Casa da Memória de Porteiras, Porteiras - CE

Rod. Padre Cícero, 942 - Imac. Conceição, Porteiras - CE, 63270-000, Brasil
Porteiras - CE

REMOP - - terça-feira, 19 de setembro de 2017 Porteiras participa da 11ª Primavera dos Museus      Entre os dias 21 e 23 de setembro a Casa da Memória celebrará seus 10 anos.
Fundada no dia 21 de setembro de 2007, e tendo uma atuação consolidada na região e premiada nacionalmente, a Casa da Memória comemorará seu aniversário participando das atividades da 11ª Primavera dos Museus, cujo o tema será Museus e suas memórias.
Realizada anualmente e estimulada pelo Instituto Brasileiro de Museus, este evento é um momento de reflexão e promoção de ações educativas.
    A Associação REMOP e a Casa da Memória convidam todos a participarem deste momento festivo e reflexivo.
 Segue nossa programação, disponível na plataforma digital do IBRAM:CEARÁPORTEIRASCASA DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS / ASSOCIAÇÃO REMOPRUA JOSÉ CARDOSO, S/N - CENTROa.
remop@yahoo.
com.
br(88) 9969-58968 (88) 98113-774421/09/2017 - 09:00 ABERTURA - Exposição temporária Casa da Memória: Histórias e Comemorações - 10 anos.
21/09/2017 - 12:00 às 13:00 PALESTRA - Aula pública - 10 anos da Casa da Memória de Porteiras: comemorar para reivindicar.
21/09/2017 - 13:00 às 17:00 VISITA MONITORADA - Visitas guiadas à Casa da Memória.
21/09/2017 - 13:00OUTROS - Celebração da Renovação do Sagrado Coração de Jesus - Casa da Memória.
22/09/2017 - 08:00 às 12:00 OFICINA - Memória e Culinária Local.
Realização: Projeto Multiculturarte - Museu, Cultura(s) e Arte(s)no Ensino de História.
22/09/2017 - 14:00 às 17:00 OFICINA - Capoeira.
23/09/2017 - 08:00 às 12:00 RECREAÇÃO - IV Brincando na Casa.
        Postado porREMOPàs08:43Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestIII Brincando na Casa       No mês de agosto ocorreu o III Brincando na Casa.
Nessa edição, o Brincando realizou o Cine Diversão, um momento de socialização infantil e aprendizagem a partir de documentários e filmes educativos voltados à infância.
16 crianças acompanhadas de dois professores participaram do Cine, com direito a pipoca e distribuição de brindes.
  Postado porREMOPàs08:23Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestOficina de Desenho      No dia 24 de agosto, o Projeto Multiculturarte realizou uma oficina de desenho.
Trabalhando o tema tradições culturais, a oficina foi direcionada para 20 partícipes, entre crianças e adolescentes.
Ela aconteceu na Casa da Memória, e foi ministrada por Alexandre Medeiros e Wégila Isidorio.
  Postado porREMOPàs08:15Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest terça-feira, 15 de agosto de 2017 Casa da Memória / Associação REMOP apoiam o VIII Artefatos da Cultura Negra       De 25 a 30 de setembro do decorrente ano acontecerá o VIII Seminário Internacional Artefatos da Cultura Negra.
Vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA), e realizado anualmente no Cariri a partir da articulação entre as Instituições Públicas de Ensino Superior e os movimentos sociais da região, o Artefatos é um dos principais eventos sobre a temática da educação das relações étnico-raciais, no Nordeste e no Brasil.
 No Ceará, é o maior evento dessa natureza.
 Esse ano o evento trará como tema central Educação, Justiça Social e Demandas Contemporâneas.
          A Associação REMOP e a Casa da Memória apoiam essa iniciativa!                                                                                                                   PARTICIPE !!!                            Maiores detalhes na página: http://www.
urca.
br/artefatosculturanegra/Postado porREMOPàs08:23Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestMudança de Endereço da Casa da Memória       A Associação REMOP informa que neste mês de julho de 2017, a Casa da Memória mudou de endereço.
O Museu está instalado na rua José Cardoso, n.
06, nas proximidades da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Porteiras.
 Postado porREMOPàs07:31Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o PinterestSeleção de Bolsistas     Nos dias 11 e 12 de agosto, a equipe da Casa da Memória fez uma seleção de estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Ensino Médio da EEM Aristarco Cardoso, de Porteiras.
A seleção diz respeito à participação dos discentes em um Projeto de Iniciação Científica vinculado a Universidade Regional do Cariri (URCA) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 A pesquisa intitulada "Memória, História Pública e Ensino: O IMOPEC e a Produção de Saberes Históricos (1988-2015)", de autoria de Joaquim dos Santos, docente do Curso de História da URCA, será desenvolvida na Casa da Memória, durante o período de agosto de 2017 a julho de 2018.
A pesquisa contará com a participação de cinco (5) bolsistas PIBIC CNPq EM.
Postado porREMOPàs07:28Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Oficina Infantil - Memória e Objetos          No último dia 09 de agosto, um grupo composto por 15 crianças e adolescentes, com idades entre 06 e 12 anos, do CRAS I - Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Porteiras, visitaram a Casa da Memória.
Após a visita mediada, eles e elas participaram da Oficina Infantil Memória e Objetos.
Sob a coordenação de Carliane Ventura,  os partícipes conversaram sobre os meios de comunicação, os usos dos objetos no cotidiano do passado e do presente e a construção de memórias.
            Postado porREMOPàs07:11Nenhum comentário: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest Postagens mais antigasPágina inicialAssinar:Postagens (Atom)MarcadoresPostagens popularesSeja nosso mais novo amigo.
Minha lista de blogsA nossa maior açãoCasa da Memória de PorteirasTotal de visualizações de páginaInscrever-sePostagens Atom PostagensComentários Atom Comentários

Localização como chegar a Casa da Memória de Porteiras