Centro de Avaliação de Adestramento do Exército-CAADEX, Rio de Janeiro - RJ

Av. Duque de Caxias, 950 - Deodoro, Rio de Janeiro - RJ, 21615-220, Brasil
Rio de Janeiro - RJ

CA-Leste - Centro de Avaliação de Adestramento do Exército - - Ir direto para menu de acessibilidade.
Seu navegador de internet está sem suporte à JavaScript.
Por esse motivo algumas funcionalidades do site podem não estar acessíveis.
Opções de acessibilidade COMANDO DO EXÉRCITO CA-LESTE Centro de Adestramento-Leste Redes Sociais Serviços Fim do menu de serviços Em destaque  Menu Início do menu principal Validando o Braço forte Institucional Você Sabia? Central de conteúdos Fim do menu principal Início do conteúdo da página Missão Pedra do Ponto Marcha do gorro verde.
      Rio de Janeiro , No dia 27/11, O CA-LESTE realizou a tradicional marcha para os soldados do efetivo variado, missão que tem por finalidade a conquista do gorro verde , a marcha foi coordenada pela CIA FOROP e esse ano foi feita na Pedra do Ponto .
                  CA-LESTE: Jogo de Guerra na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/2017 CA-LESTE conduzindo o Jogo de Guerra da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/2017            RIO DE JANEIRO , Nos dias 6 a 10 e 13 a 17, O CA-LESTE conduziu o Jogo de Guerra/Simulação Construtiva na ESAO.
A Divisão de Simulação deste Centro realizou treinamento de pessoal e conduziram a execução do Jogo no emprego do software Combater.
  CA-LESTE Realiza Adestramento do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizada CA-LESTE realiza adestramento do 19º RCMec OM da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada                SÃO BORJA – RS , Na semana de 30 de outubro a 03 de novembro de 2017, o Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) realizou o adestramento do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado, OM integrante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), sediada em Santiago – RS.
Na oportunidade, o CA-Leste ministrou as tradicionais oficinas de nivelamento de instrução e adaptação ao material de simulação viva, e em seguida, participou do adestramento de um Esquadrão realizando um Reconhecimento de Eixo.
A Força Oponente (ForOp) do CA-Leste representou um Pel C Mec inimigo, impondo as dificuldades do combate simuladas por meio do Dispositivo Sensor de Engajamento Tático (DSET).
O exercício culminou com o ataque à localidade de Itacurubi-RS, com a Força Adestrada eliminando os elementos da ForOp que estavam homiziados no vilarejo.
    Alteração na Denominação do Centro Alteração na Denominação do Centro           Rio de Janeiro – No dia 13 de outubro de 2017 , o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx), por determinação do comandante do exército , passa a denominar-se Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) .
A nova denominação marca uma mudança no enfoque da atividade-fim do centro , agora voltada para o desenvolvimento das capacidades operacionais das organizações militares adestradas , e não mais na avaliação e certificação das mesmas.
O CA-Leste tem na simulação viva a principal ferramenta para promover exercícios táticos realistas e dessa forma , potencializar o poder de combate das tropas adestradas .
Adestramento 17 RCMec Adestramento 17 RCMec         AMAMBAI – MS – No período de 11 a 22 de setembro de 2017, o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx), realizou o Exercício de Adestramento da 4ª Bda C Mec, com a participação de 04 (quatro) Pelotões do 17º R C Mec.
O exercício desenvolveu-se em duas fases, sendo a primeira composta por oficinas de nivelamento e adaptação ao equipamento DSET (Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático), e a segunda fase por Operações de Reconhecimento de Eixo, Área e Zona  realizadas pelos Pelotões de Cavalaria Mecanizada (Pel C Mec) coroando o final da missão com uma ocupação de uma Posição de Bloqueio.
Na fase de operações, a força adestrada deparou-se com diversos problemas militares simulados, nos quais foram observadas as decisões e procedimentos dos Comandantes de fração.
Ainda, o exercício contou com a presença da Força Oponente do CAAdEx, o que, juntamente com o DSET, garantiu alto grau de realismo à execução da manobra.
    Sargentos do CAAdEx concluem o CAS Sargentos do CAAdEx concluem o CAS           CRUZ ALTA-RS  No último dia 25 de agosto, concluíram com aproveitamento o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), os seguintes militares deste centro: 2º Sgt Inf Rennan Luiz Saboia, 2º Sgt Inf  Thiago Silveira de Lima, 2º Sgt Inf Vítor Martins Figueiredo e 2º Sgt Inf Fabiano Vellasco do Nascimento.
 Ministrado pela Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), sediada na cidade de Cruz Alta-RS, o referido curso elevou ainda mais o grau de preparo dos militares do CAAdEx para a manutenção e referência da excelência no adestramento da Força Terrestre.
      Créditos EASA Créditos Sgt Vellasco Créditos EASA Créditos EASA Créditos EASA Créditos EASA CAAdEx – 1° Estágio de Capacitação de Operadores do software COMBATER CAAdEx – 1° Estágio de Capacitação de Operadores do software COMBATER           Durante o período de 29 de agosto a 1° de setembro, o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx) realizou o 1° Estágio de Capacitação de Operadores do software COMBATER.
Voltado para a simulação construtiva, o referido estágio contou com a presença de militares do Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-Sul) e assim vislumbrou mais um passo a para a excelência no adestramento da Força Terrestre.
A qualidade do preparo de uma tropa é diretamente proporcional à qualidade dos meios empregados.
E os benefícios do emprego da tecnologia na área da simulação têm demonstrado não somente melhor qualidade de instrução, adestramento e didática nos exercícios, mas também a otimização do tempo disponível e o desenvolvimento e adequação da doutrina militar podem ser destacados como uma possibilidade de redução dos riscos inerentes à atividade militar.
      CAAdEx – 2ª Fase de Adestramento da Brigada de Infantaria Paraquedista CAAdEx – 2ª Fase de Adestramento da Brigada de Infantaria Paraquedista                     Na semana de 28 de agosto a 1° de setembro, o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx) realizou a 2ª fase do Adestramento para a Brigada de Infantaria Paraquedista, com a participação do 25° e 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista.
O exercício desenvolveu-se no Campo de Instrução do Gericinó (CIG), com um exercício de cerco e investimento sobre localidade, seguido de uma ação de controle de distúrbio.
Finalizando a atividade, as tropas realizaram a segurança de uma infraestrutura crítica, representada pela Estação de Tratamento de Águas do Guandú, defendendo e mantendo o funcionamento normal da instalação.
        Adestramento Esa Adestramento Esa           TRÊS CORAÇÕES – No período de 07 a 10 de agosto de 2017, o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército prestou apoio de Cooperação de Instrução ao Curso de Infantaria da ESA, na realização do exercício de Ofensiva e Defensiva do curso.
Na oportunidade, as equipes OCA do CAAdEx montaram oficinas nas quais os alunos puderam exercitar técnicas de tiro individual, técnica de tiro de armamento coletivo, maneabilidade e uma pista de combate a localidade.
As tropas do CAAdEx ainda apoiaram na execução de Problemas Militares Simulados (PMS) inseridos na Marcha para o Combate, culminando com um Ataque a Posição Defensiva do inimigo.
Cabe ressaltar que durante toda a atividade, os alunos do C Inf da ESA estavam equipados com o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), estando, desta forma, sujeitos aos efeitos de degradação do combate proporcionado pela análise objetiva do equipamento.
        Adestramento da Brigada de Infantaria Paraquedista Adestramento da Brigada de Infantaria Paraquedista                       Rio de Janeiro, Na semana de 17 a 21 de julho, o CAAdEx está realizando instruções e oficinas de adestramento para a Brigada de Infantaria Paraquedista, com a participação do 25º BI Pqdt e do 26º BI Pqdt.
O exercício se desenvolveu no Campo de Instrução de Gericinó (CIG) e na região do Camboatá.
A atividade tem como objetivo o nivelamento técnico e tático, com realização de diversas instruções no nível fração e adaptação ao equipamento de simulação viva (DSET).
      Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate                        RIO DE JANEIRO – No período de 19 a 23 de junho de 2017, o CAAdEx realizou o 1º Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate, atividade desenvolvida visando atender às demandas do Comando Militar do Leste (CML) na capacitaçãodos instruendos para a formação das Turmas de Apoio Direto às SU de OM Operacionais a realizar Atendimento Pré-Hospitalar em combate e sob fogo.
Por ocasião da abertura da atividade , foi ministrada a aula inaugural pelo Cel Pedro Geraldo Pinheiro dos Santos,1º resgatador da Bda Inf Pqdt.
Durante o estágio, os discentes participaram de atividades tais como a visitação ao Instituto Médico Legal, instrução sobre transporte de feridos em aeronave de asa rotativa no Campo dos Afonsos e retirada de feridos em ambiente confinado.
Por fim , os estagiários foram submetidos ao exercício final no qual aplicaram os conhecimentos adquiridos em um ambiente de alto realismo, usando equipamentos DSET e simuladores virtuais de saúde.
Participaram do esforço conjunto de organização do estágio, sob a coordenação do CAAdEx, as Organizações Militares: 15º RCMec, 20º Blog Pqdt, , Cia Cmdo 1ª DE, HCamp, EsSEx, Dst S Pqdt, CIOpEsp, B DOMPSA, Cia PrecPqdt e CEPAP, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
    CAAdEx Participa de Conferência de Simulação e Tecnologia Militar(CSTM) Conferência de Simulação e Tecnologia Militar(CSTM)                                        BRASÍLIA – No período de 20 a 23 de junho de 2017, o CAAdEx participou da Conferência de Simulação e Tecnologia Militar (CSTM) sediada no Quartel General do Exército, em Brasília.
Os integrantes do CAAdEx tiveram a oportunidade de participar de diversas apresentações versando sobre novas tecnologias aplicadas à simulação militar, assim como verificar a exposição de materiais com diversos fabricantes de produtos de defesa nacionais e internacionais.
      Visita de Ex-Comandantes do CAAdEx Visita de Ex-Comandantes do CAAdEx                                Rio de Janeiro - No dia 08 de junho de 2017, o CAAdEx recebeu a visita dos coronéis Júlio Cesar de Sales e Ângelo Luís Tomé de Senna, antigos comandantes do centro.
Na ocasião , os quadros tiveram a oportunidade de assistir uma palestra versando sobre " A atividade de Adestramento sob a ótica de um ex-comandante" , na qual foram passadas as experiências dos militares após dois anos a frente do CAAdEx , apresentando a evolução da atividade desde então .
         Capacitação de Docentes no uso da Simulação Capacitação de Docentes no uso da Simulação                                RESENDE – No dia 1º de junho de 2017, o CAAdEx participou da 1ª Capacitação de Docentes no uso da Simulação, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
A Capacitação constituiu-se de uma semana de instruções, organizada pela Assessoria de Doutrina do DECEx, na qual diversos docentes das Escolas Militares tiveram contato com os conceitos e as experiências do Exército Brasileiro nos três ramos da simulação: Virtual, Construtiva e Viva.
Coube ao CAAdEx realizar uma jornada apresentando a Simulação Viva tendo em vista a grande expertise desta OM no emprego do DSET (Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático).
Na oportunidade, foram ministradas palestras versando sobre como o CAAdEx utiliza a Simulação Viva nos adestramentos, as tecnologias de simulação viva existentes e detalhes sobre a montagem de Exercícios Táticos com o uso do DSET.
Coroando a jornada, os instruendos participaram de um breve exercício de Combate à Localidade fazendo uso dos emissores laser e coletes sensores do DSET, o que permitiu um melhor entendimento do emprego da ferramenta.
    CAAdEx realiza Adestramento da 12ª Brigada de Infantaria Leve Adestramento da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)                                           Caçapava – SP.
No período de 08 a 18 de maio de 2017, o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército(CAAdEx) realizou o adestramento da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - BrigadaFornovodi Taro, com a participação do 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL) e do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL).
O exercício desenvolveu-se em duas fases.
Na primeira fase realizou-se o nivelamento técnico e tático, com realização de diversas instruções no nível fração e adaptação ao equipamento de simulação viva (DSET – Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático).
Na segunda fase realizou-se um exercício de dupla ação, com a execução de uma manobra de infiltração aeromóvel e de defesa em posição entre os batalhões participantes, na região de São Luis do Paraitinga.
O término do exercício culminou com o investimento a localidade de Redenção da Serra - SP.
Por fim, a Análise Pós-Ação (APA) realizou-se no auditório do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), na cidade de Caçapava.
      Oficina de APH Oficina de APH Simulação de Combate Oficina de módulo de tiro simulado Oficina de módulo de tiro simulado Atendimento Pré-Hospitalar Simulação de Combate Visita de comitiva da ONU avalia capacidades para novas missões de paz Visita de equipe da ONU avalia capacidades para novas missões de paz                                No dia 25 de abril, uma equipe das Organizações das Nações Unidas (ONU) esteve presente na cidade de Caçapava-SP para avaliar a capacidade de emprego do pessoal, potencialidade dos equipamentos e os padrões de treinamento das Forças Armadas.
 Durante a visita, a equipe teve oportunidade de conhecer as possibilidades de emprego do CAAdEx no tocante aos exercícios de adestramento, sobretudo a utilização de nossos equipamentos tecnológicos e metodologia especial quanto a simulação viva.
 A presença da comitiva visou o assessoramento ao emprego das Forças Armadas em Missões de Paz, o programa United Nations Peacekeeping Capability Readiness System (UNPCRS).
        ONU faz visita para avaliar tropas ONU faz visita para avaliar tropas ONU avalia capacidade das tropas que irão para missões de paz Equipes são apresentadas aos representantes da ONU EBOP e EAOP EBOP e EAOP - BRABAT 26                 No período de 9 a 13 de abril, o CAAdEx se fez presente nas instruções do Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP) ao BRABAT 26, realizado nas cidades de Caçapava - SP e Jambeiro – SP.
A atividade teve a participação de 675 militares brasileiros advindos da Marinha, Aeronáutica e Exército.
  O EBOP, juntamente com o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), realizado entre os dias 17 e 27 de abril, está inserido na fase final do preparo do adestramento da tropa.
Durante este período, os militares foram submetidos a diversas instruções e situações que simularam possíveis incidentes no Haiti.
  Coube a este Centro, em conjunto ao Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB), verificar as condições de atuação da tropa no terreno, dentro do conceito Verde.
          EBOP e EAOP - BRABAT 26 EBOP e EAOP - BRABAT 26 - Simulação de guerrilha urbana EBOP e EAOP - BRABAT 26 - Abordagem e Revista EBOP e EAOP - BRABAT 26 - Atuação de tropa no terreno EBOP e EAOP - BRABAT 26 - Progressão de tropa com apoio do Blindado CAAdEx recebe equipamentos de simulação da RUAG                               No dia 03 de março de 2017 o CAAdEx recebeu um conjunto de equipamentos da RUAG, empresa Suíça de tecnologia, os quais serão utilizados em atividades de treinamento e adestramento de tropa.
                                                                                            Os equipamentos da RUAG buscam dar realismo ao treinamento e adestramento, implicando em melhorias na eficiência da tropa que os utiliza através da capacidade que esses meios tecnológicos possuem em reproduzir através de sinais audiovisuais e mensagens de degradação os efeitos gerados em combate com precisão como a efetividade do tiro no alvo ou oponente e o efeito gerado no elemento atingido pelo disparo simulado pelo emissor laser  Equipamentos da RUAG chegam ao CAAdEx Material chega à divisão de simulação do centro Simulation Handgranade Laser Trigger Button Kit Componentes do Mobile Field Transponder Kit Componentes do Mobile Field Transponder G11 Gladiator CTC Man Worn Simulation Unit Educa CAAdEx Inglês na Caserna O objetivo do programa é apresentar o idioma inglês a quem nunca teve ou teve pouco contato com o ensino regular do idioma , será também uma boa oportunidade para os que já estão no nível intermediário e ainda estão com algumas dúvidas, e bom também para quem já está no nível avançado e quer treinar o seu inglês.
Exército Brasileiro - Programa Educar é a nossa história O objetivo do programa é propiciar o ingresso de militares do Exército, principalmente dos Cabos e dos Soldados, nas Escolas Militares de Oficiais e Sargentos da Força Terrestre, aproveitando a experiência e o conhecimento profissional acumulados, resultando na elevação da operacionalidade da Força (atividade-fim) Mais vídeos   Fim do conteúdo da página          

Localização como chegar a Centro de Avaliação de Adestramento do Exército-CAADEX