Cachoeira Salto Major Levy, Analândia - SP

Secretária de Turismo de Analândia - - Pontos Turísticos Atrativos Naturais Morro do Cuscuzeiro Cuscuzeiro, este morro testemunho localizado na cidade de Analândia na província geomorfológica das cuestas arenito - basálticas do estado de São Paulo.
Mostrando a partir do ponto de vista da ciência geomorfológica o real potencial que a região possui para a escalada esportiva.
Diferente da história das escaladas como sempre foi retratado nos meios de comunicação da montanha.
Simplesmente ele é um morro que testemunha que o relevo das 'Cuestas' do passado atingia uma superfície maior e que através do processo do recuo paralelo das vertentes, atingiu sua configuração atual, ou seja: Onde hoje está o Cuscuzeiro era o limite anterior das escarpas da Cuesta.
Morro testemunho é uma feição do relevo situado adiante de uma escarpa, mantida pela camada rochosa mais resistente.
Recebe esta denominação por ser testemunho da antiga posição da escarpa antes do recuo do front desta.
Morros testemunhos são observáveis na frente de escarpas de planaltos ou Cuestas.
As rochas que compõem o Morro do Cuscuzeiro, o arenito, fazem parte de uma formação estratigráfica chamada de Formação Botucatu, datada de mais ou menos 150 milhões de anos atrás.
Nesta época (Jurássico) a América do Sul e a África ainda estavam unidas e pelo efeito de continentalidade, a região da bacia do Paraná era um imenso deserto de dunas de areia.
Essas dunas deram origem ao arenito, uma rocha sedimentar onde os grãos tem tamanho de areia.
Essas dunas são observadas nos perfis, pois a rocha apresenta a estratificação cruzada, seguindo a superfície das páleo-dunas.
(Fonte: www.
altamontanha.
com/coluna pedro hauk) Morro do Camelo Assim como o Morro do Cuscuzeiro, o Morro do Camelo também tem sua formação de Arenito Botucatu,datada do mesmo período de 150 milhões de anos atrás.
O que diferencia é a sua formação curiosa de “Camelo”.
Com seus 80 metros de altura tendo a mesma formação litológica do Morro do Cuscuzeiro Cachoeira do Salto Major Levy Logo na entrada da cidade,a Cachoeira do Salto Major Levy é também um dos principais atrativos da cidade.
Salto formado por queda d’água de 25 metros, localizada no Rio Corumbataí, na entrada da cidade, o Salto Major Levy também é considerado um dos "Cartões de Visita da Cidade".
(Fonte: www.
analandia.
sp.
gov.
br) Cachoeira do Escorrega Outro atrativo são as quedas d´agua da Cachoeira do Escorrega.
Pequenas quedas e um grande platô de pedra servem de escorregador natural e ai se dá o nome ao lugar.
Foto:Pedro Ferreira da Silva Junior Cachoeira da Ponte Amarela Reserva ecológica com uma área de 15.
000 m², a cinco minutos do centro da cidade, ideal para caminhadas, onde o visitante pode contemplar várias espécies da vegetação nativa e preservada.
O visitante poderá compartilhar da agradável companhia do curso d’água sobre rochas, do córrego da Olaria, que oferece logo na entrada do parque, uma corredeira muito bonita, e uma piscina natural que mais se parece uma “prainha” com várias pequenas cachoeiras no seu percurso, ideal para banhos de sol e meditação.
A ponte amarela também agrada todas as idades, principalmente as crianças em sua “praínha”.
(Fonte:www.
chalemacauva.
com.
br") Foto: Alexandre Kantowitz Cachoeira da Bocaina Uma das maiores cachoeiras com 45m de queda d´água , incrustada em meio a serra .
Com formações rochosas em Arenito Botucatu em tons marrons-avermelhados.
O topo da cachoeira sobre rochas Basálticas da Formação Serra Geral é de difícil acesso,porem com contemplação de um belo cenário.
Existe uma trilha que leva mais ou menos 15 minutos até embaixo.
Muito procurada para a prática de rapel e cascading ou simplesmente para um maravilhoso banho de cachoeira.
Foto: Alexandre Kantowitz Haras Vila Colonial Movido por esta paixão equestre, pela vida do campo e pelo estudo da Genética Equina, o Dr.
Carlos Rangel passou a criar, em seu próprio haras, Paint Horses de origem exclusivamente importada com padrão de qualidade e pelagem altamente diferenciada e rara.
O resultado desta dedicação e afeto não poderia ser outro: hoje, o Haras Vila Colonial mantém a maior porcentagem destes animais homozigotos preto e brancos em um mesmo plantel no País (sempre mais de 90%).
No Haras Vila Colonial é possível, por exemplo, encontrar o Color Me Slade, o único garanhão Paint duplo homozigoto no Brasil.
Sua dupla homozigose permite que ele transmita os genes para pelagem tanto pintada como preta em 100% de suas coberturas, para visitação é necessário fazer agendamento com as operadoras locais no município, pois as visitas são monitoradas Gruta Nossa Senhora de Lourdes Localiza-se na Fazenda Chaputepec o local apresenta-se muita área verde e na lateral da gruta uma fina cascata formando um véu de noiva em meio as pedras a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
A visitação é monitorada pelas agencias locais e pelo proprietário do projeto Pedra Viva na qual pode se chegar ao local por trilhas ou à cavalo.
Atrativos Culturais Igreja Matriz de Sant´Anna A Igreja Matriz de Sant ´Anna fundada em 23 de outubro de 1887, é lançada a primeira pedra na edificação da igreja, que foi lavrada em documento na mesma data.
Contem no acervo Santos no estilo barroco vindos de Portugal alem de ainda ter a mesma estrutura interna do construção.
Foto:Alexandre Kantowitz Ruínas da Chaminé Ruínas da Chaminé é da época do café, onde Analândia era um dos principais pontos de encontro para a travessia do café pela ferrovia.
A chaminé representa indícios dessa época majestosa para a cidade.
Localizada dentro da propriedade da Fazenda Chaputepec.
A visitação pode ser feita através das operadoras de turismo do município, pois são elas que monitoram o local.
Foto: Pedro Ferreira da Silva Junior Estação Ferroviária Secção Rio Claro - km 40,613 SP-0919 Ramal de Analândia - km 40,613 Inauguração: 15.
10.
1884 Uso atual: moradia Sem trilhos Data de construção do prédio atual: n/d A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada pela Cia.
Rio-Clarense em 1884, num ponto isolado, com o nome de Cuzcuzeiro (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr.
, 1886), logo tomando o nome da cidade, Annapolis.
Rapidamente a cidade cresceu e, em 1897, tornou-se município, separando-se de Rio Claro.
Estação da "Secção Rio Claro" da Paulista em 1892, em 1916 passou a fazer parte do trecho preterido da linha que viria a se tornar o ramal de Anápolis em 1922.
A partir de 1941, tornou-se ponta de linha do ramal, com a supressão do trecho entre essa estação e a de Visconde do Rio Claro, no tronco.
Em 1944, o nome foi alterado para Analândia, por determinação do CNG.
Está a cerca de um quilômetro dos limites da zona urbana, e para ser alcançada, toma-se uma estrada de terra aberta sobre o leito da antiga ferrovia.
Ao lado da estação, ainda existem as casas da antiga vila ferroviária.
Depois da desativação em 01/09/1966, o prédio da estação foi vendido para uma família que decidiu conservá-lo, mesmo usando-o como moradia.
No jardim, ainda está a antiga casa do chefe da estação, e a seu lado, trilhos com um vagão que foi utilizado no ramal.
A estação ainda mostra o dístico "Annapolis".
Fonte: (www.
estacoesferroviarias.
com.
br/a/analandia.
html) Atividades ao Ar Livre A cidade oferece opções para praticantes de Esportes de Aventura.
Escalada no Cuscuzeiro Uma das atividades mais executadas em cidade, a escalada no Morro do Cuscuzeiro proporciona adrenalina e um visual indescritível do cume e depois um rapel de 56 metros.
Foto: Alexandre Kantowitz Cachoeirismo Consiste em rapel na Cachoeira da Bocaina,com uma descida de 60 metros pelo paredão da cachoeira.
Foto: Alexandre Kantowitz Caminhada Com belas paisagens e clima agradável Analândia oferece varias opções de trilha para caminhadas.
Foto: Alexandre Kantowitz Bike Com grande fluxo de visitantes que visitam nossa cidade para apreciar as trilhas de bike, Analândia oferece o visual da Serra da Bocaina vindos da Rod Washington Luis.
A cidade oferece também outras trilhas que são oferecidas pelas operadoras locais.
Foto: Alexandre Kantowitz Cavalgada Como já citado acima como predicado, o clima da cidade é também um convite para um passeio a cavalo pelos pontos turísticos da cidade.
(Fonte: Gettyimages) Demanda O PAT – Posto de Atendimento ao Turista, desde 2006 faz uma pesquisa de demanda in locuo para saber o numero de visitantes e o perfil desse visitante que passa pelo Posto de Atendimento ao Turista.
Essa pesquisa tem como objetivo principal saber o período de maior e menor fluxo de turistas na cidade Ao lado seguem dois gráficos dados de atendimento referentes a ,2006,2007,2008 e 2009 no período de carnaval e um outro gráfico referente ao ano de 2009 total.
Pontos Turísticos de Domínio Publico Recanto da Saúde - Caixa d’ água Local de domínio público oferece piscina, lago para pesca, área verde e um espaço de lazer para os finais de semana, no local encontra -se a Fonte São Francisco onde muitos turistas vão se deliciar da água fresquinha e também levar para suas residências .
O local de fácil acesso próximo ao centro da cidade tendo como alta temporada como mês de Janeiro.
Recanto da Cascata "Lago da Bruxa" Local muito utilizado para práticas de caminhadas, cheio de áreas verdes , espaço de paz e de contemplação.
Localiza-se próximo ao centro da cidade.
Secretária do Turismo de Analândia | Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados desenvolvido por

Localização como chegar a Cachoeira Salto Major Levy