Centro Cultural Frei Estanislau, Betim - MG

R. Cambuci, 130 - Santo Antonio, Betim - MG, 32684-018, Brasil
Betim - MG

CENTRO CULTURAL FREI ESTANISLAU - - CENTRO CULTURAL FREI ESTANISLAU SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO SITE! Menu Pesquisar no site Por favor, aguarde.
Pesquisar PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DOS 27 ANOS DO CENTRO ARTÍSTICO CULTURAL FREI ESTANISLAUCoroando o sucesso de mais um ano de atividades o Centro Artístico-Cultural Frei Estanislauu e a Funarbe Betim se preparam para celebrar os 27 anos de criação desta importante instituição para os moradores da região do Teresopolis e Imbiruçu DIA/HORA EVENTO LOCAL 14/11 18:00h Apresentação Musical Violão e Voz com os servidores Seu Luis e Brunela Praça de Alimentação do Betim Shopping 21/11 – 19h 2º Espetáculo de Ballet e entrega da Comenda Amiga da Cultura 2015 Auditório do Centro Administrativo de Betim 23,24,25/11 19 ás 21h Fórum Municipal de Cultura Auditório do Centro Administrativo de Betim             26/11 Das 14 ás 17h 14h Solenidade de Inauguração da reforma do palco do auditório 14:20 – Corte simbólico da fita de inauguração da nova Sala do curso de Ponto Costura(Economia Solidaria) 14:30 – Intervenção da Biblioteca Amelia Alves da Silva 14:45 – Apresentação do Ballet do Frei 15:00 – Apresentação Musical das oficinas de violão, Teclado 15:20 – Apresentação Oficina de Zumba 15:30 – Parabéns pra você com Bolo comunitário feito por servidores e alunos 15:45 – Forró Solidário com o servidor Gregório, alunos, servidores e convidados         Centro Artístico Cultural Frei Estanislau, Rua Cambuci, 130 27/11 09:00h Coffee Break especial com equipe, Confraternização e amigo oculto Centro Artístico Cultural Frei Estanislau 29/11 18:30 Apresentação do Espetáculo de Ballet Somos Todos Iguais e a Força da Mulher Praça de Alimentação do Betim Shopping 06/12 18:00h Apresentação especial de Dança de Salão com o professor Reginaldo Lobo e Bailarina Praça de Alimentação do Betim Shopping 11/12 20:00h Apresentação do Stand Up Comédia Solidária em prol de famílias carentes Centro Artístico Cultural Frei Estanislau   VISITEM A LOJA DA FUNARBE COM LINDOS TRABALHOS NO BETIM SHOPPINGDiversos trabalhos artesanais dos alunos do Frei Estanislau estão em exposição e venda!Local: Betim Shopping das 14 ás 19h Todos os dias até 06/12     MISSÃO   Promover a cultura e a arte em todas as suas faces, viver, ensinar, aprender e conviver.
Um elo entre os moradores das regionais Teresópolis e Imbiruçu, agregando valor a toda manifestação cultural e educativa, com oficinas e cursos, além de  projetos inovadores de promoção da cidadania e dos setores socioculturais, criando mecanismos de aperfeiçoamento e crescimento, com ética, transparência e respeito a todos.
  HISTÓRIA   Fundado em 18 de Dezembro de 1988, na gestão do ex-prefeito Tarcísio Braga, tinha como nome "Centro Pré-profissionalizante Frei Estanislau".
O objetivo era a profissionalização de jovens e moradores das regiões do Teresópolis e Imbiruçu.
No início dos anos 90, sua nomenclatura foi rebatizada para "Centro Artístico-Cultural Frei Estanislau", passando a integrar a estrutura da Funarbe.
Em meados de 2000, o local teve o nome mais uma vez alterado, tornando-se Centro Popular de Cultura (CPC), espaço que é parte importante da historia cultural de Betim.
  Em 2013, com um novo olhar para a região do entorno, a prefeitura implementou no local uma nova forma de gestão, com a participação direta da comunidade e a construção de parcerias para oferta de cursos profissionalizantes.
Atualmente, as oficinas são realizadas conforme a demanda da comunidade, que participa ativamente por meio de fóruns, da internet e diretamente no local.
  As modificações propiciaram, nos últimos 22 meses, a formação de mais de 600 alunos em cursos e oficinas oferecidos no local, além da participação na execução de vários eventos em toda a cidade.
A biblioteca do local é outro destaque.
Ela oferece diversas atividades que levam a escolas e instituições do município arte e leitura a um grande número de pessoas.
    INFRA ESTRUTURA   Ocupando uma área de aproximadamente 730 metros quadrados Da quadra 11 lote 01 no Bairro Chácara Santo Antônio(Parque Jardim Teresópolis) o galpão construído nos anos 80, atualmente dispõe de 11 salas, 01 biblioteca, um auditório, cozinha, refeitório e um hall de entrada.
    3ª SEMANA CULTURAL DA PRIMAVERA LEVA MAIS DE 2 MIL PESSOAS AO FREI ESTANISLAU A Cultura e a leitura sobreviveram, hoje foi o último dia da 3ª Semana Cultural da Primavera de leitura, realizada no Frei Estanislau.
Dezenas de atividades foram apresentadas desde a segunda(21), exposição de trabalhos culturais, fotos, livros e uma infinidade de rostinhos sorrindo.
Ainda participamos com a aula de Zumba(Sergio Freitas Silva) e a parceria do Projeto "Axe para todos"(Tony Fernandes) da Semana do Sipad do Centro de Distribuição do Wall Mart Betim.
Agradecemos aos alunos, professores e toda equipe das Escolas participantes, entre elas o Aristides, grande parceiro, aos artistas, a equipe da Cia Day Dance (Daidner Ferreira) a equipe da Biblioteca Amelia Alves da Silva e a toda família Frei e Funarbe.
Foram mais de 20 apresentações durante toda semana que garantiu a nossa comunidade mais cultura, mais lazer, mais convivência e acima de tudo o compromisso de caminharmos juntos e fazer a diferença! Trabalho é nossa inspiração, a alegria de fazer parte dessa equipe, de poder contribuir nos torna mais vivos!   Julho/2015: ARRAIÁ TEVE BÃO!O Arraiá do Frei Estanislau em comemoração de seu segundo ano de reabertura a comunidade atraiu um grande público na tarde desta quarta(1) no local.
A apresentação da Quadrilha “Pinga Fogo” regrada a diversas iguarias da culinária de festas julinas, como canjicão, broa, caldos, pipocas e outras delicias que fez a alegria das mais de 300 pessoas que compareceram ao local.
O Recinto estava todo decorado, ao melhor estilo das festas juninas, bastante colorido e convidativo.
Alem da quadrilha houve barraca com produtos artesanais e apresentação da oficina de Zumba que arrancaram aplausos dos pais e familiares dos alunos.
“É sempre muito bonito e emocionante ver as nossa comunidade se divertindo foi um evento que proporcionou alegria e entretenimento para toda a família, da criança até a vovó”, comentou a presidente da Funarbe Betim Marcia Dultra que passou a tarde toda no local ao lado do Superintendente Carlinhos PenidoDiversas autoridades prestigiaram o evento, lideranças comunitárias e os Secretários municipais Zizi Soares(Governo) Hugo(Comunicação) e Tarcisio(Trabalho, emprego e renda) além do vereador Vinicius Resende  Fotos Arraia do Frei A galeria de fotos está vazia.
A CRIANÇADA MERECE! Sessão de Cinema leva mais de 400 crianças ao CPC Frei Estanislau nesta quarta(2 4) Centenas de crianças de escolas e de outras instituições, participaram na manhã e tarde desta quarta(24) da Sessão de Cinema "Petrobrás em Movimento" na Biblioteca do Frei Estanislau.
A alegria dos alunos da escola Aristides e de outras localidades da região, mostra que estamos no caminho certo, levando cultura, lazer e alegria para nossa comunidade.
Agradecemos a coordenadora Maria Jesus e toda equipe do CPC pela opor tunidade oferecida a todos que participaram.
Após a exibição dos filmes "Rio 2 e Tainá 2" as crianças receberam pipoca e sucos em caixinha, foi um sucesso!  PRESTANDO CONTAS TRIMESTRALHoje fechamos nosso relatório trimestral, o trabalho não pode parar, as dificuldades que o país atravessa devem ser aproveitadas para usarmos e abusarmos das parcerias e da criatividade, carro apertado é que anda, já diz o velho ditado!Somando forças,com a comunidade, pais, alunos, comércios e instituições, seguimos em frente em busca de melhorias e acreditando que nosso trabalho é nossa maior inspiração!Estamos atendendo atualmente 655 alunos em 20 Oficinas, temos uma demanda reprimida de 1.
425 alunos e outros cursos e oficinas aguardando convênios e parcerias com lista de espera(sem divulgação) de 582 alunos.
CONTAS DE MANUTENÇÃO DO ESPAÇOMesmo com os sucessivos aumentos autorizados pelas distribuidoras de água e energia estamos mantendo a média de consumo graças a medidas de redução e consumo consciente.
Em 12 meses já conseguimos reduzir os gastos com a manutenção do local em cerca de 47%.
    PROJETO MALAZARTES ENCANTA CRIANÇASContação de histórias reuniu mais de 100 crianças na manhã desta terça(23) A Biblioteca Amelia Alves da Silva e a equipe do CPC Frei Estanislau recebeu na manhã desta terça dezenas de crianças em mais uma edição do Projeto "Malazarte" com contação de Historia com o trio do conto que teve Sanfoneiro e violeiro, a atriz Aline encantou a meninada com histórias de literatura infanto-juvenil.
S NO FREI ESTANISLAU  FREI ESTANISLAU EM MOVIMENTO O CPC Frei Estanislau recebeu durante o dia de hoje mais de 400 crianças e jovens prestigiando a peça "João e o Pé de Feijão"Centenas de crianças e jovens de diversas escolas e moradores da região prestigiaram na manhã e tarde desta terça(26) a apresentação da peça Teatral "João e o Pé de Feijão".
Foi necessário uma sessão extra já que o número de convites foram esgotados, mostrando mais uma vez o interesse de nossos moradores pelos eventos culturais oferecidos no espaço.
A peça faz parte da Lei de incentivo a cultura da Funarbe Betim e foi realizada em parceria com a Biblioteca Amelia da Silva Alves(Anexo Frei), coordenada pela servidora Maria Jesus e sua equipe.
MADRINHA DO BALÉParalelamente no mesmo horário dezenas de alunos se reuniram na biblioteca do local para o batizo da nova Madrinha do espetáculo dos alunos de Balé "A força da Mulher" que será realizado no dia 22/11 antecipando a comemoração aos 27 anos da instituição, a nova madrinha é a procuradora Jurídica da Prefeitura de Betim Drª Clélia Coura Horta que recebeu das mãos do alunos, pais e professores a faixa simbólica ganhando cerca de 116 novos afilhados e afilhadas.
SESSÃO PIPOCAAgendem ai, no próximo dia 24/05 o local receberá a Sessão Petrobrás de Cinema com o filme "Tainá - Uma Aventura na Amazônia" o filme será exibido no local com direito a pipoca e muita diversão,últimos ingressos, reserve o seu no telefone: 3591-6918  FREI EM MOVIMENTO A galeria de fotos está vazia.
 FREI ESTANISLAU PARCERIAS QUE VEM DANDO RESULTADOSEm um ano de cortes de atividades em diversos setores Publico, o CPC Frei Estanislau firma parceria com voluntários Aumentando a oferta de oficinas ao publico atendidoCom participação da comunidade e de diversos voluntários a gestão do Frei Estanislau, Funarbe Betim vem ampliando o numero de oficinas oferecidas no local, já são mais de 20 reunindo cerca de 950 alunos no total.
Um bom exemplo da união entre pessoas que buscam ajudar o desenvolvimento de outras pessoas, doando seu tempo e seu conhecimento ao proximo.
É o caso de duas novas Oficinas que estão fazendo sucesso em nosso CPC, Curso de Maquiagem, Capoeira e em Agosto começa a oficina de Judô.
SENACEstamos aguardando a vistoria do Corpo de Bombeiros para renovação do convênio com o Senac, onde diversos cursos profissionalizantes serão oferecidos no local.
EVENTOS DA COMUNIDADEQuem vem aproveitando bem nosso espaço são os moradores da região do Bairro Teresopolis e Imbiruçu, diversos eventos acontecem aos fins de semana, entre eles: Formaturas, casamentos, aniversários, chá de Bebê, Palestras e outros.
Apenas nos primeiros meses deste ano, mais de 30 eventos já foram realizados no local, reunindo mais de 6 mil pessoas, o local disponibiliza para a comunidade toda sua estrutura, após as reformas, pintura e compra de diversos itens, a maioria em parceria com comércios e moradores.
O local dispõe de hall que acomoda 400 pessoas, som, cadeiras, fogão industrial e outros itens.
A agenda dos fins de semana está lotada até o mês de Dezembro de 2015, provando mais uma vez a importância de trabalhar em parceria com a comunidade, seus moradores e suas instituições.
  FREI ESTANISLAU TERÁ OFICINA DE CAPOEIRA Parceria com voluntários reconhecidos nacionalmente proporcionará oficina gratuita no local a partir de 25/05 turma noiteA capoeira será uma das oficinas do espaço ministrada no turno da noite pelo Professor e capoeirista Luciano Lobão do projeto Flor de Biriba das 19h ás 21h, vagas limitadas.
A oficina não terá nenhum custo para o municipio, o trabalho dos professores será voluntário feito em parceria  com o CPC.
“A música e os movimentos da capoeira terão como objetivo atraír a o interesse dos participantes, contribuindo para mudança no comportamento disciplinar, fisico e intelectual.
Faça já sua pré inscrição no telefone 3591-6918 das 08h ás 17h  CAFÉ COM AS MÃES 08/05/2015 A galeria de fotos está vazia.
REDUÇÃO DE GASTOSMesmo com o aumento autorizado pelo Governo nas Contas de Água, Luz e Telefone, graças ao apoio e conscientização de todos, estamos reduzindo os gastos com a manutenção de nosso espaço, em uma linha decrescente mês a mês.
Trabalho em equipe integrado com a Comunidade e Funarbe Betim gerando resultados extraordinários! Nossa Inspiração deve continuar, as futuras gerações agradece.
Nos últimos 2 anos reduzimos a conta de Energia em 48%, água de 74% e Telefone em 43%.
Parabéns a toda equipe do CPC Frei Estanislau, alunos, pais e visitantes.
Não são apenas números, mas eles é o retrato do trabalho e da dedicação de todos.
Lembrando que durante a semana estamos atendendo 601 alunos em 15 Oficinas.
Aos fins de semana (Sábados e domingos) o espaço é aberto a comunidade para confraternizações, comemorações, eventos religiosos, palestras, formaturas e outros movimentando em 2014 mais de 21 mil pessoas.
E apenas nos 3 primeiros meses de 2015 mais de 20 eventos já foram realizados reunindo cerca de 4 mil pessoas.
O CPC é mantido pela Funarbe Betim, através da Prefeitura de Betim com o apoio de todos os moradores.
Trabalho é nossa inspiração! O ANTES - FEV/2013 A galeria de fotos está vazia.
DEPOIS 2014/2015 A galeria de fotos está vazia.
OAB E FUNARBE COMEMORAM O DIA DA MULHER Frei Estanislau Funarbe Betim participaram do evento com exposição de produtos artesanais e intervenções artísticas Em comemoração, ao Dia Internacional da Mulher, festejado no dia (8), a OAB Betim, com apoio da Funarbe, promoveu na manhã deste sábado(14) na Praça Tiradentes no centro de Betim, onde houve diversas atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Além de orientações jurídicas sobre Lei Maria da Penha, Pec das domesticas, familia e trabalho, houve apresentações artísticas com a cantora Suelly Novais e exposições de produtos artesanais das oficinas do CPC Frei Estanislau.
Além da presença de dezenas de advogadas, o evento teve a participação da presidente da Funarbe Marcia Dultra, a vereadora Elza Marques e o presidente da OAB Betim Gilberto Marques de Sa.
"Apoiar essas ações é uma forma que encontramos de elogiá-las e reconhecer a valiosa colaboração que nossas mulheres têm dado em nossa incansável luta por uma sociedade mais democrática”.
Disse a presidente da Funarbe Betim.
   Ações do CPC e Funarbe na Semana da Mulher A galeria de fotos está vazia.
O TRABALHO RECOMEÇOUCom novas medidas, o CPC Frei espera aumentar diminuir ainda mais os gastos com energia e água.
Incorporar atitudes mais sustentáveis vai muito além de ajudar o meio ambiente, essa é também uma ótima maneira de economizar, reduzindo os custos com a água e a energia elétrica.
Com os novos aumentos e a crise hídrica e energética que o país atravessa, a equipe do Frei Estanislau com o apoio de voluntários e doações da comunidade aproveitando o período de inicio dos trabalhos, implementou um plano de contenção de gastos e estabelecimento de metas para o ano de 2015.
Nos últimos 24 meses, medidas simples economizaram mais de R$42.
000,00 de manutenção do local, reduzindo gastos nas contas de água, luz e telefone e na contramão aumentando o numero de alunos atendidos com diversas parcerias.
 2015 JÁ COMEÇOUDando continuidade ao plano de redução, envolvendo moradores, entidades, alunos e equipe, estamos trocando diversas lâmpadas na parte externa e interna, além de caixas de descarga mais eficientes o que proporcionará uma economia em breve de cerca de 30% de nosso consumo.
Boa parte da iluminação interna e externa era feita com lâmpadas de vapor de mercúrio que consomem 150% a mais que lâmpadas fluorescentes e 300% a mais que  as lâmpadas de LED padrão E27.
Além do preço, a durabilidade é outra grande aliada, já que as lâmpadas florescentes duram de 5 a 10 anos e as de LED de 20 a 30 anos sem necessidade de substituição pois elas não queimam nem tem circuitos tão delicados.
A parte externa já foi toda substituída com doações de moradores, equipe e comerciantes local e os eletricistas são voluntários encaminhados pela CEAPA.
2014 UMA REFERÊNCIAPara se ter uma idéia em 2014 conseguimos uma redução de 200% na conta de água e mais de 40% na de energia.
O gasto consciente com telefone, fez a conta baixar em mais de 58% em apenas 12 meses.
 O trabalho está apenas recomeçando, com fé em Deus, união de todos e apoio da comunidade, seguimos em frente, acreditando em nossa cidade e em nossa gente.
       O CPC Frei Estanislau é mantido pela Funarbe e pela Prefeitura de Betim.
   JÁ VOLTAMOSEstamos reiniciando nossas atividades, diversas oficinas já recomeçaram.
Em face dos processos e documentações sob responsabilidade de nossa Fundação, aguardamos os tramites legais e processuais para inicio das demais oficinas e cursos do Senac.
 OFICINAS QUE INICIARAM NA SEGUNDA 02/02/20151) Oficina de Artesanato 2) Oficina de Pintura em Tecidos3) Oficina de Pintura em Tela4) Oficina de ballet5) Oficina de Violão6) Oficina de Teatro7) Oficina de Bordados8) Oficina de Tricô9) Oficina de Macramê10) Oficina de Dança de Salão11) Oficina de Bordados Finos12) Oficina de Zumba13) Oficina de Steep/Dança/Ginastica corporal14) Oficina de Ponto Cruz15) Curso Ponto Costura16) Oficina de CrochêAs demais Cursos e Oficinas, serão divulgados de acordo que forem retornandos, em nosso facebook, nas redes sociais e aqui no site.
Fiquem ligados.
 Contamos com a colaboraçao e o carinho de todos! Obrigado.
   FREI ESTANISLAU ENCERRA O ANO COM CHAVE DE OURO   Coroando o sucesso de mais um ano de atividades o CPC Frei Estanislau e a Funarbe Betim se preparam para celebrar os 76 anos de emancipação política do município e o encerramento das comemorações dos 26 anos de fundação da Instituição.
Em 2014 o CPC ampliou o numero de cursos e oficinas, elevando o numero de alunos matriculados em mais de 40%, houve também reparos e troca de lâmpadas, que reduziram as contas de manutenção do local em quase 7 mil reais por ano.
CORAL NA PRAÇA No Sábado dia 13/12 em comemoração ao aniversário de Betim(76 anos) haverá apresentação do quarteto Canto a canto com participação especial do Coral Canto Livre.
O evento acontecerá a partir das 17:30 na Praça Clemente Louzada na Rua das Flores no Bairro Jardim Teresópolis, haverá apresentação de alunos do CPC e exposição de artesanato e pintura.
CHEGADA DE PAPAI NOEL DE HELICOPTERO A construtora Hewa Engenharia e o Clubinho Amigos e amigos trazem na comunidade no domingo dia 21/12 a partir das 09h Papai Noel que descerá de Helicóptero no Campo do Complexo do Teresópolis e em seguida desfilará em carro aberto distribuindo brindes para criançada, com paradas previstas na Feira Livre do Teresópolis e na Praça da Rua das Flores O objetivo é levar paz, harmonia e espírito natalino à população do Bairro.
Durante os meses de Novembro e Dezembro estamos arrecadando Roupas usadas, brinquedos e cestas de alimentos que serão doados as famílias carentes da região.
O evento conta com apoio dos moradores e não é promovido pela Prefeitura e nem pela Funarbe    MAIS DE 700 PESSOAS ACOMPANHAM ESPETACULO Centenas de pessoas compareceram no auditório do centro Administrativo de Betim no Sábado(29/11) e se emocionaram com á apresentação do Espetáculo A Magia da Dança, encenado por alunos das oficinas de Ballet do CPC Frei Estanislau com participação especial do Professor Reginaldo da Oficina de Dança de Salão.
 Cerca de 20 coreografias encantaram o publico presente, o evento, idealizado pelo Professor Gilberto Alves reuniu os grandes talentos da dança, indo de números infantis, juvenil e adulto.
 As apresentações ainda lembraram os grandes musicais da Broadway e Hollywood, presentes no imaginário de muitas pessoas.
No intervalo das apresentações houve a entrega do certificado, Empresa/Instituição amiga da Cultura aos parceiros que contribuem com as ações do CPC.
No final da apresentação foi feita uma linda homenagem ao mestre Gilberto, familiares e alunos celebraram juntamente com a equipe do CPC e da Funarbe o sucesso do evento.
A MAGIA DA DANÇA/PRÊMIO AMIGO DA CULTURA A galeria de fotos está vazia.
NOVO UNO GRAFITADO PELOS ALUNOS DO FREI ESTANISLAU ESTÁ EXPOSTO NO SHOPPING MONTE CARMO A parceria foi firmada entre o CPC Frei Estanisl au?, a Rede Teresópolis? e  Monte Carmo Shopping?   Entre os dias 26 e 28 de Novembro, o Shopping Monte Carmo recebe a exposição do novo Uno 2015 grafitado pelos alunos do CPC Frei Estanislau em parceria com o Programa árvore da Vida A exposição do carro faz parte das comemorações dos 26 anos de fundação do CPC, que terá outras atrações ao longo deste mês e do mês de dezembro.
  Sobre o Carro   Menos de um mês após ter sido remodelado, o Fiat Uno recebeu um tratamento especial do Projeto Árvore da Vida, iniciativa social apoiada pela montadora de Betim (MG).
O hatch foi grafitado ao longo de 17 horas e precisou de 45 latas de spray para expressar os anseios e os desejos dos moradores do Jardim Teresópolis, comunidade situada na mesma cidade que a fábrica da Fiat.
A ação comemora também os dez anos do Árvore da Vida.
  “Os desenhos retratam o ideal de engajar todos – parceiros, instituições e a própria comunidade – para que novas conquistas sejam alcançadas pelos moradores”, explica Éden de Oliveira, professor de grafitagem do Centro Popular de Cultura Frei Estanislau, organização que participou conjuntamente do processo.
A iniciativa foi destaque na Imprensa Nacional    TRABALHO É NOSSA INSPIRAÇÃO! Parabéns a toda equipe do CPC Frei Estanislau e Funarbe Betim Parabéns a todos os alunos, pais e toda comunidade a razão dos nossos esforços!Agradecemos a todos os parceiros, amigos, Todos os dias quando acordamos nos lembramos do nosso trabalho, e é ele que nos inspira, essa inspiração nos ajuda a seguir com mais ânimo e alegria, pois o carinho de todos, a união da equipe e o compromisso de fazer mais com menos, a busca incessante por transformar esse espaço e melhorar os serviços prestados é nossa fonte de energia.
 “Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica.
Mas toda mágica é ilusão, e ilusão não tira ninguém do lugar onde está.
Ilusão é combustível de perdedores.
” O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade.
  CPC FREI ESTANISLAU COMEMORA 26 ANOS COM DIVERSAS ATIVIDADESParticipem dos eventos e atividades que acontecem de 22/11 a 19/12 em comemoração aos 26 anos de fundação   O Centro Popular de Cultura Frei Estanislau, localizado no Bairro Jardim Teresópolis irá completar no dia 18 de Dezembro 26 anos de fundação.
Para comemorar a data, a Funarbe, juntamente com a equipe do CPC desenvolveu uma programação especial para celebrar o aniversário.
As atividades contemplam apresentações artísticas, bolo de aniversario, inaugurações, Shows, exposições, vídeos culturais e outras atrações.
As comemorações começam dia 18 de Novembro e se encerra com um grande evento no dia 16 de Dezembro.
  PROGRAMAÇÃO OFICIAL    ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AOS 26 ANOS DE FUNDAÇÃO DO CPC FREI ESTANISLAU   DIA EVENTO/LOCAL HORA LOCAL 22/11 Sábado Apresentação Teatral “Solo de uma palhaça sola” Professora Luciene - Praça Rua das Flores   16h Praça da Rua das Flores, Bairro Jd.
Teresopolis 26 a 28 Novembro Exposição do “novo uno” grafitado pelos alunos da oficina de grafite do CPC e Exposição de trabalhos artesanais - Shopping Monte Carmo   09 ás 22h Hall Principal do Shopping Monte Carmo.
(Avenida Juiz Marco Tulio Isaac, 157) 26 a 28 Novembro Planetário Móvel “Meteoro”  Universo Sustentável.
cúpula móvel que reproduz em 360 graus o céu e outras imagens do planeta, com palestras Auditorio do CPC Frei Estanislau   08 ás 17h Auditório do Frei Estanislau 48 Escolas e instituições já foram agendadas   29/11 Sábado Espetáculo “A Magia da Dança” O espetáculo é fruto do trabalho desenvolvido em 21 meses pelos artes educadores das oficinas culturais do CPC, através da Funarbe Betim Auditorio do Centro Administrativo de Betim   18 ás 21h   No auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim 29/11 Sábado Entrega do Certificado “Empresa Amiga da Cultura  (Intervalo entre as apresentações) Auditorio do Centro Administrativo de Betim   19:00h Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim.
(Rua Pará de Minas 01/12 Segunda Inauguração da Decoração de Natal Do espaço do CPC (interno e externo) Espaço CPC Frei Estanislau 09h Presépio artesanal, e iluminação feita por alunos e voluntários e equipe 12/12 Sexta Almoço de Confraternização com equipe e sorteio de brindes/Evento interno para convidados   12h Celebrar nossas conquistas   13/12 Terça   Evento comemorativo dos 76 anos de emancipação politica de Betim Praça Rua das Flores/Coral Canto livre   17:30 Em comemoração ao aniversário da cidade, A Praça da Rua das Flores receberá Apresentação de coral e quarteto canto a canto 21/12 Sexta Chegada de Papai Noel de Helicoptero com desfile em carro aberto no Teresopolis 12h Parada na Feira Livre e Praça das Flores   ·       Em todos eventos e atividades, contaremos com apresentações culturais, exposições, palestras, desfiles, ações da Biblioteca Amelia Alves da Silva.
Limpeza de pele e maquiagem gratuítas  UM DIA PARA RELEMBRAR.
Dezenas de crianças e jovens participaram do projeto nas trilhas da Leitura, mais de 3 mil livros foram doados na manhã deste domingo no Bairro Jardim Terezópolis?   A praça da Rua das Flores no Teresópolis, foi palco de mais uma etapa do Projeto “Trilha da Leitura” na manhã desse domingo(27).
Dezenas de crianças e jovens acompanharam o evento, que teve apresentações culturais e doação de cerca de 3 mil livros que foram disputados pelos moradores.
O Balé do CPC Frei Estanislau? foi representado pela aluna e colaboradora Grazy da turma do Professor Gilberto Alves.
A artista betinense Bruna Bernades encantou as crianças com sua macaca Kika contando estórias e divertindo o publico.
  SUCESSO   Para o presidente da Funarbe Dannier Copertine? que esteve presente no evento, acredita que o projeto cumpriu com seu objetivo, segundo ele a missão da fundação é justamente essa levar cultura para toda cidade, através de apresentações artísticas e incentivo a leitura, projeto bem sucedido sob a coordenação das Bibliotecas municipais.
  Para Maria de Jesus responsável pela biblioteca do CPC Frei Estanislau, o evento foi um sucesso.
“È muito gratificante ver todas essas pessoas, brincando, participando e principalmente lendo, me sinto em casa, hoje tenho orgulho de fazer parte da equipe da Biblioteca e do CPC, nossa coordenadora Cristina tem nos incentivado e contribuído com todo o trabalho que desenvolvemos aqui”.
  PRESENÇAS   Alem das dezenas de moradores que compareceram e participaram, diversas lideranças se fizeram presentes, entre elas citamos, o Gerente Regional Zé Da Padaria?, o presidente da Recriar Jecilenio Teixeira?, a Coordenadora das Bibliotecas Municipais Cristina e sua equipe, o ex administrador e assessor do Vereador Erasmo da Academia Betim MG? o morador Pereira Teresópolis?, A coordenadora da Rede Teresópolis? Rafaela, Candinho e a equipe criadora do projeto, os moradores da região, Claudimar Martins Vieira?, Everton Rocha Pereira Rocha?, Marcinho Teresópolis? e a equipe do Frei Estanislau, o qual agradecemos a todos e todas, foi uma manhã de domingo prazerosa e inesquecível para nossa comunidade.
  O PROJETO   O objetivo deste projeto é ampliar o gosto pela literatura com a doação e distribuição gratuita de livros.
A iniciativa, que já acontece em Contagem, chegou à Betim através da Fundação Artístico-Cultural de Betim Funarbe Betim?), através do Departamento de Bibliotecas Públicas.
JANTAR DE 1 ANO REABERTURA 2013 A galeria de fotos está vazia.
JANTAR CELEBRA 1 ANO DE REABERTURA DO FREI ESTANISLAUEm seu primeiro ano, equipe comemora o crescimento de alunos e oficinas Mais de 200 pessoas participaram na noite de ontem (06/06) do jantar de confraternização da equipe do CPC Frei.
O evento marcou a passagem do primeiro ano de sua reabertura e a nova gestão do local.
O Prefeito Carlaile Pedrosa e o presidente da Funarbe Dannier estiveram presentes e ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pela equipe.
Artistas, alunos e políticos estiveram entre os convidados, entre eles o locutor de Rodeio Filé do Barretão e o vereador de Contagem Ricardo Farias, o gerente regional do Teresópolis Zé da Padaria, cumprimentou a equipe e comemorou a formação de 400 alunos através de cursos do SENAC inédito no local.
 MUDANÇASEm apenas 01 ano o numero de alunos saltou de 250 para 800, parcerias com ONGs, Instituições ajudaram na transformação do espaço, cerca de 450 alunos dos cursos do SENAC e 650 de oficinas da Funarbe passaram pelo local nesse primeiro ano.
Atualmente há 799 ALUNOS ATIVOS, nossa lista de espera, 803 pessoas, em oficinas da Funarbe e cursos do Senac , funcionando de segunda a sexta das 07h ás 22h.
Aos fins de semana o espaço é utilizado por instituições, igrejas, entidades e moradores da comunidade como local de apresentações, cultos e confraternizações em geral    ALUNAS DA OFICINA DE ZUMBA MELHORAM CONDICIONAMENTO FÍSICO E EMOCIONALLista de espera já chega há 189 devido sucesso da oficina, 101 estão matriculadas Virou uma febre a oficina de Zumba do CPC, as vagas esgotaram em poucos dias, mesmo sendo criados outras turmas e horários alternativos como o período noturno.
Já são 101 alunas de todas as idades, principalmente donas de casas que lotam as aulas ministradas pelo professor Tony Fernandes.
A lista de espera por uma vaga já chega há quase 200 pessoas e a cada dia aparece mais.
 Uma das alunas a servidora publica Marinalva Souza(45) conta que as aulas é como se você estivesse numa festa.
"É como dançar em uma boate com os amigos, mas você está queimando calorias e ficando em forma!  Segundo ela a coreografia é fácil de aprender, assim você não se sente intimidado por não saber dançar.
"E o melhor: As pessoas já notam os resultados, principalmente nos quadris, posteriores da coxa e panturrilha, que são os lugares mais trabalhados durante as aulas, e claro o humor melhora 100%, não tenho mais stress, disse.
O CPC é mantido pela Funarbe e pela Prefeitura Municipal de Betim, onde além da Zumba são oferecidos outras 19 oficinas e cursos.
 LOJINHA DO FREI É INAUGURADA - 2013 “A ideia é ter um local dentro do CPC Frei Estanislau onde os visitantes levar uma lembrança da diversidade de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das oficinas de arte e culturaNa manhã dessa quarta(11) foi inaugurada a "Lojinha do Frei", com produtos de artesanato, pinturas, bordados, tricô, macramé entre outros que já estão a venda.
Um espaço para toda comunidade onde os alunos de nossas oficinas vão expor e comercializar os mais diversos artesanatos produzidos no local, nas oficinas oferecidas pela Funarbe.
Essa ação bem como a decoração natalina inaugurada recentemente fazem parte da grade de programação em comemoração aos 25 anos do CPC que culminará com uma grande festa no dia 18/12 a partir das 09h, onde haverá outras inaugurações e apresentações artististicas, dentre elas alunos da oficina de Ballet e dança, do curso de inglês e da cia.
de circo de Belo Horizonte “UAI”.
Dezenas de pessoas foram prestigiar a inauguração da loja, entre elas o gerente regional do Bairro Jardim Terezópolis Zé Da Padaria.
O Presidente da Funarbe Osvander Valadão foi representado pelo coordenador do local Jaime Thalles e sua equipe.
Dentre os produtos expostos, muitos já com temas natalinos.
Durante o mês de dezembro a lojinha funcionará todos os dias das 09 ás 16h.
Informações: 3591-6918  MAIS DE MIL PESSOAS PRESTIGIARAM A FESTA DE 25 ANOS DO CPC FREI ESTANISLAU Bolo de 60 kilos, apresentações artísticas, inaugurações fez parte da festa.
 Um público de mais de mil pessoas esteve reunido durante todo o dia dessa quarta (18) para prestigiar a festa de aniversário de 25 anos do Centro Popular de Cultura Frei Estanislau no bairro Jardim Terezopolis.
De extrema relevância para as comunidades do Terezopolis e Imbiruçu, o CPC Frei Estanislau comemorou hoje 25 anos de fundação.
Pela manhã dezenas de autoridades, lideranças comunitárias, diretores de escolas, Ongs e entidades, estiveram presentes, juntando a mais de 400 pessoas que aguardavam ansiosos pela programação preparada pela equipe do local.
O Presidente da Funarbe, Osvander Valadão, esteve presente juntamente com o Secretario de Governo Dinho, os Gerentes Regionais do Teresópolis e Imbiruçu, Zé da Padaria e Neguinho, o diretor de oficinas da Funarbe o ex vereador Marcos Siqueira, a diretoria da Petrobrás, o secretário de desenvolvimento Social Leo Contador, a diretoria do Senac Betim, o ex vereador Amauri Campos, os vereadores Marcão do Universal e Dimas do Caxias, o procurador de Contagem José Amarildo esteve representando o prefeito Carlin Moura.
  Também compareceram a diretoria da OCIPE “Aprecia”, representantes de Creches, Associações, pais, funcionários e alunos do CPC.
Na parte da manhã houve a inauguração oficial da Lojinha do Frei, da cobertura das salas de Ballet e Dança e do espaço do grupo de costureiras, além da pintura da fachada.
ATRAÇÕES Alunos das oficinas de Ballet e dança fizeram a abertura da programação com uma linda apresentação, seguidos pelos alunos do curso de Inglês e a cia.
de Circo de Belo Horizonte que simplesmente arrasaram.
O publico presente cantou os parabéns e em seguida foi servido bolo e refrigerante a todos.
TARDE ANIMADA No inicio da tarde recomeçou a festa com a presença de mais de 600 pessoas, mais uma vez houve diversas atrações entre elas contação de Historias, Bingo literário e Cochicho literário que abarrotaram a biblioteca nunca visto antes em toda desde sua fundação, mais de 500 pessoas participaram.
Em seguida ocuparam o auditório e o hall de entrada para assistirem as apresentações das oficinas de Ballet e dança dos professores Gilberto Alves e Tony Fernandes, o superintendente da Funarbe Dannier Copertine, a superintendente do Trabalho, Emprego e renda Marcilene Veneroso estiveram presentes e ressaltaram a importância do espaço para comunidade.
  Já passavam das 17h quando foi cantado novamente os “parabéns” e mais 30 kilos de bolo e refrigerante foi servido a multidão.
  EMOÇÃO Houve diversas homenagens de alunos, arte educadores e moradores a equipe administrativa do local, muitos depoimentos e muitas lágrimas de alegria.
Jaime Thalles em nome de toda equipe disse a todos os presentes: “Como sempre digo em todas nossas reuniões, ainda nem começamos, há muito a fazer, temos muito trabalho pela frente e há muitas vidas a serem transformadas através da arte, da cultura, da musica, da dança e principalmente da satisfação de poder ajudar nossos semelhantes.
25 anos se passaram rápidos, não são 25 dias, o FREI ESTANISLAU já escreveu na historia de nossas comunidades de nossa cidade um capitulo importante, e principalmente na vida de milhares de pessoas que por aqui passaram durante todo esse tempo.
Agradeço a cada gestor que por aqui passou cada funcionário e aos milhares de ex alunos, vocês também fazem parte dessa linda historia”.
 1ª SEMANA CULTURAL DA PRIMAVERA DO CPC FREI ESTANISLAULeitura, atividades culturais, eventos, palestras, filmes, apresentação do Coral do "Arvore da Vida" e muito maisA equipe do CPC Frei Estanislau estará realizando de 09 a 13 de Setembro a 1ª Semana Cultural da Primavera com diversas atrações conforme programação abaixo:Agradecemos a Maria de Jesus e Cistina coordenadoras da Biblioteca Amelia alves, bem como toda equipe da Funarbe Betim por mais essa grande realização.
DIA 09/09 - Cadastramento de servidores do CPC e alunos para emprestimo de livros de leitura Momento de integração da Biblioteca com instituições da Comunidade 10/09 - Abertura da exposição da Semana do Bem para todos Integração das oficinas e cursos Visita a Creche Maria Estela Gonçalves com Bruna Bernardes(Contação de historias) Integração com o curso de recepção de eventos Apresentação de Ballet do CPC 11/09 - Cine curtinhas no teatro do Frei(Videos de escritores famosos) Apresentação de crianças portadoras de deficiencia do Horto Municipal.
Contaçao de historias para crianças portadoras de deficiencia Apresentaçao de alunos da oficina de teatro e grafite 12/09 - integraçao de oficinas com alunos e pais durante todo o dia 13/09 - Arrastao do Cochicho no hall de entrada Bate papo e manhã de autografo com o escritor do livro " A mãe dos nossos Filhos" João Alcantara.
Forró da melhor idade "Tema: Primavera" Ligue e se informe sobre demais atividades, 3591-6918 (Jesus ou Gabriel) Acesse nosso site e tenha todas informações:    APRESENTAÇÃO TEATRAL LEVOU CENTENAS DE PESSOAS AO FREI ESTANISLAU Alunos dos Cursos do SENAC e das escolas da região prestigiaram a apresentação   Em comemoração ao dia Mundial do teatro, o CPC Frei Estanislau, através da Lei municipal de incentivo a cultura da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe Betim), em parceria com a companhia Abba Produções, aconteceu na quinta dia 20/03 á apresentação da peça teatral “As Aventuras do Gato de Botas”, um espetáculo diferente e encantador.
  A apresentação aconteceu em nosso auditório gratuitamente, em dois horários, manhã e tarde e contou com a participação de centenas de crianças, jovens e adultos.
  Nosso compromisso com a comunidade através da Biblioteca do local(anexo da Biblioteca Amélia Alves) integrando as entidades da região, proporcionou aos alunos das escolas Bento Machado(Vila Bemge) e Aristides Jose da Silva( Bairro Jardim Terezópolis) um momento de muita alegria.
Cerca de 400 pessoas compareceram.
  Sobre a peça   O enredo convida as crianças a fazerem parte do mundo de Zeca, um astuto gato vira-latas que é deixado como herança para Miguel - um pobre moleiro que, para dar graça à história, não gostava de felinos.
Para tornar ainda pior a situação, Zeca fala como um “papagaio”.
Mesmo diante das diferenças e resistências, Zeca e Miguel conseguem, ao longo do tempo, se tornarem grandes amigos, fruto também do esforço do Gato de Botas que faz o possível e o impossível para tornar a vida de seu companheiro mais feliz.
Ambos viverão grandiosas aventuras, principalmente quando Zeca resolve dar uma mãozinha a Miguel para que ele conquiste o amor da princesa Jasmim.
NOSSAS ATIVIDADES * Apresentações de peças teatrais* Confraternização de moradores da área de abrangência(Casamentos/Aniversários/Formaturas)* Eventos religiosos (Evangélicos/Católicos/Espiritas)* Palestras - (Escritores/Profissionais da Saude/Educação/Outros)* Seminários - (Internos, bimestral de planejamento, gestão e organização) com equipe* Forúns com Entidades e Instituições* Reuniões com pais de alunos* Visitas diversas periodicas * Comemorações internas de cumprimento de metas, aniversarios da equipe e outras* Semana da Primavera (Leitura e exposição de trabalhos artesanais)* Semana do bem para todos (Ações pontuais na semana da Rede de desenvolvimento Social do Teresópolis)* Aniversário da Instituição (18/12)* Outras ações que somadas as citadas, movimentou o espaço com a presença estimada de mais de 15 mil pessoas de Maio a Dezembro de 2013.
PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE INGLÊS DO CPC FREI ESTANISLAU/SENAC FORMARAM EM AGOSTO DE 2013 Agradecemos a confiança e o carinho de cada aluno, cada pai, cada gestor e em especial da Professora Thatiene Simões, equipe do Senac e Funarbe/Seter.
Lembrem-se todos e todas, O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza vocês serão merecedores desse sucesso.
Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em vocês, Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura vocês provaram ser parte dessas pessoas.
Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas, Parabéns, são os votos da equipe Frei Estanislau e equipe da Funarbe.
 1ª SEMANA CULTURAL DA PRIMAVERA FOI UM SUCESSO!                                                                 Terminou na sexta 1ª Semana Cultural da Primavera do CPC Frei Estanislau, com diversas apresentações e a festa da primavera para “Melhor idade” que deverá reuni mais de 200 idosos.
 Durante a manhã além da Arrastão do Cochicho no hall de entrada, haverá um Bate papo e manhã de autografo com o escritor do livro " A mãe dos nossos Filhos" João Alcântara.
PRESENÇA DO PÚBLICO Durante toda semana diversas atividades acontecerão no local, arrastando mais de 800 pessoas até a tarde dessa quinta(12), Entre as atividades que aconteceram destacamos o Cadastramento de servidores do CPC e alunos para empréstimo de livros de leitura, momento de integração da Biblioteca com instituições da Comunidade, exposição da Semana do Bem para todos, Integração das oficinas e cursos, Visita a Creche Maria Estela Gonçalves com Bruna Bernardes(Contação de historias) Integração com o curso de recepção de eventos, apresentação de Bruna Bernardes do projeto Malazarte, Apresentação de Ballet do CPC, Cine curtinhas no teatro do Frei(Videos de escritores famosos) Apresentação de crianças portadoras de deficiência do Horto Municipal.
NESSA QUINTA O diretor de Oficinas da Funarbe Marcos Siqueira, e a coordenadora geral da Biblioteca Municipal Amelia Alves, Cristina Santos representaram o presidente Osvander Valadão e o prefeito Carlaile Pedrosa, ele ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por toda equipe do CPC BIBLIOTECA AMELIA ALVES A Coordenadora da Biblioteca Maria Jesus, se disse satisfeita com o resultado desse evento, ressaltou a importância da leitura para crianças e jovens e a integração do CPC com outras instituições da comunidade e da cidade          25 ANOS DO CPC FREI ESTANISLAU - 201318 DE DEZEMBRO A PARTIR DAS 09hProgramação   Quarta-feira (04/12) às 17h: inauguração da decoração de Natal, confeccionada por alunos, funcionários e voluntários da comunidade.
  Terça-feira (10/12): inauguração da lojinha do Frei, com exposições de artesanato, pintura em tecido, pintura em tela, bordados, tricô, crochê, dentre outros.
  Segunda-feira (16/12): inauguração do teto acústico das salas de ballet e de dança.
  Quarta-feira (18/12): programação especial de aniversário   09h - solenidade de abertura oficial 9h30 - apresentação de ballet infantil 10h -  inauguração da sala de costura do grupo de senhoras da APRECIA 10h15 - inauguração do teto acústico das salas de ballet e de dança 10h30 - apresentação da Cia de Circo de Belo Horizonte UAI 11h - apresentação de grupo de dança (axé e funk) 11h30 - apresentação do vídeo "A historia de 25 anos" 14h - exposição de trabalhos da Biblioteca Amélia da Silva 14h15 - cochicho literário, bingo literário e contação de estórias 14h30 - apresentação de dança com o professor Tony Fernandes 15h - apresentação do ballet infanto juvenil 16h -  parabéns com o "bolo de aniversário" 17h - encerramento     Sondagem Você está gostando das oficinas e cursos oferecidos? Sim 55 98% Não 1 2% Total de votos: 56 ENDEREÇO E INFORMAÇÕES SOBRE AS INSTITUIÇÕES DO BAIRRO JARDIM TEREZÓPOLIS, VILA RECREIO E VILA BEMGECLICK NO LINK ABAIXO E TENHA INFORMAÇÕES DE TODAS INSTITUIÇÕES DO TERESOPOLIS, VILA RECREIO E VILA BEMGEhttps://www.
mediafire.
com/view/147u43tta4rprwd/Guia_Teresopolis.
pdf  PRESTAÇÃO DE CONTAS  - TRABALHO EM EQUIPE GERA RESULTADOS ANO 2013Iniciamos nossas atividades em 20/05/2013, após um mutirão de limpeza que se iniciou em fevereiro e que contou com a participação de toda comunidade, como pintura, remoção de tralhas, reparos na parte elétrica e hidráulica, redução em 90% da conta de água, milhares de livros, revistas e jornais obsoletos que foram doados a reciclagem.
Elaboramos em conjunto com a equipe e a comunidade, um planejamento com metas e objetivos definidos.
As dificuldades foram nosso combustível, a fé, a alegria, a união e o compromisso, transformou todo espaço.
A energia certamente mudou, a formula não é mágica, está ai, conhecida a milênios, trabalho, dedicação e compromisso.
Um local que registrava anualmente dezenas de arrombamentos completa 12 meses sem nenhuma ocorrência registrada.
As parcerias com instituições, entidades e principalmente com as comunidades do Bairro e região, mostram não apenas em planilhas e números, mas na pratica, no dia, dia, que estamos no caminho certo.
ESTAMOS ATENDENDO ATUALMENTE799 ALUNOS ATIVOS, nossa lista de espera, 803 pessoas, em oficinas da Funarbe e cursos do Senac , funcionando de segunda a sexta das 07h ás 22h.
Aos fins de semana o espaço é utilizado por instituições, igrejas, entidades e moradores da comunidade como local de apresentações, cultos e confraternizações em geral   TRABALHO ESCOLAR PARA VISITANTES, INFORMAÇÕES E HISTORIA DA CRIAÇÃO DO BAIRRO JARDIM TERESOPOLISA HISTÓRIA DO BAIRRO JARDIM TEREZOPOLISO bairro Jardim Terezópolis foi planejado como um loteamento, nos anos 40, pela COMITECO, empresa imobiliária que existe ate hoje, O governo do estado de Minas Gerais na época, planeja loteamentos nas cidades da região metropolitana, para acolher famílias de classe média já que em Belo Horizonte não havia espaço para população que crescia rapidamente.
A propaganda do loteamento trabalhava com a ideia de um lugar aprazível, um lugar residencial, de descanso com grandes lotes, arborizados, um local de lazer para a família.
Não foi somente esse loteamento que foi trabalhado pela Comiteco, outros locais da cidade tiveram o mesmo destino, como os bairros Granja São João, Vila Bemge e Vila Recreio (que na verdade tem esse nome, devido ao antigo Motel Recreio que havia na entrada da vila).
Porém esses loteamentos não foram bem recebidos pelos Belo-horizontinos.
As vendas foram irrisórias e a imobiliária decidiu populariza-los, vendendo lotes mais baratos, mas sem a estrutura planejada.
(Que inicialmente ficaria a cargo das prefeituras de Betim e belo Horizonte) Assim, no inicio da década de 50 o Jardim Teresópolis recebeu seus primeiros moradores.
No inicio dos anos 60 a Refinaria Gabriel Passos se instalou nas proximidades do bairro (Próximo a BR 381) atraindo diversos moradores para o bairro, nessa mesma época o distrito industrial Paulo Camilo começou a ser construído, culminando em 1976 com a instalação da fabrica da Fiat automóveis, ou seja, mudou-se o planejamento estadual, sendo a mesma transformada em um distrito industrial.
Com a chegada da fabrica da Fiat automóveis, diversos migrantes do interior do estado (chamado êxito rural) chegaram em Betim, como em outras áreas industrial, conseguiam apenas subempregos, devido a falta de escolaridade.
Deu-se o inicio a instalação de moradores ao redor das indústrias, se instalando em péssimas condições de infraestrutura, causando inúmeras lutas para garantirem um pedaço de terra.
Denominado de invasores, foram inúmeras vezes despejados pela Policia Militar, e assim o Bairro Jardim Teresópolis se tornou um aglomerado de comunidades, sendo no inicio dos anos 90 considerado o maior aglomerado do estado de Minas Gerais.
Hoje conta com mais de 60 mil habitantes.
Sua sub região é composta por 8 bairros adjacentes (Vila recreio, Vila Bemge, Amazonas, Alvorada,Riacho 3, Boa Esperança, Chácara Santo Antônio, Arvoredos).
Tem mais de 30 mil eleitores em toda região.
Possui duas avenidas principais chamadas “Belo Horizonte” e Duque de Caxias, onde a maior parte do comércio do bairro está localizada.
Em 2001 foi criado na região um grande evento denominado "Rodeio Show do Tereszopolis e Imbiruçu" que chega reuni a cada edição cerca de 20 mil pessoas.
Na historia da comunidade há também registros de grandes veículos de comunicação, sendo que a Radio MIllennium FM que conseguiu entrar para historia como a maior audiência localizada da historia do bairro de 2001 há 2007, além do semanário "Jornal do Teresópolis e região que circulou no bairro nos fim dos anos 80 e inicio dos anos 90, além do Jornal do Tere que esta em circulação há 09 anos.
Entre os espaços públicos que mais se destacam, estão a Maternidade Municipal, com inúmeros prêmios conquistados, o Complexo Poliesportivo Ricardo Mediolli e o projeto Arvore da vida, Centro Cultura Frei Estanislau, dentre outros.
A sede de sua Administração Regional, foi criada em 1989 pelo então prefeito Osvaldo Franco e desde então contou com os seguintes administradores:  ADMINISTRADORES REGIONAIS 1989 - Alcemino Gama - Capixaba -  1991 - Elson Campos (Irmao do ex vereador Amauri Campos) 1993 - Jose Geraldo 1996 - Jose do Carmo 1997 - Tio Pedro2000 - Camilo 2001 - Mauricio Caminhas/Beto Mania 2004 - Jose Paulo/Zezinho 2009 - Jose Pereira  2013/2014 - José Geraldo - Ze da Padaria(atual) A E.
E.
Senador Teotônio Vilela, teve sua pedra fundamental lançada em 1985, e começou a funcionar em 1986 a maioria dos jovens dos anos 80 e 90 foram estudantes dessa escola, Hoje conta com 2 Escolas estaduais(Teotonio e Lourdes Bernadete) alem das escolas Municipais, Belizario Caminhas (1995) Aristides José da Silva (1989), Bento Machado(Vila Bemge) e Adelina Campos(Vila Recreio) e escolas em outros bairros da regional, Amazonas e Alvorada.
GRANDES EVENTOS A época ouro dos grandes eventos do Teresópolis se deu no inicio dos anos 90 e perdurou até 2001, entre os quais se destacam, Festas Juninas(Av.
Bhte/Duque de Caxias, Carnaval Prapular, Festa de Natal, Festa das Mães entre outras.
Com a ascensão da violência em meados de 2000, todos esses eventos deixaram de existir(claro que faltou dos governantes, vontade politica) em 2001 foi criado o Rodeio Show do Teresópolis(renomeado em 2009 como Rodeio Show do Teresópolis e Imbiruçu) que de certa forma se firmou como o único grande evento de toda a região(Teresopolis e Imbiruçu) OS VEREADORES DO TERESOPOLIS NA HISTORIA O Primeiro vereador eleito para representar o Teresópolis, foi o líder comunitário João Cassemiro, e o farmacêutico Amauri Campos eles foram de certa forma os pioneiros de outros que vieram depois.
1988 - Joao Cassemiro e Amauri Campos(Amauri foi reeleito) 1992 - Zé da Pax e Mauricio Caminhas 1996 - Felismino Vilela/Ze da Pax/Mauricio Caminhas 2000 - Niltinho/Eliseu Xavier/Tio Pedro/Ze da Pax 2004 - Ti Rei/Eliseu Xavier/Beto Mania 2008 - Ti Rei 2010 - (suplentes que assumiram) Eliseu Xavier e Geovani la vou eu 2012 - Eliseu Xavier, Carlin do Amigão e Ti rei Alvorada - Amazonas - Arvoredos - Clube Residencial - Chácaras Santo Antônio ou Vila Bemge - Jardim Piemonte - Parque Jardim Teresópolis - Vila Recreio - Riacho III - Jardim Pampulha - Vila Boa Esperança - Novo Amazonas   CURSO INÉDITO ACONTECERÁ NO FREI ESTANISLAUCompartilhem essa ideia, divulguem! Marque as pessoas que você ama.
Como deixar de fumar em cinco dias é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que promove os cursos em parceria com o Centro Popular de Cultura Frei Estanislau, com o único objetivo de ajudar pessoas que estão tentando parar de fumar.
A saúde física, mental e espiritual é uma das preocupações da IASD e o curso Como Parar de Fumar faz parte deste trabalho que é oferecido gratuitamente.
As pessoas que participam do curso podem pertencer ou não a diferentes denominações religiosas.
O curso é oferecido a toda a população e em cada região é ministrado em datas diferentes ao longo do ano.
Se você está interessado, leve as pessoas que você ama, uma palestra de abertura acontecerá no DOMINGO DIA 18/05 ás 19h.
O curso acontecerá do dia 18/05 ao dia 22 de Maio das 18h ás 19h, alem de acompanhamento medicamentos homeopáticos ajudará você ou quem você ama a abandonar o vicio do cigarro, melhorando 100% sua qualidade de vida, saúde e economia financeira.
ALMOÇO CELEBRA OS RESULTADOS DE 2014Mais de 200 pessoas participaram na manhã dessa sexta(12/12/2014) do Almoço de Confraternização da equipe do CPC Frei Estanislau.
O evento celebrou as conquistas do trabalho desenvolvido, as dezenas de ações e atividades que reuniram mais de 900 alunos em 19 oficinas e diversos cursos profissionalizantes que acontecem no local.
Funcionários da Funarbe, alunos, professores, parceiros estiveram presentes e ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido durante 2014.
A integração direta com a comunidade e instituições da região foi ressaltada, durante esse ano já foram realizados no local 91 eventos que reuniram mais de 20 mil pessoas.
Mais de 200 alunos se formaram em cursos profissionalizantes do SENAC, e outros 700 participaram das oficinas da Funarbe e receberam o diploma de participação.
Um momento de celebração e agradecimento, em oração todos deram as mãos e como uma grande família agradeceram a Deus por todas as conquistas e os momentos de superação dos desafios, fazendo daquele espaço um grande elo com cada morador, cada visitante, cada colaborador e cada aluno(a).
O CPC disponibiliza na internet um site para informar sobre todo trabalho desenvolvido bem como o portal da transparência, onde se encontra o relatório completo de todas as ações, redução de gastos e conquistas alcançadas durante este ano.
  CONFRATERNIZAÇÃO 2014 A galeria de fotos está vazia.
ALUNOS DE TEATRO ENCANTAM PAIS NA FORMATURA   Uma platéia seleta de pais e convidados, assistiram na noite dessa segunda(08) a primeira apresentação dos alunos da oficina de teatro do CPC Frei Estanislau?.
Os novos atores e atrizes se apresentaram para os pais e convidados, uma peça do cordel Nordestino ensaiado ao longo do ano pela professora Luciene Luba.
 A apresentação faz parte da conclusão do curso, e o texto foi uma adaptação trabalhada durante o ano com a turma de crianças e adolescentes.
  Ao final,  pais se emocionaram ao ver o trabalho desenvolvido, e os alunos e alunas desejam seguir a carreira quando foram interrogados.
  Desejamos sucesso aos nossos pequeninos, e agradecemos sua participação, dedicação e disciplina ao longo destes meses.
Teatro A galeria de fotos está vazia.
PRÊMIO "EMPRESA AMIGA DA CULTURA" SERÁ ENTREGUE DIA 29/11 Empresas e instituições parceiras que contribuem com a responsabilidade social serão agraciadas com o certificado   No dia 29/11 durante o espetáculo a Magia da Dança, representantes de empresas e instituições parceiras do trabalho desenvolvido pelo CPC Frei Estanislau, receberão o Certificado em reconhecimento a contribuição na melhoria das atividades bem como da estrutura de nosso espaço.
O evento acontecerá a partir das 18h no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim.
  Essa será a primeira edição do premio, e visa incentivar outras empresas a firmar parcerias em diversos projetos culturais e sociais existentes em nossa cidade.
Foram selecionadas 10 empresas e instituições que contribuíram ao longo desses 21 meses de muito trabalho e grandes conquistas.
A ideia nasceu da equipe do CPC Frei Estanislau, como uma forma de reconhecimento aos parceiros que contribuíram com as grandes mudanças e transformações físicas e na forma de gestão participativa que aconteceu no espaço a partir de meados de 2013  SOBRE O PRÊMIO   O Certificado “Empresa amiga da Cultura” é uma ordem honorífica dada a empresas e personalidades de Betim como forma de reconhecer suas contribuições ao trabalho desenvolvido pelo CPC Frei Estanislau e pela Fundação Artístico-cultural de Betim (Funarbe)    A parceria com empresas, instituições e cidadão, nos permite valorizar e reconhecer algo que é uma das nossas riquezas, essa extrema diversidade cultural que constitui, talvez, um patrimônio tão importante quanto nossa capacidade de construir, criar e produzir cultura em nossa região bem como em nosso município.
 EMPRESAS E INSTITUIÇÕES PREMIADAS COM O CERTIFICADO 2014   EMPRESAS INDICADAS RESPONSÁVEL 1.
     Super Lajes Preart Elismar Queiroz 2.
     Betim Outdoor Alessandro Victor 3.
     Restaurante Fogão de Minas  Ester Oliveira 4.
    RS Telecom Reinaldo Intelbras 5.
     Construtora Hewa Engenharia Wenceslau Moura 6.
     Cor e Arte Fabricio Freire 7.
     L.
D.
O Telecomunicações Jean Felipe INSTITUIÇÕES INDICADAS RESPONSÁVEL 1.
     Gerencia Regional Teresópolis Zé da Padaria

Localização como chegar a Centro Cultural Frei Estanislau