter as mesmas chances, oportunidades.
Ainda, de acordo com o Aulete, a palavra HUMANO significa:1.
Ref.
ao homem, à sua natureza e condição.
 3.
O ser humano; CRIATURA; HOMEM; INDIVÍDUO Daí, quando se juntam essas duas palavras acontecem três situações, chamadas de teses pelo professor de Direito da PUC-SP, Oscar Vilhena Vieira, que resumo aqui, apenas como uma introdução ao post.
“É muito comum encontrar pessoas que associam os direitos humanos com a defesa do crime ou ao menos dos criminosos.
Esta associação não é fundada num simples equívoco, pois como os criminosos também são humanos, eles têm direitos.
”“Durante muito tempo acreditou-se que havia uma incompatibilidade entre direitos humanos e segurança pública.
E evidente que as diversas garantias atribuídas aos suspeitos e aos réus em um processo judicial tornam mais onerosos o trabalho daqueles que tem por missão responsabilizar os criminosos.
”“Não é incomum ouvirmos por parte de autoridades e de segmentos mais nacionalistas da população a queixa de que, a ação do movimento de direitos humanos é parte de uma conspiração internacional voltada a limitar nossa soberania;”De acordo com uma pesquisa realizada pelo Observatório de Direitos Humanos em Guarulhos:Ignorância sobre o assuntoPreconceito veladoFalta de experiênciaDesconhecimento dos próprios direitosFinalizando, com um resultado adequado à nossa sociedade, no sentido mais amplo da palavra, a Mostra recebeu o número de 20 visitantes.
Adolescentes, mulheres e homens com uma visão de mundo consciente e engajada.
Mesmo diante de algumas variáveis que influenciaram no resultado, o objetivo da exibição dos filmes foi alcançado: mostrar outras realidades e propiciar uma reflexão a respeito dos “Direitos Humanos” naqueles que assistirem, por meio de filmes acessíveis (com legenda, com audiodescrição  e diversos idiomas).
A seguir, algumas fotos de alguns momentos da exibição dos filmes, pois não tivemos a visita da imprensa em nenhum dos quatro dias do evento.
Valeu!Me reporto novamente ao professor Oscar, que conclui seu artigo, com o qual concordo, dizendo:A gramática dos direitos humanos está fundada no pressuposto moral de que todas as pessoas merecem igual respeito umas das outras.
Somente a partir do momento em que formos capazes de agir em relação ao outro da mesma forma que gostaríamos de que agissem em relação a nós é que estaremos conjugando essa gramática corretamente.
Os argumentos de que direitos humanos são direitos de bandidos, de que atrapalham a atuação das polícias ou de que minam a soberania do Estado buscam destruir essa lógica.
Aderir a qualquer desses argumentos significa assumir a proposição de que algumas pessoas tem mais valor, outras menos, e de que ao Estado e seus funcionários cabe fazer a escolha de quais deverão ser respeitadas e quais poderão ser submetidas à exclusão, à tortura, à violência e à discriminação.
Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:cinema, direitos humanos, mostra Publicado por: bcnh | 17/02/2015 O evento “Mostra Cinema e Direitos Humanos” chega ao seu último dia em S.
G.
 S.
Acompanhe a movimentação da Mostra no Facebook, na página do evento! Clique aqui.
Filme exibido ontem, exclusivamente:CABRA MARCADO PARA MORRERPara quem não tem paciência, há curtas muito lindos:SOPHIAA diversidade cultural vista através dos olhos dessa minoria étnica que está, agora, sendo valorizada:RIO CIGANOA realidade nua e crua, bem perto de nós, mineiros:A VIZINHANÇA DO TIGREUm projeto de “Cinema e Audiovisuais” realizado em várias regiões do país;PELAS JANELASE a vida continua, após a tortura!QUE BOM TE VER VIVA Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:cinema, direitos humanos, mostra, rotary Publicado por: bcnh | 03/02/2015 Mostra Cinema e Direitos humanos no Hemisfério Sul – parte 02 Este é o modelo de kit que recebemos, elaborado pela produção da Mostra: “os kits contêm obras que buscam suscitar o debate sobre os direitos humanos em âmbito nacional”.
Kit da mostraA Biblioteca Comunitária Novo Horizonte convida a todos para prestigiar a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que será exibida no Rotary Club, em São Gonçalo do Sapucaí, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2015.
Os filmes – seis ao todo – serão exibidos gratuitamente a partir das 13 horas, e abordarão temas como golpe militar, enfrentamento da homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena, direito das pessoas com deficiência, entre outros.
A exibição faz parte do Projeto Democratizando, uma iniciativa integrante da 9ª Mostra e será realizada em todo o Brasil até o mês de março.
Por meio do projeto, pontos de exibição de todo o país se inscreveram para receber os kits elaborados pela produção da Mostra; os kits são gratuitos e contêm obras suscitam o debate sobre os direitos humanos em âmbito nacional.
Um desses pontos será a cidade de São Gonçalo do Sapucaí, que foi inscrita no projeto pela Biblioteca Comunitária “Novo Horizonte”.
São apoiadores do projeto na cidade: a Prefeitura Municipal juntamente com o Departamento de Cultura e Turismo, que realizam a divulgação e também cederão cadeiras e aparelhagem de som e vídeo para exibição dos filmes; e o Rotary Club, que emprestará seu espaço para a realização do evento.
Para obter mais informações sobre a mostra de filmes, entre em contato com Vanusa Reis Eugênio, idealizadora da biblioteca comunitária, pelo telefone (35) 3241-3487 / 8835-9062 ou através do email bcnovohorizonte@yahoo.
com.
br.
Confira a programação dos filmes: Pelas janelasInício: 13hDuração: 35 minutosClassificação: LivreSophiaInício: 13h40Duração: 15 min.
Classificação: LivreA vizinhança do tigreInício: 14hDuração: 95 min.
Classificação: 12 anosCabra marcado para morrerInício: 15h40Duração: 119 min.
Classificação: 12 anosRio CiganoInício: 17h45Duração: 80 min.
Classificação: 14 anosQue bom te ver vivaInício: 19h10Duração: 95 min.
Classificação: 16 anosShare this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Atividades | Tags:cinema, direitos humanos, gratuito, rotary Publicado por: bcnh | 03/02/2015 Lista dos pontos de exibição da Mostra Cinema e Direitos humanos 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério SulDEMOCRATIZANDO08 de janeiro a 31 de março de 2015Veja a lista completa dos Pontos de Exibiçãoclicando no link abaixohttp://www.
mostracinemaedireitoshumanos.
sdh.
gov.
br/2014/democratizando/Share this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Clipping | Tags:cinema, direitos humanos Publicado por: bcnh | 26/01/2015 Os números de 2014 – poucos, mas concretos! Os duendes de estatísticas do WordPress.
com prepararam um relatório para o ano de 2014 deste blog.
Aqui está um resumo:Um bonde de São Francisco leva 60 pessoas.
Este blog foi visitado cerca de 730 vezes em 2014.
Se fosse um bonde, eram precisas 12 viagens para as transportar.
Clique aqui para ver o relatório completoShare this:Curtir isso:Curtir Carregando.
Deixe um comentário Publicado em Arquivos Publicado por: bcnh | 31/12/2014 9ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS EM SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ Em primeiríssima mão:A Biblioteca Comunitária Novo Horizonte foi selecionada como um dos pontos de exibição da “9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul”.
O Projeto Democratizando é uma iniciativa integrante da 9ª Mostra Cinema e

Localização como chegar a Biblioteca Comunitaria Novo Horizonte