Café do Bom Cachaça da Boa, Rio de Janeiro - RJ

Rua da Carioca, 10 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20050-008, Brasil
Rio de Janeiro - RJ

Café do Bom Cachaça da Boa - - Café do Bom Cachaça da BoaPáginas sábado, 17 de agosto de 2013 E não é que a cultura popular é recheada de sabedoria? Veja só o poema!O homem que nunca sentiu o gosto da cachacinha ou a mulher que não provou uma taça da caninha passaram por este mundo sem o melhor que convinha.
Postado porCafé do Bom Cachaça da Boaàs13:55Nenhum comentário: Você sabe porque é costume dar cachaça para o santo?O ar de sobriedade que adotam os apreciadores da cachaça antes de beber parece até contraditório.
Antes de tomar, é obrigatório despejar um pouco da bebida no chão e anunciar: “pro santo”.
Mas a contradição se desfaz quando se investiga a fundo a origem dessa tradição brasileira.
“O gesto de jogar um pouco da bebida no chão, antes de beber, nasceu num ritual chamado Libação, criado por gregos e romanos, e consistia em uma oferenda aos deuses para que eles provessem os lares de felicidade, harmonia e fartura”, explica o jornalista Edson Borges, autor de uma vasta pesquisa sobre a relação entre a cachaça e as religiões.
Borges conta que a oferenda passou a ser praticada no Brasil graças à influência dos colonizadores portugueses.
“No século XVII, eles chegaram ao Recôncavo Baiano, juntamente com os jesuítas, que acabaram por dominar o cultivo da cana-de-açúcar.
Além de produzir o açúcar, inventaram a aguardente.
” A bebida teve o consumo imposto aos escravos, para combater o frio nos canaviais, durante o inverno, e até como estimulante para os negros considerados pouco produtivos, ou ainda quando adoeciam.
“Com essa imposição de consumo da cachaça pelos negros, os portugueses também impuseram São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente, fazendo nascer daí uma relação bem mais ampla dos negros com o santo siciliano, a ponto de surgirem irmandades na Bahia”, explica o jornalista e pesquisador.
Além da ligação com a religião católica, a aguardente também passou a ser usada em oferendas nas religiões de matrizes africanas, principalmente no candomblé.
A finalidade era semelhante à da Libação: pedir proteção aos Orixás.
Essa identidade cultural e religiosa da aguardente gerou todo um folclore em torno da bebida.
Há orações para bebedores, apelidos (como “urina de santo”, “aquela que matou o guarda”, “água que passarinho não bebe”) e rituais, como o de fazer a cara feia, depois de beber a cachaça.
“Para espantar o diabo”, ensina Borges.
Fonte: noticias.
terra.
com.
brPostado porCafé do Bom Cachaça da Boaàs13:54Nenhum comentário: Boa tarde cachaceiros de plantão! Segundo a Revista Galileu, o consumo MODERADO de álcool ajuda a reduzir o risco de Alzheimer e outras doenças do gênero.
Ficou curioso? Se quiser saber mais, só dar uma clicada no link: http://senta.
la/oygjPostado porCafé do Bom Cachaça da Boaàs13:53Nenhum comentário: Maior coleção de miniaturas de cachaça"Morador de Bombinhas (SC), o funcionário público Giovani Moser entra para o RankBrasil em 2013 pela Maior coleção de miniaturas de cachaça do país, com.
" Veja mais em: http://www.
rankbrasil.
com.
br/Recordes/Materias/0WYC/Maior_Colecao_De_Miniaturas_De_CachacaPostado porCafé do Bom Cachaça da Boaàs13:52Nenhum comentário: sexta-feira, 15 de março de 2013 Curta nossa página no Facebook!http://www.
facebook.
com/cafedobomcachacadaboa Postado porCafé do Bom Cachaça da Boaàs18:56Nenhum comentário: Etapas da produção e fabricação da cachaça artesanalConheça as etapas da produção e fabricação da cachaça artesanal! http://www.
portalsaofrancisco.
com.
br/alfa/historia-da-cachaca/producao-da-cachaca.
phpPostado porCafé do Bom Cachaça da Boaàs18:47Nenhum comentário: A DIFERENÇA DA CACHAÇA ARTESANAL PARA CACHAÇA INDUSTRIALVocê sabia que leveduras fermentativas para produção de cachaça crescem melhor quando pH varia entre 4 – 5, já num pH 5 – 6 é favorecida a respiração celular e pH muito baixos podem destruir leveduras.
Sabia que as cachaças industriais para corrigir o pH para faixa de 4 – 5 usam a solução de (Ácido Sulfúrico 10%)?Enquanto as cachaças artesanais quando precisam usam apenas limão para corrigir o ph.
Esta a diferença da cachaça artesanal para cachaça industrial.
PORTANTO PENSE BEM QUANDO FOR BEBER UMA CACHAÇA INDUSTRIAL.
Postado porCafé do Bom Cachaça da Boaàs18:47Nenhum comentário: Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)Total de visualizações de páginaArquivo do blogTranslateQuem sou euCafé do Bom Cachaça da BoaRIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, BrazilLocalizado na Rua da Carioca, em um prédio tombado pelo patrimônio, onde você pode degustar, entre outras coisas, um café gourmet especial ou uma das quase cem cachaças, dos melhores alambiques do Brasil.
Nosso horário de funcionamento é de 10:00hs às 20:00hs de segunda à sexta-feira e no sábado de 10:00hs às 14:00hs.
Visualizar meu perfil completoSeguidores

Localização como chegar a Café do Bom Cachaça da Boa