Butoku Kendokan Dojo, Itaporanga - SP

R. São João, 607 - Centro, Itaporanga - SP, 18480-000, Brasil
Itaporanga - SP

BUTOKU KENDOKAN JUJUTSU e JUDO - - BUTOKU KENDOKAN JUJUTSU e JUDOSe um só tigre guardar a entrada do vau nem dez mil cervos se arriscarão a passar, se o tigre descansa os cervos espreitam.
PÁGINAS sábado, novembro 11, 2017 A prática do Jujutsu                          O Gendai Jujutsu e novas escolas de Jujutsu criadas no final do século XIX e XX são a tentativa do resgate de um Budo perdido na esportivização da Arte Marcial.
São fusões e práticas surgidas a partir dos ideais de Mestres e estudantes do Budo que sentiram total banalidade na arte japonesa, certamente falo de escolas sérias e não de invenções sem base didática, histórica ou antropológica.
Diferentemente do Judo ou de qualquer esporte de combate que tem por finalidade golpes perfeitos, mas com total intenção de preservar a integridade do oponente, no Jujutsu as técnicas que surgiram do Taijutsu, Kumiuchi e Koshi no Mawari dão prioridade ao Atemi waza como método para atravessar a defesa do adversário, contribuindo para tirá-lo de combate rapidamente.
Pensando por duas vias, o esporte e o combate de campo, seria impossível reproduzir um no espaço do outro, ou seja, na guerra não há técnica perfeita para contagem de pontos e sim a melhor forma de se manter vivo e em combate.
A ideia de um gigante ser vencido por um mais fraco só é possível se este for neutralizado ou enfraquecido a partir de técnicas com o uso de armas.
O que acontece com o esporte marcial é a imposição de regras que facilitam um combate sem fim real, sedimentado sob o aspecto de massa corporal, idade, sexo e igualdade no uso de técnicas, fugindo totalmente do aspecto do Bujutsu.
Desta forma um Koshi-waza quando aplicado em termos esportivos deve ter total eficiência técnica, o oposto não seria necessário se pensarmos em combate de campo, que no momento do Kumiuchi poderia ser surpreendido com a estocada de uma arma pelas costas.
A finalidade do estudo do Jujutsu não se baseia no treinamento para um combate real e sim para a compreensão do que era um combate real , visto que atualmente não teria sentido aniquilar um ser humano para provar sua incapacidade de combater o outro, mas então para que insistir nesta prática? A resposta cada praticante deve encontrar dentro de si, visando seu crescimento espiritual como um Budoka.
Postado porButoku Kendokan Dojoàs5:36:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sábado, outubro 28, 2017 Documentos Postado porButoku Kendokan Dojoàs8:32:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, outubro 18, 2017 Iº Seminário de Gokyo FONTE: JORNAL O IMPARCIALPostado porButoku Kendokan Dojoàs8:11:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestGraduação Sensei Tadeu Miyamoto FONTE: "JORNAL O IMPARCIAL"Postado porButoku Kendokan Dojoàs8:09:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sábado, outubro 07, 2017 Reportagem sobre Seminário de Goshinjutsu FONTE : JORNAL "O IMPARCIAL"Postado porButoku Kendokan Dojoàs10:31:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, outubro 04, 2017 Iº Seminário Gokyo no WazaInscrições até 12 de outubro.
Postado porButoku Kendokan Dojoàs2:17:00 PM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sábado, setembro 23, 2017 Finalizando a Jutte      Postado porButoku Kendokan Dojoàs4:49:00 PM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest segunda-feira, setembro 18, 2017 Graduação União Portuguesa de Budo                Postado porButoku Kendokan Dojoàs7:18:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestVII Seminário de Goshin Jutsu Realizado 16 de setembro de 2017               Postado porButoku Kendokan Dojoàs7:09:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sexta-feira, agosto 25, 2017 VII Seminário Goshin Jutsu Postado porButoku Kendokan Dojoàs10:02:00 AM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest quarta-feira, agosto 23, 2017 Fragmentos - por Sensei Miyamoto Fragmentos por Miyamoto Sensei.
“.
quando comecei os treinamentos com Sensei Yoshida por volta dos anos de 1945 eu já havia sido iniciado no Bujutsu com meu avô Onimatsu Yoshitaro e eu era um bom aluno em seus treinos de artes marciais, em sua grande parte de Kendo.
Naquela época não era usado um nome exclusivo de Judo dentro do Dojo, alguns também diziam que era Jujutsu, outros somente Judo ou apenas não usava um termo para se referir aos treinos, somente diziam que iriam para o keiko.
Foi muito difícil praticar, pois o dojo era longe, mas íamos com cavalos da vila até o sítio do sensei.
Não tinha esta ideia de Organizações, era somente o Dojo e o Sensei.
Outros alunos iam e vinham dos treinos, pois tinha a lavoura para cuidar e nem sempre o aluno ficava, também havia dificuldade em se conseguir uniformes e tatames, nada era fácil naquela época.
Um dia houve uma conversa dentro do Dojo com nosso Sensei que raramente explicava sobre o que fazíamos, mas neste dia disse que aprendeu Judô e também Jujutsu no Japão.
” O Judo ou Jujutsu não era treinado como é hoje, não se via pontos ou faltas, a meta era derrubar por ippon ou fazer o adversário desistir da luta por uma chave de braço, kansetsu-waza ou estrangulando mesmo.
Esta estrutura de Judô que você vê hoje no dojo não é a mesma de Jigoro Kano, mas de uma moderna geração de alunos do Kodokan que mudaram didaticamente o que o Mestre ensinou e outras influências de professores que moravam fora do Japão.
Penso que Jigoro Kano fez algo moderno em tempos antigos e que deveria ser preservado enquanto Arte Marcial Japonesa.
Provavelmente a essência do Judo de Jigoro Kano seja a mesma tanto para os que estudavam no tempo antigo como para os que estudam nos tempos atuais, o problema é quando o estudante tem acesso ao que era antigo e entende o seu significado, aí fica sem ter como praticar o Judo de verdade.
Acredito que Kano ensinava algo mais para um Jujutsu e atualmente se ensina algo mais voltado à perfeição e ao esporte que se chama Judo.
O Kodokan também é muito fechado para o Mundo, teve disputas políticas com o Butokukai no passado e sei de disputas com a FIJ, é por isto que o Judo esta perdendo suas raízes, não só por isto, mas por que muitos mestres já morreram e não deixaram sucessores verdadeiros, outros nem mestres eram, mas simples operários ou agricultores que ensinavam o Judo deficiente que praticaram no Japão.
Não me lembro de saber que o Kodokan enviou ao Brasil mestres qualificados para difundir o Judo, tudo que se aprendeu foi através de agricultores que estavam imigrando para o Brasil.
Eu mesmo aprendi o Judo do Sensei Shibayama que era um agricultor.
O Judo é Jujutsu,é a identidade dos meus antepassados e o Jujutsu é o Judo, não é como se faz , mas como se usa o caminho aprendido.
Kano nunca fez Judo ele fez Jujutsu, Kano ensinou Judo com o Jujutsu.
Judo era a meta a ser alcançada, jujutsu era a ferramenta que ele usou.
Jujutsu ou Judo é tudo a mesma coisa, não é o que se faz, mas como se faz, independente de técnicas ou cerimônias o que se busca é o Do, o resto são discussões sem sentido, mas é lógico que isto tudo sem pensar no esporte.
Pensar em esporte não é pensar em Budo, é um Judo mascarado de diversão, convenhamos que uma criança não consiga praticar Budo, ela estende mais o esporte e isto ajuda a difundir uma visão contrária do Budô, mas muito positiva para o esporte.
Eu não sou contra o esporte, meus filhos fazem esporte de quadra, meus netos também.
Nunca quiseram seguir o Caminho do Budô, talvez achassem fora de moda, ou não entenderam o propósito da prática.
”(Sensei Miyamoto,2004)Postado porButoku Kendokan Dojoàs1:24:00 PM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest sexta-feira, agosto 11, 2017 Exame de Faixa julho/2017                   Postado porButoku Kendokan Dojoàs4:27:00 PM0comentáriosEnviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Atalho do FacebookTadeu Miyamoto Yudanshakai MemberPARCEIROSUBUUnião Portuguesa de BudoVISUALIZAÇÕESARQUIVO

Localização como chegar a Butoku Kendokan Dojo