Biblioteca Infantil Emídio Vaz, Manaus - AM

R. Dr. Almínio, 73 - Centro, Manaus - AM, 69005-200, Brasil
Manaus - AM

| Portal da Cultura | - - Menu cultura Cultura Bibliotecas Teatros Museus Centros Culturais Praças Formação Cultural Amazonas Film Commission Corpos Artisticos Festivais EditaisManual de Procedimentos HistóricoInaugurada em 28 de novembro de 2001, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira atende crianças de 4 a 10 anos, da educação infantil ao ensino fundamental (1° ao 5° ano), oferecendo serviços de biblioteca especializada, desenvolvendo diversas atividades como: visita guiada, mediação de leitura, hora do conto, oficinas de artes-educação, teatro de fantoches, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, jogos culturais e recreativos, exposições temáticas e atendimento, além de orientação à leitura e pesquisas escolares.
Atividades desenvolvidasESTAÇÃO DO CONTO – As atividades nesta Estação tem o objetivo de resgatar a tradição oral, de estimular a imaginação, a criatividade e a socialização, proporcionando as crianças momentos agradáveis de prazer e alegria no contato com o mundo mágico da literatura oral.
Acreditando na importância do faz de conta, da fantasia e do encantamento.
ESTAÇÃO DA LEITURA E GIBITECA – Mediação e interação de leitura.
Destinam-se à pesquisa, leitura de livros infantis, juvenis e gibis, com o objetivo de aproximar a criança do livro, enriquecendo seu vocabulário e estimulando o hábito da leitura.
As crianças são orientadas por auxiliares de biblioteca para realizarem suas pesquisas escolares, como também outras atividades voltadas para a leitura.
ESTAÇÃO DA CIÊNCIA – Desenvolve atividades de apoio ao currículo escolar, com o intuito tirar da teoria e demonstrar de forma concreta as partes que formam o corpo humano, por meio dos modelos anatômicos e outros materiais didático-pedagógicos.
ESTAÇÃO DA ASTRONOMIA – Nesta estação, realizamos com as crianças uma viagem imaginária através do sistema solar, tendo como finalidade identificar e conhecer os planetas e as constelações que compõem o sistema solar.
ESTAÇÃO DO VÍDEO – Utilização de recursos audiovisuais como fitas VHS e DVDs para apresentação de histórias infantis e educativas, proporcionando maior informação e educação das crianças.
ESTAÇÃO DO TEATRO – Apresentações de peças infantis utilizando-se fantoches.
Os espetáculos são realizados todas as quintas-feiras, das 9h às 10h, com grupos de teatro constituído por artistas locais.
ESTAÇÃO DAS ARTES – Com o objetivo de promover o acesso a todas as formas culturais, nesta Estação são realizadas oficinas de arte-educação, como pintura, recorte e colagem, mosaico, dobraduras, trabalhos utilizando sucatas, entre outros.
As oficinas são voltadas para o público infantil.
ESTAÇÃO DA BRINCADEIRA – Brincar, correr, pular, resgatando antigas brincadeiras, despertando nas crianças o sentido da socialização, participação e interação.
A estação dispõe de diversos brinquedos tais como: gangorras, escorregadores, balanços, cesta de basquete e casinha de boneca.
Fotos: Carla Lima/Expedito Neto/Airton AmorimEventos RealizadosJANEIRO – Colônia de fériasFEVEREIRO – Apresentação da bibliotecaMARÇO – ÁguaABRIL – Dia Nacional do Livro InfantilMAIO – Dia das mãesJUNHO – Copa do Mundo; Meio Ambiente.
JULHO – Dia da amizade; Dia do Escritor.
AGOSTO – Dia do FolcloreSETEMBRO – Semana do TrânsitoOUTUBRO – Semana das Crianças; Aniversário da Cidade de Manaus.
NOVEMBRO – Dia da Consciência Negra; Aniversário da biblioteca.
DEZEMBRO – NatalGuia para visitasGrupos acima de dez pessoas devem entrar em contato com Central Pedagógica antecipadamente para realizar o agendamento.
Fone: 3215-4622Horário de funcionamentoAviso: De acordo com a Portaria n° 140, publicada em 23 de dezembro de 2016, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira funcionará apenas internamente e não atenderá o público, durante todo o mês de janeiro de 2017.
Segunda a Sexta, das 08h às 14hContatosTelefone: (92) 3637-7397Fax: (92) 3637-7397Email: bemidiovaz@culturamazonas.
am.
gov.
brSite: www.
facebook.
com /bemidiovazEndereçoRua DR.
Almínio, 73, Centro HistóricoEstrutura Técnica Banheiros disponíveis para visitantesBebedouros disponíveisVisitas guiadas apenas com agendamentoNão é permitido consumir alimentos nos ambientes internosLocalizaçãoLoadingCenter mapTráfegoDe bicicletaTransitGoogle MapsComo chegar AGENDA Debate sobre a Mulher Trans 16 de Março, das 15:00 às 17:00 Acústico Jota Quest 14 de Abril, das 23:00 às 01:00 Papo de Preto 21 de Março, das 10:00 às 10:40 Gravação de DVD da banda Cabocrioulo 18 de Março, das 19:00 às 20:00 Oficina de Turbante 20 de Março, das 09:00 às 10:30 AGENDA COMPLETA DESTAQUES Secretaria Cultura do Amazonas

Localização como chegar a Biblioteca Infantil Emídio Vaz